Stir Plate

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rins

Well-Known Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
690
Reaction score
225
Pessoal tentei fazer um stir plate mas ficou uma m#$%4. Alguem sabe onde posso comprar um barato que funcione?
 
Last edited by a moderator:
Usei ventilador 127/240v da ventisilva, tinha ele ha anos, comprei-o na sucada para utilizar em uma fonte que viria a construir. Utilizei um porta CDs antigo da Laserline emborrachado... nao tem controle de velocidade, pois o dimmer que fiz nao funcionou, a saida estava com 85v nao acionando o mesmo.

Ainda esta em testes, comprei o "peixinho" e vidrarias hj e assim que entregarem continuarei nos testes.

Ja encontrei outro projeto de controle de velocidade de motores ac, se os testes ocorrerem tudo bem, construo o mesmo e instalo no stirplate.

ps.fiz um pequeno video de testes.
 
Pessoal tentei fazer um stir plate mas ficou uma m#$%4. Alguem sabe onde posso comprar um barato que funcione?

Fala Rins,

Difícil encontrar um stir plate comercial para laboratórios barato, digo barato por volta de 350 dilmas!

Já fiz uns 3 e posso dizer que o que compromete a eficiência é o imã que está usando.

O primeiro utilizei uma ventoinha de computador 12v com imã de HD. Não presta por dois motivos: A ventoinha não tem força e velocidade (RPM) suficiente e o segundo que o imã encontrado nos hd´s atuais são bem fracos com 2mm de espessura não é forte o suficiente. Na agua pura consegue gerar um pequeno vortex mas ao colocar o mosto com 1,035 mais a levedura só serve para fazer um misturador, nem perto de criar o vortex e oxigenar o mosto. Usei um potenciômetro simples de 10K ohms.

O segundo usei uma ventoinha 80mm de 110v com o mesmo imã neodimio ou imã de terras raras encontrado em HD, não deu certo melhorou muito em ralação ao anterior, com somente água era uma maravilha mas ao colocar o mosto e as leveduras criava um pequeno votex mas era bem instável. Utilizando erlenmeyer de 1 ou 2 litros.

Então vi um video da Acerva carioca http://www.facebook.com/video/video.php?v=550053701705777 e realmente o problema era o imã utilizado. Como indicado comprei no site http://www.tecnoimaloja.com.br/ um de 5mm e maravilha :rockin: :rockin:
A unica questão como vc disse é o dimmer utilizado, se usar o potenciometro direto vai queimar (eu mesmo queimei!) e se comprar um dimmer para lampadas não vai funcionar pois a potencia é muito baixa. Eu mesmo fiz um PWM (dimmer) para atender minhas especificações. Mas no meu ver nem vale a pena, vou fazer um novo sem dimmer somente com um botão liga-desliga.

Posso enviar um video ou foto se quiser.
 
Po me passa ae os videos Marcelo por favor. [email protected]

Blz, não estou em casa agora, assim que estiver te mando.

To pensando em fazer um passo a passo, pois o que existe na internet são esses de 12v e com testes em água que são uma maravilha mas quando usa o mosto com a levedura são uma tristeza!
 
Fala Rins,

Difícil encontrar um stir plate comercial para laboratórios barato, digo barato por volta de 350 dilmas!

Já fiz uns 3 e posso dizer que o que compromete a eficiência é o imã que está usando.

O primeiro utilizei uma ventoinha de computador 12v com imã de HD. Não presta por dois motivos: A ventoinha não tem força e velocidade (RPM) suficiente e o segundo que o imã encontrado nos hd´s atuais são bem fracos com 2mm de espessura não é forte o suficiente. Na agua pura consegue gerar um pequeno vortex mas ao colocar o mosto com 1,035 mais a levedura só serve para fazer um misturador, nem perto de criar o vortex e oxigenar o mosto. Usei um potenciômetro simples de 10K ohms.

O segundo usei uma ventoinha 80mm de 110v com o mesmo imã neodimio ou imã de terras raras encontrado em HD, não deu certo melhorou muito em ralação ao anterior, com somente água era uma maravilha mas ao colocar o mosto e as leveduras criava um pequeno votex mas era bem instável. Utilizando erlenmeyer de 1 ou 2 litros.

