TAXA DE INOCULAÇÃO (Pitching Rate) - Quanto fermento utilizar

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Guenther

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AVISO: se não quiserem ler toda essa ladainha... pulem lá pra baixo onde fala em "QUANTIDADE DE FERMENTO - CÁLCULOS". Mas sinceramente, eu recomendo ler tudo.

Assumindo que todos estão avisados que o texto vai ser longo... vamos lá. :tank:

TAXA DE INOCULAÇÃO (Pitching Rate)

Um problema clássico que muitos cervejeiros iniciantes caem é utilizar quantidade de fermento muito fora do recomendado. Normalmente, menos que o recomendado.

Notem que eu disse "menos/mais que o RECOMENDADO", ou seja, eu não disse "quantidade errada".

Em termos de fermentação, praticamente não existe CERTO ou ERRADO. O que existe? Existem recomendações clássicas baseadas em MUITA EXPERIÊNCIA de décadas de estudos de cervejarias, cervejeiros e Beer Scientists no que diz respeito ao fermento dar bons, e maus resultados.

Entenda-se:

- BONS RESULTADOS: cerveja atenuada de forma satisfatória, gerando poucos off-flavors (gostos e aromas ruins), e gerando quantidade suficiente de flavors agradáveis, além de permitir que o fermento termine seu serviço de forma saudável (possibilitando reutilizações com sucesso).

- MAUS RESULTADOS: atenuação insuficiente (deixando a cerveja doce), excesso de compostos causadores de off-flavors (diacetil, acetaldeído, etc), saúde precária do fermento, etc.

Então, qual é a quantidade ideal de um fermento X, para fazer uma cerveja Y?

RESPOSTA COMPLETA (e quase inviável pra maioria dos cervejeiros): o ideal é que o cervejeiro conheça o fermento, teste diferentes quantidades e veja o quanto de fermento atende aos seus objetivos (que pode ser diferente de outros cervejeiros). Ou seja, uma cereja que ficou boa pra mim, pode não ter ficado boa para outro cervejeiro. Além disso, quantidade de fermento necessária varia entre as cepas.

RESPOSTA PRÁTICA (e que podemos realmente utilizar, independente se somos iniciantes ou cervejeiros): utilizar as recomendações gerais das LITERATURAS (ou seja, levar pouco em consideração o que o fabricante diz).

E nesse momento, vários vão pensar: "Mas por que levar pouco em consideração as instruções do fabricante? Isso parece fazer pouco sentido."

Bom, quando comecei, era exatamente o que eu pensava. No entanto, ao longo dos anos, é possível notar uma clara discrepância entre o que os fabricantes de fermento dizem (e fabricantes de fermento são bons em.... fazer fermento, não em fazer cerveja), e o que os autores de livros renomados no mundo inteiro dizem (e esses autores são especialistas em realmente fazer cerveja, provar, vender milhões de hectolitros, ganhar concursos, etc).

Além disso, existe o MARKETING. Sim, impressionantemente, no caso de vários fermentos secos (líquidos, no geral, até que não), existe marketing envolvido na quantidade "recomendada" que está dita no pacotinho, muitas vezes por questões de querer dizer "Utilizando nosso fermento você só precisa de um pacotinho!", esse tipo de coisa, tanto que sabidamente, se for consultar técnicos das marcas para uso de fermento em cervejaria, o "recomendado" de um pacotinho de 10 ou 11 gramas muda completamente (indo mais ao encontro da literatura).

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Entendido o conceito da coisa, vamos começar a ver "o que a literatura, no geral, recomenda"........ não, ainda não.

Antes de calcular quantos bilhões de células vamos utilizar para um volume L de mosto numa densidade X, seria interessante saber quantos Bilhões de Células por grama o fermento que vamos utilizar tem, correto?

Bom, aí vem uma certa complicação.

Fermentos líquidos: fácil, eles dizem o total real na embalagem, que normalmente fica em 100 bilhões de células.

E no caso de fermentos secos? Complica.

Por quê? Porque os fabricantes normalmente colocam nas especificações técnicas de seu fermento a quantidade mínima de CÉLULAS VIÁVEIS, o que não quer dizer quantidade real de células viáveis, nem quantidade total de células....... e muito menos a quantidade TOTAL de células VIÁVEIS. Resumindo, é um chute no escuro, então precisamos pelo menos saber o "tamanho da sala escura" na qual estamos.

Isso resulta em que? Resulta que eles dizem algo como "Nós garantimos que ao embalar havia pelo menos 6 bilhões de células viáveis por grama".

Qual é o problema? O problema é que isso não quer dizer que na realidade não possa haver uns 18 bilhões de células viáveis por grama. :)

Sacanagem, né? Bom, mas é a realidade que temos que lidar.

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Só pra dar alguns exemplos e dados do quão difícil saber a quantidade real de células por grama nos fermentos secos:

Fermentis W34/70 - dizem que tem 6 bi/g: http://www.fermentis.com/wp-content/uploads/2012/02/SFG_W34pdf.pdf

Danstar Nottingham - dizem que tem 5 bi/g: http://www.danstaryeast.com/products/nottingham-ale-beer-yeast

Fermentis US-05 - dizem que tem 6 bi/g: http://www.fermentis.com/wp-content/uploads/2012/02/SFA_US05.pdf

Mas aqui, um cara fazendo estudos de viabilidade, contou 22 bi/g no caso do US-05: http://seanterrill.com/2011/04/01/dry-yeast-viability/

Já aqui na calculadora do Brewer's Friend (minha favorita, por sinal), mais abaixo na página há uma tabela oriunda do Braukaiser citando as contagens de alguns outros fermentos, variando bastante: http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Já aqui, um papo de um americano que conversou com um representante da Fermentis, relatando que mesmo insistindo, tudo que o representante disse foi "nós garantimos 6 bi/g": http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=473863

Aí, se você for ler tópicos como o seguinte da Homebrewers Association, participando caras renomados como Denny Conn, Mark V...... os caras não chegam a conclusão nenhuma: https://www.homebrewersassociation.org/forum/index.php?topic=20977.0

Bom, e nesse caso, eu sempre me pergunto: por que alguém não faz um experimento fazendo várias contagens de vários pacotes de cada fermento seco que existe pra criar uma "tabela" em que possamos acreditar? Bom, talvez, pelo mesmo motivo que eu..... não tem saco pra isso, ou tempo, etc.

Então, se o objetivo aqui é ter uma recomendação geral, qual usar?

O sensato, e generalizando, já que como vimos não temos dados precisos, é se basear numa média, e nisso eu particularmente concordo com a interpretação da "média" de 10 bi/g de células viáveis por grama.

Por quê?

Porque vimos que mesmo que os fabricantes digam que os fermentos tem quantidades em torno de 5 a 6 bi/g, várias contagens pelo mundo afora mostram que sempre tem mais que isso, e muitas vezes bem mais, variando mais ou menos de 8 bi/g a 20 bi/g.

