Sua Primeira Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dericeira

Well-Known Member
Joined
Aug 27, 2013
Messages
122
Reaction score
16
Como foi sua primeira brassagem?
DSC_2903_blog1.jpg

Compartilhe aqui como foi, qual foi a cerveja, quais foram os principais erros cometidos, o que você mudaria, como ficou o resultado final, etc.
Para discutirmos e também para ajudar os iniciantes a não cometerem tais erros.

Lista:
  1. dericeira (Belgian Strong Pale Ale)
  2. NizaorJr (Blonde Ale)
  3. Tiago (IPA)
  4. drelimainacio (Blond Ale)

OBS: À medida que postarem, irei atualizando este tópico.
 
Continuando (lista):

5. Renan (IPA)








----------------------------------------------

Bom, vou relatar aqui sobre como foi minha primeira brassagem, feita no último sábado (28/09), foi uma Belgian Strong Pale Ale, compramos o kit "Duvel" do cervejando.com, que vem com a mistura de malte (all grain), vem mais ou menos 4kg, lupulo amargor (25g) e o fermento.

Começamos umas 15:30 e terminamos umas 22:00.

Brassagem
Colocamos 13 Litros na panela, e aumentamos a temperatura até 67 graus, achei que foi até rapido, visto que estavamos usando um fogão convencional.
Deixamos mais ou menos 70 minutos, depois fizemos o mashout a 10 minutos.
A filtragem foi feita com um filtro bazooka, depois de feita toda filtragem, fizemos a lavagem com +- 20 litros de água a 70°.

Fervura
Demorou uns 40 minutos pros 25 litros de mosto irem a 100 °C :( .. Colocamos o lúpulo e tudo bem.

Resfriamento
Utilizei um chiller de alumínio de 5 metros. Demorou uns 30-40 minutos pro mosto ficar em temperatura ambiente. Percebi que se deixar o chiller parado, a água começa a sair na mesma temperatura que entrou, mas se tu ficar mexendo ele, é bem mais rapido, e tu vê logo que a água sai mais quente. Por isso a gente ficou mexendo a cada 4 minutos poraí.

Fermentação
1 hora antes de começar a brassagem, instalei o Tic 17 no meu freezer, e funcionou perfeitamente. Deixei fermentando a 20 °C, só que ta tendo umas variações, de 17 a 21 ° C. Nas instruções do fermento, diz que a temperatura ideal dele é 14°C a 21°C. Então acho que aqui ta tudo bem. Essa variação pequena pode ser prejudicial? O sensor não ta colado no balde, ta solto, em contato apenas com o ar.

Enfim, 12 horas depois já tava borbulhando muito. Hoje, fiz uma prova hoje (2 dias de fermentação) e já da pra sentir gosto de alcool, e acho que não contaminou, pois o gosto tava bom (sanitizei o fermentador com água sanitária e lavei com água quente).
Deixarei no fermentador 14 dias, depois engarrafarei e deixarei mais 7 dias. Totalizando 21 dias.

A única coisa que achei estranho foi que comprei o kit da Duvel no cervejando.com, e to achando a cerveja muito escura, bem caramelo para marrom. Depois da fermentação ela clareia um pouco? Acho que o kit que eles venderam foi errado.

Abraço.
 
Segue composição do malte.
Kit Duvel : 3,8 kg Pilsen + 200g Carafa + 200g Carared
 
Segue composição do malte.
Kit Duvel : 3,8 kg Pilsen + 200g Carafa + 200g Carared

Amigo, nunca confie num kit que "usa" o nome de uma cerveja com bem mais de cem anos de história!!!!

Aliás nunca confie em kits!

Faça cerveja, a tua cerveja! E aproveite para ir conhecendo os insumos disponíveis e assim saber o que "extrair" destes.

De que adianta usar um kit para fazer uma cerveja, se não saberás que mates, lúpulos ou leveduras estás usando?

Mas não te preocupa! É esse o caminho. :mug:
 
Foi até bom ter este post, se a transportadora ajudar neste final de semana devo fazer minha primeira brassagem (finalmente), até o momento não tenho nenhuma dúvida, é só ensaiar um pouco com agua durante a semana e manda balar no dia!!
 
