STARSAN - alguém ja usou?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AnaMariaLadra

Well-Known Member
Joined
Jul 8, 2021
Messages
212
Reaction score
200
Location
são bernardo do campo
Bom dia minha gente.

Um amigo vai pros EUA e eu pensei em comprar um starsan pra ele trazer

EU ESTOU CIENTE QUE PODE FICAR PRESO NA POLICIA FEDERAL, A QUESTÃO AQUI É OUTRA.

Vocês acham que vale a pena investir nesse sanitizante? Alguém já usou?
Eu estou interessada apenas pelo fato de que TODOS OS CANAIS que eu assisto que não são brasileiros usam esse sanitizante.

Atualmente eu uso IODO e ALCOOL 70

Por sinal, oq vocês acham que tá valendo a pena comprar de fora? Se alguém me dissuadir do starsan eu queria trazer alguma coisa que fosse valer a pena.
Não pode ser nada muito grande tipo um postmix
 
e por que vc quer usar outro?
teve problema com iodo, alcool ou peracetico? ou seria a questao economica? e pelo volume de uso vai fazer mta diferença?
se vc tiver tendo problemas com os atuais ou esta gastando um quantia significativa ai acho q vale a pena tentar outro
 
nunca usei o peracetico, mas eu não confio muito no iodo (???)

não sei, eu sanitizo tudo com iodo e depois passo alcool pq eu tenho a sensação de que vai dar ruim.. fora que se fica residuo do iodo pode comprometer a cerveja e tal..
 
Bom dia minha gente.

Um amigo vai pros EUA e eu pensei em comprar um starsan pra ele trazer

EU ESTOU CIENTE QUE PODE FICAR PRESO NA POLICIA FEDERAL, A QUESTÃO AQUI É OUTRA.

Vocês acham que vale a pena investir nesse sanitizante? Alguém já usou?
Eu estou interessada apenas pelo fato de que TODOS OS CANAIS que eu assisto que não são brasileiros usam esse sanitizante.

Atualmente eu uso IODO e ALCOOL 70

Por sinal, oq vocês acham que tá valendo a pena comprar de fora? Se alguém me dissuadir do starsan eu queria trazer alguma coisa que fosse valer a pena.
Não pode ser nada muito grande tipo um postmix
Quando comecei a fazer cerveja há 10 anos, tive acesso ao Star San. O dólar da época permitia que fosse achado em algumas lojas de insumo nacionais. Se eu pudesse comprar, voltaria pra ele. Claro que é mais caro que o álcool e iodo mas o residual que eles podem deixar me fazem escorrer muito mais do que devesse, mas é uma certa neura minha. Usando o Star San na recomendação correta e indicada, ele é inodor, incolor. Se vc está com possibilidades, vale conhecer, com certeza.
 
Claro que é mais caro que o álcool e iodo mas o residual que eles podem deixar me fazem escorrer muito mais do que devesse, mas é uma certa neura minha.
Eu também tenho essa paranoia e o meu problema é com A ESPUMA do iodo.
Além de supostamente a espuma do starsan não fazer mal algum pra cerveja, eu também notei que o starsan dura por muito tempo em solução e que da pra colocar ele em borrifador pra sanitizar superficies, utencilios e etc..

Com o alcool eu nao tenho tanta paranoia na questão de escorrer mas eu fico me perguntando se ele alcançou todas as superficies e acho que acabo espirrando mais do que precisava "pra garantir" e dai sai caro ne...
 
Eu também tenho essa paranoia e o meu problema é com A ESPUMA do iodo.
Além de supostamente a espuma do starsan não fazer mal algum pra cerveja, eu também notei que o starsan dura por muito tempo em solução e que da pra colocar ele em borrifador pra sanitizar superficies, utencilios e etc..

Com o alcool eu nao tenho tanta paranoia na questão de escorrer mas eu fico me perguntando se ele alcançou todas as superficies e acho que acabo espirrando mais do que precisava "pra garantir" e dai sai caro ne...
Pois é, Ana, também entro nessa neura com o álcool e vai quase 1L por brassagem, rs. Uso iodo e depois borrifo tudo com álcool. E depois escorro e/ou deixo secar bem até quase sumir o cheiro, tarefa quase impossível, mas até diminuir bastante. Vale reforçar que nunca contaminei uma cerveja, então tem valido a pena. O Star San também espuma, já adianto, mas é outro esquema. E a solução dura bastante no borrifador, sim, refrigerado. O produto, 1,5ml por litro, também dura bastante. Nessa mesma época eu tinha esses mini keg de "latão", uns 4, e só usava Star San. Não é recomendado peracético e nem álcool no uso deles. Iodo manchou. Depois que uns amigos começaram a usar álcool "sem problemas" aparentes, arrisquei também. Mas a tranquilidade com o Star San era maior. Andei vendo os custos e se tivesse quem trouxesse, pegaria certo. Boas cevas.
 
eu uso iodo e alcool, mais o iodo, uso, enxaguo com agua e pronto, nunca tive problema de contaminação.
Inclusive acho que contaminar uma breja é bem dificil se vc observar alguns cuidados em determinadas etapas.

