Temperatura da água para diluição do mosto?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 23, 2019
Messages
7
Reaction score
0
Location
São João del-Rei
Olá pessoal!

Desculpe se essa dúvida já foi respondida em outro tópico. Sou novo aqui no fórum e estou meio perdido quanto a pesquisas e tal.

A questão é: Caso seja necessária a adição de água para diluição do mosto (após a fervura, por exemplo), há uma temperatura correta em que a água deve estar? Ela deve estar na mesma temperatura do mosto?

Obrigado desde já!
 
(Mô quirido), Como a minha panela e 48 litros e jogo menos de 45L para o fermentador, sempre adiciono agua fervida ao mosto no fermentador, com este a uns 22º, antes de inocular, sendo que coloco uns 4 a 5 litros, embora um pouco quente, não chega a mexer (elevar) muito com a temperatura. Assim ajusto a minha receita. Obs: Eu inoculo após colocar a levedura e o mosto na geladeira e ambos estarem na mesma temperatura.
 
Nas duas últimas levas que fiz, utilizei adição de água após a fervura. Como era algo planejado, fervi a água dias antes e guardei no fermentador, dentro da geladeira. A água gelada tem a vantagem de ajudar a esfriar o mosto. Se eu tivesse freezer provavelmente congelaria a água para auxiliar ainda mais a resfriar o mosto, o que é bem útil, especialmente no caso de larger.
 
Boa ideia essa de colocar água gelada no fermentador. Vou ferver a água e congelar em caixa de leite, aí eu tenho a medida exata em litros pra chegar na receita e esfriar mais rápido.
 
O choque térmico causado pela água congelada não prejudica o mosto? Sempre fervi a água até deixar na temperatura do mosto pós-fervido, com medo do choque térmico influenciar negativamente.
 
Back
Top