Temperatura fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Chico Lemke

Member
Joined
Apr 9, 2021
Messages
8
Reaction score
2
Location
Dourados - MS
Olá pessoal, estou bem no início das brassagens, estou na sexta, como ainda uso uma caixa de isopor, prendo o termômetro na lateral do fermentador, um galão d'água, isolando com um pedaço de isopor por cima. Comprei uma bombona de 20 litros, a parede é bem mais espessa do que a do galão, então as perguntas:

Terei problemas para medir a temperatura?

Se sim, existe problemas e sanetizar o fio e a haste do termômetro e colocá-la direto dentro do mosto?

Grato pela ajuda.
 
Bom dia. Sim, vai ter um pouco de diferença de temperatura, mas o isopor ja ajuda bastante, o melhor dos mundos seria um poço térmico, não é caro e é garantido. Eu não recomendaria colocar o fio dentro, além de ser um ponto de contaminação, é muito difícil sanitizar todo o fio, a parte que tem o sensor tem muitos cantos normalmente, e ainda tem o problema de como vedar a entrada desse fio. Não arriscaria. Também normalmente o fio não é algo atóxico, não é feito para colocar em algo que vai se beber. Talvez solte o gosto, ou até oxidação do próprio metal que tem na ponta e dentro do sensor possa deixar resíduos na cerveja.
 
Uns 30 reais vc compra um poço no MercadoLivre e coloca na tampa. Todos meus fermentadores estão assim, é o melhor que você pode fazer... Dica: compre um que tenha pelo menos metade do tamanho (de altura) do seu fermentador, e faça o furinho na tampa não no meio, mais digamos no máximo uns 10cm da borda. Isso vai evitar que o mosto congele nas paredes do fermentador.
 
Obrigado pela respostas pessoal. Vou providenciar o poço térmico.

@EDGAR LOUZANO VERDILE tu utiliza ele na vertical, da tampa para o fundo?
@Chico Lemke sim, preso na tampa. Acho mais prático pra limpar, e evitar vazamentos. Colocando na tampa, não precisa nem comprar aqueles que são presos com porca. Tem modelos sem rosca, que servem certinho na borrachinha do airlock.
 
Back
Top