Starter em fermento seco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

romulo1

Well-Known Member
Joined
Sep 8, 2014
Messages
216
Reaction score
38
Sim, é Starter mesmo e não hidratação... Quer dizer, não que um anule o outro, mas quero propagar a levedura seca.

Alguma manha, alguma coisa? Achei pouca informação sobre o assunto.

Usando a calculadora do Brewer's friend, consigo usar um pacote startado numa leva onde precisaria de 3 pacotes. Tá valendo?
 
Bom dia!

Ta valendo sim, se for usar DME, use 100gr/l aproximadamente, faça o starter com umas 36/48 horas de antecedência.

Funciona 100%.

Baratovysk
 
Romulo, fermento seco depois que hidrata vira fermento líquido :)
Ai pode propagar como se fosse um liquido mesmo, usando a calculadora do Brewers Friend. Apenas considere que se propagar, o fermento perde a reserva de ácidos graxos e esteróis que possui e ai vai ter que fazer a aeração também como se fosse fermento líquido. Por 3 pacotinhos, eu optaria por usar ele sem starter, só hidratando, e assim não precisar aerar o mosto. Mas é escolha pessoal!

Abraço!
 
Propago fermento seco, e a melhor coisa como falasse, economia vale a pena sem contar que ele já entra a todo vapor na fermentação.
 
Bom dia pessoal!
Eu Já fiz isso... E com certeza deu certo, mas to pelas dicas e conselhos.

@Baratovysk
Mirei uma og de 1.036 em 1L.

Uma dúvida que tenho no líquido (já usei, mas não levei confiança - em mim) e no, digamos, SECO HIDRATADO é que se vale mais a pena fazer 2 starters de 1L com OG 1.036 (36-48h cada) ou fazer 1 de 2L com a mesma OG? Pela calculadora vale mais a pena fazer 2 de 1L...

@drelimainacio
Então... Essa aeração que tu se refere é forçada, com O2? Eu sempre aero o mosto o máximo que posso sem o uso de O2. Uso Splash e tubo de venturi e depois ainda agito, quando a leva é pequena.

E outra coisa olhem meu processo:
1 - hidratação lenta e cuidadosa conforme o manual do fermento usado
2 - preparação de 1l de starter com OG 1.036
3 - adição do fermento com os dois a 20°
4 - 36h de stirplate a temp ambiente (varia :/)
5 - repouso para decantação
6 - remoção do excesso de starter usado
7 - novo starter de 1L OG 1.036
8 - 36h de stirplate
9 - repouso para decantação
10 - remoção do excesso de starter usado
11 - INOCULAÇÃO


Perguntas -
a) Esse repouso pra decantação pode ser refrigerado pra acelerar?
b) Caso o fermento startado tenha que esperar. Quanto tempo posso esperar? devo refrigerar? devo deixar no stirplate?
c) É valido remover o excesso de starter usado?
 
A resposta do André Inácio está ótima e eu concordo com ele. Fermento seco pra starter = fermento líquido. Vc vai ter que caprichar em alguns fatores, como nutrientes, oxigenação e quantidade de fermento. Caso vc só tenha usado fermento seco até agora e não faça essas coisas, possivelmente sentirá a diferença no processo e no resultado.

Pras últimas perguntas: sim starter refrigerado decanta mais rápido do que não refrigerado. Terminada a etapa de multiplicação, basta colocar o frasco na geladeira. Descartar o sobrenadante é boa prática.

Abraço
 
Fazer starter de um fermento líquido ou seco, como o André Inácio falou, dá no mesmo.
 
Boa Tarde, alguem pode me ajudar?

Pretendo fazer uma vienna lager, 55Litros, fermento seco w-34/70.

Li que o pitching rate para lager deve ser de 1milhão de cel/ml / ºP

supondo que meu mosto tenha 12ºP (1.048)

1 milhão * 12 = 12milhões * 55.000ml = 660 bilhões de cel viáveis (preciso dessa quantidade para iniciar a fermentação).