Mas voltando a questao do topico, não acho q seja necessario (a ideia dele durar por mais tempo apos diluido é algo interessante para evitar desperdicio mesmo), mas se vc acredita que vai ser melhor e vai se sentir mais segura entao manda ver.
 
Mas e quanto a sugestão de coisas pra comprar lá fora?
Vocês acompanham a cena cervejeira no exterior? Acham que vale a pena comprar alguma coisa?

O Star San também espuma, já adianto, mas é outro esquema.
Disso eu to ligada, mas a espuma dele meio que facilita a sanitização e tem um episódio do podcast do brulosophy onde eles falam somente sobre o impacto da espuma do starsan na cerveja final, vou linkar aqui

ARTIGO ESCRITO
PODCAST (EM INGLES)

TEM UMA COMPARAÇÃO DO IMPACTO DO IODO VS O STARSAN
LINK AQUI
 
Last edited:
eu uso iodo e alcool, mais o iodo, uso, enxaguo com agua e pronto, nunca tive problema de contaminação.
Inclusive acho que contaminar uma breja é bem dificil se vc observar alguns cuidados em determinadas etapas.

Mas voltando a questao do topico, não acho q seja necessario (a ideia dele durar por mais tempo apos diluido é algo interessante para evitar desperdicio mesmo), mas se vc acredita que vai ser melhor e vai se sentir mais segura entao manda ver.
Vc enxágua os equipamentos com água depois de sanitizado? Água fervida? Porque se for com água da rede, o risco de contaminação é grande. Se não aconteceu pode se considerar sortudo ou foi uma contaminação que não se mostrou tão presente na sua cerveja. Fórum também é pra isso, divulgarmos nossas experiências caseiras, pessoais, mas que não sirvam de muita referência.

A dúvida da cervejeira era se alguém do grupo já tinha usado, e não da necessidade da troca. Os demais sanitizantes também sanitizam, mas eu gostava da praticidade e "neutralidade" do Star San. Usava o dosador do próprio recipiente, misturada em 1L de água no borrifador e já era. Sobre acompanhar a cerveja no exterior, não é o meu caso. Boa cevas pros cervejeiros e cervejeiras, ainda mais que hoje é sexta.
 
Bom dia minha gente.

Um amigo vai pros EUA e eu pensei em comprar um starsan pra ele trazer

EU ESTOU CIENTE QUE PODE FICAR PRESO NA POLICIA FEDERAL, A QUESTÃO AQUI É OUTRA.

Vocês acham que vale a pena investir nesse sanitizante? Alguém já usou?
Eu estou interessada apenas pelo fato de que TODOS OS CANAIS que eu assisto que não são brasileiros usam esse sanitizante.

Atualmente eu uso IODO e ALCOOL 70

Por sinal, oq vocês acham que tá valendo a pena comprar de fora? Se alguém me dissuadir do starsan eu queria trazer alguma coisa que fosse valer a pena.
Não pode ser nada muito grande tipo um postmix
Uso o Starsan já há alguns anos. Não pretendo voltar mais para o Iodo, apesar de nunca ter tido problemas com ele. Starsan não tem cheiro, sabor, nem cor e rende bastante na dose recomendada de 1,5 ml/l, até pela formação de espuma dele. É a base da minha sanitização. Acho que vale experimentar. Existe um similar nacional, o Kill Germs da Dr Yeast : Dr Yeast
Já usei tbm sem problemas, mas achei menor formação de espuma e rendimento por causa disso.
 
Vc enxágua os equipamentos com água depois de sanitizado? Água fervida? Porque se for com água da rede, o risco de contaminação é grande. Se não aconteceu pode se considerar sortudo ou foi uma contaminação que não se mostrou tão presente na sua cerveja. Fórum também é pra isso, divulgarmos nossas experiências caseiras, pessoais, mas que não sirvam de muita referência.

