1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Técnica para resfriamento resfriamento pós-fervura

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por Mateus Henrique Schmidt, 23/7/18.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 6/12/18 #41

Eliseu

Eliseu

Eliseu

Well-Known Member

Afiliado:
    14/5/14
    Curtidas Recebidas:
    21
    Eu uso bombona de 50 litros para fermentar; a tampa da bombona tem vedação perfeita. Com fermentador "selado", eu quis dizer que uso uma tampa da bombona sem furo fechada. Eu tenho 2 tampas, uma com furo para o air lock e outra perfeita sem furo. Antes de inocular o fermento e até chegar na temperatura que eu eu quero, eu uso essa tampa sem furo.

O whirpool continua eficiente mesmo com o chiller dentro da panela. Para garantir, depois de tirar o chiller, ainda deixo a bomba fazendo o whirlpool por mais uns 3-5 minutos e depois desligo a bomba e deixo mais uns 3-5 minutos em repouso. O cone de trub fica muito bem formado; levo pouco trub pro fermentador (não me importo de levar um pouco de trub... vai decantar tudo no cold crash e, se precisar, a gelatina termina de arrastar o resto).
    Esse esquema de whirpool com chiller de imersão melhora muito a eficiência do resfriamento.

Ingrid e Gustavo Lago curtiram isso.
  2. 7/12/18 #42

Gustavo Lago

Gustavo Lago

Gustavo Lago

Well-Known Member

Afiliado:
    20/11/18
    Curtidas Recebidas:
    28
    Perfeito!
    Vou provar fazer assim na proxima vez. Na minha ultima brassagem consegui baixar para 50c e coloquei em um balde alimenticio que tenho e deixei por umas 5 horas na geladeira. Chegou a 36C e ja era 2 da manha e eu ja nao aguentava mais de sono. Transferi o mosto com uma boa caida pro fermentador, caiu pra 30C e com essa temperatura eu joguei o fermento hidratado, nao podia mais esperar do sono que tinha. Na proxima vez vou deixar de um dia para o outro, o problema dessa vez que brassei de um domingo para uma segunda e nao podia esperar.
    Esta hj no quinto dia de fermentacao e hj tiro uma mostra para ver como anda a densidad, porque a atividade de airlock de essa brassagem foi quase nula mas, airlock nao e densimentro.

Abraco.

3. 10/12/18 #43

marceloneres

marceloneres

marceloneres

Active Member

Afiliado:
    13/5/16
    Curtidas Recebidas:
    3
    Pode indicar o site onde comprou seu equipamento de O2 e o modelo do mesmo?

4. 11/12/18 #44

Patrick Michel de Lima

Patrick Michel de Lima

Patrick Michel de Lima

Member

Afiliado:
    4/8/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Caro Marcelo, utilize azeite de oliva para substituir o O2. A economia vai ser enorme e o efeito será o mesmo. Há um vídeo no youtube da ACervaMS do professor Carlos Carollo o qual cita essa situação. Também há vídeo do Jamal Awadalak explicando a utilização de azeite em substituição ao O2.

5. 13/12/18 #45

fknaesel

fknaesel

fknaesel

Member

Afiliado:
    31/3/18
    Curtidas Recebidas:
    12
    Uma dica pra quem usa água+gelo desde o início ou pré-chiller:
    O importante no resfriamento é a diferença de temperatura entre os dois líquidos (água e mosto).
    Se começar com gelo desde o início a queda inicial de temperatura será grande, porém quando o mosto já estiver ali pelos 40º, o gelo já terá "gasto". É nessa hora que o gelo é mais importante!!! É ali pelos 40º que a queda começa dar aquela estacionada, por causa da pouca diferença de temperatura entre água e mosto. Colocando o gelo a partir dos 40º, você terá uma maior diferença de temperatura entre água e mosto e aproveitará melhor o "poder" da água gelada.

Max André, Ingrid e Gustavo Lago curtiram isso.
  6. 13/12/18 #46

Gustavo Lago

Gustavo Lago

Gustavo Lago

Well-Known Member

Afiliado:
    20/11/18
    Curtidas Recebidas:
    28
    Muito bem observado. É quem pode agregar gelo então nas duas etapas melhor ainda!

