Temperatura para refratômetro???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Oct 23, 2019
Messages
25
Reaction score
6
Location
Sorocaba
Ola pessoal.

Para usar o refratômetro precisa ser a 20C, como o densímetro, ou precisa corrigir com tabela de temperatura.

( Sei que com álcool o refratômetro tem distorção de medição)

Tipo o mosto a 50C tem a mesma medição com o mosto a 18C. (Com o refratômetro)

Obrigado
 
Last edited:
Geralmente os refratômetros são ATC possuem compensação automática de temperatura).
mas não adianta largar "um rio de mosto" fervendo.... que daí ele não dá conta....

Jogando apenas algumas gotas é tranquilo.
Se tiver muito quente dá uma assoprada pra esfriar um pouco.
 
Geralmente os refratômetros são ATC possuem compensação automática de temperatura).
mas não adianta largar "um rio de mosto" fervendo.... que daí ele não dá conta....

Jogando apenas algumas gotas é tranquilo.
Se tiver muito quente dá uma assoprada pra esfriar um pouco.
O meu tem esse símbolo ATC.
Vlw irmão
 
Ola pessoal.

Para usar o refratômetro precisa ser a 20C, como o densímetro, ou precisa corrigir com tabela de temperatura.

( Sei que com álcool o refratômetro tem distorção de medição)

Tipo o mosto a 50C tem a mesma medição com o mosto a 18C. (Com o refratômetro)

Obrigado
Ola pessoal.

Para usar o refratômetro precisa ser a 20C, como o densímetro, ou precisa corrigir com tabela de temperatura.

( Sei que com álcool o refratômetro tem distorção de medição)

Tipo o mosto a 50C tem a mesma medição com o mosto a 18C. (Com o refratômetro)

Obrigado
Eu uso a pipeta que veio com o meu, tiro a amostra espero um pouco e coloco no visor. Quando já possui álcool eu uso o app brewking. Sou iniciante e estou na terceira leva, em todas usei o refratômetro e o densímetro e sempre deram iguais. No final da fermentação uso os dois pra comparar usando o brewking e nas três levas deram iguais.
 
Back
Top