1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Técnica para resfriamento resfriamento pós-fervura

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por Mateus Henrique Schmidt, 23/7/18.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 23/7/18 #1

Mateus Henrique Schmidt

Mateus Henrique Schmidt

Mateus Henrique Schmidt

New Member

Afiliado:
    21/7/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    Boa tarde prezados, gostaria de uma opinião dos mais entendidos sobre uma técnica de resfriamento. Estou na minha sexta brassagem e sempre utilizei a técnica de resfriamento com dois chillers, um pré-chiller de alumínio imerso em gelo e o chiller de cobre imerso no mosto. Porém, como comecei a fazer brassagens de 40 litros, estou com problemas no resfriamento, pois demoro cerca de 40 minutos para conseguir chegar a uma T de 26°C, pensei então em utilizar o meu chiller de cobre imerso em uma panela com água gelada e passar o mosto dentro do chiller, gostaria da opinião de vocês, será que vai funcionar? É recomendável usar esta técnica? Agradeço a atenção.

2. 23/7/18 #2

MLiborio

MLiborio

MLiborio

Well-Known Member

Afiliado:
    21/3/16
    Curtidas Recebidas:
    12
    Acho que até pode funcionar, mas não seria melhor partir logo pra um contra fluxo ou de placas?
    Eu manteria o pré chiller pra passar a água e usaria um contra fluxo.

3. 23/7/18 #3

Mateus Henrique Schmidt

Mateus Henrique Schmidt

Mateus Henrique Schmidt

New Member

Afiliado:
    21/7/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    Obrigado pelas dicas amigo. Perguntei isso em função de eu ter este equipamento disponível, e achei que seria um pouco mais eficiente desta forma do que imergir o chiler diretamente no mosto.

4. 24/7/18 #4

JoaoJuliano

JoaoJuliano

JoaoJuliano

Well-Known Member

Afiliado:
    25/11/16
    Curtidas Recebidas:
    34
    Acho que não será muito eficiente, pois a água dessa panela certamente esquentaria muito rápido. Acho que o ideal seria comprar um chiller de imersão maior ou partir pra outro método, como contra-fluxo ou placas mesmo.

5. 24/7/18 #5

Caramba

Caramba

Caramba

Well-Known Member

Afiliado:
    13/4/16
    Curtidas Recebidas:
    18
    Já que você tem 2 chillers.... o que já vi gente fazendo com sucesso desta forma:

Passa pelos 2 chillers
    O primeiro num balde com água...
    O segundo num balde com gelo.

Só que pra resfriar com sucesso precisava 2 coisas:
    O gelo sendo reposto constantemente
    Água corrente no primeiro balde... Uma mangueira colocada no fundo do balde, presa em baixo do chiller... repondo água em temperatura ambiente e fazendo transbordar a água que esquentava

6. 24/7/18 #6

JuniorBolzani

JuniorBolzani

JuniorBolzani

Well-Known Member

Afiliado:
    15/12/16
    Curtidas Recebidas:
    186
    Cara, pra vc aumentar sua eficiência de resfriamento de uma forma espetacular com chiller de imersão basta vc fazer, no monento em que a água mais fria está passando no chiller, um lento e longo whirlpool (de uns 10 min), colocando a colher na parte de dentro do chillher e fazendo o mosto circular lentamente em contato máximo com o chiller passando água. Guardei meu chiller de contra-fluxo por tempo indeterminado.

7. 24/7/18 #7

FelGuara

FelGuara

FelGuara

Well-Known Member

Afiliado:
    18/4/17
    Curtidas Recebidas:
    52
    Faço assim. realmente a temperatura despenca. Uso um chiler apenas, porém de 5/8.
    Enquanto a temperatura está maior que 70ºC não me preocupo muito, mas depois que baixa, vc não fica com receio de contaminação?

