Stout com chocolate e hortelã

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ike1

Active Member
Joined
Apr 22, 2015
Messages
31
Reaction score
3
Pessoal, estamos pensando em produzir uma stout com chocolate e hortelã. A grande dúvida aqui é: quando e quanto colocar a hortelã? Sei que ela se fervida gera um off-flavour amargo, o que não necessariamente seria um problema. Mas gostaríamos de somente de ter o aroma e um pouco de sabor. Segue a receita base:

MecBier 50 Plus
Leva: 45l
Eficiência: 65%
OG estimada: 1,071
FG estimada: 1,018
ABV estimado: 7%
IBU teórico: 38
Côr: 40 SRM
Fervura: 60min


Mostura a 67 graus por 90min
14,3kg Malte Pale - 85,7%
1,4kg Malte Crystal 120 - 8,4%
600g Malte Black Patent - 3,6%
400g Malte Chocolate - 2,4%

150g Lúpulo East Kent Golding em FHW

385g de cacau em pó no final da fervura
??g de hortelã in natura (pensei em fazer um dry-hop...)?!

Levedura White Labs (WLP007) California Ale V
 
Pessoal, estamos pensando em produzir uma stout com chocolate e hortelã. A grande dúvida aqui é: quando e quanto colocar a hortelã? Sei que ela se fervida gera um off-flavour amargo, o que não necessariamente seria um problema. Mas gostaríamos de somente de ter o aroma e um pouco de sabor. Segue a receita base:

MecBier 50 Plus
Leva: 45l
Eficiência: 65%
OG estimada: 1,071
FG estimada: 1,018
ABV estimado: 7%
IBU teórico: 38
Côr: 40 SRM
Fervura: 60min


Mostura a 67 graus por 90min
14,3kg Malte Pale - 85,7%
1,4kg Malte Crystal 120 - 8,4%
600g Malte Black Patent - 3,6%
400g Malte Chocolate - 2,4%

150g Lúpulo East Kent Golding em FHW

385g de cacau em pó no final da fervura
??g de hortelã in natura (pensei em fazer um dry-hop...)?!

Levedura White Labs (WLP007) California Ale V

Cara, eu colocaria na cerveja depois da fermentação. O álcool vai ajudar a extrair o mentol.

A quantidade não faço ideia, mas depende da intensidade que vc quer na cerveja... como é in natura, o peso teria que ser maior do que numa recomendação de uso de hortelã seca. Arriscaria testar com 2g/L eu acho, mas é palpite.

Abraço
 
cara, faz a boa e velha técnica para experimentações. Separa uma quantidade pequena da leva e coloca uma proporção que tu ache que possa ficar boa. Prove. Depois repita a receita com mais ou com menos.
Assim tu não perde uma leva inteira se ficar ruim...
 
Pode testar também em cervejas comerciais. Comprar algumas garrafas de uma Stout, gela bem elas e coloca hortelã na garrafa, tenha umas tampas novas preparadas e as feche novamente. Deixe por uma semana em temperatura ambiente e depois prove.

Abraço
 
Legal, vou fazer essas experimentações antes. Alterei a receita base também, estava confundindo Cevada Torrada com Malte Black. Segue a receita alterada:

13,45kg Malte Pale 80,1%
1,7kg Malte Crystal 120 10,1%
1kg Cevada torrada 6%
650g Malte Chocolate 3,9%
 
Ike,

Como ficou a cerveja? Estou querendo adicionar hortelã em uma cerveja que estou fermentando.
Qual a quantidade e como você usou o hortelã (in natura)?
 
@Tiago no caso de colocar pós fermentação, qual forma você indica para sanitizar as folhas?
 
@Tiago no caso de colocar pós fermentação, qual forma você indica para sanitizar as folhas?

Cara, se forem frescas, eu acho que lavaria apenas elas, no máximo daria uma borrifada de iodofor... eu não tenho certeza do grau de cuidado/medo que eu teria... mas o mentol em si é um antimicrobiano fraco.

Já se for usar seco, ou de sachet, eu colocaria eles num frasco e cobriria eles com um pouco de vodka ou cachaça, deixando algumas horas, depois jogando tudo dentro. Tentaria usar o mínimo possivel de liquido.

Talvez quem tenha mais experiência com esse tipo de caso possa te indicar o que fez, eu só indiquei o que acho que faria. Espero ter ajudado.

Abraço
 
Fiz uma IPA com Abacaxi (AbacaxIPA) e em uns 5 litros coloquei hortelã.

Colhi um bom maço de hortelã, que tenho no quintal, lavei bem e bati tudo no liquidificador (folhas e talos), bem batido.

Depois fervi, coei e fervi de novo.

Deixei esfriar um pouco e coloquei na cerveja na hora de engarrafar, junto com o priming.

Ficou bem boa a cerveja, dava para sentir a hortelã lá no finalzinho do gole, bem sutil mas perceptível.

O único porém é que deu muita sedimentação na garrafa, se fosse fazer de novo, deixaria decantar de um dia para o outro o chá e tiraria com cuidado a parte de cima, tentando deixar o sedimento todo no canecão / panela.
 