Mas de jeito nenhum eu comprei o tal do Kit esperando uma Duvel. Comprei esperando uma Belgium Strong Pale Ale, mas ta com a cor completamente caramelo, essa é minha preocupação. Mas efim, o gosto ta bom e isso que importa. Da próxima vez tentarei comprar os ingredientes separados, mesmo saindo mais caro o frete.
 
Mas de jeito nenhum eu comprei o tal do Kit esperando uma Duvel. Comprei esperando uma Belgium Strong Pale Ale, mas ta com a cor completamente caramelo, essa é minha preocupação. Mas efim, o gosto ta bom e isso que importa. Da próxima vez tentarei comprar os ingredientes separados, mesmo saindo mais caro o frete.

Mas já chegou a tentar ver pela http://www.lamasbrewshop.com.br/. Acho que o frete não sai tão caro por lá e já da pra comprar todos os ingredientes de uma vez só.
 
O Carafa não faz o menor sentido em uma cerveja como essa, por isso a cerveja ficou escura. Apenas para referência, veja os dados da Duvel (tirados do Brew Like a Monk):

OG: 1.069 (16.9 °P)
ABV: 8.4%
Atenuação: 93%
IBU: 30
Maltes: Pilsen
Adjuntos: Dextrose (cerca de 17% do extrato)
Lúpulos: Stryian Goldings, Saaz
Levedura: Duvel
Fermentação primária: levedura inoculada entre 16 e 18°C, sobe para 26 a 29°C ao longo de 120 horas.
Fermentação secundária: abaixo de 0°C por 3 semanas

Ah.. e cole o sensor no balde. Isso vai dar uma medida mais próxima da temperatura do mosto.
 
O Carafa não faz o menor sentido em uma cerveja como essa, por isso a cerveja ficou escura. Apenas para referência, veja os dados da Duvel (tirados do Brew Like a Monk):

OG: 1.069 (16.9 °P)
ABV: 8.4%
Atenuação: 93%
IBU: 30
Maltes: Pilsen
Adjuntos: Dextrose (cerca de 17% do extrato)
Lúpulos: Stryian Goldings, Saaz
Levedura: Duvel
Fermentação primária: levedura inoculada entre 16 e 18°C, sobe para 26 a 29°C ao longo de 120 horas.
Fermentação secundária: abaixo de 0°C por 3 semanas

Ah.. e cole o sensor no balde. Isso vai dar uma medida mais próxima da temperatura do mosto.
 
O Carafa não faz o menor sentido em uma cerveja como essa, por isso a cerveja ficou escura. Apenas para referência, veja os dados da Duvel (tirados do Brew Like a Monk):

OG: 1.069 (16.9 °P)
ABV: 8.4%
Atenuação: 93%
IBU: 30
Maltes: Pilsen
Adjuntos: Dextrose (cerca de 17% do extrato)
Lúpulos: Stryian Goldings, Saaz
Levedura: Duvel
Fermentação primária: levedura inoculada entre 16 e 18°C, sobe para 26 a 29°C ao longo de 120 horas.
Fermentação secundária: abaixo de 0°C por 3 semanas

Ah.. e cole o sensor no balde. Isso vai dar uma medida mais próxima da temperatura do mosto.

Realmente, não tem nada a ver.
Eles nem aconselham colocar açúcar ou dextrose antes da fermentação.
 
Pessoal, depois de 3 dias de borbulhamento intenso, parou totalmente de borbulhar. Normal?
 
Pessoal, depois de 3 dias de borbulhamento intenso, parou totalmente de borbulhar. Normal?

A parada dos borbulhos, não quer dizer que finalizou a fermentação.
Antes de palpitar sobre a normalidade é importante saber:

Qual levedura foi usado? (algumas são mais rápidas que outras)
Quanto foi inoculado?
Qual a temperatura de fermentação? (temperaturas elevadas permitem fermentações mais intensas).
:mug:
Att.

Rodrigo T. Pereira
Torres/RS
 
Usei 1 pacote de nottingham ale, está a 20° C fermentando.
 
