Tabela para carbonatação forçada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

hades1

Doutrinador
Joined
Jun 5, 2013
Messages
67
Reaction score
80
Segue uma planilha que fiz para ajudar na carbonatação forçada das minhas cervejas. A tabela está em graus Celsius e a pressão está tanto em kg/cm2 quanto em PSI.

Hades
 

Attachments

  • Carbonatacao_Forcada.pdf
    145.3 KB · Views: 15,431
hades,

já vi esta tabela em alguns lugares, mas ainda não entendi muito bem como ela funciona.

a temperatura influência na carbonatação da ceva, correto?

eu costumo maturar a cerveja alguns dias/semanas na geladeira (acredito manter uns 5 a 8ºC), depois disso coloco ela no barril e deixo plugado com gás durante uns 15 min umas 5 vezes por dia até o outro dia(umas 10 no total).. também chacoalho o barril pra estabilizar.

pelo visto é errado? começou a carbonatação a 8ºC e depois foi a temperatura ambiente..

eu entendia que a pressão "estabilizada" no manômetro definiria quanto de CO2 a cerveja absorveu.

obrigado.
 
Não cara, a pressão que fica no manômetro não tem a ver com o volume de CO2 que foi absorvido.

Existem várias formas de fazer isso. Essa que tu falou, de colocar uma pressão e sacudir é uma delas, mas ela não é precisa e consistente. Essa tabela serve para tu conseguir colocar a quantidade exata de CO2 no estilo de cerveja que tu está carbonatando.

Tu pode fazer de várias formas. Digamos que tu queria colocar 2,6 volumes de CO2 (bom para a maioria das Ales) e que tu já transferiu pro barril e gelou a tua cerveja para 5 graus C. Com o barril gelado eu costumo fazer uma dessas duas coisas:

1) Se estou com muita pressa eu pego e coloco uma pressão mais alta (tipo 2 kg/cm2 ou 28 psi) e sacudo por uns 5 minutos. Depois eu baixo a pressão para a pressão indicada pela tabela (nesse caso 1 kg/cm2 ou 14 psi) e fico rolando o barril no meu colo até eu não ouvir mais CO2 entrando nele. Aí eu coloco o barril na geladeira e deixo o cilindro conectado e regulado nessa pressão por mais 1 noite para garantir. Isso faz com que tu tenha uma cerveja perfeitamente carbonatada de um dia para o outro.

2) Se eu não tenho nenhuma pressa eu deixo o barril dentro da geladeira a 5C e conecto o CO2 em 1 kg/cm2 ou 14 psi e deixo lá uns 5 ou 6 dias. Aí não precisa sacudir nem nada. Normalmente faço isso com as cervejas que vão para o meu keggerator. Em 1 semana, no máximo, elas estão prontas para beber.

E era isso, mais simples impossível.

Hades
 
Bela tabela. Ferramentas semelhantes podem ser encontradas na internet para quem faz primming. Fazendo uma busca no google por "Primming Calculator" é possível encontrar diversas.

A que me agrada mais é essa, pois permite alterar para litros e graus Celsius: http://kotmf.com/tools/prime.php
 
Amigos,

Acabei de comprar um cilindro de CO2 e demais equipamentos para fazer a carbonatação em kegs, pois não quero mais que minhas cervejas fiquem com aquele resíduo no fundo da garrafa quando se faz a carbonatação por priming. Mas tenho uma dúvida sobre a carbonatação forçada: no caso do priming é necessário considerar a quantidade de CO2 residual na cerveja após a fermentação. Por exemplo, uma Ale fermentada a 20ºC teria 0.85 vol. CO2 dissolvido e para chegar a 2.5 vol. CO2 deveriamos adicionar o priming para fornecer a diferença (1.65 vol. CO2). No caso da carbonatação forçada, não é preciso considerar o CO2 residual? É só conectar o CO2 na pressão desejada de acordo com a tabela para 2.5 vol CO2 e era isso?

Outra pergunta: ainda não comprei uma geladeira ou freezer para resfriar o keg durante a carbonatação. Enquanto isso eu posso fazer a carbonatação na temperatura ambiente (ex. 17ºC) e aumentar a pressão do CO2 para 28 PSI para chegar nos mesmos 2.6 vol CO2 que eu teria carbonatando com temperatura de 5ºC e 14 PSI? Há algum problema ou perigo nisso?

Obrigado!

Rodrigo.
 
Hades, seguindo a tabela, para uma Porter com 1,8 Kg/cm2, gelada a 5°C e conectada e guardada por 5 dias na geladeira, 0,5Kg/cm² seria suficiente?

