1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Starter com Açucar Refinado

Discussão em 'Fermentação' iniciado por flpmarc, 8/1/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 23/9/19 #21

EngRocha

EngRocha

EngRocha

Well-Known Member

Afiliado:
    19/5/17
    Curtidas Recebidas:
    47
    A FG de 1008 foi dos 30 litros de mosto da cerveja e não do Starter. Com o demerada a levedura ficou extremamente ativa. Pelo menos para cerveja de baixa densidade. Farei um testo com uma Wee Heavy para ver o que acontece.

2. 21/11/19 #22

Jeffersonw

Jeffersonw

Jeffersonw

New Member

Afiliado:
    18/11/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Não sei se tem a ver com esse tópico mais vamos lá, estou começando com minhas brassagens e tenho algumas dúvidas sobre starter, (apesar de sempre fazer) se eu pegar um pacote de qualquer levedura tipo a us05 por exemplo, eu fazer um starter dela com dois litros com 200gr de extrato de malte por 48 horas, adicionar metade desse starter em uma leva de 20litros de mosto, guardar esse starter e da próxima vez fazer o mesmo procedimento, eu consigo fazer isso durante quanto tempo? Aliás é possível fazer isso sem prejudicar minhas brejas? Desculpe se a pergunta é tosca kk mais parte de um noob. Valeu

Efraim Raizer da Silva curtiu isso.
  3. 21/11/19 #23

gustavolwalker

gustavolwalker

gustavolwalker

Member

Afiliado:
    3/5/16
    Curtidas Recebidas:
    6
    Olá @Jeffersonw,

Não é tosca a sua pergunta, mas tem um problema no que você quer fazer, por exemplo a lama gerada na propagação da levedura não é só levedura viável (viva e em "boa forma") existe muitos compostos que são gerados na propagação e esses estão todos ali, no meio do caminho também há leveduras que não aguentam o pique e ficam por ali mesmo (mortas), então o problema é determinar onde estão as leveduras boas, qual parte desses seus 2 lt é de levedura boa para separar no meio, entende ? não tem como saber pois são organismos microscópicos, então vou te sugerir outra saída, faça o aproveitamento da lama fermentada, aquela que sobra no baril pós fermentação, essa sim você pode reaproveitar e existem calculadoras para determinar "empiricamente" a quantidade de células viáveis.

Efraim Raizer da Silva curtiu isso.
  4. 21/11/19 #24

Jeffersonw

Jeffersonw

Jeffersonw

New Member

Afiliado:
    18/11/19
    Curtidas Recebidas:
    1

5. 21/11/19 #25

Jeffersonw

Jeffersonw

Jeffersonw

New Member

Afiliado:
    18/11/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Entendi, eu já estou reaproveitando a lama, isso foi uma ideia que tive achando que com o starter eu teria uma levedura mais limpa e viável, mais acho que talvez não seja bem assim...

6. 21/11/19 #26

EngRocha

EngRocha

EngRocha

Well-Known Member

Afiliado:
    19/5/17
    Curtidas Recebidas:
    47
    Então, @Jefferson,
    Faço exatamente o que você descreve, ou seja, faço um starter com 2 litros (às vezes mais) com qualquer fermento líquido ou seco, utilizo 1,2 litros (às vezes mais) na cerveja que estou fazendo e guardo 800ml em um vidro esterilizado (fervido) na geladeira. Quando vou fazer outra cerveja, descarto o líquido e faço novamente todo o processo.
    Faço 3 cervejas com um vial ou um pacote de fermento.
    Uma vez fiz uma 4ª cerveja mas notei que o gosto da cerveja se altera um pouquinho.

7. 22/11/19 #27

gustavolwalker

gustavolwalker

gustavolwalker

Member

Afiliado:
    3/5/16
    Curtidas Recebidas:
    6
    Com fermento líquido acho que até seria mais viável por causa do custo de um vial, mas com US-05 ? Não sei o preço que vocês pagam mas faz uns 2 anos que não vejo mudar o valor do US-05 (R$ 18,00), e o valor do DME dobrou (R$ 20,00 para R$ 45,00) nesses últimos anos, e não estamos falando de largas escalas, pois 2lt é propagação para uns 30 a 40 lt de breja, então talvez o caso seja dois lotes de 20 a 25 lt, me corrijam se estiver errado.
    Mas cada um tem liberdade para explorar o quanto quiser, boas brejas confrades.

PS: Fermento líquido é bom isolar a levedura fazendo repiques.

8. 22/11/19 #28

Jeffersonw

Jeffersonw

Jeffersonw

New Member

Afiliado:
    18/11/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Na verdade o - us05 foi só um exemplo a ideia é saber se é mais viável reutilização da lama ou fazer esse processo ..

9. 22/11/19 #29

EngRocha

EngRocha

EngRocha

Well-Known Member

Afiliado:
    19/5/17
    Curtidas Recebidas:
    47
    Concordo contigo sobre o custo alto do DME, mas como dificilmente uso levedura seca, neste caso utilizo mosto, ou até mosto com demerara.
    Sem contar que a primeira cerveja que sai do US-05 sai com um gosto forte mas as outras saem mais parecidas com o California Ale, pela minha experiência.

10. 14/1/20 às 10:59 #30

Odolir Borella

Odolir Borella

Odolir Borella

New Member

Afiliado:
    20/12/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    ai amigo, te falar comecei a fazer cerveja a pouco tempo e nao tive dinheiro ainda para investir em densimetro ou refratometro, sabe de me dizer em qual gravidade fica essa solução ??

11. 14/1/20 às 18:15 #31

EngRocha

EngRocha

EngRocha

Well-Known Member

Afiliado:
    19/5/17
    Curtidas Recebidas:
    47
    Para starter a densidade normalmente fica entre 1030 e 1040. Eu utilizo entre 1036 e 1038.

Rascunho Salvo Rascunho deletado

Compartilhe esta Página