Alguma merda deu. Depois de 72 horas simplesmente o borbulho estagnou. Fiquei 3 minutos olhando e não borbulhou nenhuma vez.
Pior que meu densímetro veio quebrado no kit, e ainda não enviaram o outro, então to cego.
Provei a cerveja, aparente ter alcool, mas não muito.
Nunca mais fermento sem densímetro.
 
Olha, eu acho que não tem porque tu ficar preocupado. Estes 3 dias de atividade visível estão dentro do esperado.
Como já foi dito, a falta de atividade no airlock não indica o final da fermentação. Mesmo não sendo aparente, o fermento ainda está trabalhando e é importante dar mais tempo.
Eu não deixaria menos de 7 dias em temperatura de fermentação (normalmente deixo 14 ou mais). Para a maioria dos estilos, o tempo é um aliado e quando bem administrado, contribui significativamente com a qualidade da cerveja.
Não esquenta muito com a medição da densidade, principalmente se o densímetro está quebrado. Deixa a cerveja quietinha que o fermento faz o resto.
 
Olha, eu acho que não tem porque tu ficar preocupado. Estes 3 dias de atividade visível estão dentro do esperado.
Como já foi dito, a falta de atividade no airlock não indica o final da fermentação. Mesmo não sendo aparente, o fermento ainda está trabalhando e é importante dar mais tempo.
Eu não deixaria menos de 7 dias em temperatura de fermentação (normalmente deixo 14 ou mais). Para a maioria dos estilos, o tempo é um aliado e quando bem administrado, contribui significativamente com a qualidade da cerveja.
Não esquenta muito com a medição da densidade, principalmente se o densímetro está quebrado. Deixa a cerveja quietinha que o fermento faz o resto.

Valeu zerosa.
Andei dando uma lida no HBT americano também e tem vários casos semelhantes, os gurus do homebrewing lá falam a mesma coisa, que airlock não significa absolutamente nada. :)
 
é, airlock nao necessariamente quer dizer...
mas essa flutuação de 4 graus é bastantinho... poode acontecer de uma queda na temperatura fazer uma fermentação que ta quase acabando acabar mais cedo. Mas como o sensor não tá colado no balde eu apostaria bem mais na hipótese de ter fermentado numa temperatura mais alta do que a programada, acabando mais rápido... eu tinha esse problema nas primeiras brassagens, resolveu colando o sensor no fermentador, e daí ajusta essa variação...

abçro
 
é, airlock nao necessariamente quer dizer...
mas essa flutuação de 4 graus é bastantinho... poode acontecer de uma queda na temperatura fazer uma fermentação que ta quase acabando acabar mais cedo. Mas como o sensor não tá colado no balde eu apostaria bem mais na hipótese de ter fermentado numa temperatura mais alta do que a programada, acabando mais rápido... eu tinha esse problema nas primeiras brassagens, resolveu colando o sensor no fermentador, e daí ajusta essa variação...

abçro

Pois é, percebi que o sensor solto no freezer é mesma coisa que nada. Ontem o termostato tava marcando 19 °C, quando fui tirar uma amostra para medir a temperatura, tava 22°C, ta explicado agora porque a fermentação ocorreu tão rápido! Ta um erro de 3 °C. Colocando no balde o sensor, de quanto será que fica o erro? Tratarei de fazer isso hoje a noite.
EDIT: Outra coisa que me acalmou mais foi ver que no site da Danstar, fala que esse fermento que eu usei é de rápida fermentação:
• Quick start to fermentation, which can be completed in 4 days above 17°C.
 
Cara, o pessoal do brewing network fez testes em relação a isso e segundo eles a diferença entre medir com o sensor colado na parede mais ou menos no meio da altura do balde e dentro do mosto é praticamente desprezível... e vc pode ajustar pra uma diferença menor de temperatura que ele não vai ficar ligando e desligando por causa da inércia termica do mosto, só tem que dar uma isolada...
tipo
Parede do balde > sensor > isolante (espuma, pano, isopor) > fita
 
Bom ler esse tópico, lembrei bem da minha primeira brassagem e as várias dúvidas que surgiram, idênticas as postadas aqui!