Eu não sei se a hortelã tem o mesmo efeito, mas eu usei manjericão colhido na hora na proporção de 1/4 do sugerido aqui, em outros tópicos, e ficou bem forte. O frescor faz uma diferença enorme.
 
Vou dizer o que fiz para minha leva de 20L.

Fervi 400ml de água e adicionei 45g de folhas de hortelâ. Após 24h coei e adicionei o líquido a cerveja em maturação.
Achei que o "chá" não ficou tão forte então não sei se o sabor do hortelã ficará muito presente na cerveja.

Assim que a cerveja ficar pronta postarei o resultado.
 
Eu faria a esterilização das folhas com alcool 70 que vc pode deixar de molho por alguns minutos e depois retirar o excesso das folhas. um macete para a hortelã liberar mais aroma é colocar as folhas na palma da mão e bater uma palma com a folha no meio, esse processo faz co que a hortelã abra seus poros liberando mais aroma e menos amargor.
 
Fiz uma IPA com Abacaxi (AbacaxIPA) e em uns 5 litros coloquei hortelã.

Colhi um bom maço de hortelã, que tenho no quintal, lavei bem e bati tudo no liquidificador (folhas e talos), bem batido.

Depois fervi, coei e fervi de novo.

Deixei esfriar um pouco e coloquei na cerveja na hora de engarrafar, junto com o priming.

Ficou bem boa a cerveja, dava para sentir a hortelã lá no finalzinho do gole, bem sutil mas perceptível.

O único porém é que deu muita sedimentação na garrafa, se fosse fazer de novo, deixaria decantar de um dia para o outro o chá e tiraria com cuidado a parte de cima, tentando deixar o sedimento todo no canecão / panela.

Teria como mandar a receita? quaeria muito fazer uma IPA com abacaxi e hortelã tambem
 
Você poderia falar como ficou a cerveja?
fiquei curioso para fazer uma, e como vou brasar uma stout no próximo mês, se você falar que ficou legal, eu vou colocar um pouco em pelo menos 10 litros
 
Você poderia falar como ficou a cerveja?
fiquei curioso para fazer uma, e como vou brasar uma stout no próximo mês, se você falar que ficou legal, eu vou colocar um pouco em pelo menos 10 litros

Ficou boa a cerveja. O hortelã deu uma refrescancia mas não ficou muito presente, creio que tenha sido por ter adicionado cacau também.
Fiz infusão de 45g de hortelã a ser adicionada em metade do lote 10L.
 
Ficou boa a cerveja. O hortelã deu uma refrescancia mas não ficou muito presente, creio que tenha sido por ter adicionado cacau também.
Fiz infusão de 45g de hortelã a ser adicionada em metade do lote 10L.
MFernando81, você adicionou esta infusão no dryhop ? Abraços.
 
Pessoal, estamos pensando em produzir uma stout com chocolate e hortelã. A grande dúvida aqui é: quando e quanto colocar a hortelã? Sei que ela se fervida gera um off-flavour amargo, o que não necessariamente seria um problema. Mas gostaríamos de somente de ter o aroma e um pouco de sabor. Segue a receita base:

MecBier 50 Plus
Leva: 45l
Eficiência: 65%
OG estimada: 1,071
FG estimada: 1,018
ABV estimado: 7%
IBU teórico: 38
Côr: 40 SRM
Fervura: 60min


Mostura a 67 graus por 90min
14,3kg Malte Pale - 85,7%
1,4kg Malte Crystal 120 - 8,4%
600g Malte Black Patent - 3,6%
400g Malte Chocolate - 2,4%

150g Lúpulo East Kent Golding em FHW

385g de cacau em pó no final da fervura
??g de hortelã in natura (pensei em fazer um dry-hop...)?!

Levedura White Labs (WLP007) California Ale V
--------------------------------------------------------------------

Uma dica, eu usei o chocolate no final da fervura, e sumiu, nao ficou nenhum sabor ou aroma de chocolate.

Aos mais entendidos, seria melhor fazer um Dry Hopping com o chocolate?
 
--------------------------------------------------------------------

Uma dica, eu usei o chocolate no final da fervura, e sumiu, nao ficou nenhum sabor ou aroma de chocolate.

Aos mais entendidos, seria melhor fazer um Dry Hopping com o chocolate?

Eu li a receita de um cara que ele usou o chocolate em pó na maturação. Mas ainda não sei como ele fez.
 
Eu li a receita de um cara que ele usou o chocolate em pó na maturação. Mas ainda não sei como ele fez.

Já usei cacau em pó em uma brown ale. Fervi um pouco de água e dissolvi o pó. Deixei na maturação. Ficou muito boa.
 
Já usei cacau em pó em uma brown ale. Fervi um pouco de água e dissolvi o pó. Deixei na maturação. Ficou muito boa.

Ola amigo, quantas gramas de chocolate em pó você usou por litro de cerveja?

Estou precisando fazer uma stout com chocolate, pedido da esposa...
 
Usei um pacote de 200 gramas pra 20 litros. Não usei chocolate. Usei 100% cacau que não é doce.
 
Back
Top