Sulfato de cálcio P.A. - Dúvida PPM metais pesado.

Discussão em 'Brew Science' iniciado por Ricardo84, 15/4/18.

1. 15/4/18 #1

Ricardo84

Ricardo84

Ricardo84

New Member

Afiliado:
    16/3/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Olá, cervejeiros. Tudo bem?

Eu sempre compro os saís para ajuste da água, P.A ACS/USP. Porém, nessa última compra, por falta de atenção comprei Sulfato de Cálcio P.A. Sendo o mesmo, com uma taxa de metais pesado de 5ppm. Percebi há poucos dias, onde já consumi a metade da leva de IPA que eu fiz.

O ajuste da água para IPA, vai bastante desse sal. Será que essa quantidade de metais pesados pode trazer algum risco à saúde?

Ou a quantidade de sulfato de cálcio, em relação a quantidade de água torna minimo a presença dos metais, sendo assim não prejudicial.

Obrigado,
    Ricardo Nogueira.

2. 16/4/18 #2

Tiago

Tiago

Tiago

Moderator Moderador

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,261
    Oi Ricardo,

Sim, a diluição na leva toda vai reduzir bastante esse valor. Eu não diria que existe nível mínimo seguro, o melhor seria não ter nada certamente.

Mas ao mesmo tempo eu diria pra vc não ficar preocupado por essa leva e pelo que já bebeu.

Sei que a levedura é capaz de complexar e absorver uma boa quantidade de vários metais, através de alguns artigos que li... isso reduz praticamente a zero níveis de alguns metais dissolvidos. Não sei/não lembro se vale pra todos ou pra quais metais pesados, seria o caso de fazer uma nova leitura.

Abraço

Ricardo84 curtiu isso.
  3. 17/4/18 #3

Ricardo84

Ricardo84

Ricardo84

New Member

Afiliado:
    16/3/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Olá, Tiago.

Obrigado pela explicação. Agora eu posso voltar a consumir minha leva sem culpa.

Eu compro pote de 500g em um laboratório, com validade de 4 anos. Acho que vou descartar esse sal e comprar outro.

Obrigado.

4. 22/6/18 #4

Luciano Peres

Luciano Peres

Luciano Peres

New Member

Afiliado:
    22/6/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Prezados
    Tenho bastante experiência na produção de gesso e estou me propondo a fornecer SULFATO DE CALCIO ANIDRO OU HIDRATADO DE ALTA PUREZA, partindo da utilização de gipsita selecionada, e produzido em uma planta totalmente monitorada e em forno elétrico de aço inox. Cada lote produzido será amostrado e ensaiado no ITEP - Instituto de Tecnologia de Pernambuco com a determinação dos componentes inclusive dos metais pesados.
    Quem tiver interesse em adquirir ou puder me ajudar na comercialização desse produto ficarei muito agradecido.
    Podem me conectar pelo e-mail lucgesso@gmail.com ou lucianoperes@itep.br ou pelo telefone 041 81 9 9846 8588.

Compartilhe esta Página