"Starter de pobre" com leveduras secas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Olá pessoal,

Estou aos poucos melhorando meus processos e tentando aprimorar algumas coisas, mas sem grana pra investir fica meio foda heheh...

O negocio é que percebi que comprando 2pct de levedura por brassagem, eu aumento cerca de 20% no preço da cerveja... Então estou querendo começar a fazer um starter simples antes de cada brassagem para poder usar apenas 1 pacote.

Andei lendo e vendo videos sobre o assunto e resolvi basear-me em 2 fontes: o livro Yeast e o video "Starter de pobre" do Cerveja Fácil [ame="https://www.youtube.com/watch?v=1InT4nO6Vz4"]https://www.youtube.com/watch?v=1InT4nO6Vz4[/ame]

Pois bem. Lendo o livro yeast, me deparei com a seguinte frase:
“Another case where you normally do not want to make a starter is with dry yeast. (...) Many experts suggest that placing dry yeast in a starter just depletes the cell reserves that the yeast manufacturer tries to build into their product. For dry yeast do a proper rehydration in tap water; do not make a starter.”
Trecho de: Chris White. “Yeast”. iBooks.

Ou seja, ele fala que não se deve fazer starter com leveduras secas. E aí? relevamos essa informação? Devo fazer o starter e ele vai funcionar mesmo?

A outra coisa é sobre essa técnica do Cerveja fácil. Acabei de investir em uma geladeira pra fermentação e não tenho como comprar um stir plate!

No livro Yeast ele também descreve esse método utilizado no video, na pagina 364. A única diferença é que ele recomenda de hora em hora afrouxar a tampa, apertar a garrafa pro CO2 sair, soltar ela para entrar o ar oxigenado e depois chacoalhar...

Então, alguém ja fez assim? sabe se da certo? quais os riscos? quais cuidados a serem tomados? como sanitizar a garrafa pet?

E outra, só fazer o mosto com DME, oxigenar, jogar a levedura e oxigenar de temos em tempos mesmo? não precisamos adicionar nenhum nutriente?

OBS: Até pensei em comprar o Erlenmeyer de 2L, mas acredito que chacoalhar ele tampado só com um papel alumínio iria vazar pra todo lado, né?

Abraços!
 
Da pra fazer stir plate com cooler de processador (mas se vc puder comprar cooler de gabinete de 12x12cm é melhor) + imã de hd.

Procura video sobre "agitador magnético caseiro" no youtube.
 
Você consegue montar um stir plate por menos de 80 reais comprando as peças no Aliexpress. Acabei de comprar as peças pro meu e falta só montar e devo ter gasto isso. Sim, é uma solução a médio prazo já que levará uns 2 meses para chegar.

Sim, chacoalhar um Erlenmeyer de 2L com papel alumínio vai dar lambança.

Não tenho a menor noção em efeitos práticos (seria legal se alguém pudesse testar isso) mas se compararmos os efeitos cinéticos entre o starter convencional (que permanece agitando a solução por cerca de 24 h ininterruptamente) com o starter de pobre (que dá umas chacoalhadas numa garrafa pet de tempos em tempos) me parece que o último está muito aquém do desejável.

A dúvida que fica pra mim é: Quão mais efetivo seria o starter de pobre comparado com uma boa reidratação?
 
O stir plate é muito importante pra otimizar a propagacao em um starter.
Essa calculadora da uma boa estimativa entre os diferentes métodos de starters.

http://www.brewunited.com/yeast_calculator.php

O starter tem um vantagem sobre o fermento seco rehidratado, pois a fermentacao do mosto comeca bem mais rapida. Isso reduz a chance de contaminacao (enquanto o fermento seco ainda nao se multiplicou bastante).
Esse outro site fez um comparativo entre underpitch e overpitch. Contradiz muito do que se lê por aí. Mas talvez nao possa ser encarado como regra.

http://brulosophy.com/2016/11/07/ye...-vs-overpitch-in-a-lager-exbeeriment-results/

De modo geral, nao sei dizer se é ruim fazer starter de fermento seco.
 
Caros,

Stir Plate ajuda muito no starter, e fazer um é até relativamente barato pois é um equipamento "permanente". Existe um monte de guias por aí, inclusive neste fórum.

A levedura, desde que tenhamos células viáveis e sabendo manipular fazendo banco de leveduras ou usando slurry, não precisará nem da levedura comercial por um bom tempo.

Contudo, não entendi bem o intuito do amigo em pensar em economia no starter focando no stir plate ou na levedura, pois o mais caro da brincadeira pra mim está no DME - por volta de 30,00 o quilo.

Pra fazer 1l de mosto a 1.036 usamos aproximadamente 100g de DME , isso custa aproximadamente 3,00/l - o que não fica tão longe de um pacote novo de levedura de 15,00.

Se for pra economizar no starter, então, vale mais a pena focar em brassar um mosto a 1.036 ao invés de usar DME; usar leveduras cultivadas (preservadas), e usar um stir plate mesmo que caseiro.

Quanto ao erlenmayer...usa um pote de vidro grande que é barato e funciona também. Só não põe ele direto no fogo que ele quebra.

Cheers.
 
Olá pessoal,

Estou aos poucos melhorando meus processos e tentando aprimorar algumas coisas, mas sem grana pra investir fica meio foda heheh...

O negocio é que percebi que comprando 2pct de levedura por brassagem, eu aumento cerca de 20% no preço da cerveja... Então estou querendo começar a fazer um starter simples antes de cada brassagem para poder usar apenas 1 pacote.

