Temperatura de fermentação do hidromel

Discussão em 'Hidromel, destilados e outras bebidas' iniciado por renatoat, 10/8/16.

  1. 10/8/16 #1

    renatoat

    renatoat

    renatoat

    Well-Known Member

    Afiliado:
    23/7/13
    Mensagens:
    290
    Curtidas Recebidas:
    77
    Olá,

    Estou pensando em fazer um hidromel, de uma lida por aqui, em outros sites, no HBT americano e fiquei em dúvida em relação a temperatura ideal para fermentação e "pós-fermentação" (maturação?).

    Depende da levedura mas, em algumas conversas no HBT americano, o pessoal fala que não é bom passar dos 21ºC, com algo entre 15ºC e 18ºC sendo ideal. Isso difere do range das embalagens das leveduras mas, se a realidade for a mesma da cerveja, é melhor não levar muito a sério o range da embalagem mesmo.

    Enfim, isso procede? Que temperatura vocês recomendam pelo menos para se ter uma faixa segura de fermentação?

    Estou pensando em fazer e colocar para fermentar dentro do freezer que uso para a fermentação da cerveja, ou seja, se houver cerveja fermentando, vou dar prioridade a ela (sensor na cerveja) e o hidromel ficaria lá apenas para não ficar variando muito de temperatura. Se não tiver cerveja, posso deixar o controle no hidromel, e neste caso vale novamente a pergunta da temperatura "ideal" (ou uma faixa segura).

    E, após concluída a fermentação, armazenar/maturar em que temperatura?

    Obrigado.
     
  2. 11/8/16 #2

    LuizAugustoCararo

    LuizAugustoCararo

    LuizAugustoCararo

    Well-Known Member

    Afiliado:
    28/8/13
    Mensagens:
    52
    Curtidas Recebidas:
    5
  3. 11/8/16 #3

    phtobias

    phtobias

    phtobias

    Well-Known Member

    Afiliado:
    24/2/15
    Mensagens:
    129
    Curtidas Recebidas:
    24
    Fala Renato ! Sou cervejeiro e já faço hidromel há algum tempo. Uso minha geladeira pra controlar a temperatura da cerveja, e como sempre tem algo fermentando, ela nunca está vazia.
    Quando faço o hidromel, coloco no balde fermentador e tento isolar bem o balde envolvendo em um cobertor que eu tenho e coloco num ponto da casa, em que a temperatura varia pouco. Não é ideal, mas o hidromel fica excelente. Realmente o ideal seria ter a temp. controlada. Acho que se vc se manter na faixa de temperatura, contanto que ela fique estavel, já é sufciente. Como o hidromel necessita de muito mais tempo pra maturar, tudo se arredonda .
    mas cheque o pompeia hidromeis. Para iniciar é fantastico.
    Abraço
     
  4. 11/8/16 #4

    renatoat

    renatoat

    renatoat

    Well-Known Member

    Afiliado:
    23/7/13
    Mensagens:
    290
    Curtidas Recebidas:
    77
    Sim, eu dei uma lida no pompeia hidromeis e em outros sites. Só essa coisa de ter uma temperatura ideal, segura, tanto para fermentação quanto para maturação, é que eu não encontrei lá. Na verdade eu achei alguns artigos, mas eles falam de um range muito grande, basicamente aquele do envelope da levedura.

    Bom, vou tentar colocar dentro do mesmo freezer que fermento as cervejas, que fica em 18 na fermentação e depois vou aumentando lentamente para a secundária, sendo que isso medido na temperatura da cerveja. Espero que seja o suficiente para manter o hidromel num limite aceitável.

    Obrigado!
     

Compartilhe esta Página