Sulfato de cálcio P.A. - Dúvida PPM metais pesado.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ricardo84

New Member
Joined
Mar 16, 2018
Messages
3
Reaction score
0
Olá, cervejeiros. Tudo bem?

Eu sempre compro os saís para ajuste da água, P.A ACS/USP. Porém, nessa última compra, por falta de atenção comprei Sulfato de Cálcio P.A. Sendo o mesmo, com uma taxa de metais pesado de 5ppm. Percebi há poucos dias, onde já consumi a metade da leva de IPA que eu fiz.

O ajuste da água para IPA, vai bastante desse sal. Será que essa quantidade de metais pesados pode trazer algum risco à saúde?

Ou a quantidade de sulfato de cálcio, em relação a quantidade de água torna minimo a presença dos metais, sendo assim não prejudicial.


Obrigado,
Ricardo Nogueira.
 
Olá, cervejeiros. Tudo bem?

Eu sempre compro os saís para ajuste da água, P.A ACS/USP. Porém, nessa última compra, por falta de atenção comprei Sulfato de Cálcio P.A. Sendo o mesmo, com uma taxa de metais pesado de 5ppm. Percebi há poucos dias, onde já consumi a metade da leva de IPA que eu fiz.

O ajuste da água para IPA, vai bastante desse sal. Será que essa quantidade de metais pesado pode trazer algum risco à saúde?

Ou a quantidade de sulfato de cálcio, em relação a quantidade de água torna minimo a presença dos metais, sendo assim não prejudicial.


Obrigado,
Ricardo Nogueira.

Oi Ricardo,

Sim, a diluição na leva toda vai reduzir bastante esse valor. Eu não diria que existe nível mínimo seguro, o melhor seria não ter nada certamente.

Mas ao mesmo tempo eu diria pra vc não ficar preocupado por essa leva e pelo que já bebeu.

Sei que a levedura é capaz de complexar e absorver uma boa quantidade de vários metais, através de alguns artigos que li... isso reduz praticamente a zero níveis de alguns metais dissolvidos. Não sei/não lembro se vale pra todos ou pra quais metais pesados, seria o caso de fazer uma nova leitura.

Abraço
 
Oi Ricardo,

Sim, a diluição na leva toda vai reduzir bastante esse valor. Eu não diria que existe nível mínimo seguro, o melhor seria não ter nada certamente.

Mas ao mesmo tempo eu diria pra vc não ficar preocupado por essa leva e pelo que já bebeu.

Sei que a levedura é capaz de complexar e absorver uma boa quantidade de vários metais, através de alguns artigos que li... isso reduz praticamente a zero níveis de alguns metais dissolvidos. Não sei/não lembro se vale pra todos ou pra quais metais pesados, seria o caso de fazer uma nova leitura.

Abraço

Olá, Tiago.

Obrigado pela explicação. Agora eu posso voltar a consumir minha leva sem culpa.

Eu compro pote de 500g em um laboratório, com validade de 4 anos. Acho que vou descartar esse sal e comprar outro.


Obrigado.
 
Prezados
Tenho bastante experiência na produção de gesso e estou me propondo a fornecer SULFATO DE CALCIO ANIDRO OU HIDRATADO DE ALTA PUREZA, partindo da utilização de gipsita selecionada, e produzido em uma planta totalmente monitorada e em forno elétrico de aço inox. Cada lote produzido será amostrado e ensaiado no ITEP - Instituto de Tecnologia de Pernambuco com a determinação dos componentes inclusive dos metais pesados.
Quem tiver interesse em adquirir ou puder me ajudar na comercialização desse produto ficarei muito agradecido.
Podem me conectar pelo e-mail [email protected] ou [email protected] ou pelo telefone 041 81 9 9846 8588.
 
Fui comprar sais para correçao de água e fiquei com essa dúvida... afinal qual grau usar pra cerveja PA ou USP sendo que este ultimo se diz alimentício? Muitos amigos cervejeiros usam o PA normalmente mas fiquei com essa questão? Alguém sabe esclarecer isso de forma definitiva ou tanto faz mesmo? Grato
 
Back
Top