Uma média disso, seria em torno de 14 bi/g.

MAS..... lembrem-se que devemos calcular levando em conta as CÉLULAS VIÁVEIS, e é BEM difícil ultrapassar os 90% de viabilidade ao reidratar fermento seco. No segundo link anterior onde fala da contagem do US-05, o cara conseguiu, reidratando, no máximo 79%, sendo que num segundo teste (aqui: http://seanterrill.com/2011/07/29/dry-yeast-viability-take-two/) a viabilidade ficou em torno de 72%.

Ou seja, qual viabilidade devemos levar em conta no cálculo? 70%? 90%?

Bom, uma coisa CLÁSSICA em TODAS as literaturas: se tiver que errar na quantidade de fermento, erre pra cima.

Ou seja, normalmente, colocar mais fermento que o recomendado dificilmente acarreta em problemas, ou seja, é melhor levarmos em conta a pior das hipóteses (até porque nunca sabemos como foi o transporte do pacotinho de fermento, etc). Ou seja, vamos levar em conta 70% de viabilidade.

70% da média de 14 bi/g = 9,8 bi/g ==> arredondando: 10 bi/g.

Ou seja, é "mais ou menos" por isso que a calculadora do Brewer's Friend usa essa média de 10 bi/g já pré-preenchida na calculadora deles quando selecionamos "Dry Yeast" em vez de

Resumindo, quanto devo assumir que há de células viáveis?

Fermento Seco = 10 bilhões por grama

Fermento Líquido = calcular de acordo com a data da da embalagem (as calculadores fazem isso)


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>>> QUANTIDADE DE FERMENTO - CÁLCULOS <<<
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A literatura recomenda, de forma geral:

>>> ALES = 750.000 células POR ml POR º Plato

>>> LAGERS = 1.500.000 células POR ml POR º Plato

Ou seja, para o resto dos cálculos, vamos falar só de Ales, e assumam que Lagers precisam do DOBRO de fermento.

Pegando novamente a fórmula pra Ales:

> Quantidade total de células viáveis necessárias = Q

Q = 750.000 x ML x DENSIDADE EM GRAUS PLATO (º Plato)

Ou seja, multiplicando por 1000 para transformar em litros:

Q = 750.000.000 (750 milhões) x LITROS x DENSIDADE EM º Plato

EXEMPLO:

> Leva de 20 litros, com densidade (OG) de 1048.

Primeiro, precisamos converter a densidade específica (SG = Specific Gravity) de SG para Graus Plato (º Plato). Para fazer isso, basta usar uma tabela qualquer como essa: http://www.brewersfriend.com/plato-to-sg-conversion-chart/

Agora sabemos que uma OG de 1048 equivale a 12 º Plato.

DICA: para calcular de cabeça rapidamente quando precisarem, é só multiplicar/dividir por 4 e adicionar alguns pontos quanto mais alta for a OG.

Exemplo:

1048 = 12 º Plato (multiplicação divisão simples por 4)

Já 1083 = 20 º Plato (4 x 20 = 80, ou seja, precisa adicionar 3 pontos).

Voltando para nossa fórmula, sabendo que são 20 litros com 12 graus Plato:

Q = 750 milhões X Litros X º PLATO

Q = 750 milhões X 20 X 12

Q = 180.000.000.000 = 180 bilhões de células viáveis necessárias

Sabendo que normalmente teremos PELO MENOS 10 bilhões de células viáveis por grama de fermento seco hidratado.

180 / 10 = 18 gramas necessárias para os 20 litros com OG 1048.

Sabendo que:

- Se é pra errar, erre pra cima
- No geral não é legal abrir pacote de fermento seco e guardar

Quanto utilizar?

2 pacotes de 10/11 gramas.

>>> FACILITANDO OS CÁLCULOS <<<

Simples: 1g por Litro para OG de 1050.

Se ficarem perto dessa faixa de fermento, e aumentarem proporcionalmente à OG, dificilmente terão problemas com isso. Mas lembre-se... aumentou a OG, tem que aumentar proporcionalmente o fermento.

Utilizando essa "maneira mais fácil", o mesmo caso de 20 litros a 1048, fazendo 1g por litro (e já que a OG é praticamente 1050), rapidamente teríamos o resultado de........... 2 pacotes.

E se a OG for 1100? Aumentamos o fermento, ou seja, 2g por litro (a OG foi de 50 pra 100..... então 1g também dobra pra 2g).

>> Ou seja, para 20 litros e 1100 de OG....... 40 gramas de fermento...... em torno de 4 pacotes.

>> 20 litros com OG 1075? Usamos 1,5g por Litro ===> 30g de fermento ===> Em torno de 3 pacotes.

Ok.... se usarem um pacote a menos será algo drástico?

Não, porque lembrem-se que nossas contas são SEGURAS justamente porque estamos calculando sempre levando a pior das hipóteses, ou seja, mesmo que a gente não chegue no ideal, sempre estaremos próximos, ou mesmo se as viabilidades e contagens forem acimas do esperado, estaremos não só com o ideal, mas até com fermento sobrando. :ban:

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FERMENTO SECO:

ALES: 1g por LITRO (para OG em torno de 1050, aumentando proporcionalmente o fermento)

LAGERS: o dobro de Ales.


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FERMENTO LÍQUIDO:

Calculadoras como a do Brewer's Friend, minha preferida (http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/) ou do Jamil Zainasheff, no site MrMalty (http://www.mrmalty.com/calc/calc.html) vão fazer o serviço pra vcs utilizando os cálculos descritos acima, e já dizendo o tamanho do starter (cultura visando replicação feita com extrato de malte DME) que você vai precisar, baseando-se em taxas de crescimento/replicação do fermento de literaturas, de estudos do BrauKaiser (http://braukaiser.com/blog/), etc.

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Considerações finais

Não deixem de "conhecer intimamente" cada fermento. Lembre-se, ele é o RockStar da parada toda.

Alguns são rápidos, outros são lentos.

Alguns precisam de menor população, outros de maior população.

É preciso conhecer cada um deles como se fossem seus amigos, seus "brother" (pelo menos é assim que eu os enxergo... :mug:)

Ou seja, toda essa recomendação geral, é..... GERAL..... genérica. Cada cepa se comporta diferentemente uma da outra, e vocês devem conhecê-las para saber quando usar mais fermento, ou menos, ou quando fermentar em maior temperatura, ou em menor, etc.

Só pra dar alguns exemplos.... cepas de Weiss como WB-06 tranquilamente aceitam taxa de inoculação menor que a citada acima com ótimos resultados, e também porque, no caso das Weiss, nós normalmente queremos boas quantidades de ésteres (que aumenta com baixa inoculação) e esta cepa especificamente não tem muita característica de gerar excesso de diacetil ou álcoois superiores.

Cepas Belgas também são parecidas porque normalmente também queremos ésteres e as linhagens das cepas normalmente suportam um bom teor de álcool mandando uma atenuação legal.