A minha primeira cerveja foi uma Blond Ale (Kit Bodebrown):

Brassagem: Aparentemente tinha ocorrido mais ou menos bem, mas sem instrumetos de medição foi difícil dizer na hora! Creio que passei das temperaturas ideais de rampas, pois estava apenas com um termômetro de espeto e no final, sem densímetro ou refratômetro para medir as densidades!

Fermentação: Sem cotrole de temperatura foi difícil, ainda mais em dias quentes!

Resultado:
Apesar de todos esses percalços ficou melhor que qualquer Skol, tomável, apesar do baiíssimo ABV (sensorial, já que não medi) e sabor levemente oxidado, mas, não sobrou nenhuma garrafa!

O bom dessa experiência foram as lições aprendidas. Na segunda leva também tive meus erros e a cerveja não ficou a meu cotento, mas quem tomou gostou. Mais lições aprendidas e com muita ajuda do pessoal aqui do fórum a 3ª brassagem parece que está tudo OK, enfim! Só estou aguardando a carbonatação da Chocolate Oatmeal Stout para provar os resultados!
 
A história da minha brassagem foi assim

Estava morando em Curitiba e queria fazer 10L de teste da IPA (allgrain) que aprendi a fazer num curso-brassagem, num sistema HERMS. Levei um mes pra encontrar e comprar todas as partes, já estava muito ansioso, mas não tinha encontrado um moinho decente, só tinha uns cheio de estanho que parecia que iam quebrar na primeira moida e estavam caros.

ok... aí um belo dia resolvi ir até a bodebrown (longe pra caralho) comprar os insumos. Depois de comprar tudo, pedi pra moer o malte, já que tava sem moinho. A moça me disse "hoje estamos lavando ele, não vai dar pra moer". Fiquei decepcionado. Dois dias depois eu voltei lá com os maltes e pedi pra moer, a moça falou "hoje estamos lavando ele, não vai dar pra moer". Porra!! fiquei irado demais... no que voltei pra casa eu pensei... é hoje. Passei a noite moendo aqueles 3kg de malte com um rolo de madeira, desses de esticar a massa. Até hoje não sei como eu fiz aquilo, mas fiz.

Dia seguinte fiz a dita da IPA, não tinha fogareiro ainda, ela não ferveu direito no fogão da cozinha, acabei fazendo com a tampa fechada. As rampas foram difíceis com aquele sistema. Levei umas 12 horas ou + naquela brassagem. Fermentei em temperatura ambiente. Mas tive a sorte de pegar dias estáveis.

No final das contas acabei engarrafando uma duzia de garrafas. Mas ficou boa, muito boa, era minha primeira cerveja, e era uma IPA!
 
Bom ler esse tópico, lembrei bem da minha primeira brassagem e as várias dúvidas que surgiram, idênticas as postadas aqui!

A minha primeira cerveja foi uma Blond Ale (Kit Bodebrown):

Brassagem: Aparentemente tinha ocorrido mais ou menos bem, mas sem instrumetos de medição foi difícil dizer na hora! Creio que passei das temperaturas ideais de rampas, pois estava apenas com um termômetro de espeto e no final, sem densímetro ou refratômetro para medir as densidades!

Fermentação: Sem cotrole de temperatura foi difícil, ainda mais em dias quentes!

Resultado:
Apesar de todos esses percalços ficou melhor que qualquer Skol, tomável, apesar do baiíssimo ABV (sensorial, já que não medi) e sabor levemente oxidado, mas, não sobrou nenhuma garrafa!

O bom dessa experiência foram as lições aprendidas. Na segunda leva também tive meus erros e a cerveja não ficou a meu cotento, mas quem tomou gostou. Mais lições aprendidas e com muita ajuda do pessoal aqui do fórum a 3ª brassagem parece que está tudo OK, enfim! Só estou aguardando a carbonatação da Chocolate Oatmeal Stout para provar os resultados!

Parecido comigo, não medi o ABV e to achando muito baixo.