Grato

Rodrigo
 
Aqui segue outra tabela de carbonatação retirada do How to Brew do Palmer. Esta fornece o conteúdo de CO2 em g/L e a temperatura em graus Celsius, bem simples e de fácil entendimento. A pressão a carbonatar a cerveja deve ser multiplicada por 100 kPa o que corresponde a praticamente 1kgf/cm2 (ou mais precisamente, 1,0197162 kgf/cm2), pois nos manômetros de CO2 geralmente está em essa unidade (kgf/cm2).
 

Attachments

  • Conteúdo de CO2 na cerveja _ Carbonatação.pdf
    43.4 KB · Views: 4,662
Amigos,

Acabei de comprar um cilindro de CO2 e demais equipamentos para fazer a carbonatação em kegs, pois não quero mais que minhas cervejas fiquem com aquele resíduo no fundo da garrafa quando se faz a carbonatação por priming. Mas tenho uma dúvida sobre a carbonatação forçada: no caso do priming é necessário considerar a quantidade de CO2 residual na cerveja após a fermentação. Por exemplo, uma Ale fermentada a 20ºC teria 0.85 vol. CO2 dissolvido e para chegar a 2.5 vol. CO2 deveriamos adicionar o priming para fornecer a diferença (1.65 vol. CO2). No caso da carbonatação forçada, não é preciso considerar o CO2 residual? É só conectar o CO2 na pressão desejada de acordo com a tabela para 2.5 vol CO2 e era isso?

Outra pergunta: ainda não comprei uma geladeira ou freezer para resfriar o keg durante a carbonatação. Enquanto isso eu posso fazer a carbonatação na temperatura ambiente (ex. 17ºC) e aumentar a pressão do CO2 para 28 PSI para chegar nos mesmos 2.6 vol CO2 que eu teria carbonatando com temperatura de 5ºC e 14 PSI? Há algum problema ou perigo nisso?

Obrigado!

Rodrigo.

Quando se faz carbonatação forçada, não importa o volume de CO2 residual, o que importa é o equilíbrio obtido entre a pressão que vc está liberando do cilindro e a pressão interna do barril e isso já considera a pressão residual.

Não há problemas algum em fazer carbonatação em temperatura ambiente, só vai demorar mais para o gás se difundir no líquido e mais pressão será necessária. Ainda assim, a pressão estará abaixo do limite de segurança do barril (geralmente 60psi ou 4,3Kgf/cm2). Só será problema quando seu cilindro estiver com pressão baixa. Neste caso, resfrie o barril ou recarregue o cilindro.
 
Pessoal,
Tinha uma weiss embarrilada e carbonatada com 1.7kgf na temperatura aproximada de 3 graus. Fiz isto e deixei o barril 2 semanas em tempo ambiente. Quando fui utilizar, notei pouca carbonatacao e deixei mais 24hrs a 1.7kgf novamente. Ao tomar, tive uma grande dificuldade em ajustar para evitar o excesso de espuma. Consegui achar a medida com 1.2kgf e o regulador da torneira um pouco acima do meio.
Acho que consegui explicar o processo. Alguém teria alguma palpite de porque tanta espuma?
 
Existe algum problema em carbonatar uma quantidade bem menor do que a capacidade maxima do barril? Tipo carbonatar 15 litros em um barril de 50 litros.
valeu
 
Existe algum problema em carbonatar uma quantidade bem menor do que a capacidade maxima do barril? Tipo carbonatar 15 litros em um barril de 50 litros.
valeu

Não, é até mais fácil. Você só precisa purgar o ar de dentro do barril (preenchendo-o com CO2) antes de transferir a cerveja.
 
Eu tenho dúvidas com as correções de temperatura. Por exemplo, caso eu tenha a cerveja maturada em 5 graus e vá manter nesta temperatura, eu faço o cálculo e aplico a pressão corrigida, neste ponto ok.

Mas no meu caso não tenho como manter o keg o tempo todo na geladeira, então após a carbonatação eu vou armazenar em temperatura ambiente para servir pela chopeira a gelo. Preciso fazer alguma correção? Preciso carbonatar pensando na temperatura que a cerveja está ou na que ficará?

obrigado,
 
Rodrigo, a carbonatação tem a ver com quantidade de CO2 dissolvida, não com a pressão propriamente dita. Uma vez que você colocou a quantidade necessária de gás, mudar a temperatura vai mudar a pressão, mas não a carbonatação (considerando que o barril está cheio).

Na hora de servir, você esquece a tabela e ajusta uma pressão que permita tirar a cerveja sem espumar demais. Quanto maior a serpentina da chopeira, maior será a pressão necessária para empurrar a cerveja através dela.
 
Meu raciocínio é: (posso estar errado, frequentemente estou!)

São duas etapas distintas, a primeira é forçar a incorporação do CO² na cerveja e a segunda a extração.