Já quando queremos uma cerveja bem limpa, é legal usar quantidades grandes de fermento. Cada vez que o fermento se replica, ele gera um MONTE de substâncias..... menos replicação.... menos substâncias.

Nesse caso, para Lagers é mais importante ainda controlar a quantidade de replicação, pois normalmente queremos uma cerveja totalmente limpa e delicada.

Resumindo... são só exemplos de como podemos jogar com isso, sem mesmo contar com a temperatura de fermentação (que também afeta muito essas questões).

É mais ou menos isso.

Abraço,
 
Boa Guenther, excelente stick.

Essa calculador do Brewer's Friend é realmente sensacional. Em relação ao fermento seco é realmente complicado, mesmo porque as células das diferentes cepas tem tamanhos diferentes e, como estão com os vacúolos cheios, tem massa diferente, alterando a quantidade de células nos 11g do pacote.
 
Excelente tópico @Guenther. Importantíssimo quando você diz:

"Ou seja, toda essa recomendação geral, é..... GERAL..... genérica. Cada cepa se comporta diferentemente uma da outra, e vocês devem conhecê-las para saber quando usar mais fermento, ou menos, ou quando fermentar em maior temperatura, ou em menor, etc."

Quando comecei a realizar starter e calcular a quantidade de fermento segui as orientações da literatura e calculadoras, como a do brewer´s friend. No entanto, foi com a intimidade e prática, com observação da quantidade inoculada e resultado obtido que pude perceber que meus starters, mesmo que a calculadora dizia que eu tinha a quantidade ideal, não estavam gerando o resultado que eu queria.

Passei a inocular mais fermento, seguir a linha geral, mas adaptando ao meu resultado, e agora estou obtendo cervejas bem mais consistentes e previsíveis.
 
Caraca muito bom o texto, vale a pena. Obrigado pelas informações!!
 
Curti o post sobre fermentos. Então cara, eu estou com uma duvida e ja perguntei para alguns amigos e eles não souberam me responder. Fiz um lote de Weiss usando o fermento M20 da Mangrove, fermentei a 25 graus por duas semanas (o recomendado pelo fabricante era até 30 graus. Acabei usando uns 30% a mais do que o recomendado. Apos fermentação deixei 1 semana maturando e agora ja esta engarrafado ha 2 semanas. Porem eu sinto um gosto perceptível de fermento nela, sabor lembra muito de pão cru. Será que posso ter feito algo errado ou essa marca tem esse "defeito" mesmo? Teria alguma manobra para tentar resolver isso? Pois tenho mais um lote idêntico na primeira semana de fermentação.Abração
 
Curti o post sobre fermentos. Então cara, eu estou com uma duvida e ja perguntei para alguns amigos e eles não souberam me responder. Fiz um lote de Weiss usando o fermento M20 da Mangrove, fermentei a 25 graus por duas semanas (o recomendado pelo fabricante era até 30 graus. Acabei usando uns 30% a mais do que o recomendado. Apos fermentação deixei 1 semana maturando e agora ja esta engarrafado ha 2 semanas. Porem eu sinto um gosto perceptível de fermento nela, sabor lembra muito de pão cru. Será que posso ter feito algo errado ou essa marca tem esse "defeito" mesmo? Teria alguma manobra para tentar resolver isso? Pois tenho mais um lote idêntico na primeira semana de fermentação.Abração


Recomendo criar um novo tópico pra essa dúvida, pois na verdade não tem muita relação com esse tópico atual.

Mas já tentando ajudar. Fez cold crash? A maturação que tu disse ter ficado uma semana foi a quantos graus? Isso normalmente é excesso de fermento na garrafa.
E por que fermentou a 25 graus? Apesar de estar escrito na embalagem, como disse o Guenther: os fabricantes sabem fazer fermento não cerveja. A literatura recomenda algo entre 16 para menos ésteres (normalmente cravo nessa temperatura) e a partir de 18 já produzindo mais ésteres de banana. 25 para terminar a fermentação ok, mas começar nessa temperatura nenhuma literatura recomenda.
 
Muito bom @guenther só tenho uma dúvida referente a esse tópico...

"Já quando queremos uma cerveja bem limpa, é legal usar quantidades grandes de fermento. Cada vez que o fermento se replica, ele gera um MONTE de substâncias..... menos replicação.... menos substâncias."

Quando colocamos mais fermento, não teremos mais fermento se replicando ?
Existe uma quantidade que "estabiliza" a replicação?
Dessa maneira, por exemplo, dobrando a quantidade de fermento inoculada não vou ter o dobro da camada de fermento no fim da fermentação ?

Obrigado.
 
Ortiz, creio que a estabilização ocorra com o disponibilidade de açúcar, nutrientes e oxigênio, mas principalmente açúcar. De forma que a população final tende a ser equivalente, ou seja, se começar com mais haverá menos replicação.
 
Curti o post sobre fermentos. Então cara, eu estou com uma duvida e ja perguntei para alguns amigos e eles não souberam me responder. Fiz um lote de Weiss usando o fermento M20 da Mangrove, fermentei a 25 graus por duas semanas (o recomendado pelo fabricante era até 30 graus. Acabei usando uns 30% a mais do que o recomendado. Apos fermentação deixei 1 semana maturando e agora ja esta engarrafado ha 2 semanas. Porem eu sinto um gosto perceptível de fermento nela, sabor lembra muito de pão cru. Será que posso ter feito algo errado ou essa marca tem esse "defeito" mesmo? Teria alguma manobra para tentar resolver isso? Pois tenho mais um lote idêntico na primeira semana de fermentação.Abração
João.... crie um tópico específico para sua pergunta, com um título que ajude a deixar a listagem organizada, como "Gosto de fermento com M20 da Mangroove". Isso faz com que a coisa toda se mantenha organizada.

Imagina se todos que tem dúvidas sobre fermentação começassem a postar suas dúvidas somente neste aqui. :)

Abração,
 
Muito bom @guenther só tenho uma dúvida referente a esse tópico...

"Já quando queremos uma cerveja bem limpa, é legal usar quantidades grandes de fermento. Cada vez que o fermento se replica, ele gera um MONTE de substâncias..... menos replicação.... menos substâncias."

Quando colocamos mais fermento, não teremos mais fermento se replicando ?
Existe uma quantidade que "estabiliza" a replicação?
Dessa maneira, por exemplo, dobrando a quantidade de fermento inoculada não vou ter o dobro da camada de fermento no fim da fermentação ?

Obrigado.
Sim, a replicação depende totalmente de quanto fermento colocamos, quantidade e concentração do mosto.

Eu costumo comparar isso com a construção de um prédio.

Se colocar 10 trabalhadores, cada um deles terá um GRANDE trabalho, e possivelmente vão trabalhar mais do que deveriam, ficando cansados, esgotados, etc. Especificamente no caso do fermento, ele vai acabar se replicando um monte de vezes até alcançar uma concentração/população especifica X pra terminar o serviço.