A história da minha brassagem foi assim

Estava morando em Curitiba e queria fazer 10L de teste da IPA (allgrain) que aprendi a fazer num curso-brassagem, num sistema HERMS. Levei um mes pra encontrar e comprar todas as partes, já estava muito ansioso, mas não tinha encontrado um moinho decente, só tinha uns cheio de estanho que parecia que iam quebrar na primeira moida e estavam caros.

ok... aí um belo dia resolvi ir até a bodebrown (longe pra caralho) comprar os insumos. Depois de comprar tudo, pedi pra moer o malte, já que tava sem moinho. A moça me disse "hoje estamos lavando ele, não vai dar pra moer". Fiquei decepcionado. Dois dias depois eu voltei lá com os maltes e pedi pra moer, a moça falou "hoje estamos lavando ele, não vai dar pra moer". Porra!! fiquei irado demais... no que voltei pra casa eu pensei... é hoje. Passei a noite moendo aqueles 3kg de malte com um rolo de madeira, desses de esticar a massa. Até hoje não sei como eu fiz aquilo, mas fiz.

Dia seguinte fiz a dita da IPA, não tinha fogareiro ainda, ela não ferveu direito no fogão da cozinha, acabei fazendo com a tampa fechada. As rampas foram difíceis com aquele sistema. Levei umas 12 horas ou + naquela brassagem. Fermentei em temperatura ambiente. Mas tive a sorte de pegar dias estáveis.

No final das contas acabei engarrafando uma duzia de garrafas. Mas ficou boa, muito boa, era minha primeira cerveja, e era uma IPA!

Como assim vc moreu com rolo de massa? uhauhueahuu
Ficou quanto abv?


@topico
Depois de 7 dias fermentado, chegou o densimetro, medi e fiz a correção, ficou com 1020 de densidade. Já coloquei pra maturar.
Essa densidade ta boa?
 
Sim cara, com rolo de massa... levei umas 6 horas muito intensas pra esmagar aqueles grãos...:rockin:
nem lembro qual foi o abv... deve ter ficado pelos 6,5% porque lembro que ficou acima do esperado por causa dos ajustes de agua, não conhecia o equipamento...

sua pergunta... depende, 1020 é razoal numa cerva de OG elevada. numa de 1055 pode significar fermentação incompleta, até onde sei, a faixa usual flutua alguns pontos por volta dos 1012, dependendo do estilo e receita...

Vc colocou pra maturar a frio? acho que vc tá se apressando muito em colocar ela depois de 7 dias. devia deixar ela mais uns dias, pra ter certeza de que essa fermentação acabou, pq se esses 8~10 pontos a mais de densidade forem fermentáveis e vc for com eles + priming na garrafa, poderá ser ruim.

Mesmo que não seja o usual, não significa necessariamente que esteja errado, embora provavelmente esteja. E mesmo se estiver errado, não significa que está estragado. Se no final ela estiver boa, ou bebível, beba... e aprimore na próxima!
 
Sim cara, com rolo de massa... levei umas 6 horas muito intensas pra esmagar aqueles grãos...:rockin:
nem lembro qual foi o abv... deve ter ficado pelos 6,5% porque lembro que ficou acima do esperado por causa dos ajustes de agua, não conhecia o equipamento...

sua pergunta... depende, 1020 é razoal numa cerva de OG elevada. numa de 1055 pode significar fermentação incompleta, até onde sei, a faixa usual flutua alguns pontos por volta dos 1012, dependendo do estilo e receita...

Vc colocou pra maturar a frio? acho que vc tá se apressando muito em colocar ela depois de 7 dias. devia deixar ela mais uns dias, pra ter certeza de que essa fermentação acabou, pq se esses 8~10 pontos a mais de densidade forem fermentáveis e vc for com eles + priming na garrafa, poderá ser ruim.

Mesmo que não seja o usual, não significa necessariamente que esteja errado, embora provavelmente esteja. E mesmo se estiver errado, não significa que está estragado. Se no final ela estiver boa, ou bebível, beba... e aprimore na próxima!

hahaha, paciência meu brother.

