Tempo da fermentação ao envase...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Dec 28, 2019
Messages
12
Reaction score
1
Bom dia meus pessoal.

Vou pra minha 8ª brassagem agora e gostaria da ajuda de vocês com relação a tempo gasto da fermentação ao envase.

Estou fazendo assim (sempre ALE):
1) inoculo a 18º, deixo por 4 dias, verifico a densidade
2) se tiver atenuado uns 80% do esperado, subo dois graus, vai a 20º, deixo mais 2 dias
3) subo mais 2º, vai a 22º, a partir daqui verifico a densidade por 2 a 3 dias consecutivos
4) quando confirmada a atenuação de 100% baixo a temperatura pra 4º (é um frigobar não vai muito mais baixo)
5) chegando aos 4º coloco gelatina e aguardo mais 2 dias.
6) retiro do frigobar por 24h transfiro de balde pra fazer o primming e envaso.

Posso fazer assim, como pode ser melhorado?

Muito obrigado.
 
Bom dia meus pessoal.

Vou pra minha 8ª brassagem agora e gostaria da ajuda de vocês com relação a tempo gasto da fermentação ao envase.

Estou fazendo assim (sempre ALE):
1) inoculo a 18º, deixo por 4 dias, verifico a densidade
2) se tiver atenuado uns 80% do esperado, subo dois graus, vai a 20º, deixo mais 2 dias
3) subo mais 2º, vai a 22º, a partir daqui verifico a densidade por 2 a 3 dias consecutivos
4) quando confirmada a atenuação de 100% baixo a temperatura pra 4º (é um frigobar não vai muito mais baixo)
5) chegando aos 4º coloco gelatina e aguardo mais 2 dias.
6) retiro do frigobar por 24h transfiro de balde pra fazer o primming e envaso.

Posso fazer assim, como pode ser melhorado?

Muito obrigado.

Pra mim tá perfeito, faço da mesma forma.
O que daria pra melhorar aí seria a temperatura do cold crash ser mais próxima de -1ºC, mas, dentro das suas limitações, tá lindo
 
Pra mim tá perfeito, faço da mesma forma.
O que daria pra melhorar aí seria a temperatura do cold crash ser mais próxima de -1ºC, mas, dentro das suas limitações, tá lindo
Vlw Breno, muito bom. Vou tentar fazer umas alterações no meu frigobar (RE 120 Electrolux), já vi aqui mesmo no forum o pessoal mudando o formado do congelador pra baixar mais a temperatura. Acho que vou fazer isso pra ver se chega no 0º C.
Muito obrigado.
 
Por qt tempo? Adianta após de uns 4 dias na geladeira (Sem controlador de temperatura) colocar umas 2 horas no freezer antes de engarrafar?

Quanto mais tempo, melhor. Vai depender da sua paciência.
Já bebi cervejas sensacionais com 4 dias de cold crash. Já fiz 3 dias e coloquei gelatina nas ultimas 24 horas. É claro que SEMPRE depende da sua fermentação, é o que eu sempre digo.
 
A paciência eu até tenho, mas o controle de temperatura n kkk
Esse role de resfriar no freezer por pouco tempo antes de engarrafar, ajuda em algo?

Cara, se ajudar vai ser ridiculamente pouco. O que ajuda é o tempo. É preferível bastante tempo em um ambiente relativamente gelado do que pouco tempo em um ambiente muito gelado.

Como é o teu freezer? Ele tem a opção de refrigerador?
Meu freezer é horizontal, pra clarificar eu nem faço controle de temperatura, coloco ele no máximo do refrigerador e esqueço. A cerveja fica próxima de -1ºC, sem congelar. Quando vou usar pra gelar bebida é o que eu faço inclusive, já cansei de deixar engradado nele um dia antes do churrasco nesse modo kkkkk
 
Cara, se ajudar vai ser ridiculamente pouco. O que ajuda é o tempo. É preferível bastante tempo em um ambiente relativamente gelado do que pouco tempo em um ambiente muito gelado.

Como é o teu freezer? Ele tem a opção de refrigerador?
Meu freezer é horizontal, pra clarificar eu nem faço controle de temperatura, coloco ele no máximo do refrigerador e esqueço. A cerveja fica próxima de -1ºC, sem congelar. Quando vou usar pra gelar bebida é o que eu faço inclusive, já cansei de deixar engradado nele um dia antes do churrasco nesse modo kkkkk

Cara eu sempre fiz muito parecido contigo, mudei recentemente e gostei do resultado

Deixo um tempo maior na fermentação secundária 20-22C (notei melhora no sabor)

Deixo uns 2 dias a mais no frio, mas não baixo de uma vez (3-4C pq tbm não chego no 0) e tiro do cold umas 24h antes de engarrafar achei muita diferença a clarificação e apesar de gastar uns 4 dias a mais eu vou continuar fazendo assim
 
Como é o teu freezer? Ele tem a opção de refrigerador?
Tenho a geladeira normal, e tb tenho um freezer a parte (não o que é junto a geladeira). O problema é que tanto a geladeira quanto esse freezer são usados normalmente em casa, ai n tenho como colocar um termostato. Ai pensei em deixar uns 3 dias na geladeira, e dps umas 3-4 horas no freezer, logo antes de engarrafar... Esse processo de 3 horas no freezer pode ajudar a decantar, ou é besteira e devo ficar só na geladeira mesmo? Quanto a fermentação, faço no isopor com pet congelada.
 
Tenho a geladeira normal, e tb tenho um freezer a parte (não o que é junto a geladeira). O problema é que tanto a geladeira quanto esse freezer são usados normalmente em casa, ai n tenho como colocar um termostato. Ai pensei em deixar uns 3 dias na geladeira, e dps umas 3-4 horas no freezer, logo antes de engarrafar... Esse processo de 3 horas no freezer pode ajudar a decantar, ou é besteira e devo ficar só na geladeira mesmo? Quanto a fermentação, faço no isopor com pet congelada.

Eu acho que é besteira, cara. Se ainda fosse pra carbonatar, a esse tempinho no freezer ajudaria bastante, mas em questão de clarificação...
Eu deixaria o máximo de tempo possível na menor temperatura possível, isso já basta. Lembrando que vc sempre pode contar com a gelatina, sua melhor amiga no quesito clarificação.
 
Back
Top