Stout com muito lúpulo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marcos Alaniz

Member
Joined
May 9, 2018
Messages
20
Reaction score
3
Location
Rio Grande, RS
Olá pessoal, fiz uma Stout nesse fim de semana, mas errei na mão na hora do lúpulo. Eram 15 g de Magnum e 13 de Nugget. Eu pus o dobro (30 g Magnum e 25 de Nugget). Sei que está fora do estilo, mas o amargor calculado ficou em 102,49 IBU. Será que há algo a fazer para corrigir?

Agradeço pela ajuda desde já!

Marcos
Cerveja Trapiche
 
Juro que eu ia falar justamente essas duas mensagens aí...rsrsrsrs, mas temi que a galera me interpretasse mal... :)
A outra alternativa que me ocorreu, mas não seria muito prático, seria brassar uma outra leva com a metade dos IBU's e ao final da fermentação, antes de carbonatar, fazer um blend meio a meio com as duas levas.
Em tempo. Também preciso de alguma estratégia prático-comportamental pra não adicionar muito mais lúpulo que o "previsto" na hora da fervura... rsrsrsrrsrsrs sei lá, um grupo de auto-ajuda...
Put More Hops Forever!!!!:D
 
Seguindo a linha do comentário do FelGuara, vc pode usar extrato de malte(dme) diluir em alguns litros de água (vai depender da OG que voce quer) para aumentar o volume de mosto assim diminuindo o IBU mas cuidado com a OG.
Claro isso se vc tiver espaço no fermentador. Como bônus vc termina com mais cerveja :D
 
Seguindo a linha do comentário do FelGuara, vc pode usar extrato de malte(dme) diluir em alguns litros de água (vai depender da OG que voce quer) para aumentar o volume de mosto assim diminuindo o IBU mas cuidado com a OG.
Claro isso se vc tiver espaço no fermentador. Como bônus vc termina com mais cerveja :D
Meu problema é espaço no fermentador. Já está há dois dias, e já começou a atenuação. Minha OG deu na tampa pra ter sido feita em uma BIAB. Já acho que preciso aumentar a eficiência urgentemente. Mas agradeço pela dica mjay e FelGuara!
 
O problema dessa "estratégia" é que uma black IPA que respeite o estilo não pode trazer um gosto forte dos maltes torrados como acontece naturalmente com uma stout. No máximo um leve torrado no plano de fundo, nuances... Já em uma american stout é possível. Se for pra fazer DH com esses lúpulos que vc citou, eu iria de chinook, na dose média de 4g/L.
 
Back
Top