1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Starter em fermento seco

Discussão em 'Fermentação' iniciado por romulo, 12/5/15.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 7/12/18 #21

raZ

raZ

raZ

Member

Afiliado:
    23/8/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Se quer um stirplate sem gastar muito, só montando um DYI. Existem vários vídeos no Youtube, é fácil.
    Acho que o mais complicado é conseguir um imã forte, se vc não tiver um HD de PC que possa utilizar. E ter a atenção na hora de centralizá-lo na ventoinha (fan-cooler).

leandrogmachado curtiu isso.
  2. 7/12/18 #22

leandrogmachado

leandrogmachado

leandrogmachado

Well-Known Member

Afiliado:
    12/10/18
    Curtidas Recebidas:
    10
    encontrei a 250,00. Comprarei porque estes DYI quebram galho, infelizmente não achei algumq eu seja realmente util.

3. 7/12/18 #23

alexandre barbeta

alexandre barbeta

alexandre barbeta

Member

Afiliado:
    19/8/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Pessoal, eu faço o start um bom tempo antes, pelo meno 1 hora e logo depois de atingir a temperatura de resfriamento, coloco o fermento no mosto e imediatamente agito devagar com uma colher por 1 minuto para aeração. Até hoje obtive 100% de resultados positivos.

4. 7/12/18 #24

Krishna

Krishna

Krishna

Well-Known Member

Afiliado:
    18/9/16
    Curtidas Recebidas:
    73
    Cara, na boa, tudo bem que é o Brian Smith e tal, mas queria que ele me provasse isso (com algum experimento mínimo), porque pra mim não faz o menor sentido isso. Além disso, pelo que vejo e li é consenso, e provado, que a propagação de fermento seco acontece numa boa. Pela lógica alias não poderia ser o contrário. Pensa ai: no fermento seco tem um monte de fungo pronto pra voltar a ativa, comer e reproduzir, bastando pra isso água e comida. Aí você dá essas coisas pra ele. Aí só porque é seco ele só vai comer e mais nada? Então porque no mosto normal ocorre propagação? Ou o Brian Smith diz que no mosto é diferente?

Sei não, acho que você pode ter entendido mal o que ele diz não?

Última edição: 7/12/18
  5. 7/12/18 #25

Krishna

Krishna

Krishna

Well-Known Member

Afiliado:
    18/9/16
    Curtidas Recebidas:
    73
    Olha no Aliexpress que lá tem uns mais baratos.

leandrogmachado curtiu isso.
  6. 9/12/18 #26

leandrogmachado

leandrogmachado

leandrogmachado

Well-Known Member

Afiliado:
    12/10/18
    Curtidas Recebidas:
    10
    Minha preocupaçao é possivel sobretaxa e impostos.
    Mas olharei

7. 9/12/18 #27

Miguel Martins Jr

Miguel Martins Jr

Miguel Martins Jr

Member

Afiliado:
    29/5/18
    Curtidas Recebidas:
    6
    A receirta só pode taxar produtos acima de $100 dolares incluído o frete entao preste atenção na compra do stir plate

8. 9/12/18 #28

mjay

mjay

mjay

Well-Known Member

Afiliado:
    4/1/17
    Curtidas Recebidas:
    29
    Serio isso? Eu faço starter com fermento seco desde quando aumentei minha produção para 60l, uso o brewersfriend para calcular o starter tive resultados satisfatórios, vejo o starter como obrigatário nas minhas levas.

Walney e leandrogmachado curtiram isso.
  9. 9/1/19 #29

Robson

Robson

Robson

New Member

Afiliado:
    19/7/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Ou entendeu errado ou, devido ao grande aumento da produção de cerveja artesanal, os fornecedores de leveduras devem ter distribuído propinas para "influenciadores", de forma que a turma passe a comprar mais fermento. Não duvido de nada!

Vi em algum lugar alguém dizendo que fez um curso que ensinou o mesmo. Que não se pode fazer starter com fermento seco.

10. 10/1/19 #30

EZEQUIEL LOPES MEURER

EZEQUIEL LOPES MEURER

EZEQUIEL LOPES MEURER

New Member

Afiliado:
    7/1/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Posso usar um mosto de malte Pilsen com og de 1036 ao invés do DME?

11. 10/1/19 #31

Persevalli

Persevalli

Persevalli

Well-Known Member

Afiliado:
    21/1/17
    Curtidas Recebidas:
    60
    Certamente, apenas cuide para que as temperaturas e sanitização sejam adequadas, principalmente se esse mosto vier de uma mostura feita dias antes.

EZEQUIEL LOPES MEURER curtiu isso.
  12. 10/1/19 #32

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    544
    Não acho que seja uma "conspiração" de fabricantes, até porque a taxa de inoculação que eles sugerem é menor do que a literatura diz (1 pct para 20l ao invés de 2pct para 20l).

Está mais para um desentendimento de conceitos. Starter é um recondicionamento de leveduras "velhas" para uma nova fermentação, com propagação e seleção, dando as leveduras fracas um ambiente rico em nutrientes e de baixa OG para não "força-las".

No caso de fermento seco, ele vem na sua plenitude, com reservas de nutrientes e prontas para trabalhar mas desidratadas. elas precisam obrigatoriamente serem "trazidas a vida" em água pura (mosto é extremamente prejudicial neste momento) - Há uma informação dos fabricantes que as novas gerações de leveduras não tem esta fraqueza/necessidade, mas isto eu não testei ainda nem li algum estudo que comprove.

O que se pode fazer, semelhante ao starter é uma propagação, aumentando a quantidade de células viáveis para uma inoculação mais efetiva e sem a necessidade de muitos pacotes de fermento. É o que eu faço.

Robson curtiu isso.
  13. 10/1/19 #33

Inglorious Brewers

Inglorious Brewers

Inglorious Brewers

Well-Known Member

Afiliado:
    28/12/18
    Curtidas Recebidas:
    20
    Eu não sei os motivos pelo qual o Brian Smith desaconselha, mas posso falar sobre a visão geral do porque muitos manuais de homebrew desaconselham. Primeiro de tudo é que no fermento seco você tem uma ótima quantidade de células saudáveis para fermentar entre 15 a 20L de cervejas, e como em muitos países é bem barato comprar leveduras, algumas vezes sai mais barato você comprar um pacote novo do que um fazer um starter, pois DME é caro em todo lugar. Segundo, o starter de levedura seca funciona perfeitamente, mas em um cenário em que você não precisa economizar com levedura, o balanço entre os ganhos (que nesse contexto será apenas começar a fermentação mais rápido) e os problemas (gasto e perigo de contaminação) acaba não valendo a pena.

Eu sempre faço starter, seja em casa, seja na cervejaria, seja no laboratório. Primeiro pelo motivo de que levedura é cara no Brasil e disponibilidade também é algo que nem sempre você tem a mão, portanto toda vez eu preparo levedura para o banco de leveduras. Outro motivo é que minhas fermentações precisam, no geral, demorar no máximo 3 dias e com qualidade, então é indispensável o starter. Mas se você não tem problema com nenhuma dessas coisas, eu concordo que nem deva perder tempo com starter, será muito trabalho e risco para poucos ganhos.

Compartilhe esta Página