Já se colocarmos 50 trabalhadores, a tarefa de cada um será menor, eles não vão ter que se "esforçar" tanto (estressar/sofrer), nem vão ficar tão magros. No caso do fermento, ele terá que se replicar menos vezes para alcançar a população X pra terminar o serviço.

Quanto mais o fermento se replica, mais substâncias são geradas... umas boas, outras ruins. O interessante é manter isso num meio termo.

Pouco fermento é ruim, mas uma quantidade absurda (bem mais difícil de gerar problemas) também pode ser ruim.

Abraço,
 
@Ortiz, entendi sua pergunta levemente diferente do Guenther. Entendi ela algo como "há um limite de densidade populacional pro fermento?"

Se foi isso que vc quis dizer, sim, há um certo limite. Se vc colocar um excesso muito grande de fermento, ele não vai se multipilcar muito, se vc colocar muito pouco, ele vai se multiplicar muito. Até onde eu sei, são condições do ambiente que limitam o crescimento do fermento, isso é, quantidade de oxigênio e nutrientes (aminoacidos, etc etc), quando isso chega ao fim, o crescimento populacional também chega. Daí os efeitos disso tudo estão explicados acima...

Abraço
 
Pessoal, bom dia

Ando lendo que por vezes 1 pacote de fermento pode não ser suficiente para 20L de cerveja, e na última leva tenho a impressão que isso aconteceu comigo. Então estou com a idéia de aumentar mais um pouco. A minha dúvida é :

Posso utilizar 17g ao invés dos 11,5g (convencionais de um pacote) , ou seja 1 pacote e meio ?

Evidentemente regularia a quantidade de água para a hidratação.

Alguém ja fez isso ? Usar pacote 'fracionado'? Sabe se tem algum problema?

Abraços.
 
@legacy
Se você guardar o restante do fermento, provavelmente irá inviabilizá-lo com o tempo. Eu não arriscaria usar um fermento guardado aberto.
Eu uso sempre 2 pacotes.
 
oi luizoliveira,

valeu pela resposta!

na verdade eu não guardaria... eu normalmente faço levas de 40 L, e utilizo 2 baldes fermentadores de 20 litros.
Então o lance seria hidratar 3 pacotes em aprox. 330ml de agua, e colocar 115ml em cada um dos dois. o que acha ?

Abraço!
 
oi luizoliveira,

valeu pela resposta!

na verdade eu não guardaria... eu normalmente faço levas de 40 L, e utilizo 2 baldes fermentadores de 20 litros.
Então o lance seria hidratar 3 pacotes em aprox. 330ml de agua, e colocar 115ml em cada um dos dois. o que acha ?

Abraço!

Nesse caso não vejo problema em dividir, você está testando o aumento de sua taxa de inoculação e não vai ter problema de perder viabilidade pois não vai guardar o fermento.
 
Que tipo de problema eu posso ter utilizando 1 saco de fermento seco para 20L? Se meu acucar foi convertido em alcool no tempo esperado e com 1 saco posso concluir que nao houve problemas ou a questao da utilizacao de mais fermento vai alem disso ?
 
Que tipo de problema eu posso ter utilizando 1 saco de fermento seco para 20L? Se meu acucar foi convertido em alcool no tempo esperado e com 1 saco posso concluir que nao houve problemas ou a questao da utilizacao de mais fermento vai alem disso ?
Você pode construir uma casa com 2 pedreiros? Sim, mas eles vão ficar cansados, vão trabalhar mais horas do que deviam, vão sofrer, se estressar, e fazer um trabalho ruim.

Se colocar um número condizente, provavelmente a qualidade do serviço ficará melhor.

Se colocar demais... bom, é difícil de prever o que vai acontecer pois é quase impossível ver alguém colocar mais pessoas pra fazer um serviço do que é o necessário, né?

Então... é o clássico que todas as literaturas dizem: se tiver que errar, erre sempre pra mais. Colocar muito fermento raramente gera problemas. Colocar pouco, é uma frequentemente causa de problemas, e basicamente a explicação é que as células que estiverem lá vão fazer o serviço, pois elas não se entregam... o problema está na questão de que elas não sabem a hora de parar, ou seja, vão tentar fermentar e se replicar até se exaurirem, e quando isso acontece, elas expelem compostos que deixam a cerveja com gosto e aroma ruim.

Já se colocar a quantidade recomendada de fermento, elas vão consumir a mesma quantidade de açúcar, mas sem se "cansarem" demais, e isso normalmente é o que queremos.

Abraço,
 
Uma dúvida me surge:

Vou realizar a brassagem (20L) de uma White IPA (OG 1065). Estou utilizando a calculadora do brewersfriend, onde me indicou que para esta receita seriam necessários a hidratação de 3 pacotes de fermento (US-05).
A dúvida é se eu poderia realizar um starter com apenas 2 pacotes de fermento para atingir o número de células necessárias sem precisar comprar mais um pacote de fermento. Não sei se o starter é mais indicado para os fermentos líquidos, mas gostaria de saber se daria certo.

Obrigado!!!
 
Desde que tenha o stirplate e erlenmeyer para fazer o starter e siga a orientação de hidratar ANTES de fazer o starter, não vejo problemas em fazer isso.

Funciona e tu ainda economiza uns trocos. Só fazer certinho.
 
Desde que tenha o stirplate e erlenmeyer para fazer o starter e siga a orientação de hidratar ANTES de fazer o starter, não vejo problemas em fazer isso.

Funciona e tu ainda economiza uns trocos. Só fazer certinho.

Sim sim, estou construindo meu stirplate e já comprei os equipamentos que faltavam.

Então o processo seria:
1 - Hidratar os 2 pacotes de fermento;
2 - Fazer uma solução de água e DME (OG 1040) no volume indicado pela calculadora;
3 - Inocular o fermento hidratado nesta solução;

Por quanto tempo seria necessário esse starter? 3 horas? Seria necessário a aeração do mosto antes de inocular o fermento para dar inicio à fermentação?

Obrigado.
 
Sim sim, estou construindo meu stirplate e já comprei os equipamentos que faltavam.

Então o processo seria:
1 - Hidratar os 2 pacotes de fermento;
2 - Fazer uma solução de água e DME (OG 1040) no volume indicado pela calculadora;
3 - Inocular o fermento hidratado nesta solução;

Por quanto tempo seria necessário esse starter? 3 horas? Seria necessário a aeração do mosto antes de inocular o fermento para dar inicio à fermentação?

Obrigado.

dá uma olhada nos tópicos sobre o assunto que tem a calculadora do brewers friend. Simula lá. vai te dar volume de água + DME necessários e demais informações.

Se vai partir pra Starter, até um pacote pode dar conta dessa tua cerveja, é só calcular lá na calculadora e aumentar o número de passos / volume de starter
 
dá uma olhada nos tópicos sobre o assunto que tem a calculadora do brewers friend. Simula lá. vai te dar volume de água + DME necessários e demais informações.