Então vi um video da Acerva carioca http://www.facebook.com/video/video.php?v=550053701705777 e realmente o problema era o imã utilizado. Como indicado comprei no site http://www.tecnoimaloja.com.br/ um de 5mm e maravilha :rockin: :rockin:
A unica questão como vc disse é o dimmer utilizado, se usar o potenciometro direto vai queimar (eu mesmo queimei!) e se comprar um dimmer para lampadas não vai funcionar pois a potencia é muito baixa. Eu mesmo fiz um PWM (dimmer) para atender minhas especificações. Mas no meu ver nem vale a pena, vou fazer um novo sem dimmer somente com um botão liga-desliga.

Posso enviar um video ou foto se quiser.

Cara, engraçado, pq eu tenho stirplate feito de cooler de PC + imã de HD e funciona perfeitamente. Ele faz o redemoinho chegar até o fundo do Erlenmeyer de 2L cheio de starter.

Acho que o problema são são essas peças e sim a montagem do agitador, já tentei fazer com potenciometro direto e o torque do ventilador é muito reduzido. Tem que fazer um regulador de voltagem, é muito simples e bastam alguns componentes apenas. Peguei na internet, se alguem quiser eu procuro o esquema e a montagem.

Abç
 
Fala Rins,

Difícil encontrar um stir plate comercial para laboratórios barato, digo barato por volta de 350 dilmas!

Já fiz uns 3 e posso dizer que o que compromete a eficiência é o imã que está usando.

O primeiro utilizei uma ventoinha de computador 12v com imã de HD. Não presta por dois motivos: A ventoinha não tem força e velocidade (RPM) suficiente e o segundo que o imã encontrado nos hd´s atuais são bem fracos com 2mm de espessura não é forte o suficiente. Na agua pura consegue gerar um pequeno vortex mas ao colocar o mosto com 1,035 mais a levedura só serve para fazer um misturador, nem perto de criar o vortex e oxigenar o mosto. Usei um potenciômetro simples de 10K ohms.

O segundo usei uma ventoinha 80mm de 110v com o mesmo imã neodimio ou imã de terras raras encontrado em HD, não deu certo melhorou muito em ralação ao anterior, com somente água era uma maravilha mas ao colocar o mosto e as leveduras criava um pequeno votex mas era bem instável. Utilizando erlenmeyer de 1 ou 2 litros.

Então vi um video da Acerva carioca http://www.facebook.com/video/video.php?v=550053701705777 e realmente o problema era o imã utilizado. Como indicado comprei no site http://www.tecnoimaloja.com.br/ um de 5mm e maravilha :rockin: :rockin:
A unica questão como vc disse é o dimmer utilizado, se usar o potenciometro direto vai queimar (eu mesmo queimei!) e se comprar um dimmer para lampadas não vai funcionar pois a potencia é muito baixa. Eu mesmo fiz um PWM (dimmer) para atender minhas especificações. Mas no meu ver nem vale a pena, vou fazer um novo sem dimmer somente com um botão liga-desliga.

Posso enviar um video ou foto se quiser.

Realmente o mais complicado pra mim foi o imã, porém eu utilizo um cooler de pc 12volts e faz um redemoinho muito forte no erlen de 2 litros e um razoavel no de 5. Na montagem o que notei o maior problema era que os imãs ficavam se atraindo para o metal que tem dentro do cooler, assim ele girava muito menos, coloquei um pequeno pedaço de madeira entre o cooler e os imãs e resolvi o problema. Vai ver que o problema de o cooler que usaste não ter tido rotação suficiente foi este.
 
Cara, engraçado, pq eu tenho stirplate feito de cooler de PC + imã de HD e funciona perfeitamente. Ele faz o redemoinho chegar até o fundo do Erlenmeyer de 2L cheio de starter.

Acho que o problema são são essas peças e sim a montagem do agitador, já tentei fazer com potenciometro direto e o torque do ventilador é muito reduzido. Tem que fazer um regulador de voltagem, é muito simples e bastam alguns componentes apenas. Peguei na internet, se alguem quiser eu procuro o esquema e a montagem.

Abç

Thiago, não funcionou com os que utilizei. Os imãs de HD mais antigos possuem um poder maior alem de serem mais grossos, (3 a 4 mm). Existem também mil tipos de ventiladores para pc, com velocidades, força, rolamentos diferentes.

O que é concreto que o ventilador de 110-220v possui uma rotação de 3200 RPM. A grande maioria de 12v consegue 1500 rpm. Se considerar os de CPU e GPU são extremamente rápidos mais em compensação muito fracos e pequenos.

