Temperatura de fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ronaldo_Sete

Member
Joined
May 14, 2021
Messages
9
Reaction score
2
Location
Ilha da Madeira
Pessoal,

Estou fazendo uma Cream Ale e a temperatura de fermentação dela é de 19°C. Estou fazendo uma pequena leva de 5 litros. Coloquei o mosto dentro de um Cooler e para abaixar a temperatura congelei uma garrafa pet.

Para fazer o controle da temperatura, coloquei um copo com água e o termômetro dentro do copo.

Até o momento a temperatura chegou a 15 graus.

A forma que estou aferindo a temperatura está correta? E essa temperatura abaixo dos 19 pode danificar a fermentação?
 
Olá Ronaldo,

Não, pois a fermentação gera calor, você está medindo o ambiente, não a temp da fermentação. Sugiro procurar uma forma de encostar o termometro na parede do recipiente onde está o líquido fermentando e isolar do ambiente (eva, espuma, isopor).

Sobre a temperatura mais baixa, não é necessariamente um problema, pode alterar as características sensoriais e demorar um pouco mais. Cada caso é um caso, mas tipicamente "mais frio do que deveria" é melhor do que "mais quente do que deveria", e isso é valido pra cream ale, tendes a ter um produto final mais limpo.

Tente evitar grandes oscilações.

Abs
 
Back
Top