Se vai partir pra Starter, até um pacote pode dar conta dessa tua cerveja, é só calcular lá na calculadora e aumentar o número de passos / volume de starter
Obrigado. Já dei uma olhada, agora a dúvida é na questão do tempo de starter e sobre a aeração do mosto.
 
Sim sim, estou construindo meu stirplate e já comprei os equipamentos que faltavam.

Então o processo seria:
1 - Hidratar os 2 pacotes de fermento;
2 - Fazer uma solução de água e DME (OG 1040) no volume indicado pela calculadora;
3 - Inocular o fermento hidratado nesta solução;

Por quanto tempo seria necessário esse starter? 3 horas? Seria necessário a aeração do mosto antes de inocular o fermento para dar inicio à fermentação?

Obrigado.

Eu faço starter até parar de fermentar. Se tem CO2 saindo (dá pra ver as bolhas no erlen), tá fermentando, então eu espero.

24 horas costuma ser o tempo que demora pra lama que eu coleto fermentar no meu equipamento. Mantenho tudo entre 28ºC ~30ºC.

Se ainda tiver dúvidas, sugiro a abertura de um novo tópico, pois outros colegas podem ter a mesma dúvida que você e fica mais fácil responder/filtrar/localizar as coisas por tópicos.

Abraços
 
Eu faço starter até parar de fermentar. Se tem CO2 saindo (dá pra ver as bolhas no erlen), tá fermentando, então eu espero.

24 horas costuma ser o tempo que demora pra lama que eu coleto fermentar no meu equipamento. Mantenho tudo entre 28ºC ~30ºC.

Se ainda tiver dúvidas, sugiro a abertura de um novo tópico, pois outros colegas podem ter a mesma dúvida que você e fica mais fácil responder/filtrar/localizar as coisas por tópicos.

Abraços
Obrigado mais uma vez. Vou dar uma pesquisada melhor para ver se tiro essas dúvidas.
Abraço!
 
Guenther said:
Além disso, existe o MARKETING. Sim, impressionantemente, no caso de vários fermentos secos (líquidos, no geral, até que não), existe marketing envolvido na quantidade "recomendada" que está dita no pacotinho, muitas vezes por questões de querer dizer "Utilizando nosso fermento você só precisa de um pacotinho!", esse tipo de coisa, tanto que sabidamente, se for consultar técnicos das marcas para uso de fermento em cervejaria, o "recomendado" de um pacotinho de 10 ou 11 gramas muda completamente (indo mais ao encontro da literatura).

Ressuscitando o assunto, eu até entendo o marketing dessa forma como falou, porém acho mais plausível o raciocínio contrário se levarmos em conta questões como retorno financeiro e exposição da marca aos vários riscos envolvidos em se induzir o cliente a uma dosagem errada do produto (risco legal, de mercado, etc). Eu, se viesse a ter uma empresa nesse ramo, jamais indicaria uma quantidade tão discrepante do real como parece ser o caso, ainda mais que estaria perdendo de vender 2x ou mais o produto.
Já na parte prática, eu fiz modestos testes de tachas de inoculação usando o recomendado pelo mestre Guenter e o recomendado pelo fabricante e sinceramente eu não vi muita diferença, lembrando que minhas brejas são em sua maioria IPAs de até 1.070 de OG. Claro que isso pode ser a minha percepção.

[]'s

Jones
 
Ressuscitando o assunto, eu até entendo o marketing dessa forma como falou, porém acho mais plausível o raciocínio contrário se levarmos em conta questões como retorno financeiro e exposição da marca aos vários riscos envolvidos em se induzir o cliente a uma dosagem errada do produto (risco legal, de mercado, etc). Eu, se viesse a ter uma empresa nesse ramo, jamais indicaria uma quantidade tão discrepante do real como parece ser o caso, ainda mais que estaria perdendo de vender 2x ou mais o produto.
Já na parte prática, eu fiz modestos testes de tachas de inoculação usando o recomendado pelo mestre Guenter e o recomendado pelo fabricante e sinceramente eu não vi muita diferença, lembrando que minhas brejas são em sua maioria IPAs de até 1.070 de OG. Claro que isso pode ser a minha percepção.

[]'s

Jones

Em cervejas bem lupuladas, dificilmente conseguimos detectar os efeitos do Underpitching. Principalmente para quem não tem o paladar tão apurado/treinado.

O que percebi nas minhas levas onde usava pouco fermento é que a grande maioria atenuava menos do que o esperado
 
Ressuscitando o assunto, eu até entendo o marketing dessa forma como falou, porém acho mais plausível o raciocínio contrário se levarmos em conta questões como retorno financeiro e exposição da marca aos vários riscos envolvidos em se induzir o cliente a uma dosagem errada do produto (risco legal, de mercado, etc). Eu, se viesse a ter uma empresa nesse ramo, jamais indicaria uma quantidade tão discrepante do real como parece ser o caso, ainda mais que estaria perdendo de vender 2x ou mais o produto.
Já na parte prática, eu fiz modestos testes de tachas de inoculação usando o recomendado pelo mestre Guenter e o recomendado pelo fabricante e sinceramente eu não vi muita diferença, lembrando que minhas brejas são em sua maioria IPAs de até 1.070 de OG. Claro que isso pode ser a minha percepção.

[]'s

Jones

A única vez que segui a informação da embalagem de levedura seca tive muitos problemas com a fermentação.
 
Info vinda do homebrewtalk.com:

ncbrewer said:
Some websites I was just reading:
http://www.fermentis.com/wp-content/...2/SFA_US05.pdf Shows 6 B/g
http://www.danstaryeast.com/products...ale-beer-yeast Shows 5 B/g
http://www.brewersfriend.com/yeast-p...cells_per_gram Uses 10 B/g, but shows numbers from 5 to 20
http://www.mrmalty.com/pitching.php Shows 20 B/g
http://www.danstaryeast.com/articles...t-and-glycogen Discusses the 5 B/g from plate count and 20 – 30 B/g from microscope count. I think the microscope count is more accurate because colonies are often made up of multiple cells. I think this means the plate count under estimates the count, but would like to confirm this.

These will take you on a roller coaster ride as far as cells per packet. Based on these, and the last one in particular, I think 20 - 30 billion cells per gram is a reasonable number. But anybody can read these and decide on counts as low as 5 billion. Figuring on 20 billion per gram has worked for me, so I'll probably keep using that

Me parece que a contagem em microscopio fica entre 20 e 30B/g o que corrobora minha linha de pensamento. Bom esse final de semana vou fazer uma brassagem de uma imperial IPA de 1088 OG e vou usar 2 packs de US-05 para fermentar 20 litros. Vou acompanhar e posto aqui a atenuação e futura impressões depois de pronta a breja. :mug:

[]'s

Jones
 
Info vinda do homebrewtalk.com:



Me parece que a contagem em microscopio fica entre 20 e 30B/g o que corrobora minha linha de pensamento. Bom esse final de semana vou fazer uma brassagem de uma imperial IPA de 1088 OG e vou usar 2 packs de US-05 para fermentar 20 litros. Vou acompanhar e posto aqui a atenuação e futura impressões depois de pronta a breja. :mug:

[]'s

Jones

Em OGs mais altas o fermento sofre muito mais, pois o oxigênio não se dissolve facilmente no mosto...