Pois é, cometi um erro. Meu densímetro chegou, e no mesmo dia eu medi esses 1020 e já abaixei a temperatura, foi um erro, porque não acompanhei. Ontem subi a temperatura novamente para 20 °C, se até quarta-feira ainda estiverem os mesmo 1020, vou abaixar a temperatura por uns 5 dias e envasar.
Como o airlock só borbulhou nos 3 primeiros dias, já dei a fermentação como finalizada mas isso é um erro, somente acompanhando a densidade saberei. Amanhã (quarta) vou medir novamente a densidade dela e posto aqui.
 
cara, sinceramente eu raramente tiro amostras de densimetro na fermentação.
Eu vou pelo airlock, quando o borbulhamento começa a decair eu começo a subir a temperatura, quando ela para eu deixo mais uns dias e dai começo a descer. Mas eu sei que meu fermentador nao escapa gas e conheço mais ou menos o comportamento dos fermentos que uso, entao confio no airlock, tem quem nem sequer usa airlock, então da pra ir pelo densimetro só certifique-se de tirar sempre o gás que está solubilizado senao vai dar erro na leitura.
 
Tiago, vou torcer pra esse FG baixar, pq com 1020 vou engarrafar granadas e não cerveja.
 
Adicionei um índice no tópico, das histórias.

À medida que o pessoal for colocando os relatos, vou editando lá.
 
Não necessariamente com 1.020 você vai engarrafar "granadas"... tudo depende desses açúcares serem ou não fermentáveis.

Minha primeira brassagem também não atenuou quase nada, ficou abaixo de 4% mas a carbonatação foi normal.

O previsto era 6 dias de fermentação (uma wit), medi a densidade e tava abaixo... ai deixei mais uns 5 dias, nem medi a densidade e abaixei a temperatura pra maturar. No envase, medi e tinha caido mais uns 2 ou 3 pontos só. No final, a cerveja ficou uma bosta bebivel (por diversos outros motivos), mas a carbonatação foi normal. :D
 
Pois é renato. Hoje vou medir novamente a densidade (tinha medido sabado, c/ 7 dias de fermentação). E não importa quanto marcar, vou abaixar a temperatura para envasar sabado.
 
Pessoal segue foto de como a cerveja fica no brew target. Realmente a coloração ta essa daí. Só o amargor que to achando demais (o que é bom, pq eu gosto). Porém o ABV vai ficar muito baixo.

24a3.png


Agora vem a dúvida, como seria possível eu conseguir esse OG de 1070 a 1095?
 
Dá uma olhada nas receitas desse estilo no www.brewtoad.com por exemplo.

A maioria usa açúcar, de alguma forma.

Açúcar da cana:
http://www.brewtoad.com/recipes/morning-sun

Candi sugar (http://en.wikipedia.org/wiki/Candi_sugar):
http://www.brewtoad.com/recipes/red-light
http://www.brewtoad.com/recipes/duvel-clone-9
http://www.brewtoad.com/recipes/takumis-carrot-cake-belgium

"Turbinado" ou brown sugar:
http://www.brewtoad.com/recipes/springtime-strong-2011-05-29-version

É o que eu faria, mas alguém que já tenha feito receitas deste estilo pode lhe ajudar melhor. :)
 
Pessoal segue foto de como a cerveja fica no brew target. Realmente a coloração ta essa daí. Só o amargor que to achando demais (o que é bom, pq eu gosto). Porém o ABV vai ficar muito baixo.

24a3.png


Agora vem a dúvida, como seria possível eu conseguir esse OG de 1070 a 1095?

Tentava um açúcar comum de cana mesmo ou um candy sugar bem claro, transparente se for possível. Tem muitos defeitos nessa receita para realmente se chegar numa Strong Golden Ale. Com o tempo fica mais fácil de perceber essas coisas. Serve de aprendizado! Rsrsrsrs
 
@renatoat
Valeu cara, vou dar uma olhada nesse site.

@RodrigoCampos
Pois é cara, esse é o kit strong ale do cervejando.com (que fique bem claro hehe). Claramente levei o golpe, Mas ainda assim espero que fique boa.
 
Pessoal segue foto de como a cerveja fica no brew target. Realmente a coloração ta essa daí. Só o amargor que to achando demais (o que é bom, pq eu gosto). Porém o ABV vai ficar muito baixo.

24a3.png


Agora vem a dúvida, como seria possível eu conseguir esse OG de 1070 a 1095?

Fiz uma leva de 18A Golden Strong Ale pro último inverno, não tenho as quantidades exatas da receita, mas foi algo parecido com:
70% pilsen
20% açúcar cristal
10% cara blond
Magnum pra amargor e Mittelfruh pra aroma.
Fermentei com o 3787 da Wayest.