Os testes que fiz com 12v eu conseguia gerar vortex com erlenmeyer de 1L ou 2L, mas eram muito instáveis e pequenos. Duravam poucos segundos. Isso considerando que no inicio da propagação tem poucas leveduras no meio, apos algumas horas era impossível ver um vortex se formando. Muito menos ver se o que se formava chegava ao fundo, pois o mosto não é translucido!

Usando o potenciômetro ou não, não fez nenhuma diferença. Liguei direto, aumentei a voltagem e nada.

Se seu ventilador de 12v conseguir criar um vortex como no vídeo acima perfeito! Com o que eu tinha de 12v nem chegou perto.

Nos meus testes pude verificar que o ventilador faz muita força, muita mesmo. Cheguei a utilizar cola quente para prender o imã que derreteu após horas de utilização. Tive que usar cola epoxi (Araldite) para fixar. Tanto que é perceptível que cai muito a velocidade na agitação do meio.

Cheguei até a trocar o peixinho, tenho dois de 3 e 2 cm, e não resolveu.


Paguei 25 dilmas em um ventilador de 110v, um ventilador utra mega de 12v custa 60 dilmas.

Comprei uma caixa de plastico que foi uns 20 reais.
Comprei os Imas que foram mais uns 20 com frete.
Meu gasto total foi uns 70 reais.

Só estou passando minha experiencia com testes que fiz.
 
O meu maior problema com meu stir plate é a barra magnetica nao grudar... ela fica naquele esquema que parece que ta dando uns pulinhos, depois é arremessada pro canto do erlenmeyer... nunca consegui usar...

Uso um imã de neodimio de 6mm redondo, um cooler de computador de 120mm e 12V...

Alguém sabe o porque isso acontece?
 
O meu maior problema com meu stir plate é a barra magnetica nao grudar... ela fica naquele esquema que parece que ta dando uns pulinhos, depois é arremessada pro canto do erlenmeyer... nunca consegui usar...

Uso um imã de neodimio de 6mm redondo, um cooler de computador de 120mm e 12V...

Alguém sabe o porque isso acontece?

Tem que botar 2, em lados opostos, pra grudar nas extremidades da barra magnetica... Ajuda tambem começar numa rotação mais lenta e daí aumentar pra uma mais rápida. Existe tambem um ajuste ideal da distância entre o imã e a barra, muito longe ele escapa, muito perto tambem...
 
Thiago, não funcionou com os que utilizei. Os imãs de HD mais antigos possuem um poder maior alem de serem mais grossos, (3 a 4 mm). Existem também mil tipos de ventiladores para pc, com velocidades, força, rolamentos diferentes.

O que é concreto que o ventilador de 110-220v possui uma rotação de 3200 RPM. A grande maioria de 12v consegue 1500 rpm. Se considerar os de CPU e GPU são extremamente rápidos mais em compensação muito fracos e pequenos.

Os testes que fiz com 12v eu conseguia gerar vortex com erlenmeyer de 1L ou 2L, mas eram muito instáveis e pequenos. Duravam poucos segundos. Isso considerando que no inicio da propagação tem poucas leveduras no meio, apos algumas horas era impossível ver um vortex se formando. Muito menos ver se o que se formava chegava ao fundo, pois o mosto não é translucido!

Usando o potenciômetro ou não, não fez nenhuma diferença. Liguei direto, aumentei a voltagem e nada.

Se seu ventilador de 12v conseguir criar um vortex como no vídeo acima perfeito! Com o que eu tinha de 12v nem chegou perto.

Nos meus testes pude verificar que o ventilador faz muita força, muita mesmo. Cheguei a utilizar cola quente para prender o imã que derreteu após horas de utilização. Tive que usar cola epoxi (Araldite) para fixar. Tanto que é perceptível que cai muito a velocidade na agitação do meio.

Cheguei até a trocar o peixinho, tenho dois de 3 e 2 cm, e não resolveu.


Paguei 25 dilmas em um ventilador de 110v, um ventilador utra mega de 12v custa 60 dilmas.

Comprei uma caixa de plastico que foi uns 20 reais.
Comprei os Imas que foram mais uns 20 com frete.
Meu gasto total foi uns 70 reais.

Só estou passando minha experiencia com testes que fiz.

que pena cara, que vc teve que gastar tudo isso no seu agitador...
acho que gastei no maximo uns 30 reais no meu, com caixinha e tudo.
 