Outro post do Guenther, ele menciona que no fermento seco hidratado podemos considerar 10bilhões de cel viáveis por grama (Guenther, por gentileza seu eu entendi errado me corrigir)

portanto 660bi / 10bi = 66gramas necessárias para os 55Litros com OG de 1.048

se eu for comprar os saches, serão necessário 6unid do S-34/70, não quero comprar as 6unid, quero comprar 2unid do w34/70, visto que tenho todos os equipamentos em casa, como 2 erlen de 2litros, 2 stir plate, DME com nutriente.

Alguem pode me dizer se é possível? se sim, como devo fazer? é a primera vez que quero propagar o fermento e tenho várias duvidas q não quero comprometer a minha leva por alguma besteira.

pensei em fazer da seguinte forma em dois erlenmyer de 2litros cada, igual as orientações do Romulo para o
@drelimainacio.

1 - hidratação lenta e cuidadosa
2 - preparação de 1l de starter com OG 1.048 (100g de DME com nutriente para 1Litro de agua) - ferve e esfria até uns 25ºC
3 - adição do fermento com os dois a 20°
4 - 24h de stirplate a temp ambiente (apos as 24horas, ele passara de 100bilhoes para 200bilhoes)
5 - repouso para decantação
6 - remoção do excesso de starter usado
7 - novo starter de 1L OG 1.048
8 - 12h de stirplate (para passar de 200Bi para 300Bi)
9 - repouso para decantação
10 - remoção do excesso de starter usado
11 - INOCULAÇÃO - como farei com dois erlenmeyer simulataneos, pretendo atingir os pitching rate de 600Bi

Esta correto as minhas contas?
 
1 milhão de células por ml é a dosagem geralmente em ales high gravity. 0.75 milhão de célula por ml já estaria dentro do recomendado.
 
Bom dia Ramon e André obrigado pela colaboração

Irei fazer uma lager, já li alguns artigos diferentes, alguns falam em 1. outros 1,5.

A minha dúvida ainda é: com dois saches de 11,5g w 34/70 eu consigo chegar no pitching rate de 600bilhoes?

Caso positivo, os procedimentos que eu descrevi estão corretos?

Obrigado
 
Bom dia Ramon e André obrigado pela colaboração

Irei fazer uma lager, já li alguns artigos diferentes, alguns falam em 1. outros 1,5.

A minha dúvida ainda é: com dois saches de 11,5g w 34/70 eu consigo chegar no pitching rate de 600bilhoes?

Caso positivo, os procedimentos que eu descrevi estão corretos?

Obrigado

Sempre vi a indicação de 1.5 para lagers, inclusive nas calculadores (brewersfriend, mrmalty). Eu usaria 1.5, pois existe um abismo entre 1.0 e 1.5.

Use a calculadora do brewersfriend. É fácil.
http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Como tem 2 erlenmeyers, eu calcularia como se fosse metade da cerveja.
Pela rápida simulação que fiz (2L de mosto a 1.037), você precisaria de 2 pacotes para cada erlenmeyer se não quiser fazer steps.

Seriam 4 pacotes, já é bem melhor que comprar 9 para atingir 1.5 de target.

Se quiser realmente usar só 2 pacotes, eu faria um starter de 2L para atingir 500b+ e dividiria entre os 2 erlenmeyers. Depois de decantar e remover o excesso, faria mais um step em cada.
 
Sempre vi a indicação de 1.5 para lagers, inclusive nas calculadores (brewersfriend, mrmalty). Eu usaria 1.5, pois existe um abismo entre 1.0 e 1.5.

Use a calculadora do brewersfriend. É fácil.
http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Como tem 2 erlenmeyers, eu calcularia como se fosse metade da cerveja.
Pela rápida simulação que fiz (2L de mosto a 1.037), você precisaria de 2 pacotes para cada erlenmeyer se não quiser fazer steps.

Seriam 4 pacotes, já é bem melhor que comprar 9 para atingir 1.5 de target.

Se quiser realmente usar só 2 pacotes, eu faria um starter de 2L para atingir 500b+ e dividiria entre os 2 erlenmeyers. Depois de decantar e remover o excesso, faria mais um step em cada.