Fiz a mosturação toda em 64C e adicionei o açúcar no final da fervura. A OG ficou em 1095 e a FG 1017 (poderia ter atenuado um pouco mais). A cor ficou um dourado, muito bonito. Fermentei no limite inferior da temperatura e a percepção dos álcoois superiores foi muito pequena. Em compensação o stress do fermento...hehehe

Algumas coisas que farei diferente nas próximas levas desse estilo:
1 - adicionar mais fermento, coloquei apenas 1 pacote e sabia da cagada, mas quis arriscar. Isso teria deixado a cerveja menos esterificada e a FG menor, mais seca.
2 - como experiência, adicionar o açúcar na último terço da fermentação.

Abraço.
 
Fiz uma leva de 18A Golden Strong Ale pro último inverno, não tenho as quantidades exatas da receita, mas foi algo parecido com:
70% pilsen
20% açúcar cristal
10% cara blond
Magnum pra amargor e Mittelfruh pra aroma.
Fermentei com o 3787 da Wayest.

Fiz a mosturação toda em 64C e adicionei o açúcar no final da fervura. A OG ficou em 1095 e a FG 1017 (poderia ter atenuado um pouco mais). A cor ficou um dourado, muito bonito. Fermentei no limite inferior da temperatura e a percepção dos álcoois superiores foi muito pequena. Em compensação o stress do fermento...hehehe

Algumas coisas que farei diferente nas próximas levas desse estilo:
1 - adicionar mais fermento, coloquei apenas 1 pacote e sabia da cagada, mas quis arriscar. Isso teria deixado a cerveja menos esterificada e a FG menor, mais seca.
2 - como experiência, adicionar o açúcar na último terço da fermentação.

Abraço.

Pow, meu sonho essa OG aí.
Vou jogar tua receita no software pra ver o que sai. Valeu pela dica!

EDIT: Coloquei receita parecido no software, ele deu og 1075. =p
 
Gostei do tópico, vou colocar aqui o meu relato tbm:
Minha primeira brassagem foi um desespero total, compramos um kit iniciante para fazer 20 litros de blond ale. Não tínhamos a panela correta, usei um caldeirão de 15 litros que minha sogra faz queijo.
Não tínhamos fundo falso, torneira para recircular nem saco de pano para filtrar, tentamos improvisar um funil feito com galão de 20 litros cotado com gaze na boca...entupiu. tentamos com coados de cozinha, muito pequeno. No fim, filtramos e fizemos a lavagem usando uma peneira de bambu, dessas de catar feijão.
Também não tínhamos um fogão decente e a fervura "vigorosa" não chegou a 80º C. Tudo para ser um desastre. Resultado? Fizemos a degustação em um jantar japonês que organizamos e saiu todo mundo trançando as pernas com nossa cerveja!
 
Gostei do tópico, vou colocar aqui o meu relato tbm:
Minha primeira brassagem foi um desespero total, compramos um kit iniciante para fazer 20 litros de blond ale. Não tínhamos a panela correta, usei um caldeirão de 15 litros que minha sogra faz queijo.
Não tínhamos fundo falso, torneira para recircular nem saco de pano para filtrar, tentamos improvisar um funil feito com galão de 20 litros cotado com gaze na boca...entupiu. tentamos com coados de cozinha, muito pequeno. No fim, filtramos e fizemos a lavagem usando uma peneira de bambu, dessas de catar feijão.
Também não tínhamos um fogão decente e a fervura "vigorosa" não chegou a 80º C. Tudo para ser um desastre. Resultado? Fizemos a degustação em um jantar japonês que organizamos e saiu todo mundo trançando as pernas com nossa cerveja!

Caramba, que loucura. Hahaha.
Como ficou o gosto dessa cerva? Fermentou com airlock?


@tópico
Pessoal, a FG da minha primeira cerva ficou em 1020 mesmo, medi domingo e ontem, um gap de 3 dias, e deu 1020 em ambos os dias. Pelo cálculo do software a OG ficou em 1043 (não tava com densímetro no dia). É torcer pro software estar errado agora, porque senão ABV ficará em 3%.
 

Latest posts

Back
Top