Para os que eletronica é um bicho de 7 cabeças:

Regulador de voltagem lm317 já montado com dissipador:
http://www.dx.com/p/hzdz-lm317-voltage-power-supply-board-module-green-1-25-37v-278235#.U8bJV6iVHx4

Fonte 12V:
http://www.dx.com/p/12v-1a-regulated-switching-power-supply-110-220v-94519#.U8bJVqiVHx4

Ventoinha de pc 80mm:
http://www.dx.com/p/80mm-dc-brushless-pc-chassis-cooling-fan-9389#.U8bJaqiVHx4

Imãs (prefiro imã menor pois posso usar dois invertidos nas extremidades do stir bar dando melhor estabilidade):
http://www.dx.com/p/20117-powerful-n38-ndfeb-rectangular-magnet-silver-10-pcs-262880#.U8bLjaiVHx4

No mais só precisei de fio, plug de tomada, uma luva pvc soldavel para afastar o imã do centro da ventoinha e aproximar da base do erlenmeyer, "Caixa de passagem" (marca: cemar) pra montar os componentes dentro.
 
Boas a todos .
Quero deixar uma dica , procurem usar um cooler (" ventilador") de maquinas
industrial , sao muito usados em maquinas da solda tig ,mig por exemplo
sao mais potentes e funcionam em 110 ou 220v .
Eu consegui um no ferro velho de sucata industrial , paguei 10 dilmas , testei
e fico excelente , parece um liquidificador .
Qualquer duvida eh so perguntar blz.
 
Galera, quanto vocês deixam de distância entre o peixinho é o imã? Eu ainda não consegui fazer funcionar o meu stir plate... O circuito tá todo ok, o que não funciona é colocar o peixinho pra rodar. É eu ligar o cooler (de 12v) e peixinho balança, balança e vai pro canto...

O meu imã é de hd de notebook, talvez seja muito fraco. Já comprei uns de 4mm de espessura mas ainda não chegou...
 
Aliás, qual é o tamanho do peixinho de vocês? Eu acho que eu comprei um meio grande demais... Ele é de 3cm
 
@Frkleal qual recipiente esta usando? Um Erlenmeyer mesmo? Digo isso pois se o fundo for um pouco convexo o peixinho vai pro lado mesmo, mesmo que seja só de leve...
 
É um erlenmeyer de 1l vsertori... O triste é q o bichinho nem começa a girar...
 
É um erlenmeyer de 1l vsertori... O triste é q o bichinho nem começa a girar...

O problema é que o ímã da barrinha magnética de 3cm é forte demais e a força de atração entre ele e o ímã da base funciona como um freio para o motor, que não consegue partir.

A solução é usar uma barrinha menor ou aumentar a distância entre os ímãs, colocando o separador (pedaço de papelão grosso ou isopor, por exemplo) entre a base do stir plate e o Erlenmeyer. Pra essa segunda solução funcionar, o stir plate precisa ter controle de velocidade para começar bem devagar, caso contrário a barrinha tende a fugir.
 
Paulo, mas o cooler gira, e bem. O que não consigo fazer mexer é o diabo da barrinha. Ela se sacode mas nada de girar... Imaginei que ela fosse muito forte pra esse imã. Vou comprar uma nova pra testar...

Controle de velocidade eu tenho com um potenciômetro...
 
Galera, quanto vocês deixam de distância entre o peixinho é o imã? Eu ainda não consegui fazer funcionar o meu stir plate... O circuito tá todo ok, o que não funciona é colocar o peixinho pra rodar. É eu ligar o cooler (de 12v) e peixinho balança, balança e vai pro canto...

O meu imã é de hd de notebook, talvez seja muito fraco. Já comprei uns de 4mm de espessura mas ainda não chegou...

Eu fiz 2 agitadores até agora com caixinhas diferentes mas parecidas, e os dois ficaram com o cooler em altura diferente pra funcionar bem.

Acho que é meio que tentativa e erro, tem que ir ajustando e tentando.
 
Pessoal, comprei uma ventoinha de 120 mm em 110 V CA. Ao montar e testar, o peixinho não estabiliza. Como controlar a velocidade? Será que um controlador desses de ventilador funcionaria? Qual capacitor utilizar?
 
Pessoal, comprei uma ventoinha de 120 mm em 110 V CA. Ao montar e testar, o peixinho não estabiliza. Como controlar a velocidade? Será que um controlador desses de ventilador funcionaria? Qual capacitor utilizar?

Acho que se é 110v AC a melhor mais simples seria usar um dimmer... pode ser desses de controlar ventilador de teto ou lâmpada mesmo...
 