A recomendação do BreeewerFriend para essa OG é de usar 4 sachês de fermento para 20 litros.

Com 2, certamente você terá problemas. Brejas com alta densidade, qd param de atenuar é muito frustrante...
 

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Info vinda do homebrewtalk.com:



Me parece que a contagem em microscopio fica entre 20 e 30B/g o que corrobora minha linha de pensamento. Bom esse final de semana vou fazer uma brassagem de uma imperial IPA de 1088 OG e vou usar 2 packs de US-05 para fermentar 20 litros. Vou acompanhar e posto aqui a atenuação e futura impressões depois de pronta a breja. :mug:

[]'s

Jones
@Jones, como vai? Eu até entendo seu raciocínio.... mas o meu é diferente por vários motivos.

Veja bem o que vc fez.... citou 5 links:

http://www.fermentis.com/wp-content/...2/SFA_US05.pdf Shows 6 B/g
http://www.danstaryeast.com/products...ale-beer-yeast Shows 5 B/g
http://www.brewersfriend.com/yeast-p...cells_per_gram Uses 10 B/g, but shows numbers from 5 to 20
http://www.mrmalty.com/pitching.php Shows 20 B/g
http://www.danstaryeast.com/articles...t-and-glycogen Discusses the 5 B/g from plate count and 20 &#8211; 30 B/g from microscope count. I think the microscope count is more accurate because colonies are often made up of multiple cells. I think this means the plate count under estimates the count, but would like to confirm this.

- As especificações que vc mencionou citam justamente 5/6 Bi.

- Brewer's usa 10 justamente pelos motivos citados no post original, inclusive serviu de inspiração. Já entrou na calculadora deles? Entra, vai lendo o resto da página e vê o motivo pelo qual eles usam 10 Bi/G como base.

- Mr Malty - Calculadora do Jamil, um dos autores do livro Yeast: extremamente vago na questão dos fermentos secos, não citam nenhum estudo, e claramente ele implementou uma quantidade flat de 20 Bi/G pra não se incomodar e pronto. Fora isso, mesmo as estimativas essa calculadores para agitador magnético com fermento líquido já foram provadas que estão erradas em alguns pontos pelo www.braukaiser.com. Hoje, as melhores calculadoras usam justamente as teorias do Kai (ele inclusive deu palestra no NHC nos EUA sobre o assunto).

- Ultimo link, o cara comenta que fez





Sabe quem me disse isso sobre o marketing, e sobre o "não se comprometer", dizendo que tem menos, etc.... o responsável pelas Americas de uma marca famosa, e isso foi o que ELE me disse. :) - Essa é uma prática comum em um monte de coisas e produtos. A questão do marketing cai no "nosso fermento precisa de 1 pacote só", e incrivelmente, segundo ele, isso gera mais vendas do que recomendar usar mais fermento, pois a galera iniciante (e o Brasil é um mercado de iniciantes) foca não na qualidade, mas em gastar pouco.

Pra aferir isso? Simples.... siga esses passos e tire suas conclusões:

1) veja o que diz a imensa maioria dos livros em termos de taxa de inoculação (0,75 milhoes X ml X Plato - para ales..... lager é o dobro)
2) Leia a especificação técnica oficial do fermento: 5 a 6 bi/g, praticamente todos os tipos e marcas
3) Pegue um microscópio (eu já fiz várias contagens, tenho um em casa), ou peça pra um amigo fazer uma contagem de células......... sempre tem bem mais. US-05 por exemplo tem uns 15 Bi/G. Alguns tem 20? Sim. 30? Raro, nunca vi, apesar do cara da Danstar dizer que sim......... mas note, exagerar em fermento é uma técnica tão comum e recomenda que eles garantem na especificação técnica 5 Bi.... sem preocupações, e isso ele mesmo disse no link citado.
4) Recomendação de tudo que é livro sobre fermentação: erre pra mais, não pra menos.

Com base em tudo isso, na minha visão, é totalmente plausível assumir 10 Bi/G de células VIÁVEIS, pois lembre-se que depois de hidratar, o aproveitamento não é 100%.

Você mesmo citou uma fonte que, inclusive, basta entrar lá e ler, o http://www.brewersfriend.com/. Na calculadora deles, eles usam como padrão 10Bi por grama justamente por isso, e ainda citam uma tabela com contagens de células.

Sobre o "fiz e não notei diferença".... isso é algo bem particular, e pessoas encaram isso de forma diferente. Conheço gente que testa algo, e se não nota diferença.... não faz. Eu, particularmente, acho isso completamente errado.

Eu por exemplo, quando testo algo que está embasado na bibliografia e várias outras coisas, e não noto diferença.... simplesmente assumo que eu não tenho capacidade de detectar isso, e sigo fazendo o que está na bibliografia geral, pois a chance do cara que escreveu aquilo estar certo (por ter trabalhado a vida inteira nisso, e estudado) e de eu estar errado ou simplesmente não ter experiência suficiente de análise sensorial é muito maior do que o contrário. É o mesmo que vários caras e alunos que me trouxeram cerveja pra eu experimentar dizendo que fazia o maior sucesso com os amigos, e a cerveja estava com seríssimos problemas.... mas o cara e os amigos nem percebiam.

Te digo tranquilamente que a maioria das boas práticas, se testadas individualmente, não se consegue notar diferença por 99% dos cervejeiros, mesmo muitas vezes juízes BJCP. O próprio Brulosophy existe muito por causa disso, pra fazer teste cego de um monte de técnicas.... e na grande maioria dos casos, a galera não consegue discernir entre uma cerveja e outra............ MAS...... isso não quer dizer que determinada "boa prática" não tenha de fato funcionado, a questão é que as diferenças por vezes são tão delicadas que a maioria não nota.

Porém........................ muitas vezes o que faz uma cerveja ganhar um concurso ou ser espetacular de uma forma que não conseguimos explicar, não é somente UMA boa prática, e sim a soma de várias boas práticas..... pequenos detalhes imperceptíveis sozinhos que, somados, fazem uma grande diferença. Cada ano que passa eu creio mais e mais nisso por experiência de evolução nas minhas cervejas.

Abração,
 
@Jones, como vai? Eu até entendo seu raciocínio.... mas o meu é diferente por vários motivos.

Veja bem o que vc fez.... citou 5 links:



- As especificações que vc mencionou citam justamente 5/6 Bi.

- Brewer's usa 10 justamente pelos motivos citados no post original, inclusive serviu de inspiração. Já entrou na calculadora deles? Entra, vai lendo o resto da página e vê o motivo pelo qual eles usam 10 Bi/G como base.