Andei lendo e vendo videos sobre o assunto e resolvi basear-me em 2 fontes: o livro Yeast e o video "Starter de pobre" do Cerveja Fácil https://www.youtube.com/watch?v=1InT4nO6Vz4

Pois bem. Lendo o livro yeast, me deparei com a seguinte frase:
“Another case where you normally do not want to make a starter is with dry yeast. (...) Many experts suggest that placing dry yeast in a starter just depletes the cell reserves that the yeast manufacturer tries to build into their product. For dry yeast do a proper rehydration in tap water; do not make a starter.”
Trecho de: Chris White. “Yeast”. iBooks.

Ou seja, ele fala que não se deve fazer starter com leveduras secas. E aí? relevamos essa informação? Devo fazer o starter e ele vai funcionar mesmo?

A outra coisa é sobre essa técnica do Cerveja fácil. Acabei de investir em uma geladeira pra fermentação e não tenho como comprar um stir plate!

No livro Yeast ele também descreve esse método utilizado no video, na pagina 364. A única diferença é que ele recomenda de hora em hora afrouxar a tampa, apertar a garrafa pro CO2 sair, soltar ela para entrar o ar oxigenado e depois chacoalhar...

Então, alguém ja fez assim? sabe se da certo? quais os riscos? quais cuidados a serem tomados? como sanitizar a garrafa pet?

E outra, só fazer o mosto com DME, oxigenar, jogar a levedura e oxigenar de temos em tempos mesmo? não precisamos adicionar nenhum nutriente?

OBS: Até pensei em comprar o Erlenmeyer de 2L, mas acredito que chacoalhar ele tampado só com um papel alumínio iria vazar pra todo lado, né?

Abraços!

Tem stir plate da China por uns 100 conto...

Sobre o trecho do livro, não significa que não deva fazer starter. Levedura seca é igual à líquida, metabolicamente falando...Ela vai ter o mesmo comportamento. A diferença é que nas leveduras secas, o fabricante adiciona os nutrientes necessários para que não seja necessário fazer a aeração do mosto. Quando fazemos o starter de um pacote de levedura seca, as células se multiplicarão e para multiplicar, elas consomem esses nutrientes, ou seja, você terá que aerar o mosto como se fosse um tubo de levedura líquida.

Pq fazemos starter de levedura seca? Pq para atingir a quantidade necessária, muitas vezes precisamos de 3, 4, 5 ou mais pacotes...LAGER então nem se fale...Lá fora a levedura seca é mais barata, portanto não vale muito a pena fazer starter...Já por aqui, onde uma levedura de LAGER seca sai em torno de 30 conto...usar um pacotinho só, com starter é muito mais vantajoso do que usar 4...

[ ]´s
 
Tem stir plate da China por uns 100 conto...

Sobre o trecho do livro, não significa que não deva fazer starter. Levedura seca é igual à líquida, metabolicamente falando...Ela vai ter o mesmo comportamento. A diferença é que nas leveduras secas, o fabricante adiciona os nutrientes necessários para que não seja necessário fazer a aeração do mosto. Quando fazemos o starter de um pacote de levedura seca, as células se multiplicarão e para multiplicar, elas consomem esses nutrientes, ou seja, você terá que aerar o mosto como se fosse um tubo de levedura líquida.

Pq fazemos starter de levedura seca? Pq para atingir a quantidade necessária, muitas vezes precisamos de 3, 4, 5 ou mais pacotes...LAGER então nem se fale...Lá fora a levedura seca é mais barata, portanto não vale muito a pena fazer starter...Já por aqui, onde uma levedura de LAGER seca sai em torno de 30 conto...usar um pacotinho só, com starter é muito mais vantajoso do que usar 4...

[ ]´s

Opa! Bela explicação!!
realmente tudo que você falou ai faz muito sentido. Mas realmente para meus 20L de ale, o que o xykomarcal falou aqui também é verdade (apesar do pacote de leveduras aqui em BH ser 20 reais).

Contudo, não entendi bem o intuito do amigo em pensar em economia no starter focando no stir plate ou na levedura, pois o mais caro da brincadeira pra mim está no DME - por volta de 30,00 o quilo.

(...) o que não fica tão longe de um pacote novo de levedura de 15,00.

Realmente valeria mais a pena investir em stater se fosse fazer banco de leveduras.

E outra, pra esses 20L (com starter), a aeração basta a agitação do balde??
 
Opa! Bela explicação!!
realmente tudo que você falou ai faz muito sentido. Mas realmente para meus 20L de ale, o que o xykomarcal falou aqui também é verdade (apesar do pacote de leveduras aqui em BH ser 20 reais).



Realmente valeria mais a pena investir em stater se fosse fazer banco de leveduras.

E outra, pra esses 20L (com starter), a aeração basta a agitação do balde??

Sim, basta.
 
Cara, eu fiz esse starter de pobre do Cerveja Fácil e gostei muito do resultado. Fiz 20 litros de uma Weizenbock que estava com OG 1088 então achei melhor fazer o starter. Fiz exatamente como no vídeo e as leveduras se multiplicaram incrivelmente em 24h. Valeu à pena.


Abrç.

Att.,
Fábio Rossi
Itu-SP
 
Eu comprei esse com a frente arredondada, mas ainda não chegou.
Comparando os anuncios, o que eu comprei agita até 3500ml e o outro agita até 3000ml.
 
Back
Top