A dúvida da cervejeira era se alguém do grupo já tinha usado, e não da necessidade da troca. Os demais sanitizantes também sanitizam, mas eu gostava da praticidade e "neutralidade" do Star San. Usava o dosador do próprio recipiente, misturada em 1L de água no borrifador e já era. Sobre acompanhar a cerveja no exterior, não é o meu caso. Boa cevas pros cervejeiros e cervejeiras, ainda mais que hoje é sexta.
no começo eu tive esse receio, uso agua da rede apos passar por um filtro de carvao.
Trabalho numa empresa de saneamento, peguei minha agua e fiz analise de coliforme total, escherichia coli, hpc, giardia e crypstoporidium (esses microorganismos sao indicadores de contaminaçao de agua porque sao mais resistentes, comuns e metodos de analises mais simples). Todos resultados deram ausencia.

Vale ressaltar que é praticamente impossivel ter algo 100% livre de microorganismo apenas com sanitização.
Na verdade o que acontece que inoculamos dezenas de bilhoes de celulas de levedura vs um numero muito menor de outro microorganismo, portanto é uma disputa injusta.
Teria q ser um microorganimos bem mais resistente e com uma taxa de multiplicaçao mto absurda pra ter esse real efeito de contaminação.

Tenho mais medo do excesso de iodo/alcool que a agua que uso para enxague.

Mas nao sugiro isso pra ninguem, pq cada um tem q saber dos riscos q corre.

e vc tem razão, acho q desviei bem da questao levantada
 
no começo eu tive esse receio, uso agua da rede apos passar por um filtro de carvao.
Trabalho numa empresa de saneamento, peguei minha agua e fiz analise de coliforme total, escherichia coli, hpc, giardia e crypstoporidium (esses microorganismos sao indicadores de contaminaçao de agua porque sao mais resistentes, comuns e metodos de analises mais simples). Todos resultados deram ausencia.

Vale ressaltar que é praticamente impossivel ter algo 100% livre de microorganismo apenas com sanitização.
Na verdade o que acontece que inoculamos dezenas de bilhoes de celulas de levedura vs um numero muito menor de outro microorganismo, portanto é uma disputa injusta.
Teria q ser um microorganimos bem mais resistente e com uma taxa de multiplicaçao mto absurda pra ter esse real efeito de contaminação.

Tenho mais medo do excesso de iodo/alcool que a agua que uso para enxague.

Mas nao sugiro isso pra ninguem, pq cada um tem q saber dos riscos q corre.

e vc tem razão, acho q desviei bem da questao levantada
Beleza, Trops, a gente inventa, arrisca, mas a base sempre são os estudos, a tal ciência, que anda mal falada por aí, rs. Esses tempo tava pesquisando sobre aerador para mosto e parei no canal do Jamal, que disse que usava bomba de aquário com o filtro simples que vai junto, que garante 20 minutos de proteção, algo assim, mas que ele mesmo deixa mais de 1 dia e nunca teve contaminação em mais de 100 usos. Ele também brincou com o nosso lema caseiro do "eu faço assim e nunca tive problema". Lema que uso, faço também. Boa sexta ae (Y)
 
Uso o Starsan já há alguns anos.
Você usa starsan mesmo ou você usa o kill germs?
Já usou o kill germs? se sim, acha que compensa? Pq pode ser que o starsan fique preso na pf ne
se você usa o starsan ainda, quando você traz (ou trazem pra você), há algum problema? ou atualmente passa de boa?
 
Você usa starsan mesmo ou você usa o kill germs?
Já usou o kill germs? se sim, acha que compensa? Pq pode ser que o starsan fique preso na pf ne
se você usa o starsan ainda, quando você traz (ou trazem pra você), há algum problema? ou atualmente passa de boa?
Tem um tempo que não viajo mas, antes da pandemia, quando eu trazia, nunca tive problemas. Não dá pra trazer na mão, tem que despachar pelo tamanho. Vale a pena trazer o de 32oz (equivalente a 1L). Trouxe 2L em janeiro de 2020 e não terminei nem o primeiro ainda. Tenho um Kill Germs também tá quase no fim: nunca tive problemas com ele mas só acho que ele espuma menos e por causa disso acaba rendendo menos.
Pra vc ter uma uma ideia: com o Starsan, pra sanitizar um Postmix de 10L, são 3L de agua e 4,5 ml de Starsan. Sacudindo dá espuma até a boca. Com o Killgerms faço com 5L de agua e 7,5ml do Kill.
 
