Suporte para escorrer grainbag e filtro p/ mosto antes de ir p/ balde fermentador

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por Cassio.pg, 5/9/18.

1. 5/9/18 #1

Cassio.pg

Cassio.pg

Cassio.pg

New Member

Afiliado:
    14/5/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Ola, estou com duas dúvidas sobre melhorias no processo da brassagem, segue:

1-O que eu poderia utilizar para suspender o grainbag? eu utilizava um escorredor de massa em outro balde, mas era muito pequeno para o saco, perdia muito mosto.
    Pensei em usar aquela peneiras de fubá, o que acham?

2-Achei que veio muito trub para o balde fermentador, o que eu poderia usar para diminuir mais ainda este trub?
    Pensei naquelas peneiras cônicas de metal ou uma meia calça, o que acham?

Valeu, abraço!

Tiago Antonio e Leonardo Mantoani curtiram isso.
  2. 5/9/18 #2

Cleverson de Geus Martins

Member

Afiliado:
    17/7/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Boa tarde.

Até hoje fiz 3 brassagens somente, e senti essa dificuldade já na primeira, eu comprei uma peneira para feijão de 50 cm, com arco de madeira e tela de aço, como a minha panela é de 45 cm, ela fica em cima da panela, e sobrando um pouquinho de cada lado, e largo o bag em cima, enquanto isso já ligo o fogo novamente para começar a fervura, enquanto isso faço a lavagem dos grãos ou mash-out se for preciso, e quando ferve o mosto normalmente já está bem escorrido. Fiz a ultima brassagem assim, e deu muito certo.

Depois de resfriado o mosto, quando vou levar par ao balde fermentador, uso um saco para lúpulo na ponta da mangueira, que é de mesmo matéria do grain bag, e segura bastante coisa do final da transferência da panela para o fermentador, mas a grande sacada é fazer o whirpool, e deixar pelo menos 15 minutos descansar.

Comigo está funcionando bem assim, esse final de semana quero fazer duas brassagens, e vou utilizar de novo esse método que achei muito eficiente.

Espero que te ajude.

Arquivos Anexados:

Cassio.pg curtiu isso.
  3. 6/9/18 #3

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    469
    Eu resolvi o problema de outra forma.

Desisti de escorrer muito o bag e ajustei a receita para aumentar a água e os grãos, uso uma panela maior e não faço a a lavagem. tem um aumento de custos mínimo e reduz muito o trabalho. ;D

Leonardo Mantoani e Cassio.pg curtiram isso.
  4. 8/9/18 #4

JuniorBolzani

JuniorBolzani

JuniorBolzani

Well-Known Member

Afiliado:
    15/12/16
    Curtidas Recebidas:
    172
    Também sou a favor de quando usar o método BIAB ir pela via da simplificação. Sem lavagem. Tira o bag, escorre o mínimo e toca pra fervura.

5. 14/9/18 #5

Cassio.pg

Cassio.pg

Cassio.pg

New Member

Afiliado:
    14/5/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Existe a possibilidade da cerveja ficar com gosto metálico por utilizar a tela de metal como suporte para o grainbag?

6. 14/9/18 #6

Member

Afiliado:
    17/7/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Não notei diferença nenhuma na que utilizei.

7. 18/9/18 #7

Leonardo Mantoani

Leonardo Mantoani

Leonardo Mantoani

Member

Afiliado:
    16/9/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    provavelmente o metal é alumínio, sanitizando com muita atenção, creio que não haja problemas de ''gosto''.

Cassio.pg curtiu isso.
  8. 21/9/18 às 19:53 #8

Tiago Antonio

Tiago Antonio

Tiago Antonio

New Member

Afiliado:
    22/8/18
    Curtidas Recebidas:
    3

Cassio.pg, antes eu fazia como você, utilizava o escorredor de macarrão em outro balde mas fazia aquela lambança.

Nas minhas 2 ultimas brassagens comecei fazer o seguinte, finalizado a mostura, deixo o mosto saindo pela torneira com o auxilio de uma mangueira e caindo pro balde fermentador, vou fazendo a lavagem do mosto com o saco de voal dentro da panela ainda, finalizado a lavagem dos grãos e com o mosto todo escorrido da panela para o balde fermentador, retiro o saco de voal que esta praticamente seco e muito mais leve e coloco todo mosto do balde para a panela e parto para fervura.

Achei desse jeito mais pratico de fazer minhas levas de 20 litros, acho que até daria para fazer levas maiores com o BIAB desse jeito, espero ter ajudado.

Abraços!!!

Cassio.pg e Leonardo Mantoani curtiram isso.
  9. 21/9/18 às 20:52 #9

Leonardo Mantoani

Leonardo Mantoani

Leonardo Mantoani

Member

Afiliado:
    16/9/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    interessante, sabe que já tinha pensado nisso mas nunca fiz.

depois que você volta o mosto pra panela, adiciona mais quantos litros d'água pra iniciar a fervura?

Cassio.pg e Tiago Antonio curtiram isso.
  10. 21/9/18 às 21:05 #10

Tiago Antonio

Tiago Antonio

Tiago Antonio

New Member

Afiliado:
    22/8/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    Leonardo, sempre coloco 20 litros de água na mostura, e aqueço de 10 a 11 litros de água em outra panela para lavagem dos grãos, quando eu transfego o mosto pro fermentador e vou fazendo a lavagem dos grãos em seguida, jogo o mosto para a panela isso é o suficiente para atingir os exatos 27.200 litros para fervura na minha panela.

Você tem que verificar a capacidade da sua panela para poder adaptar-se a ela.

Leonardo Mantoani curtiu isso.

Compartilhe esta Página