• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Tampar a Panela no resfriamento

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

WandersonFaelo

Active Member
Afiliado
14/10/20
Pessoal já fiz algumas brassagens e uma dúvida vem me perseguindo aqui.
Utilizo o chiller de imersão para resfriamento, durante o processo seria indicado deixar a panela tampada?
Ou posso resfriar com ela aberta, realizar o whirlpool e tampar durante o descanso?

Luminos

Well-Known Member
Afiliado
1/4/20
Pode fazer com ela aberta sim. Não esqueça só de ter tudo bem sanitizado. Tenho inúmeros amigos que fizeram tudo certinho mas relaxaram na limpeza (principalmente fermtandor) e, com isso, perderam tudo...

Trops

Well-Known Member
Afiliado
26/11/19
faça sempre aberto pois enquanto o mosto estiver quente vai estar eliminando o DMS por evaporação, ao manter fechado vc diminui esse processo

so certifique-se de tirar do ambiente qlqr objeto que possa cair na panela

Zé_Nascimento

Well-Known Member
Afiliado
24/5/20
Moro num lugar com muito mato e uma vez um inseto bem grande caiu no mosto a menos de 30 graus. Depois disso, sempre que posso eu gosto de usar um pano para cobrir a panela durante o resfriamento, o que evita que qualquer dms que ainda exista volte pra panela junto com gotas de água da condensação.

hmteixeira

Active Member
Afiliado
6/6/16
Olá. Na minha opinião, desde que você tome os cuidados, o ideal é trabalhar sempre destampado, para eliminar DMS. Além disso, tampa fechada sempre entendi que dificulta o resfriamento (retem o calor dentro da panela), aumentando seu tempo para resfriar o mosto.

e.cassaro

Well-Known Member
Afiliado
18/2/20
Sério? Sempre deixei tampada, pq entendo que esse é um momento onde o mosto está numa temperatura altamente suscetível a contaminação... o_O Além do quê teoricamente o DMS já se foi todo na fervura. Até gostaria de deixar destampada pra otimizar o resfriamento, mas acredito mesmo que a exposição à contaminação é muito grande. Como disse o colega, pode vir um besouro, algum mosquito babando atrás do açúcar, ou mesmo micro-organismos viajando pelo ar em partículas de poeira. Será que é paranoia minha?

Edison

Well-Known Member
Afiliado
24/2/15
Se vc faz adição tardia de lúpulos, deixe fechada. Não haverá problema algum e vc não perde os aromas pela evaporação remanescente.

Luminos

Well-Known Member
Afiliado
1/4/20
Se vc faz adição tardia de lúpulos, deixe fechada. Não haverá problema algum e vc não perde os aromas pela evaporação remanescente.
Quer dizer, a rigor as adições tardias são feitas numa temperatura em que já não há volatilização dos óleos dos lúpulos... Portanto poder-se-ia sim deixar a tampa aberta sem ter o risco de perder os aromas.
Aproveitando o ensejo, recomendo a todos o livro "Lúpulo: guia prático para o aroma, amargor e cultivo de lúpulos" de Stan Hieronymus. Muito interessante!

Luminos

Well-Known Member
Afiliado
1/4/20
Sério? Sempre deixei tampada, pq entendo que esse é um momento onde o mosto está numa temperatura altamente suscetível a contaminação... o_O Além do quê teoricamente o DMS já se foi todo na fervura. Até gostaria de deixar destampada pra otimizar o resfriamento, mas acredito mesmo que a exposição à contaminação é muito grande. Como disse o colega, pode vir um besouro, algum mosquito babando atrás do açúcar, ou mesmo micro-organismos viajando pelo ar em partículas de poeira. Será que é paranoia minha?
Faço bateladas de 200l e nunca me aconteceu de ter problemas assim... Claro que não resfrio a panela até a temperatura de fermentação, mas até uns 80ºC (dependendo de cada caso) e transfiro para o fermentador passando por chiller de duplo estágio.
Assim sendo, digo que nunca me aconteceu nenhum problema nesse sentido mas também não garanto que não haverá...

alvarofisica

Well-Known Member
Afiliado
5/11/18
Sempre tampo para evitar que caia alguma coisa já que faço a brassagem em um local aberto.
Nunca tive problemas de DMS nem mesmo quando fervi apenas 20 minutos.

Edison

Well-Known Member
Afiliado
24/2/15
Quer dizer, a rigor as adições tardias são feitas numa temperatura em que já não há volatilização dos óleos dos lúpulos... Portanto poder-se-ia sim deixar a tampa aberta sem ter o risco de perder os aromas.
Aproveitando o ensejo, recomendo a todos o livro "Lúpulo: guia prático para o aroma, amargor e cultivo de lúpulos" de Stan Hieronymus. Muito interessante!

Edison

Well-Known Member
Afiliado
24/2/15
Sugiro, também, a leitura do livro The New IPA do Scott Janish. Vale a pena.

Budha

Well-Known Member
Afiliado
17/10/16
Pessoal já fiz algumas brassagens e uma dúvida vem me perseguindo aqui.
Utilizo o chiller de imersão para resfriamento, durante o processo seria indicado deixar a panela tampada?
Ou posso resfriar com ela aberta, realizar o whirlpool e tampar durante o descanso?
como faço aqui no sítio, acaba fervura, ligo a água tb do chiller e depois do will. ja tampo, ainda tampo um paninho esterelizado... è pra evitar as abelhada que as vezes baixa, e mosquitos como pernilongo, botrachudo etc. hehe

Stirling

Member
Afiliado
21/8/19
Esterilize um copo com mosto e depois deixe uns dias exposto ao tempo para ver o que acontece.

O ar está cheio de esporos de leveduras selvagens, partículas de poeira com bactérias, etc. A panela tem que resfriar fechada!

Toda evaporação de DMS já aconteceu durante a fervura isso não é um problema.