achei um deal na amazon por $31 um star san de 32oz e um pbw de 1lb

o pbw seria o equivalente ao vanish branco?
Pq se for, nem vou me dar ao trabalho, pego o vanish branco por 18 reais meio quilo no facily
 
achei um deal na amazon por $31 um star san de 32oz e um pbw de 1lb

o pbw seria o equivalente ao vanish branco?
Pq se for, nem vou me dar ao trabalho, pego o vanish branco por 18 reais meio quilo no facily
Pbw nunca usei, mas eles lá fora comparam com o Oxyclean, que é o Vanish, só que o Pbw é mais alcalino. Não sei se vale a pena
 
@anama
achei um deal na amazon por $31 um star san de 32oz e um pbw de 1lb

o pbw seria o equivalente ao vanish branco?
Pq se for, nem vou me dar ao trabalho, pego o vanish branco por 18 reais meio quilo no facily
Sinceramente acho perda de dinheiro, eu uso iodofor há 12 anos, e NUNCA tive uma leva contaminada sequer...eu uso iodofor inclusive enxaguando...eu não vejo problemas em usar iodo
 
A dúvida é sobre quem já usou o Starsan. Iodo é muito bom sim.
Esqueci de comentar que já usei, até pq em 2009 não tinha nada referente a iodo ou coisa do tipo pra cerveja artesanal. Só existiam 2 lugares no Brasil todo que vendiam insumos. Usei por algum tempo, pedia pra um colega que morava lá comprar. Mas o valor era inviável, e aí pesquisando depois de alguns anos conheci o iodo. Ah outra coisa a amiga que levantou a questão falou que já usa iodo. Então por isso falei do iodo. Favor ler todos os comentários do post. Um abraço!
 
O pessoal confundiu a dúvida de quem já usou com enquete se usa ou não, se vale ou não, qual usar. Compreensão de texto tem sido um problema brabo no planeta.
 
O pessoal confundiu a dúvida de quem já usou com enquete se usa ou não, se vale ou não, qual usar. Compreensão de texto tem sido um problema brabo no planeta.
Além da compreensão de texto a falta de respeito e educação tbm. Abraço!
 
Quase todo post tem que haver uma discussão sem sentido. Acho válido a ideia de dar opiniões, pode ser que a necessidade dela de usar o produto pelo receio do anterior seja sanada e vai ajudá-la a economizar, pois o intuito do fórum é ajuda mútua. Se a dona do post na reclamou de quem foi além do "usou" não faz sentido ficar debatendo, porque isso sim não vai ajudar em nada.
 
Não tem problema relatar as experiências gente, calma lá

Eu também falei que tenho uma má impressão do iodo, porém, continuo usando.. não tem problema nenhum.. Eu só queria saber mesmo se alguém já usou o starsan e se valeria a pena trazer.
A outra dúvida ninguém comentou que é se tem algo legal da gringa pra importar que valha a pena

Com o dólar no preço que tá, eu to considerando fortemente adiar a oferta do meu amigo de trazer alguma coisa pq o starsan sairia quase 200 reais

o carbonator sai o mesmo preço que aqui, postmix não da pra trazer por ser grande... a unica coisa que me encheu os olhos foram os novos ball lock com engate rápido da kegland, mas ta indisponivel no site
segue foto
kl20749_-_liquid_ball_lock_disconnect_-_profile-01.jpg

mas ai tem no aliexpress.. só o frete que tá aquela facada no buxinho né
o bagulho custa 19 e o frete 34
 
Minha experiência desde o começo foi com paracético, quando não consegui por aqui passei para o Iodo, mas também sempre achei estranho o cheiro, achei aqui na minha região uma loja de fábrica de produtos de limpeza (Mekal) e comprei 5 litros de paracético por R$ 200,00...usando 1ml/l creio que vai durar muito, comprar a versão da kalycleam estava ficando salgado!
 
Eu sempre vi também o uso do STARSAN lá fora mas confesso que depois que comecei a usar acido peracético liquido a concentração de 15% fiquei mais tranquilo. No mercado livre tem um anuncio que vende STARSAN fracionado 30ml por 40,00. Alem de ser muito caro não tem nem como ter certeza que o conteúdo e realmente STARSAN. Iodo sempre me incomodou pois mancha bastante se não tomar cuidado e tem um aspecto restritivo ao usar para envase. Se o STARSAN fosse acessível potencialmente usaria mas é uma despesa adicional que acho que não vale a pena. Analise de risco x retorno, principalmente considerando que trazer este produto de fora tem um bom risco de não conseguir entrar, ou seja, talvez vc gaste 2x pela mesma coisa.
 