8. 24/7/18 #8

FelGuara

FelGuara

FelGuara

Well-Known Member

Afiliado:
    18/4/17
    Curtidas Recebidas:
    52
    Cara, estou nesses últimos dias pesquisando sobre essa questão do resfriamento do mosto, a velocidade e suas implicações. Justamente pq estou em dúvida depois que comecei a fazer adição de lúpulo para aroma a 75ºC. Ou seja. Eu interrompo o resfriamento por 10 minutos e depois volto abrir a água do chiler.
    Sempre tive como "certo" que um resfriamento rápido, abrupto, determinaria uma cerva sem turbidez, e, principalmente, sem o chill haze. Estudando, parece que não é bem assim.
    Pelo o que li a principal função do resfriamento rápido é economia de tempo, facilidade na inoculação (diminuindo também a chance de contaminação), e manutenção dos níveis de isomerização dos alfa-ácidos do lúpulo (amargor). A não-re-solubilização das proteínas responsáveis pelo chill haze (que precipitaram durante a fervura) e mais precipitação pela queda de temperatura, sempre é citada com algo secundário nesse processo. @JuniorBolzani, é isso?

9. 24/7/18 #9

Hamilcar

Hamilcar

Hamilcar

Well-Known Member

Afiliado:
    21/6/17
    Curtidas Recebidas:
    14
    Utilizo um chiller de contra-fluxo que eu mesmo fiz, uma mangueira de 3/4 cristal e por dentro tubo de 3/8, 15 metros. Depois que comecei a gelar a água vejo que consegui diminuir muito o tempo e deixar o mosto em uma temperatura bem legal e com um gasto de menos água, gasto mais ou menos 1 litro de água para 1 litro de mosto resfriado a uma temperatura de mais ou menos 20ºc, se quiser o mosto mais frio gasta um pouquinho mais de água, mas dá pra gelar, gasto em média uns 20 minutos depois que começo a resfriar 50 litros de mosto.

10. 24/7/18 #10

JuniorBolzani

JuniorBolzani

JuniorBolzani

Well-Known Member

Afiliado:
    15/12/16
    Curtidas Recebidas:
    186
    Não fico. A colher que uso para essa tarefa é de aço inox com acabamento sanitário. Deixo ela mergulhada numa solução de iodo ou peracético durante um bom tempo antes de usa-la, é suficiente.

1 pessoa curtiu isso.
  11. 25/7/18 #11

Eliseu

Eliseu

Eliseu

Well-Known Member

Afiliado:
    14/5/14
    Curtidas Recebidas:
    21
    A solução que uso hoje, estou satisfeito e recomendo, é um meio termo entre o "no-chill" e o resfriamento com chiller de imersão.

Eu também faço levas de 40 litros e uso chiller de imersão (aço-inox), com um pré-chiller (alumínio) num balde com água gelada e gelo. Faço whirlpool constante durante o resfriamento com uma bomba.
    Porém, achei que estava gastando muita água e, como o mundo já está uma merda, pensei na sustentabilidade. Tentei recircular a água de resfriamento com uma bombinha de máquina de lavar, mas não achei o resultado muito satisfatório. Li sobre o "no-chill" dos australianos, considerei os prós e contras; resolvi fazer um meio termo e estou muito satisfeito com o resultado.

Agora, continuo usando o chiller de imersão, com whirpool constante, para baixar a temperatura até mais ou menos uns 50 graus, o que acontece bem rápido. Depois disso, mando o mosto para o fermentador (bem sanitizado!) e coloco na geladeira, programando o termostato para a temperatura que quero inocular o fermento (cerca de 2 graus abaixo da temperatura inicial de fermentação). Faço a inoculação do fermento só no dia seguinte pela manhã, com a temperatura perfeita.
    Já adianto que nunca tive problema de contaminação. Sanitizo muito bem o fermentador e deixo ele selado. Só coloco a tampa furada com o air-lock depois de inocular o fermento.

Usando o chiller de imersão você baixa rapidamente a temperatura de todo o mosto para um patamar que favorece o cold break (e reduz o potencial de chill haze) e encerra a isomerização dos a.a. Isso resolve o que vejo com um dos principais problemas da técnica de no-chill.
    O que mais demora no resfriamento seria levar a temperatura de 50 graus para a temperatura ideal de inoculação; aí a geladeira resolve isso sem que você gaste mais água.