Karkassa, me permita fazer uma revisão..

quero seguir a sua orientação de apenas 2 pacotes, agora por necessidade, ontem na loja só haviam 2unid desse fermento.

irei fazer o starter com 200g DME c/ nutriente + 2L agua, ferver, resfriar até prox de 18ºC, inocular o fermento previamente hidratado. Colocar no agitador e deixar 24h, depois deixar decantar, remover o excesso (parte superior), dividir nos 2 erlenmyer de 2L, fazer novamente um starter de 200g DME c/ nutriente + 2L agua (ferver/resfriar) unir metade em cada erlenmyer, colocar no agitador por mais 24h. Correto?

Obirgado
 
Karkassa, me permita fazer uma revisão..

quero seguir a sua orientação de apenas 2 pacotes, agora por necessidade, ontem na loja só haviam 2unid desse fermento.

irei fazer o starter com 200g DME c/ nutriente + 2L agua, ferver, resfriar até prox de 18ºC, inocular o fermento previamente hidratado. Colocar no agitador e deixar 24h, depois deixar decantar, remover o excesso (parte superior), dividir nos 2 erlenmyer de 2L, fazer novamente um starter de 200g DME c/ nutriente + 2L agua (ferver/resfriar) unir metade em cada erlenmyer, colocar no agitador por mais 24h. Correto?

Obirgado

Quase isso!

Pela calculadora, são 211.1g de DME para 2L de mosto chegar 1.037 de SG.
Eu prefiro dividir o primeiro starter entre os erlenmeyers antes de decantar, misturando bastante pra ficar bem homogêneo. Creio que fica mais fácil fazer uma divisão igualitária. Daí você deixa decantar já depois de separado.

Depois disso, o step de cada um é individual. Ou seja, +211.1g de DME por erlenmeyer. Nesse caso eu decanto o líquido sobrenadante, e faço um mosto pra complementar o volume. Ex no caso de 2L: Sobrou 600ml de fermento "concentrado", eu faço um mosto que no pós fervura dará 1400ml*, depois de resfriado jogo no erlenmeyer.

*Se errar a conta e sobrar mosto, eu fervo até chegar em 1400ml, afinal quero todo o açúcar dos 211g de DME. Se faltar eu completo com água fervendo, deixo uma panela de água extra fervendo caso precise diluir o mosto.

Não sei se esta é a melhor forma, mas funciona bem pra mim.
 
Olá pessoal!

Li em outros posts que o fermento seco, só deve ser inoculado após oxigenar o mosto - por agitação ou splash - pois as cepas podem estressar e/ou danificar devido essa agitação do fermentador.

Questão: o starter com fermento seco necessita de um tempo inicial de descanso/fortalecimento ou algo assim, antes de iniciar a agitação? Ou a agitação do stir plate não afeta o fermento nesse método de oxigenação?

Grato!
 
Olá pessoal!

Li em outros posts que o fermento seco, só deve ser inoculado após oxigenar o mosto - por agitação ou splash - pois as cepas podem estressar e/ou danificar devido essa agitação do fermentador.

Questão: o starter com fermento seco necessita de um tempo inicial de descanso/fortalecimento ou algo assim, antes de iniciar a agitação? Ou a agitação do stir plate não afeta o fermento nesse método de oxigenação?

Grato!
Fiz a primeira vez starter em fermento seco domingo passado, o que fiz foi ferver o dme com a água em um recipiente e ao mesmo tempo em um erlenmeyr menor fervi a agua para hidratar o fermento, hidratei o fermento a 30 graus no recipiente menor, deixei chegar a temperatura ambiente naturalmente, enquanto isso fui resfriando o outro recipiente com o DME, quando estavam na mesma temperatura juntei os 2 e foi pro stirplate.
 
Fiz a primeira vez starter em fermento seco domingo passado, o que fiz foi ferver o dme com a água em um recipiente e ao mesmo tempo em um erlenmeyr menor fervi a agua para hidratar o fermento, hidratei o fermento a 30 graus no recipiente menor, deixei chegar a temperatura ambiente naturalmente, enquanto isso fui resfriando o outro recipiente com o DME, quando estavam na mesma temperatura juntei os 2 e foi pro stirplate.

rdinallo,

Sim, quanto a esse procedimento seria o de praxe, até inocular.

