Stir plate para whirpool

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mateusinfo

Well-Known Member
Joined
Apr 15, 2014
Messages
142
Reaction score
29
Boa tarde pessoal.

Estou pensando em montar um Stiplate com o motor de um HD 7200rpm para fazer wihrpool.

Será que daria conta para levas de 30 litros?


Eu utilizaria uma barra magnética de 6CM e manteria ligado durante todo o resfriamento com chiller de imersão. Como a panela é de alumínio, não deve atrapalhar o funcionamento do agitador.

Será que rola? :fro:
 
Olha acho MUITOOOOO dificil funcionar,
o whirlpool que iria formar seria muito pequeno sem contar que o imã teria que ser extremamente forte para segurar as 7200rpm, muito trabalho para evitar um trabalinho de um minutinho.
 
Boa tarde pessoal.

Estou pensando em montar um Stiplate com o motor de um HD 7200rpm para fazer wihrpool.

Será que daria conta para levas de 30 litros?


Eu utilizaria uma barra magnética de 6CM e manteria ligado durante todo o resfriamento com chiller de imersão. Como a panela é de alumínio, não deve atrapalhar o funcionamento do agitador.

Será que rola? :fro:
Cara, se tu conseguir fazer isso funcionar, é quase certo que vai funcionar.

Pra ti ter uma ideia, eu fiz um stir plate com um cooler de computador, só que é um cooler porrada, e o whirlpool que ele faz num Erlenmeyer de 6 litros é tão forte que o cone gerado fica em constante contato com o fundo do mesmo.

Um motor de HD é bem mais forte que isso. O mais difícil é conseguir fazer o circuito para acioná-lo e controlar a velocidade, e isso não é fácil... não é um simples potenciômetro ou mesmo PWM pra maioria dos HDs.

Abraço,
 
Mestre, que cooler vc usou? Eu montei o meu com um cooler de 120mm e com dificuldade ele gira 2,5l de starter.

abraços
 
Será que um peixinho de 6 cm vai conseguir deslocamento suficiente para este volume?
 
Será que um peixinho de 6 cm vai conseguir deslocamento suficiente para este volume?

Pensei em aumentar o peixinho com um pedaço de mangueira de silicone.
Vou ter que dar uma pesquisada na questão do controle de velocidade, achei que um potenciômetro resolveria.

Vou me informar mais.

Obrigado pessoal.
 
Cara, se tu conseguir fazer isso funcionar, é quase certo que vai funcionar.

Pra ti ter uma ideia, eu fiz um stir plate com um cooler de computador, só que é um cooler porrada, e o whirlpool que ele faz num Erlenmeyer de 6 litros é tão forte que o cone gerado fica em constante contato com o fundo do mesmo.

Um motor de HD é bem mais forte que isso. O mais difícil é conseguir fazer o circuito para acioná-lo e controlar a velocidade, e isso não é fácil... não é um simples potenciômetro ou mesmo PWM pra maioria dos HDs.

Abraço,

Guenther que imã usaste?
Fiz um stir plate porrada aqui com um cooler 110v mas o imã não consegue segurar, se ponho muito rapido o imã sai pela tangente. :drunk:
 
Guenther que imã usaste?
Fiz um stir plate porrada aqui com um cooler 110v mas o imã não consegue segurar, se ponho muito rapido o imã sai pela tangente. :drunk:

Tenta conseguir um imã de HD scsi, quando eu trabalhava em uma assistência de informática acabei desmontando um antigo e o imã era um monstro. É com ele que pretendo montar este stirplate, só me resta resolver a rotação do HD ou achar outro motor com velocidade suficiente e controle.
 
Tenta conseguir um imã de HD scsi, quando eu trabalhava em uma assistência de informática acabei desmontando um antigo e o imã era um monstro. É com ele que pretendo montar este stirplate, só me resta resolver a rotação do HD ou achar outro motor com velocidade suficiente e controle.

Pra controlar a velocidade do HD, você vai precisar de um ESC (eletronic speed controller) para aeromodelismo.

Fui atrás disso mas acabei desistindo, pois foi muito mais fácil fazer meu Stir Plate de propagação usando um cooler e uma fonte chinesa de 15 reais para variar a velocidade.

De qualquer maneira, tem um thread 'bem boa' sobre o assunto aqui:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403599&highlight=stir+plate&page=7
 
Mestre, que cooler vc usou? Eu montei o meu com um cooler de 120mm e com dificuldade ele gira 2,5l de starter.

abraços
Cara, não tem modelo.

Umas vez comprei uns 20 coolers usados, todos diferentes uns dos outros. Quando fui montar, testei todos, e peguei o que me pareceu mais porrada.
 
Cara, no Deal Extreme existem "moedas" ímã de neodímio pra vender. Elas tem em torno de 1cm de diâmetro, e 0,5mm de espessura. Usei duas pilhas dessas moedas, coladas na largura específica que eu precisava para uma barra magnética relativamente grande (uns 6cm), e foi isso.

Confesso que não esperava que o resultado ficasse tão bom.

Abraço,
 
Alguém sabe me informar se estas barras magnéticas são todas com a potência de atração parecidas? (A que eu tenho parece um tanto fraca)
E aquelas barras com anel central são melhores que as lisas?
 
Sem querer ser chato, mas já sendo, será, que esta barra magnética, girando freneticamente bem onde o cone de trub deveria se formar, não vai mais atrapalhar do que ajudar?
Tem certeza de que o aço das tuas panelas é austenítico (não magnético)? Isto não vai impedir o funcionamento do stir plate?
 