7. 14/12/18 #47

Zerofill

Zerofill

Zerofill

Member

Afiliado:
    27/1/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    Eu estou usando assim!
    Um chiller dentro da panela com o mosto, para trocar o valor e, um chiller menor conectado entre a torneira e o chiller principal. Esse "pré-chiller" deixo dentro de um balde com gelo... à medida que o gelo vai se liquefazenso, eu acrescento mais gelo para manter o poder de resfriamento desse pré-chiller.
    Consegui baixar a temperatura do mosto para próximo de 30 graus em menos de 15 minutos, numa passagem de 25 litros.

Outra dica, é usar a água quente que sai do chiller principal para ir amolecendo as sugidades das garrafas. Eu acondiciono as garrafas a serem lavadas numa caixa d'água pequena (200 litros aprox.) É vou enchendo as garrafas com a água quente que saí no início do resfriamento, para já ir aproveitando essa água.

Gustavo Lago curtiu isso.
  8. 17/12/18 #48

Huller

Huller

Huller

Member

Afiliado:
    16/12/18
    Curtidas Recebidas:
    7
    Olha estive lendo e agradeço as idéias, acho que as próximas brejas vão ter mais resultados!!!

9. 17/12/18 #49

Huller

Huller

Huller

Member

Afiliado:
    16/12/18
    Curtidas Recebidas:
    7
    Bom dia ! Pergunto se alguém tem o clone da cerveja pele vermelha, ela é da Backer.. Agradeço!

10. 7/9/19 #50

LAURICIO

LAURICIO

LAURICIO

Member

Afiliado:
    4/9/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Olá pessoal, eu ainda não fiz a minha primeira leva, estou só estudando ainda. Porém, acredito que uma alternativa pra colocar água ainda mais gelada pra dentro do chiller seria adicionar álcool e sal na água do balde com gelo que contém o pré chiller, essa mistura baixa um pouco mais a temperatura da água.

11. 8/9/19 #51

damigol

damigol

damigol

Well-Known Member

Afiliado:
    13/9/17
    Curtidas Recebidas:
    56
    Água gelada ok, mas sal e gelo pode dispensar. Seu gelo vai derreter tão rápido que não vai fazer diferença...

12. 8/9/19 #52

Leandro Gregolin

Leandro Gregolin

Leandro Gregolin

Member

Afiliado:
    8/8/19
    Curtidas Recebidas:
    4
    Dispensar o gelo não... Uso e é muito bom. Derrete rápido no começo, mas obviamente ele ajuda a manter a temperatura da água muito mais baixa Dq se ele não estivesse lá.

13. 8/9/19 #53

rogerpn

rogerpn

rogerpn

Member

Afiliado:
    11/1/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    O gelo é conveniente utilizar apenas quando o mosto estiver com uma temperatura mais baixa, uns ~15C acima da temperatura da água da rede.

1 pessoa curtiu isso.
  14. 8/9/19 #54

Leandro Gregolin

Leandro Gregolin

Leandro Gregolin

Member

Afiliado:
    8/8/19
    Curtidas Recebidas:
    4
    Não necessariamente... Eu preparo o balde com gelo bem antes e a água fica muito gelada. Aí os primeiros 5 min de resfriamento, eu jogo a água quente q sai pelo ralo... Depois disso entra na recirculação e fica ótimo.

15. 8/9/19 #55

damigol

damigol

damigol

Well-Known Member

Afiliado:
    13/9/17
    Curtidas Recebidas:
    56
    Acho que o que o amigo quis dizer é que na primeira parte do resfriamento não vale a pena usar gelo. Na minha experiência faz sentido, porque pra refriar o mosto até 40/50°C com água da rede é bem rápido. Uns 10 minutos talvez. Se você adicionar o gelo abaixo dessa temperatura é mais negócio, porque ele não vai derreter tão rápido e vai te ajudar a conseguir a alcançar teu objetivo que é trazer o mosto para uma temperatura mais baixa,possível reduzindo a temperatura da água da rede no momento que você mais precisa (no fim do resfriamento e não no início)....