A questão que coloco é, se após inocular e levar imediatamente para agitação, se não irá estressar a cepa, assim como dizem que ocorre no fermentador, entende?

Inocular e agitar no fermentador, estressa e prejudica - segundo os mais especializados.

Inocular e agitar no stir plate, estressa e prejudica, também?
 
Kros, não acompanhei o post desde o início, mas gostaria de deixar minha contribuição. Segundo o Brian Smith (criador do BeerSmith), não adianta fazer starter de levedura seca. Ele acredita tanto nisso que tirou a opção de fazer starter, na versão 3, quando vc seleciona um fermento seco. Quando uso o seco, fação apenas a adição em água mineral (a mesma que uso pra cerveja), cerca de meia hora antes. Abraços
 
Entrando no papo, onde consigo um stir plate com preço bem em conta?
Se quer um stirplate sem gastar muito, só montando um DYI. Existem vários vídeos no Youtube, é fácil.
Acho que o mais complicado é conseguir um imã forte, se vc não tiver um HD de PC que possa utilizar. E ter a atenção na hora de centralizá-lo na ventoinha (fan-cooler).
 
Se quer um stirplate sem gastar muito, só montando um DYI. Existem vários vídeos no Youtube, é fácil.
Acho que o mais complicado é conseguir um imã forte, se vc não tiver um HD de PC que possa utilizar. E ter a atenção na hora de centralizá-lo na ventoinha (fan-cooler).
encontrei a 250,00. Comprarei porque estes DYI quebram galho, infelizmente não achei algumq eu seja realmente util.
 
Pessoal, eu faço o start um bom tempo antes, pelo meno 1 hora e logo depois de atingir a temperatura de resfriamento, coloco o fermento no mosto e imediatamente agito devagar com uma colher por 1 minuto para aeração. Até hoje obtive 100% de resultados positivos.
 
Kros, não acompanhei o post desde o início, mas gostaria de deixar minha contribuição. Segundo o Brian Smith (criador do BeerSmith), não adianta fazer starter de levedura seca. Ele acredita tanto nisso que tirou a opção de fazer starter, na versão 3, quando vc seleciona um fermento seco. Quando uso o seco, fação apenas a adição em água mineral (a mesma que uso pra cerveja), cerca de meia hora antes. Abraços

Cara, na boa, tudo bem que é o Brian Smith e tal, mas queria que ele me provasse isso (com algum experimento mínimo), porque pra mim não faz o menor sentido isso. Além disso, pelo que vejo e li é consenso, e provado, que a propagação de fermento seco acontece numa boa. Pela lógica alias não poderia ser o contrário. Pensa ai: no fermento seco tem um monte de fungo pronto pra voltar a ativa, comer e reproduzir, bastando pra isso água e comida. Aí você dá essas coisas pra ele. Aí só porque é seco ele só vai comer e mais nada? Então porque no mosto normal ocorre propagação? Ou o Brian Smith diz que no mosto é diferente?

Sei não, acho que você pode ter entendido mal o que ele diz não?
 
Last edited:
A receirta só pode taxar produtos acima de $100 dolares incluído o frete entao preste atenção na compra do stir plate
 
Kros, não acompanhei o post desde o início, mas gostaria de deixar minha contribuição. Segundo o Brian Smith (criador do BeerSmith), não adianta fazer starter de levedura seca. Ele acredita tanto nisso que tirou a opção de fazer starter, na versão 3, quando vc seleciona um fermento seco. Quando uso o seco, fação apenas a adição em água mineral (a mesma que uso pra cerveja), cerca de meia hora antes. Abraços

Serio isso? Eu faço starter com fermento seco desde quando aumentei minha produção para 60l, uso o brewersfriend para calcular o starter tive resultados satisfatórios, vejo o starter como obrigatário nas minhas levas.
 
Cara, na boa, tudo bem que é o Brian Smith e tal, mas queria que ele me provasse isso (com algum experimento mínimo), porque pra mim não faz o menor sentido isso. Além disso, pelo que vejo e li é consenso, e provado, que a propagação de fermento seco acontece numa boa. Pela lógica alias não poderia ser o contrário. Pensa ai: no fermento seco tem um monte de fungo pronto pra voltar a ativa, comer e reproduzir, bastando pra isso água e comida. Aí você dá essas coisas pra ele. Aí só porque é seco ele só vai comer e mais nada? Então porque no mosto normal ocorre propagação? Ou o Brian Smith diz que no mosto é diferente?