Aproveitando o tópico do amigo...

Consegui um cooler 220v, será que ligado a um dimmer consigo controlar a velocidade? A corrente dele é alternada.
 
Aproveitando o tópico do amigo...

Consegui um cooler 220v, será que ligado a um dimmer consigo controlar a velocidade? A corrente dele é alternada.

Sim.
O meu é um 110v e controlo com dimmer de lampada, comprei na ferragem 20 dilmas, o mesmo suporta 220v também.
 
Sem querer ser chato, mas já sendo, será, que esta barra magnética, girando freneticamente bem onde o cone de trub deveria se formar, não vai mais atrapalhar do que ajudar?
Tem certeza de que o aço das tuas panelas é austenítico (não magnético)? Isto não vai impedir o funcionamento do stirplate?

Olá Zerosa, Chato nada, é sempre bom ouvir criticas sobre a ideia antes de executá-la.

Minha ideia é ligar o Stir plate no momento em que terminar a fervura, coloco o chiller de imersão e vou resfriando.
Quando chegar próximo a temperatura desejada, desligo o Stirplate, tampo a panela e aguardo uns 10 minutos para que tudo e acomode.

A panela é de alumínio, então não vai interferir.

Espero também que o movimento gerado pela barra magnetica ajude no resfriamento.

Já comprei a barra magnética, assim que chegar pretendo montar tudo e fazer uma simulação com Água.

Abraços.
 
@mateusinfo, desculpa mas estava certo de ter lido "inox" na tua postagem.
Acho que o movimento vai acelerar o resfriamento sim.
 
@Luccasm eu achei um cooler de 110v com rolamento por 31,00 aqui em Dourados numa eletrônica da cidade.
Estou terminando o meu stir plate nesse instante, mas me surgiu uma dúvida (besta).
Li em algum lugar que o ímã deve ser colado com araldite no cooler. Isso procede?
Estou quase colando uns ímãs que comprei do AliExpress com a boa e velha bonder que sempre tenho em casa.
Alguma dica?
(Y)
 
Cara. Quando eu colei com superbonder nao esperei o suficiente e espirrou cola pra todo lado.
Outro problema q tive, foi que com mt tempo girando, aqueceu e soltou o imã.
Ai desisti do projeto. Pq tava de saco cheio. Haha

Então, no meu caso. A cola nao rolou. As x essa dica eh nais eficiente.
 
@Luccasm eu achei um cooler de 110v com rolamento por 31,00 aqui em Dourados numa eletrônica da cidade.
Estou terminando o meu stir plate nesse instante, mas me surgiu uma dúvida (besta).
Li em algum lugar que o ímã deve ser colado com araldite no cooler. Isso procede?
Estou quase colando uns ímãs que comprei do AliExpress com a boa e velha bonder que sempre tenho em casa.
Alguma dica?
(Y)

O meu eu colei com cola quente. Mas estou usando um cooler de 12v.

O bom da cola quente é que você pode remanejar se não ficar bom. Eu precisei mudar a posição do imã umas 3 vezes pra ficar sem tremedeiras. :rockin:
 
Se o cooler esquentar, vai soltar a cola quente. O meu esquenta. Eu colei com super bonder. O imã soltou após uns 15 starters. Colei novamente com bonder. Se soltar de novo vou colar com araldite.
 
@cozinheiro2008 , foi o que havia lido em algum lugar que o ideal seria usar araldite.
Vou fazer uns testes e posto fotos logo mais.
:mug:
 
Machado, sou de Dourados também. Fiz um stirplate com imã colado ao cooler com superbonder mesmo e funcionou super bem!
 
E finalmente consegui terminar de fato o agitador.

Usei ímãs de neodímio que havia comprado do exterior. Depois de diversos testes, ora com ímãs colados direto no cooler com rolamento, de 110v (31,00), ora colados na chapinha metálica como mostra a foto, ora com um em cada ponta com polaridades invertidas, ora com mesma polaridade, e por aí foi. A danada da barrinha não ficava no centro por muito tempo. Até que empilhei dois ímãs em cada lado do metal mas não na extremidade, deixei uma área mais ou menos do tamanho do peixinho, ligeiramente maior. E com a mesma polaridade para cima (e para baixo, claro).

A atual fixação do cooler está sendo feita apenas com perfis e peças emborrachadas que eu tinha aqui, que deixaram tudo muito firme e sem vibração, nada foi parafusado além da tampa até o momento. Notem que existem 4 pinos de borracha colados em cima do cooler, que são pressionados pela tampa, firmando tudo mesmo. Claro que com uma caixa mais próxima do tamanho, isso poderia ter sido dispensado, mas era o que eu tinha aqui. Seguem vídeo e fotos da caixa comprada em material elétrico (19,00), que já veio com o furo para os cabos e o "estrangula-cabo" e só tive que fazer o furo para o dimmer (9,00), desse bem comum para disjuntor de lâmpadas.

Depois de conseguir centralizar bem a barrinha, esses coolers de 110v devem girar uns bons litros de mosto, acredito.
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=F_rJWckWgrM[/ame]
CTSfNyv.jpg

bNRBosp.jpg

M7xxWP3.jpg
 
@rafaelpiovesan, são duas colunas com dois ímãs cada, como na terceira foto (Y) que posto novamente.

bNRBosp.jpg
 
@Machado, agora vi que meu post não fez sentido, por algum motivo no meu computador do trabalho não aparece as fotos postadas, agora em casa vi que você já tinha postado uma foto mostrando.
Valeu de qualquer forma.
 

Latest posts

Back
Top