Temperatura mostura interfere no caráter maltado da cerveja?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

destynnos

Well-Known Member
Joined
Nov 21, 2017
Messages
133
Reaction score
12
Olá a todos.
Fiz um hop lager 95% Malte Pilsen Viking e 5% carapils. Mostura feita 60 min a 68ºC e fermentação com nottingham a 12ºC.
Tudo certo com a cerveja, contudo na minha impressão ela ficou com um caráter maltado bem mais evidente do que gostaria.
A temperatura de mostura pode ter sido o causador ou mais provável que o malte Pilsen da Viking que tem essa característica?
 
Estranho malte pilsen dar esse maltado... A princípio não deveria.

Duas hipóteses que eu imaginei aqui:

1) Pode ter caramelizado o seu mosto, em um estágio pré-queimado, vamos dizer, e esse caramelizado é o gosto que você sente.

2) Você esperava uma cerveja mais lupulada, e sua percepção pode ser de pouco lúpulo e não o maltado (meio subjetiva essa rsrsrs...)
 
O maltado seria mais doce? Na temperatura que fez a mostura foi na ativação da alfa-amilase onde os açucares ficam maiores - maltotriose em sua maior parte, assim acredito que a temperatura influenciaria no sabor.
 
Olá a todos.
Fiz um hop lager 95% Malte Pilsen Viking e 5% carapils. Mostura feita 60 min a 68ºC e fermentação com nottingham a 12ºC.
Tudo certo com a cerveja, contudo na minha impressão ela ficou com um caráter maltado bem mais evidente do que gostaria.
A temperatura de mostura pode ter sido o causador ou mais provável que o malte Pilsen da Viking que tem essa característica?
1º - eu não tenho muita experiencia com o Nottingham, mas achei a temperatura de fermentação meio baixa, pra uma levedura Ale. (mas posso estar equivocado aqui - eu fermentaria no minimo com 15ºC)

2º - Pelos meus testes com temperatura de mash, usando a mesma receita, não notei mudança algum entre mosturar em 65~ e 68~.

O brulosophy fez um teste disso:
https://brulosophy.com/2015/10/12/the-mash-high-vs-low-temperature-exbeeriment-results/
Teu grist tá bem clean, era pra ceva ter ficado bem atenuada.

Dá mais informações ai.

OG
FG

tempo de fermentação (dias)
rampas de temp de fermentação
 
Segue a receita
1627950954183.png
1627950954183.png
 

Attachments

  • 1627950944187.png
    1627950944187.png
    121.8 KB · Views: 5
Carafa III é bem diferente de Carapils, pois se trata de um malte torrado.
Tenho quase certeza que esse sensorial de caramelo é proveniente do malte Carafa, que mesmo em pequena quantidade trouxe um sabor residual de caramelo.
O % de IBU também evidenciou esse sabor, visto que a quantidade de lúpulo na receita favorece o sensorial dos maltes. Você precisa de uma carga maior de lúpulo para equilibrar o sabor dos maltes especiais.
 
Amigo, desculpe a pergunta, mas tá certa a receita?
- 0,005kg é 5%?
- Carapils x Carafa III?
- Hop Lager com 13 IBUs?

Será que vc não acabou postando por engano a receita de outro lote?
 
Falha minha, foi Carafa III e não Carapils. Esse Carafa III era apenas para ajuste de cor.
 
Carafa III é bem diferente de Carapils, pois se trata de um malte torrado.
Tenho quase certeza que esse sensorial de caramelo é proveniente do malte Carafa, que mesmo em pequena quantidade trouxe um sabor residual de caramelo.
O % de IBU também evidenciou esse sabor, visto que a quantidade de lúpulo na receita favorece o sensorial dos maltes. Você precisa de uma carga maior de lúpulo para equilibrar o sabor dos maltes especiais.

Como saber como equilibrar o lúpulo para equilibrar o sabor dos maltes especiais ? BU:GU? Ainda não sei fazer receitas corretamente.
 
@Persevalli
deixa que vou ver se realmente postei a receita correta.
Blz , Destynnos.
Pelos seus comentários iniciais, um gritz quase 100% Pilsen, nessa temperatura de mostura, com essa levedura , fermentação fria quase temperatura de Lager e esse IBU , sugeriria que sua cerveja sairia parecida com um Eisenbahn Pilsen ou similares em termos de sensorial.
 