Sei não, acho que você pode ter entendido mal o que ele diz não?

Ou entendeu errado ou, devido ao grande aumento da produção de cerveja artesanal, os fornecedores de leveduras devem ter distribuído propinas para "influenciadores", de forma que a turma passe a comprar mais fermento. Não duvido de nada!

Vi em algum lugar alguém dizendo que fez um curso que ensinou o mesmo. Que não se pode fazer starter com fermento seco.
 
Ou entendeu errado ou, devido ao grande aumento da produção de cerveja artesanal, os fornecedores de leveduras devem ter distribuído propinas para "influenciadores", de forma que a turma passe a comprar mais fermento. Não duvido de nada!

Vi em algum lugar alguém dizendo que fez um curso que ensinou o mesmo. Que não se pode fazer starter com fermento seco.
Não acho que seja uma "conspiração" de fabricantes, até porque a taxa de inoculação que eles sugerem é menor do que a literatura diz (1 pct para 20l ao invés de 2pct para 20l).

Está mais para um desentendimento de conceitos. Starter é um recondicionamento de leveduras "velhas" para uma nova fermentação, com propagação e seleção, dando as leveduras fracas um ambiente rico em nutrientes e de baixa OG para não "força-las".

No caso de fermento seco, ele vem na sua plenitude, com reservas de nutrientes e prontas para trabalhar mas desidratadas. elas precisam obrigatoriamente serem "trazidas a vida" em água pura (mosto é extremamente prejudicial neste momento) - Há uma informação dos fabricantes que as novas gerações de leveduras não tem esta fraqueza/necessidade, mas isto eu não testei ainda nem li algum estudo que comprove.

O que se pode fazer, semelhante ao starter é uma propagação, aumentando a quantidade de células viáveis para uma inoculação mais efetiva e sem a necessidade de muitos pacotes de fermento. É o que eu faço.
 
Cara, na boa, tudo bem que é o Brian Smith e tal, mas queria que ele me provasse isso (com algum experimento mínimo), porque pra mim não faz o menor sentido isso. Além disso, pelo que vejo e li é consenso, e provado, que a propagação de fermento seco acontece numa boa. Pela lógica alias não poderia ser o contrário. Pensa ai: no fermento seco tem um monte de fungo pronto pra voltar a ativa, comer e reproduzir, bastando pra isso água e comida. Aí você dá essas coisas pra ele. Aí só porque é seco ele só vai comer e mais nada? Então porque no mosto normal ocorre propagação? Ou o Brian Smith diz que no mosto é diferente?

Sei não, acho que você pode ter entendido mal o que ele diz não?

Eu não sei os motivos pelo qual o Brian Smith desaconselha, mas posso falar sobre a visão geral do porque muitos manuais de homebrew desaconselham. Primeiro de tudo é que no fermento seco você tem uma ótima quantidade de células saudáveis para fermentar entre 15 a 20L de cervejas, e como em muitos países é bem barato comprar leveduras, algumas vezes sai mais barato você comprar um pacote novo do que um fazer um starter, pois DME é caro em todo lugar. Segundo, o starter de levedura seca funciona perfeitamente, mas em um cenário em que você não precisa economizar com levedura, o balanço entre os ganhos (que nesse contexto será apenas começar a fermentação mais rápido) e os problemas (gasto e perigo de contaminação) acaba não valendo a pena.

Eu sempre faço starter, seja em casa, seja na cervejaria, seja no laboratório. Primeiro pelo motivo de que levedura é cara no Brasil e disponibilidade também é algo que nem sempre você tem a mão, portanto toda vez eu preparo levedura para o banco de leveduras. Outro motivo é que minhas fermentações precisam, no geral, demorar no máximo 3 dias e com qualidade, então é indispensável o starter. Mas se você não tem problema com nenhuma dessas coisas, eu concordo que nem deva perder tempo com starter, será muito trabalho e risco para poucos ganhos.
 
Back
Top