Na primeira há influência da carga de gás, ou volume de gás colocado para dentro do barril e da temperatura da cerveja. Quanto mais quente estiver, mais desprendido do líquido estará o gás. Assim penso!

Na segunda etapa o gás tem o papel de empurrar a cerveja para fora, ou para dentro do copo!

É isso que eu tento executar.

Att.

Rodrigo T Pereira
Torres/RS

PS: Tem Rodrigo demais neste fórum. Todo tópico tem um post de um Rodrigo diferente.
:drunk:
 
Obrigado!

Agora outra pergunta (acredito que complementar à discussão, caso esteja no lugar errado peço desculpas): quando eu montar um keggerator, vou precisar quebrar a pressão para servir, certo? Caso eu deixe alguns dias sem completar o gás, a pressão interna do barril tenderá a se equalizar, reduzindo a carbonatação. Caso eu queira aumentar novamente a carbonatação terei algum prejuízo com a qualidade da cerveja?

Ou terei que a cada servida (vamos supor que eu tome um copo por dia) quebrar a pressão e depois completar novamente?

Ps: Concordo! Sou a favor de que não houvessem nomes repetidos... hahaha
 
Os problemas vão aumentando à medida que a quantidade de cerveja no barril diminui. Quanto menos cerveja, maior será a perda de carbonatação (como quando você guarda uma garrafa de refrigerante pela metade).

Se com "qualidade da cerveja" você ser refere apenas a off-flavors, provavelmente não haverá nenhum problema em fazer isso. Mas se a carbonatação entrar na equação, então sim, você provavelmente terá uma cerveja flat muito rapidamente quando o nível da cerveja baixar.
 
Digamos que estou com a pressão correta para a carbonatação.

Quando eu for servir, devo aliviar antes a pressão e então colocar uma pressão mais baixa?

E quando eu terminar de beber, devo aumentar a pressão e posso retirar o gás do post mix e armazena-lo?
 
Digamos que estou com a pressão correta para a carbonatação.

Quando eu for servir, devo aliviar antes a pressão e então colocar uma pressão mais baixa?

E quando eu terminar de beber, devo aumentar a pressão e posso retirar o gás do post mix e armazena-lo?


Quando serves da garrafa, alivias a pressão?
Não! Então não é necessário aliviar a pressão do barril se a carbonatação estiver satisfatória, ou seja, CO² corretamente incorporado à cerveja.

Att.

Rodrigo
 
Digamos que estou com a pressão correta para a carbonatação.

Quando eu for servir, devo aliviar antes a pressão e então colocar uma pressão mais baixa?

E quando eu terminar de beber, devo aumentar a pressão e posso retirar o gás do post mix e armazena-lo?

Se você estiver falando de um kegerator, é exatamente isso que você faz.

Conforme mencionei anteriormente, na hora de servir você esquece a pressão usada para carbonatar e ajusta uma pressão que permita tirar a cerveja sem espumar demais.

Essa pressão pode ser maior, menor ou igual à pressão usada para carbonatar. Se for um kegerator, provavelmente será menor. Por outro lado, uma chopeira com serpentina longa provavelmente precisará de mais pressão.
 
putz, se eu não alivar a pressão ... minha torneira deixa vazar ...
 
Pessoal, eu vi em alguns sites americanos que algumas pessoas fazem adaptações no Postmix para carbonatar a cerveja. Essa adaptação nada mais è que por na tampa do Postmix um tubo que fica mergulhado na cerveja para o CO2 borbulhar e aumentar a eficiência da carbonatação.

Pensando com meus botões gostaria de saber se alguem já teria adaptado o CO2 no pin lock/ball lock de liquido de tal forma que o CO2 adicionado seria "entregue" dentro do Postmix no fundo dele e ainda por cima borbulhando a cerveja, o que melhoraria muito a solubilização desse gás nela e pouparia aquela necessidade de agitação do Postmix.

SDS,

Fabiano da Mata
 
Fabiano,

é só engatar o gás na saída(OUT, do líquido) e não na entrada.

Ele entra pelo tubo que vai até o final do post mix.

Sempre faço isso.
 
Bela tabela. Ferramentas semelhantes podem ser encontradas na internet para quem faz primming. Fazendo uma busca no google por "Primming Calculator" é possível encontrar diversas.

A que me agrada mais é essa, pois permite alterar para litros e graus Celsius: http://kotmf.com/tools/prime.php

Perfeito,
estava tendo problema para calcular a quantidade de açúcar para fazer o primming

:mug:
 
Bom dia amigos, me tirem uma duvida nesta tabela temos a temperatura e a pressão dela obtemos a pressão desejada, agora a duvida quanto tempo o gás deve ficar ligado? quantos dias?
Por exemplo estarei maturando carbonatando a cerveja a 0° com pressão de 0,49 para obter 2,38 vol CO2, porem quantos dias a cerveja deve ficar recebendo o CO2?