- Mr Malty - Calculadora do Jamil, um dos autores do livro Yeast: extremamente vago na questão dos fermentos secos, não citam nenhum estudo, e claramente ele implementou uma quantidade flat de 20 Bi/G pra não se incomodar e pronto. Fora isso, mesmo as estimativas essa calculadores para agitador magnético com fermento líquido já foram provadas que estão erradas em alguns pontos pelo www.braukaiser.com. Hoje, as melhores calculadoras usam justamente as teorias do Kai (ele inclusive deu palestra no NHC nos EUA sobre o assunto).

- Ultimo link, o cara comenta que fez





Sabe quem me disse isso sobre o marketing, e sobre o "não se comprometer", dizendo que tem menos, etc.... o responsável pelas Americas de uma marca famosa, e isso foi o que ELE me disse. :) - Essa é uma prática comum em um monte de coisas e produtos. A questão do marketing cai no "nosso fermento precisa de 1 pacote só", e incrivelmente, segundo ele, isso gera mais vendas do que recomendar usar mais fermento, pois a galera iniciante (e o Brasil é um mercado de iniciantes) foca não na qualidade, mas em gastar pouco.

Pra aferir isso? Simples.... siga esses passos e tire suas conclusões:

1) veja o que diz a imensa maioria dos livros em termos de taxa de inoculação (0,75 milhoes X ml X Plato - para ales..... lager é o dobro)
2) Leia a especificação técnica oficial do fermento: 5 a 6 bi/g, praticamente todos os tipos e marcas
3) Pegue um microscópio (eu já fiz várias contagens, tenho um em casa), ou peça pra um amigo fazer uma contagem de células......... sempre tem bem mais. US-05 por exemplo tem uns 15 Bi/G. Alguns tem 20? Sim. 30? Raro, nunca vi, apesar do cara da Danstar dizer que sim......... mas note, exagerar em fermento é uma técnica tão comum e recomenda que eles garantem na especificação técnica 5 Bi.... sem preocupações, e isso ele mesmo disse no link citado.
4) Recomendação de tudo que é livro sobre fermentação: erre pra mais, não pra menos.

Com base em tudo isso, na minha visão, é totalmente plausível assumir 10 Bi/G de células VIÁVEIS, pois lembre-se que depois de hidratar, o aproveitamento não é 100%.

Você mesmo citou uma fonte que, inclusive, basta entrar lá e ler, o http://www.brewersfriend.com/. Na calculadora deles, eles usam como padrão 10Bi por grama justamente por isso, e ainda citam uma tabela com contagens de células.

Sobre o "fiz e não notei diferença".... isso é algo bem particular, e pessoas encaram isso de forma diferente. Conheço gente que testa algo, e se não nota diferença.... não faz. Eu, particularmente, acho isso completamente errado.

Eu por exemplo, quando testo algo que está embasado na bibliografia e várias outras coisas, e não noto diferença.... simplesmente assumo que eu não tenho capacidade de detectar isso, e sigo fazendo o que está na bibliografia geral, pois a chance do cara que escreveu aquilo estar certo (por ter trabalhado a vida inteira nisso, e estudado) e de eu estar errado ou simplesmente não ter experiência suficiente de análise sensorial é muito maior do que o contrário. É o mesmo que vários caras e alunos que me trouxeram cerveja pra eu experimentar dizendo que fazia o maior sucesso com os amigos, e a cerveja estava com seríssimos problemas.... mas o cara e os amigos nem percebiam.

Te digo tranquilamente que a maioria das boas práticas, se testadas individualmente, não se consegue notar diferença por 99% dos cervejeiros, mesmo muitas vezes juízes BJCP. O próprio Brulosophy existe muito por causa disso, pra fazer teste cego de um monte de técnicas.... e na grande maioria dos casos, a galera não consegue discernir entre uma cerveja e outra............ MAS...... isso não quer dizer que determinada "boa prática" não tenha de fato funcionado, a questão é que as diferenças por vezes são tão delicadas que a maioria não nota.

Porém........................ muitas vezes o que faz uma cerveja ganhar um concurso ou ser espetacular de uma forma que não conseguimos explicar, não é somente UMA boa prática, e sim a soma de várias boas práticas..... pequenos detalhes imperceptíveis sozinhos que, somados, fazem uma grande diferença. Cada ano que passa eu creio mais e mais nisso por experiência de evolução nas minhas cervejas.

Abração,

Cara, eu concordo com você, mas o que eu acho meio perigoso é afirmar categoricamente que fazendo underpitching alguém "certamente terá problemas".

Uma coisa é usar uma taxa de inoculação segura para *evitar* que algum problema ocorra, outra completamente diferente é ter a certeza absoluta que alguma taxa de inoculação que seja *certamente* trará problemas.

Na maioria das experiências e experimentos que li as conclusões são muito menos aterrorizantes do que parecem.

http://braukaiser.com/blog/blog/2012/06/09/pitching-rate-experiment/
http://braukaiser.com/blog/blog/2012/06/21/pitching-rate-experiment-tasting/

Outro experimento (inclusive trocam figurinha nos comments do experimento do Kaiser):
https://sciencebrewer.wordpress.com/2012/01/31/pitching-rate-experiment-part-deux/

Os results dessa última (página fora do ar no momento, li isso faz meia hora, que estranho):
https://sciencebrewer.com/2012/03/02/pitching-rate-experiment-part-deux-results/
Cache: https://webcache.googleusercontent....-part-deux-results/+&cd=1&hl=en&ct=clnk&gl=br

Ele questiona o Garrett Oliver sobre os resultados:
It is my suspicion that the overpitch achieves a lower gravity, as expected, because of the high numbers of cells available to do the work. The underpitch, however, eventually has a higher percentage of daughters vs older cells. The daughters have near 100% viability, high sterol levels and are raring to go, while older cells will have various viabilities, membrane condition, etc. Many of them may not be as ready for active fermentation as the daughters. I&#8217;d expect, therefore, for the underpitch to have a slower start than the overpitch or the control, but then to catch up pretty suddenly and attenuate well. Of course, all assumes relatively healthy yeasts, etc.&#8221;

Enfim, acredito que o ideal é seguir a taxa de inoculação recomendada, mas a imensa maioria dos homebrewers, inclusive em todas as discussões que vi no HBT americano, faz underpitching (1 sachê para 20L com OG < 1.060).

Se funcionar para você, vá em frente, só tenha *consciência* de que está fazendo underpitching.
 
Cara, eu concordo com você, mas o que eu acho meio perigoso é afirmar categoricamente que fazendo underpitching alguém "certamente terá problemas".

Uma coisa é usar uma taxa de inoculação segura para *evitar* que algum problema ocorra, outra completamente diferente é ter a certeza absoluta que alguma taxa de inoculação que seja *certamente* trará problemas.