Muita gente gosta e recomenda chiller de placas ou contra-fluxo, mas eu nunca pensei em usar por causa da dificuldade de limpeza/sanitização e porque acho que, dependendo do seu equipamento e da forma como você usa esses chillers, você acaba mantendo parte do mosto quente por mais tempo.

Última edição: 25/7/18
  12. 25/7/18 #12

Mateus Henrique Schmidt

Mateus Henrique Schmidt

Mateus Henrique Schmidt

New Member

Afiliado:
    21/7/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    Agradeço a todos por sua contribuição. Achei a ideia do Eliseu muito interessante, irei brassar uma leva neste final de semana, e irei utilizar essa técnica de "no-chill" citada e meu chiller de imersão.

13. 25/7/18 #13

mestrekame

mestrekame

mestrekame

Well-Known Member

Afiliado:
    2/2/18
    Curtidas Recebidas:
    11

Uma dúvida Eliseu. Como você faz para oxigenar o mosto depois que ele esfriou? Bomba de aquário? Porque, acredito eu que você não esteja oxigenando a 50°C .
    Acredito que essa alternativa seja bem interessante para aproveitar o mosto para fazer um starter.

14. 25/7/18 #14

Silvio Costa

Silvio Costa

Silvio Costa

Member

Afiliado:
    25/7/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    Já tinha pensado em algo semelhante, mas da forma que pensei eu já levaria o mosto diretamente para a geladeira após a fervura, essa ideia do 1/2 no chill é legal, na teoria, acho que na próxima brasagem tentarei ela na pratica. Ótima ideia Eliseu.

1 pessoa curtiu isso.
  15. 25/7/18 #15

Eliseu

Eliseu

Eliseu

Well-Known Member

Afiliado:
    14/5/14
    Curtidas Recebidas:
    21
    Minha oxigenação é só por queda mesmo. E a temperatura continua caindo no processo... quando coloco na geladeira, já costuma estar por volta de 40. Jogo o mosto com uma bomba para o fermentador. O mosto cai com certa violência no fermentador e gera um bocado de espuma. Depois fecho o fermentador e deixo chegar na temperatura alvo até o dia seguinte, quando inoculo o fermento. Acredito que essa oxigenação tem sido suficiente, pois minhas fermentações sempre correram bem. Tenho costume de usar fermentos secos, devidamente hidratados (com água apenas) antes do uso.

Acho que a preocupação com oxigenação extra deve rolar só para os casos de cerveja com OG muito alta ou para quando se usa um fermento mais sofrido (reaproveitado ou propagado a partir de uma quantidade inicial muito pequena).

Última edição: 25/7/18
  16. 25/7/18 #16

bruno12345

bruno12345

bruno12345

Well-Known Member

Afiliado:
    5/6/16
    Curtidas Recebidas:
    121
    A ultima cerveja q fiz eu resfriei ate 40ºC e mandei pro fermentador sem fazer espuma (mangueira no fundo do fermentador soltando o liquido de leve), pois fazer splash em temperaturas maiores que 25ºC aceleram o processo de oxidação da cerveja (John Palmer fala isso no How to Brew). Depois ponho o fermentador na geladeira e deixo baixar até 2ºC abaixo da temperatura de fermentação. Então eu oxigeno o mosto com uma bomba de ar por uns 3 minutos e depois inoculo a levedura. Mas não curto muito a ideia de utilizar a bomba de ar. Estou pensando em colocar azeite de oliva ao invés de oxigenar o mosto.
    Igual esse video aqui:

17. 26/7/18 #17

Sidnei

Sidnei

Sidnei

Well-Known Member

Afiliado:
    7/3/16
    Curtidas Recebidas:
    13
    Eu já havia visto sobre a adição do azeite, mas tenho certo receio pois como o azeite é colocado no fermentador ou no erlenmeyer, não sei se existe o risco de contaminação visto que o azeite não está "esterilizado".

