Starter com mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FernandoS

Member
Joined
Aug 10, 2020
Messages
5
Reaction score
1
Location
Santa Cruz do Sul - RS
Olá, gostaria de tirar dúvidas sobre a realização de starter com mosto.
Não encontrei muito sobre o assunto, porém, pelo que eu vi tem que ser um mosto de OG mais baixa como 1040.
Os questionamentos são os seguintes:
- devo retirar o mosto antes ou depois da fervura para o próximo starter?
- 1 litro de starter feito com DME tem a mesma eficiência do que a mesma quantidade (um litro) de mosto??
 
Olá Fernando!
Eu sempre tiro um pouco do mosto antes de colocar o lúpulo para fazer o starter, pois o lupulo meio que atrapalha a levedura de se multiplicar. se for fazer lupulagem em 60 min, tira um pouco antes e ferve separado na leitera.

Agora se tem a mesma eficiência que com dme não sei te informar pq sempre fiz com mosto.

Abraço
 
Eae Fernando, cara, eu tb tiro o mosto antes da lupulagem... tiro após o mash out, quanto ao DME, isso é o extrato concentrado do malte, portanto, o açucar do malte, acredito que não há diferença em fazer um starte com DME ou o mosto, é claro que vc deve deixar esfriar esse mosto a uma temperatura ambiente abaixo dos trinta graus.
 
Olá, gostaria de tirar dúvidas sobre a realização de starter com mosto.
Não encontrei muito sobre o assunto, porém, pelo que eu vi tem que ser um mosto de OG mais baixa como 1040.
Os questionamentos são os seguintes:
- devo retirar o mosto antes ou depois da fervura para o próximo starter?
- 1 litro de starter feito com DME tem a mesma eficiência do que a mesma quantidade (um litro) de mosto??

Antes da adição de lúpulos é o ideal. Eu tiro no fim da mostura, a fervura dele eu faço no fogão da cozinha mesmo.
 
Eu sempre separo 1 litro de mosto, se for uma cerveja com eficiência alta dou uma diluída pra ficar na casa dos 1035-1040
E mando para o congelador, uns 4 dias antes da próxima brassagem descongelo, fervo com adição de nutrientes para levedura
e faço um starter/propagação durante 24hs e deixo descançar por uns 2 dias a frio pra decantar bem a levedura. No dia da brassagem
descarto o liquido superior e quando começa a fervura do mosto já deixo essa lama se ambientando a temperatura pra receber o mosto.

Nesse mesmo dia já separo um outro mostro pra próxima leva e o ciclo se repete rsrs. Fazendo isso com uma boa oxigenação minhas brejas deu um salto de qualidade.

Olá, gostaria de tirar dúvidas sobre a realização de starter com mosto.
Não encontrei muito sobre o assunto, porém, pelo que eu vi tem que ser um mosto de OG mais baixa como 1040.
Os questionamentos são os seguintes:
- devo retirar o mosto antes ou depois da fervura para o próximo starter?
- 1 litro de starter feito com DME tem a mesma eficiência do que a mesma quantidade (um litro) de mosto??
 

Latest posts

Back
Top