Na maioria das experiências e experimentos que li as conclusões são muito menos aterrorizantes do que parecem.

http://braukaiser.com/blog/blog/2012/06/09/pitching-rate-experiment/
http://braukaiser.com/blog/blog/2012/06/21/pitching-rate-experiment-tasting/

Outro experimento (inclusive trocam figurinha nos comments do experimento do Kaiser):
https://sciencebrewer.wordpress.com/2012/01/31/pitching-rate-experiment-part-deux/

Os results dessa última (página fora do ar no momento, li isso faz meia hora, que estranho):
https://sciencebrewer.com/2012/03/02/pitching-rate-experiment-part-deux-results/
Cache: https://webcache.googleusercontent....-part-deux-results/+&cd=1&hl=en&ct=clnk&gl=br

Ele questiona o Garrett Oliver sobre os resultados:
It is my suspicion that the overpitch achieves a lower gravity, as expected, because of the high numbers of cells available to do the work. The underpitch, however, eventually has a higher percentage of daughters vs older cells. The daughters have near 100% viability, high sterol levels and are raring to go, while older cells will have various viabilities, membrane condition, etc. Many of them may not be as ready for active fermentation as the daughters. I&#8217;d expect, therefore, for the underpitch to have a slower start than the overpitch or the control, but then to catch up pretty suddenly and attenuate well. Of course, all assumes relatively healthy yeasts, etc.&#8221;

Enfim, acredito que o ideal é seguir a taxa de inoculação recomendada, mas a imensa maioria dos homebrewers, inclusive em todas as discussões que vi no HBT americano, faz underpitching (1 sachê para 20L com OG < 1.060).

Se funcionar para você, vá em frente, só tenha *consciência* de que está fazendo underpitching.
Tá mas... peraí, onde eu disse que "quem fizer underpitching certamente terá problemas"?
 
Tá mas... peraí, onde eu disse que "quem fizer underpitching certamente terá problemas"?

Desculpa, realmente não deixei claro, mas houve uma postagem anterior à sua afirmando isso.
 
Desculpa, realmente não deixei claro, mas houve uma postagem anterior à sua afirmando isso.

A postagem é minha e não do @Guenther
Eu me referi à cerveja do amigo que era High Gravity usando 50% menos fermento do que a calculadora sugere...

Se você conseguir bons resultados em uma High Gravity com underpitching de 50% por favor posta suas técnicas que é pra glorificar de pé...kkk
 
A postagem é minha e não do @Guenther
Eu me referi à cerveja do amigo que era High Gravity usando 50% menos fermento do que a calculadora sugere...

Se você conseguir bons resultados em uma High Gravity com underpitching de 50% por favor posta suas técnicas que é pra glorificar de pé...kkk

Eu sei que a postagem foi sua, apenas respondi em cima da última, concordando com ele e citando uma afirmação anterior.

Nos experimentos que linkei o underpitching testado é muito abaixo de 50%.

Um exemplo: no HBT americano é MUITO comum dúvida em relação a cerveja com OG ~1.080, questionando se usa um ou dois sachês. A recomendação padrão não é aumentar para 4... e sim evitar usar só um, aumentando para dois.

E muita gente lá usa a calculadora do MrMalty, por ter o "Copyright Jamil Zainasheff" no meio, e nesta calculadora para 20L OG 1.088 recomenda-se (pasmem) 1.5 sachês.

É o ideal? Claro que não. Mas daí a afirmar veementemente que todos eles sairão com resultados ruins já é um passo e tanto.

Sei que estou sendo chato, mas na minha opinião, para afirmar algo dessa natureza, precisaria de algo mais científico.
 
Eu sei que a postagem foi sua, apenas respondi em cima da última, concordando com ele e citando uma afirmação anterior.

Nos experimentos que linkei o underpitching testado é muito abaixo de 50%.

Um exemplo: no HBT americano é MUITO comum dúvida em relação a cerveja com OG ~1.080, questionando se usa um ou dois sachês. A recomendação padrão não é aumentar para 4... e sim evitar usar só um, aumentando para dois.

E muita gente lá usa a calculadora do MrMalty, por ter o "Copyright Jamil Zainasheff" no meio, e nesta calculadora para 20L OG 1.088 recomenda-se (pasmem) 1.5 sachês.

É o ideal? Claro que não. Mas daí a afirmar veementemente que todos eles sairão com resultados ruins já é um passo e tanto.

Sei que estou sendo chato, mas na minha opinião, para afirmar algo dessa natureza, precisaria de algo mais científico.

Tudo bem, que o resultado não será ruim, até pq bebemos Brahma e Skol a vida toda...rs

Em TODAS as levas que eu usei menos fermento a atenuação foi comprometida. Voltando ao resultado ruim...Ok as cervejas estavam muito boas mesmo assim, porém o que eu esperava era que ficassem mais seca, ou seja, sim causa problemas.

Porém se o objetivo do cervejeiro é deixar mais encorpada, aí muda a ótica. A questão é que o correto de controlar isso não é na quantidade de fermento, mas sim na temperatura de mosturação...

[]´s
 
Tudo bem, que o resultado não será ruim, até pq bebemos Brahma e Skol a vida toda...rs

Em TODAS as levas que eu usei menos fermento a atenuação foi comprometida. Voltando ao resultado ruim...Ok as cervejas estavam muito boas mesmo assim, porém o que eu esperava era que ficassem mais seca, ou seja, sim causa problemas.

Porém se o objetivo do cervejeiro é deixar mais encorpada, aí muda a ótica. A questão é que o correto de controlar isso não é na quantidade de fermento, mas sim na temperatura de mosturação...

[]´s

Então, o mais inesperado do experimento do segundo cara é que a FG ficou menor com underpitching (atenuou mais), e ai que entrou a explicação do Garrett Oliver, de que no fim deve atenuar bem também, porque as células novas são 100% viáveis, diferente das originais (opinião dele, claro).

Eu já tive falta de atenuação e atenuação excessiva (1.001 com o violento M27) com underpitching. EU associo isso mais a erro na temperatura de mosturação do que à taxa de inoculação, pelo menos em relação aos problemas que eu tive.
 
essa discussão do fermento é infinita acho que cada um deve fazer por experiencia o que achar melhor para sua cerveja vai testando e vai vendo errando é que se aprende !!!!
eu mesmo parei de hidratar fermento seco

todas as vezes que eu faço meu mosto demora a começar a fermentar a porra da levedura vai pro fundo e fica lá dormindo um tempao até começar a agir já se foi quase 2 dias !!!! e já repeti varias receitas hidratando ou não e a atenuação não teve diferença de surtir alguma vantagem
 
Desculpa, realmente não deixei claro, mas houve uma postagem anterior à sua afirmando isso.
Ah bom, hehehe... eu até fui verificar minhas postagens... pois eu não concordo com isso.

Na realidade, eu gosto sempre de deixar claro que isso é uma recomendação geral, mas no fim das contas é preciso observar como cada levedura se comporta.

Já citei mais de uma vez aqui no fórum algumas cepas que claramente pode-se fazer underpitching, como WB-06, BE-256, e vou dizer que até o W34-70 para cervejas fracas pois este fermento dá resultado limpo até com underpitching.

Abraço,
 
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