18. 26/7/18 #18

bruno12345

bruno12345

bruno12345

Well-Known Member

Afiliado:
    5/6/16
    Curtidas Recebidas:
    121
    Sei la... vou tentar pra ver...

19. 26/7/18 #19

JuniorBolzani

JuniorBolzani

JuniorBolzani

Well-Known Member

Afiliado:
    15/12/16
    Curtidas Recebidas:
    186
    O processo de utilizar uma bomba de ar para inocular AR ATMOSFÉRICO no mosto não é uma oxigenação propriamente dita mas sim uma AERAÇÃO, visto que o ar atmosférico é composto por outros gases além do O2, como nitrogênio e hidrogênio. 3 minutos de Aeração do mosto com bomba de aquário é insuficiente para oxigenar o mosto a níveis exigidos para uma fermentação saudável (8~12 ppm de O2) quando se trata de leveduras líquidas, já para as secas a oxigenação não é extremamente crítica, podendo ser simplesmente feita por splash (não é o ideal, mas funciona bem). Aeração com bomba de aquário costuma durar cerca de 20~40 min para atingir 6~8 ppm de O2 no mosto.

Eu fui mais a fundo e comprei logo um cilindro de O2 puro e uma pedra difusora de 0,5 micrans. Para 20L de mosto basta uma oxigenação de 1 L/min durante 1 min. Na minha opinião, para o meu caso que faço várias brassagens de 20L, valeu muitíssimo a pena o investimento.

20. 26/7/18 #20

Eliseu

Eliseu

Eliseu

Well-Known Member

Afiliado:
    14/5/14
    Curtidas Recebidas:
    21
    Essa questão da oxidação a quente é controversa. Apesar de o Palmer, entre outros, realmente falar o que você mencionou, há quem diga que não é necessário se preocupar com oxidação a quente, pois não resulta em problemas perceptíveis na cerveja artesanal (nunca li da fonte original, mas li alguns textos dizendo que o Charles Bamforth, professor universitário americano respeitado no mundo da cerveja, defende esse ponto de vista).

A experiência do link abaixo é muito interessante. Eles fizeram exatamente a mesma receita, com o mesmo processo, variando apenas a exposição ao oxigênio na fase quente; em uma fez tudo para evitar, na outra, fez tudo para expor. Não constatou diferenças na cerveja que ele fez forçando ao máximo os parâmetros que gerariam oxidação a quente. Mesmo com o passar do tempo, continuou não encontrando diferenças sensoriais.
    http://brulosophy.com/2014/11/18/is-hot-side-aeration-fact-or-fiction-exbeeriment-results/

Nunca fiz o mesmo experimento, mas até pouco tempo atrás eu resfriava até uns 25 antes de levar para o fermentador fazendo splash e não notei a ocorrência de off flavors nas cervejas depois que passei a fazer a mesma coisa a 40-50 graus. Não sei se depois de vários meses de guarda essas diferenças possam vir a aparecer (a cerveja mais antiga que fiz com esse processo tem 3 meses e ainda está ótima no meu kegerator).

Em suma, baseado na minha própria experiência e em alguns textos que li, para cervejas feitas em casa, a oxidação a quente não é um problema a ser considerado. Se for fácil evitar, vale a pena. Se não for, não se preocupe muito.

Por que não curte? Eu tenho uma bombinha, mas nunca usei. Como estou para começar a usar fermento líquido propagado, estava pensando em começar a usar a bombinha para aerar. Mais uma coisa, acho que só 3 minutos de aeração com a bomba não seriam suficientes... teria que ser mais.

No vídeo do Jamal ele diz que o azeite resolve parte da necessidade de oxigênio, mas não toda. O azeite resolve a parte dos ácidos graxos, mas o fermento ainda precisa de O2 para os esteróis.
    EDIT: Para geração de esteróis o fermento necessita de menos O2 do que para gerar os ácidos graxos. Assim, parece que uma aeração simples resolveria a parte dos esteróis e o azeite resolve a dos ácidos graxos. Então, o ideal é combinar o azeite com uma aeração.

Última edição: 26/7/18

Compartilhe esta Página