1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Temperatura da água para diluição do mosto?

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por República Santa Casa, 23/8/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 23/8/19 #1

República Santa Casa

República Santa Casa

República Santa Casa

Member

Afiliado:
    23/8/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Olá pessoal!

Desculpe se essa dúvida já foi respondida em outro tópico. Sou novo aqui no fórum e estou meio perdido quanto a pesquisas e tal.

A questão é: Caso seja necessária a adição de água para diluição do mosto (após a fervura, por exemplo), há uma temperatura correta em que a água deve estar? Ela deve estar na mesma temperatura do mosto?

Obrigado desde já!

2. 24/8/19 #2

Shachobier

Shachobier

Shachobier

Member

Afiliado:
    13/8/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    (Mô quirido), Como a minha panela e 48 litros e jogo menos de 45L para o fermentador, sempre adiciono agua fervida ao mosto no fermentador, com este a uns 22º, antes de inocular, sendo que coloco uns 4 a 5 litros, embora um pouco quente, não chega a mexer (elevar) muito com a temperatura. Assim ajusto a minha receita. Obs: Eu inoculo após colocar a levedura e o mosto na geladeira e ambos estarem na mesma temperatura.

3. 25/8/19 #3

JuniorT

JuniorT

JuniorT

Member

Afiliado:
    16/1/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Nas duas últimas levas que fiz, utilizei adição de água após a fervura. Como era algo planejado, fervi a água dias antes e guardei no fermentador, dentro da geladeira. A água gelada tem a vantagem de ajudar a esfriar o mosto. Se eu tivesse freezer provavelmente congelaria a água para auxiliar ainda mais a resfriar o mosto, o que é bem útil, especialmente no caso de larger.

4. 25/8/19 #4

Shachobier

Shachobier

Shachobier

Member

Afiliado:
    13/8/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Boa ideia essa de colocar água gelada no fermentador. Vou ferver a água e congelar em caixa de leite, aí eu tenho a medida exata em litros pra chegar na receita e esfriar mais rápido.

5. 12/9/19 às 23:32 #5

República Santa Casa

República Santa Casa

República Santa Casa

Member

Afiliado:
    23/8/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    O choque térmico causado pela água congelada não prejudica o mosto? Sempre fervi a água até deixar na temperatura do mosto pós-fervido, com medo do choque térmico influenciar negativamente.

Compartilhe esta Página