Testei uma fonte de CPU numa fonte de 5V aqui e funcionou beleza. Amanhã vou tentar com o dimmer e ai passo a ter a possibilidade de ter 2 stir de uma vez. [emoji12]
 
Não esqueçam de identificar as polaridades do imã ou imãs (quando usados dois invertidos) pois por incrível que pareça tenho uma barrinha aqui que tem a polarização no sentido da altura e não comprimento como de costume. Neste caso o peixinho era puxado apenas por um lado (ele tem polarização no sentido do comprimento) e quando trocava a barrinha de lado acontecia o oposto (nunca fixava o peixinho, mesmo devagar).

Teste com uma bússola para ver se pode ser o caso.

Outra coisa que vale a pena ressaltar é que os motores elétricos (sejam AC ou DC) funcionam com eletromagnetismo, ou seja se colar o imã muito perto você pode e deve estar influenciando/forçando o motor. Por isso vale a pena deixar uma distância (que varia de acordo com a força, tamanho e direção da polarização do imã). Novamente uma bússola pode ajudar a identificar grosseiramente a intensidade do campo magnético aproximando/distanciando-a.

Abraços,
 
Não esqueçam de identificar as polaridades do imã ou imãs (quando usados dois invertidos) pois por incrível que pareça tenho uma barrinha aqui que tem a polarização no sentido da altura e não comprimento como de costume. Neste caso o peixinho era puxado apenas por um lado (ele tem polarização no sentido do comprimento) e quando trocava a barrinha de lado acontecia o oposto (nunca fixava o peixinho, mesmo devagar).

Teste com uma bússola para ver se pode ser o caso.

Outra coisa que vale a pena ressaltar é que os motores elétricos (sejam AC ou DC) funcionam com eletromagnetismo, ou seja se colar o imã muito perto você pode e deve estar influenciando/forçando o motor. Por isso vale a pena deixar uma distância (que varia de acordo com a força, tamanho e direção da polarização do imã). Novamente uma bússola pode ajudar a identificar grosseiramente a intensidade do campo magnético aproximando/distanciando-a.

Abraços,

É, tem isso também... Essa interferência do motor pode ser diminuida colocando um espaçador entre o imã e o motor. Em vez de colar o imã direto no plástico da ventoinha pode colar um pedaço de plastico entre os dois, de uma altura variável... só que como o negócio gira, quanto mais coisa coloca mais dificil é estabilizar o centro... pode ser um saco de ajustar, mas dá...

No meu caso como usei um ventilador de cooler de pc, recortei um plástico daqueles CDs de proteção que vem nos tubos de CD, ele tem uma espessura legal, funcionou.
 
Consegui fazer funcionar. O problema acho que estava no tamanho do peixinho. Comprei outro imã que nem chegou à toa pelo jeito. O problema é que com o erlenmeyer de 500 ml até vai o vortex, mas com o de 1 litro é meio complicado....

[ame]https://vimeo.com/112522990[/ame]
 
Eu fiz o meu com um caixa de passagem dessas de elétrica. Comprei um cooler de computador e uma fonte 12 v

O ima eu comprei no mercado livre http://produto.mercadolivre.com.br/...o-magnetico-05-pcs-13-x-5mm-suporta-4-kgs-_JM

Colei com super bonder no cooler. A dica é prestar atenção na polaridade, que deve ser invertida de um para o outro.

Funciona que é uma beleza. Coloco 1,5l de mosto e o vórtice fica bombando! Segue as fotos

141121092850742825.jpg


141121092854309352.jpg
 
@nandopavao, o que mais vc colocou dentro do seu esquema? Tem um potenciômetro? Qual? A fonte é de 12V mesmo? Quantos ampères?
 
No meu caso é estou usando um cooler de 120mm de 12V com uma fonte de 9V. Só assim consegui fazer um dos meua peixinhos estabilizarem. O imã é um neodimio de 100x100x30 mm. Mas tive de por 2 imã de cada lado
 
Então, é o mesmo esquema que o meu... Qual o tamanho do teu peixinho nandopavao?
 
Meu peixinho eu comprei no lamas. é de 8x30 mm. Testei uns maiores mas ele nao para no centro. O que funciona mesmo é esse menor.


A fonte é de 12 v, não tenho a minima ideia de amperagem. Comprei junto com o potenciômetro numa casa de eletrônica aqui no Rio. Eu mesmo fiz as soldas (que não ficaram tão boas assim...)

abraços!
 
Se der, olhe a especificação do potenciômetro para nós. Seria 10K?
 
Back
Top