Temperatura ideal do Mosto/Fermento para inoculação de cerveja ALE ???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rockclubelive

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2016
Messages
80
Reaction score
13
Amigos, sou iniciante, tenho lido bastante, mas mesmo assim ainda estou com uma duvida... pois algums falam que hidratar acima de 30º o fermento vai gerar off flavors na cerveja, e o mosto acima de 25º tbm... então pergunto:

Qual seria a temperatura ideal do mosto para a inoculação e a temperatura ideal para a hidratação do fermento, tratando de uma ALE, para evitar off flavors?

Agradeço dsede já! :tank:
 
Tem um tópico fixo que fala sobre Hidratação do Fermento na área de Fermentação explica isso: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083

Enviado de meu Nexus 7 usando Tapatalk

Ok amigo, já li esse tópico mas não responde especificamente minha pergunta, por isso eu tenho essa dúvida, que é em relação a temperatura mosto/hidratação fermento Vs Off Flavors!

Mesmo assim muito obrigado!
 
A hidratação pode variar bastante conforme o tópico fixo, não existe uma regra, uns falam de 25 a 30, outros falam de 30 a 35.. eu hidrato na faixa dos 30..

Sobre a inoculação, eu sempre inoculo alguns graus acima da temperatura de fermentação, até porque o meu resfriamento com o chiller não chega na temperatura de fermentação, então eu acabo o resfriamento na geladeira mesmo..

Por exemplo, se vou fermentar a 18 graus, eu inoculo lá pelo 22/23 graus, mas isso com o fermentador já na geladeira para chegar na temperatura de fermentação..
 
A hidratação pode variar bastante conforme o tópico fixo, não existe uma regra, uns falam de 25 a 30, outros falam de 30 a 35.. eu hidrato na faixa dos 30..

Sobre a inoculação, eu sempre inoculo alguns graus acima da temperatura de fermentação, até porque o meu resfriamento com o chiller não chega na temperatura de fermentação, então eu acabo o resfriamento na geladeira mesmo..

Por exemplo, se vou fermentar a 18 graus, eu inoculo lá pelo 22/23 graus, mas isso com o fermentador já na geladeira para chegar na temperatura de fermentação..

Valeu pela resposta! Meu medo maior é hidratar e inocular em uma temperatura acima do recomendado para uma ALE, e obter off flavors do tipo maça verde na cerveja, li que muitos iniciantes cometem esse erro! ;)
 
talvez esse vídeo responda suas perguntas e ainda mais:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=1R4RTSmotmM&t=35s[/ame]
 
Valeu pela resposta! Meu medo maior é hidratar e inocular em uma temperatura acima do recomendado para uma ALE, e obter off flavors do tipo maça verde na cerveja, li que muitos iniciantes cometem esse erro! ;)

Olha, desconheço fundamento para falar que a hidratação nas temperaturas geralmente recomendadas (por volta de 30ºC) vá gerar off flavor. Até porque, para gerar off flavor a levedura tem que consumir algo, metabolizar e produzir outro algo... na hidratação não ocorre isso, é apenas hidratação.

Já sobre a temperatura de inoculação, muita gente recomenda inocular somente após o mosto chegar na temperatura escolhida (por. ex 18ºC) ou até menos uns poucos graus a menos (por ex: 16ºC). Todavia, em nível homebrew, sinceramente não sei se haverá grandes problemas se vc inocular a uns 22ºC e deixar abaixar pra 18ºC na geladeira... tendo a achar que na grande maioria dos casos não haverá problema.

Não dá é pra inocular no mosto a 30ºC-40ºC, aí é abuso.
 
Olha, desconheço fundamento para falar que a hidratação nas temperaturas geralmente recomendadas (por volta de 30ºC) vá gerar off flavor. Até porque, para gerar off flavor a levedura tem que consumir algo, metabolizar e produzir outro algo... na hidratação não ocorre isso, é apenas hidratação.

Já sobre a temperatura de inoculação, muita gente recomenda inocular somente após o mosto chegar na temperatura escolhida (por. ex 18ºC) ou até menos uns poucos graus a menos (por ex: 16ºC). Todavia, em nível homebrew, sinceramente não sei se haverá grandes problemas se vc inocular a uns 22ºC e deixar abaixar pra 18ºC na geladeira... tendo a achar que na grande maioria dos casos não haverá problema.

Não dá é pra inocular no mosto a 30ºC-40ºC, aí é abuso.


ok muito obrigado pelas dica!
 
talvez esse vídeo responda suas perguntas e ainda mais:

https://www.youtube.com/watch?v=1R4RTSmotmM&t=35s

Muito interessante este vídeo, deixa claro que a temperatura onde se alcança uma viabilidade maior de células é fazendo hidratação a 35 graus.
Até aí tudo ok, mas sabendo que meu mosto está aos 18 ~ 20 graus e que não posso inocular o fermento com certa diferença de temperatura entre o mosto e o fermento hidratado por causa do choque térmico, me surgiu uma dúvida:
Se eu hidratar o fermento em água a 35 graus e o mosto está a 18 graus, como faço para inocular esse fermento de forma segura sem causar um choque térmico?
Será que após o tempo de hidratação de 30 min a 35 graus, deixo mais um tempo esfriando naturalmente até chegar próximo aos 25 graus para então poder inocular?
Seria isso mesmo ou existe uma maneira melhor?
 
Será que após o tempo de hidratação de 30 min a 35 graus, deixo mais um tempo esfriando naturalmente até chegar próximo aos 25 graus para então poder inocular?
Seria isso mesmo ou existe uma maneira melhor?

Eu deixo esse tempo e coloco um pouco do mosto após o 30'. Já serve pra diminuir a diferença de temperatura e também pra já ir começando a adaptação do fermento ao ambiente (e pra não matar ele de fome também). Depois de alguns poucos minutos faço a inoculação
 
Muito interessante este vídeo, deixa claro que a temperatura onde se alcança uma viabilidade maior de células é fazendo hidratação a 35 graus.
Até aí tudo ok, mas sabendo que meu mosto está aos 18 ~ 20 graus e que não posso inocular o fermento com certa diferença de temperatura entre o mosto e o fermento hidratado por causa do choque térmico, me surgiu uma dúvida:
Se eu hidratar o fermento em água a 35 graus e o mosto está a 18 graus, como faço para inocular esse fermento de forma segura sem causar um choque térmico?
Será que após o tempo de hidratação de 30 min a 35 graus, deixo mais um tempo esfriando naturalmente até chegar próximo aos 25 graus para então poder inocular?
Seria isso mesmo ou existe uma maneira melhor?

Uso um erlenmeyer de 1 litro para hidratar, então quando há divergências entre as temperaturas, vou adicionando mosto no fermento hidratado, bem vagarosamente para que as temperaturas se equilibrem aos poucos.

Se você jogar a parte menor (fermento hidratado) na parte maior (fermentador) vai ocorrer o choque térmico.

Eu sempre procedo dessa forma, inclusive quando as temperaturas estão próximas...
 
Back
Top