Caso eu utilize 1,00 kg/cm2 de pressão a 0°C quantos dias preciso para ter os mesmos 2,38 de vol CO2?
 
Pessoal, qual a prática de vcs para purgar o O2 que esta no keg quando adicionamos a cerveja e começamos a carbonatação forçada? Vcs pressurizam ate qual pressão e aliviam quantas vezes para garantir a purga do O2?

A outra pergunta é: alcançada a pressão de equilíbrio da carbonatação, qual a pressão ideal do org num keggerator para que tenhamos uma extração adequada? Vcs mantem o CO2 alinhado no org quando servem ou pressurizar quando necessário? Qual essa pressão de pressurização para extração legal?

SDS,

Fabiano da Mata
 
Dúvida, quanto tempo dura um cilindro de 6kg de co2 pra vocês ?
Ou melhor, pra quantos litros é o suficiente...

Acabei alugando um cilindro de co2, por 120,00 6 meses + carga.
 
Dúvida, quanto tempo dura um cilindro de 6kg de co2 pra vocês ?
Ou melhor, pra quantos litros é o suficiente...

Acabei alugando um cilindro de co2, por 120,00 6 meses + carga.

Alugou o PM onde? R$120 por 6 meses? da mais detalhes ai, hehehe
 
Fabiano,

é só engatar o gás na saída(OUT, do líquido) e não na entrada.

Ele entra pelo tubo que vai até o final do post mix.

Sempre faço isso.

E fazendo isso tu não corre o perigo de entrar líquido pra mangueira de gás ?
Ou tem que deixar sempre aberto antes de desplugar, certo ?
 
Pessoal, qual a prática de vcs para purgar o O2 que esta no keg quando adicionamos a cerveja e começamos a carbonatação forçada? Vcs pressurizam ate qual pressão e aliviam quantas vezes para garantir a purga do O2?

A outra pergunta é: alcançada a pressão de equilíbrio da carbonatação, qual a pressão ideal do keg num keggerator para que tenhamos uma extração adequada? Vcs mantem o CO2 alinhado no keg quando servem ou pressurizar quando necessário? Qual essa pressão de pressurização para extração legal?

SDS,

Fabiano da Mata

Alguém ajuda?
 
Galera, lendo o tópico teve uma dúvida que me interessou mas que acho que não ficou clara para mim.
Por exemplo, carbonatei meu post mix com 20 litros de cerveja, coloco uma pressão para servir, tomamos 10 litros até domingo, posso ao invés de simplesmente guardá-lo assim até sexta, colocar uma pressão de 0,8 kgf/cm2 com objetivo de manter a carbonatação da cerveja? Ou não fará diferença?
 
Galera, lendo o tópico teve uma dúvida que me interessou mas que acho que não ficou clara para mim.
Por exemplo, carbonatei meu post mix com 20 litros de cerveja, coloco uma pressão para servir, tomamos 10 litros até domingo, posso ao invés de simplesmente guardá-lo assim até sexta, colocar uma pressão de 0,8 kgf/cm2 com objetivo de manter a carbonatação da cerveja? Ou não fará diferença?

depende da temperatura que tiver o liquido. Vc deve voltar para a pressao que ele estava estabilizada antes de servir a cerveja, corrigida a temperatura.
 
Ola Srs,

Como faço para reduzir a carbonatação de uma ceva no Barril? Enchi um barril de 10l com uma Weiss, e quando fui servir só saiu espuma. Tive q servir numa jarra e esperar baixar. Retirei a pressão do barril e guardei a temperatura de minha garagem, +/- 15° achando que fosse reduzir a espuma e nada, o que posso fazer?
 
Ola Srs,

Como faço para reduzir a carbonatação de uma ceva no Barril? Enchi um barril de 10l com uma Weiss, e quando fui servir só saiu espuma. Tive q servir numa jarra e esperar baixar. Retirei a pressão do barril e guardei a temperatura de minha garagem, +/- 15° achando que fosse reduzir a espuma e nada, o que posso fazer?

Só aliviando a pressão diversas vezes até que reduza à pressão desejada...

Mas será que ela tá supercarbonatada mesmo ou só ta saindo muita espuma por causa da linha? Como que é teu sistema?
 
Barril Keg inox de 10lts, extratora normal e cilindro de CO2. Um espumaredo só.

Tá mas... a quantos graus ta o barril, quantos metros e qual o diâmetro da mangueira que vai até a torneira? que torneira que é, picnic?
 
Back
Top