Galera, iodo é tranquilasso! Use na concentração correta (0,8 ml para 1 litro de água) que não terá qualquer problema. Eu mesmo uso há 8 anos. Sem enxague nem nada. Uso no fermentador, chiller de placas, bomba, mangueiras, garrafas, etc. E tem a grande vantagem que basta 1 min de contato para sanitizar. Vai tranquilo que não tem erro. Abraço!
 
Nunca usei Starsan.

Pode parecer um contra-senso mas o iodo ter cor e cheiro, para mim, é uma qualidade positiva.

Isso me dá a segurança de saber que a solução é o iodo mesmo; que vai sanitizar.
Depois de alguma experiência, só de ver, dá pra ter uma noção se está próximo da concentração indicada, que está sem alterações físicas na hora da diluição.
Garante também que não vou confundir com outro líquido, sem cheiro e sem cor, na correria, evitando acidentes, ou seja, para mim é inclusive mais seguro.

Sobre preço, aí nem se fala. Eu faço baldes de solução e aquela garrafinha não acaba nunca…

Quando passei a borrifar (borrifador “comum” mesmo) em vez de jogar uma quantidade de solução nas garrafas, e usar aquele escorredor que deixa as garrafas na vertical, o problema com a espuma diminuiu demais!

Mas, realmente, mantendo-se a técnica e as boas práticas, o importante é cada qual fazer as escolhas que nos deixem mais à vontade durante a produção.

Boas cervas!
 
Eu to pra fazer uma cerveja esse final de semana, vou fazer uma blonde pra minha mãe que veio me visitar.
Vou sanitizar exclusivamente com o iodo, sem usar nada de alcool e tentar perder o medo

a ideia do topico era mesmo saber se alguem tinha usado pra fazer uma boa preza do produto e também se tinham alguma dica do que comprar de fora (que ta valendo a pena)
 
Eu to pra fazer uma cerveja esse final de semana, vou fazer uma blonde pra minha mãe que veio me visitar.
Vou sanitizar exclusivamente com o iodo, sem usar nada de alcool e tentar perder o medo

a ideia do topico era mesmo saber se alguem tinha usado pra fazer uma boa preza do produto e também se tinham alguma dica do que comprar de fora (que ta valendo a pena)

Meus pais tbm estão indo pro EUA… Tbm to de olho nos equipamentos… Ta difícil viu, nem postmix/growler ta valendo a pena...
O que mais curti o preço são umas single vessel que achei no amazon… ( estou usando de base de pesquisa o amazon).
O preço das coisas de lá estão quase o preço das daqui e ainda tem o "frete", postmix por exemplo, usado aqui acha mais barato… Uma pena...

Se alguém souber de algo que vale a pena, tenho interesse...
 
Se alguém souber de algo que vale a pena, tenho interesse...
eu coloquei ali mais pra cima um carbonator BALL LOCK da kegland que é low profile e ja vem com engate rápido

sai por uns 5 dol cada um, eu acho que compensa.. as coisas da kegland geralmente sao de qualidade
só não achei na morebeer.com vou ver se eles tem outros representantes nos estados unidos.
aqui perto da minha casa tem um representante da kegland (brewhead shop) mas não consultei se tem esse modelo la.. se tiver tbm não vale a pena
 
Last edited:
eu coloquei ali mais pra cima um carbonator da kegland que é low profile e ja vem com engate rápido


sai por uns 5 dol cada um, eu acho que compensa.. as coisas da kegland geralmente sao de qualidade
só não achei na morebeer.com vou ver se eles tem outros representantes nos estados unidos.
aqui perto da minha casa tem um representante da kegland (brewhead shop) mas não consultei se tem esse modelo la.. se tiver tbm não vale a pena
esse low profile é legal… No ali express comprei esses dias carbonatadores da kegland, tão saindo por 20 e poucos reais.... Estão o preço dos piores aqui no Brasil… Acho que ta valendo a pena...
Vou começar a olhar no ebay… As vezes acha algo bom… Tipo torneira etc...
 
Bom dia minha gente.

Um amigo vai pros EUA e eu pensei em comprar um starsan pra ele trazer

EU ESTOU CIENTE QUE PODE FICAR PRESO NA POLICIA FEDERAL, A QUESTÃO AQUI É OUTRA.