Como saber como equilibrar o lúpulo para equilibrar o sabor dos maltes especiais ? BU:GU? Ainda não sei fazer receitas corretamente.

Bom, primeiro, é importante ver se a receita está enquadrada em algum estilo do BJCP, pois ela servirá como um guia, onde você terá vários parâmetros, como cor, ibu, teor alcóolico entre outros.
A galera que mete o pau no BJCP se esquece que ela não é nada mais que um guia, principalmente pra quem está iniciando, até para os mais experientes.

Agora, respondendo a sua pergunta, é tudo uma questão de percepção, é testes e mais testes.

Veja bem, para uma hop lagger, a ideia é deixar os lúpulos mais evidentes, ou seja, usar maltes especiais, principalmente os maltes caramelos, irão "esconder" o protagonista, que seria o lúpulo. Aí é uma questão de lógica.

Outra linha de raciocínio que sigo é que o IBU deve acompanhar o teor alcóolico da cerveja, pra que não haja um desequilíbrio.

Sempre que vou fazer uma cerveja mais maltada eu uso uma base de lúpulo voltada apenas para o amargor, baixo teor de alfa-ácido, mas sempre fico de olho no teor alcóolico, para que haja um equilíbrio entre eles.

Daí a sua pergunta, como equilibrar o BU:GU? Use o BJCP como guia, e tire as suas próprias conclusões. Use a sua experiência nas brassagens anteriores para elaborar receitas mais equilibradas.
 
Bom, primeiro, é importante ver se a receita está enquadrada em algum estilo do BJCP, pois ela servirá como um guia, onde você terá vários parâmetros, como cor, ibu, teor alcóolico entre outros.
A galera que mete o pau no BJCP se esquece que ela não é nada mais que um guia, principalmente pra quem está iniciando, até para os mais experientes.

Agora, respondendo a sua pergunta, é tudo uma questão de percepção, é testes e mais testes.

Veja bem, para uma hop lagger, a ideia é deixar os lúpulos mais evidentes, ou seja, usar maltes especiais, principalmente os maltes caramelos, irão "esconder" o protagonista, que seria o lúpulo. Aí é uma questão de lógica.

Outra linha de raciocínio que sigo é que o IBU deve acompanhar o teor alcóolico da cerveja, pra que não haja um desequilíbrio.

Sempre que vou fazer uma cerveja mais maltada eu uso uma base de lúpulo voltada apenas para o amargor, baixo teor de alfa-ácido, mas sempre fico de olho no teor alcóolico, para que haja um equilíbrio entre eles.

Daí a sua pergunta, como equilibrar o BU:GU? Use o BJCP como guia, e tire as suas próprias conclusões. Use a sua experiência nas brassagens anteriores para elaborar receitas mais equilibradas.

@GuilhermeAlmeida

"Sempre que vou fazer uma cerveja mais maltada eu uso uma base de lúpulo voltada apenas para o amargor, baixo teor de alfa-ácido, mas sempre fico de olho no teor alcóolico, para que haja um equilíbrio entre eles."

Tem alguma regra? Exemplo bobo, mas cervejas com 5.5% abv tem que tem 55 de IBU?
 
@GuilhermeAlmeida

"Sempre que vou fazer uma cerveja mais maltada eu uso uma base de lúpulo voltada apenas para o amargor, baixo teor de alfa-ácido, mas sempre fico de olho no teor alcóolico, para que haja um equilíbrio entre eles."

Tem alguma regra? Exemplo bobo, mas cervejas com 5.5% abv tem que tem 55 de IBU?

Não existe uma regra, pois depende muito do estilo.
Mas uma cerveja com 5.5% de ABV geralmente é feita pra ter uma alta drinkability, então não dá pra exagerar no amargor, se não fica impossível de tomar.
Como eu disse acima, é importante ter um parâmetro do estilo, e seguir o mesmo pra elaborar sua receita. Não precisa seguir fielmente o que o estilo pede, mas ter uma base pra elaborar a receita é importante.

Acho que você já deve conhecer, mas caso contrário este é o guia de estilos do BJCP. Guia de Estilos BJCP
 
Obrigado a todas as contribuições. Vou refazer a receita mais buscar referencia no BJCP e ver como fica. Criação de receita para mim é sempre um problema.
 
Back
Top