Gustavo Lago e (deletar usuário) curtiram isso.
  16. 8/9/19 #56

Leandro Gregolin

Leandro Gregolin

Leandro Gregolin

Member

Afiliado:
    8/8/19
    Curtidas Recebidas:
    4
    Cara, eu entendi isso... mas o resfriamento do mosto se dá por troca de temperatura, e aí é uma questão física... se vc entrar com água a -5 graus e água a +15 graus, o resultado não vai ser o mesmo... por mais q o resfriamento inicial é rápido com água de rede, com água gelada será ainda maior... estou contestando o fato de "não fazer diferença"... faz sim... no meu caso q tenho um chiller de 7m, faz diferença começar o resfriamento ainda mais rápido, entendeu? Se mudar para um de 15m, esse ganho inicial pode ser desprezível.
    Acho q tem casos e casos, só isso q estou falando.

Felipe Bomfim e Gustavo Lago curtiram isso.
  17. 10/9/19 às 15:24 #57

Gustavo Lago

Gustavo Lago

Gustavo Lago

Well-Known Member

Afiliado:
    20/11/18
    Curtidas Recebidas:
    28
    Acho que se vc tem uma quantidad de gelo limitada, deixe pra usar para baixar a temperatura dos 40C para baixo, porque com agua de rede vc consegue baixar a temp facil, debaixo dos 40c que fica mais dificil. Se vc tem uma boa disponibilidade de gelo use desde o comeco e depois volte a agregar uma vez que esteja derretido.

Felipe Bomfim curtiu isso.
  18. 11/9/19 às 19:15 #58

rogerpn

rogerpn

rogerpn

Member

Afiliado:
    11/1/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    Exato. Nessa primeira parte do resfriamento, o importante mesmo é manter a vazão da água da rede elevada o suficiente. Quando a temperatura do mosto estiver uns ~15C ou ~20C acima da água da rede, convém utilizar todo o gelo disponível, diminuindo então a vazão da água da rede. Assim as trocas de energia por calor são potencializadas, considerando recursos limitados.

19. 16/9/19 às 01:32 #59

LAURICIO

LAURICIO

LAURICIO

Member

Afiliado:
    4/9/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Ainda não fiz minha primeira leva, essa semana terminei algumas instalações hidráulicas que faltavam no meu salão de festas e organizei os equipamentos pra fabricação que chegaram no meio da semana. Abaixo fotos do sistema que pretendo usar pra resfriar o mosto, como moro num sobrado, então a parte da moradia fica em cima e em baixo a garagem e o salão de festas, então aproveitei o terraço nos fundos e comprei um baldão de 97 litros, instalei uma torneira de jardim, aproveitei uma mangueira que sobrou da obra pra bater nível e aproveitei a gravidade pra escoar a água do baldão no terraço pra baixo no meu salão de festas, conectei a mangueira no chiller e do chiller pra pia. Vou colocar bastante gelo no baldão e já mandar água gelada de primeira pra dentro do chiller. Vou começar com um equipamento pra 20l e depois se a coisa der certo pretendo adquirir equipamento pra 60 l e de repente vou até captar a água da chuva do telhado pra uma caixa dágua de 250 l que pretendo instalar no fundo do lote um pouco acima do nível dos equipamentos pra escoar por gravidade. Acabei de testar o sistema e funciona perfeitamente.

Arquivos Anexados:

20. 16/9/19 às 13:37 #60

Gustavo Lago

Gustavo Lago

Gustavo Lago

Well-Known Member

Afiliado:
    20/11/18
    Curtidas Recebidas:
    28
    Lauricio,
    Amigo, show de bola! Para 20 litros funciona primera. Eu diria que para 20 litros vc poderia ate colocar a panala com o mosto quente dentro de outro recipiente cheio de agua com gelo, tipo um banho maria. Para 20 litros essa manera tambem funciona bem, caso algum dia seu sistema de problema. Digo isso pq sempre algum sistema da problema. Abraco e boa sorte.

Compartilhe esta Página