Vocês acham que vale a pena investir nesse sanitizante? Alguém já usou?
Eu estou interessada apenas pelo fato de que TODOS OS CANAIS que eu assisto que não são brasileiros usam esse sanitizante.

Atualmente eu uso IODO e ALCOOL 70

Por sinal, oq vocês acham que tá valendo a pena comprar de fora? Se alguém me dissuadir do starsan eu queria trazer alguma coisa que fosse valer a pena.
Não pode ser nada muito grande tipo um postmix

Eu não buscaria sanitizante pois temos bons sanitizantes aqui, até um que dizem ser igual a Starsan (KillGerms) mas acho que poucos conhecem. Pensava que Starsan era o top, mas pesquisando sobre sanitizantes encontrei pontos negativos que me levaram a desistir dele. E deve ter algum motivo para as cervejarias usarem acido peracético. Agora uso iodo seguido de enxague, que é o correto apesar de muitos dizerem que não.
Então, se não for para trazer um equipamento, PM, torneira, bomba, minikeg com torneira, eu optaria por cepas leveduras da whitelabs ou wyeast que não tem aqui. Mas levedura seria bom para quem faz banco de levedura.
 
Tem um tempo que não viajo mas, antes da pandemia, quando eu trazia, nunca tive problemas. Não dá pra trazer na mão, tem que despachar pelo tamanho. Vale a pena trazer o de 32oz (equivalente a 1L). Trouxe 2L em janeiro de 2020 e não terminei nem o primeiro ainda. Tenho um Kill Germs também tá quase no fim: nunca tive problemas com ele mas só acho que ele espuma menos e por causa disso acaba rendendo menos.
Pra vc ter uma uma ideia: com o Starsan, pra sanitizar um Postmix de 10L, são 3L de agua e 4,5 ml de Starsan. Sacudindo dá espuma até a boca. Com o Killgerms faço com 5L de agua e 7,5ml do Kill.

li em algum lugar que seria o mesmo produto. Killgerm eu tenho, é bom, mas só uso pq o iodo mancha os plásticos, e ainda assim dou uma boa passada de alcool 70
 
eu optaria por cepas leveduras da whitelabs ou wyeast
Eu até pensei nas leveduras mas a pessoa que vai fazer o corre pra mim não é cervejeira.. então a chance de dar ruim por descuido na hora de armazenar é bem grande, ai eu fico pensativa. Se fosse um cervejeiro eu com certeza pegaria.
 
Bom dia minha gente.

Um amigo vai pros EUA e eu pensei em comprar um starsan pra ele trazer

EU ESTOU CIENTE QUE PODE FICAR PRESO NA POLICIA FEDERAL, A QUESTÃO AQUI É OUTRA.

Vocês acham que vale a pena investir nesse sanitizante? Alguém já usou?
Eu estou interessada apenas pelo fato de que TODOS OS CANAIS que eu assisto que não são brasileiros usam esse sanitizante.

Atualmente eu uso IODO e ALCOOL 70

Por sinal, oq vocês acham que tá valendo a pena comprar de fora? Se alguém me dissuadir do starsan eu queria trazer alguma coisa que fosse valer a pena.
Não pode ser nada muito grande tipo um postmix
Bom dia. Comprei um frasco de starsan de 32 oz em uma loja dos EUA há uns 5 ou 6 anos, e chegou normalmente via correios, teoricamente deveria ter sido retido. Preparo um galão de 5 l de cada vez e dura bastante tempo. Por exemplo coloco 1 l no postmix, fecho e dou uma balançada leve para não gerar muita espuma, volto com o líquido para o galão. Para o restante só uso borrifador, nunca tive problema de contaminação. Um ponto que vi nos fóruns americanos é para usar sempre com água filtrada, pois dependendo da água ele fica leitoso. Com o dólar caro não sei se vale a pena comprar e ficar retido. No meu caso foi uma ótima compra, nunca usei outro sanitizante.
 
Eu uso IODO aqui há tempos desde que comecei a fazer cerveja. A única coisa que eu faço é: borrifo alcool pra tirar a espuma que fica do IODO e deixo escorrer. Uso literalmente pra tudo: fermentador, garrafas, barril. E ainda dá pra usar durante a brassagem, pra saber se já converteu todo o amido
Se ficar a espuma na hora do envase, vai dar cheiro e sabor. Não importa a concentração (já aconteceu comigo).
Compro Biofor em uma casa agropecuária. É barato. Uso em borrifador também, deixando na geladeira não deteriora tão rapido.
 
Back
Top