• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

STARSAN - alguém ja usou?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Rins

Well-Known Member
Afiliado
14/6/13
O pessoal confundiu a dúvida de quem já usou com enquete se usa ou não, se vale ou não, qual usar. Compreensão de texto tem sido um problema brabo no planeta.
Além da compreensão de texto a falta de respeito e educação tbm. Abraço!

Valmir.Santos

Well-Known Member
Afiliado
20/8/18
Quase todo post tem que haver uma discussão sem sentido. Acho válido a ideia de dar opiniões, pode ser que a necessidade dela de usar o produto pelo receio do anterior seja sanada e vai ajudá-la a economizar, pois o intuito do fórum é ajuda mútua. Se a dona do post na reclamou de quem foi além do "usou" não faz sentido ficar debatendo, porque isso sim não vai ajudar em nada.

AnaMariaLadra

Well-Known Member
Afiliado
8/7/21
Não tem problema relatar as experiências gente, calma lá

Eu também falei que tenho uma má impressão do iodo, porém, continuo usando.. não tem problema nenhum.. Eu só queria saber mesmo se alguém já usou o starsan e se valeria a pena trazer.
A outra dúvida ninguém comentou que é se tem algo legal da gringa pra importar que valha a pena

Com o dólar no preço que tá, eu to considerando fortemente adiar a oferta do meu amigo de trazer alguma coisa pq o starsan sairia quase 200 reais

o carbonator sai o mesmo preço que aqui, postmix não da pra trazer por ser grande... a unica coisa que me encheu os olhos foram os novos ball lock com engate rápido da kegland, mas ta indisponivel no site
segue foto

mas ai tem no aliexpress.. só o frete que tá aquela facada no buxinho né
o bagulho custa 19 e o frete 34

Joao Carlos Krause

Active Member
Afiliado
12/7/19
Minha experiência desde o começo foi com paracético, quando não consegui por aqui passei para o Iodo, mas também sempre achei estranho o cheiro, achei aqui na minha região uma loja de fábrica de produtos de limpeza (Mekal) e comprei 5 litros de paracético por R$ 200,00...usando 1ml/l creio que vai durar muito, comprar a versão da kalycleam estava ficando salgado!

Luiz Machado

Member
Afiliado
20/5/21
Eu sempre vi também o uso do STARSAN lá fora mas confesso que depois que comecei a usar acido peracético liquido a concentração de 15% fiquei mais tranquilo. No mercado livre tem um anuncio que vende STARSAN fracionado 30ml por 40,00. Alem de ser muito caro não tem nem como ter certeza que o conteúdo e realmente STARSAN. Iodo sempre me incomodou pois mancha bastante se não tomar cuidado e tem um aspecto restritivo ao usar para envase. Se o STARSAN fosse acessível potencialmente usaria mas é uma despesa adicional que acho que não vale a pena. Analise de risco x retorno, principalmente considerando que trazer este produto de fora tem um bom risco de não conseguir entrar, ou seja, talvez vc gaste 2x pela mesma coisa.

guhlein

Member
Afiliado
18/11/13
Galera, iodo é tranquilasso! Use na concentração correta (0,8 ml para 1 litro de água) que não terá qualquer problema. Eu mesmo uso há 8 anos. Sem enxague nem nada. Uso no fermentador, chiller de placas, bomba, mangueiras, garrafas, etc. E tem a grande vantagem que basta 1 min de contato para sanitizar. Vai tranquilo que não tem erro. Abraço!

FelGuara

Well-Known Member
Afiliado
18/4/17
Nunca usei Starsan.

Pode parecer um contra-senso mas o iodo ter cor e cheiro, para mim, é uma qualidade positiva.

Isso me dá a segurança de saber que a solução é o iodo mesmo; que vai sanitizar.
Depois de alguma experiência, só de ver, dá pra ter uma noção se está próximo da concentração indicada, que está sem alterações físicas na hora da diluição.
Garante também que não vou confundir com outro líquido, sem cheiro e sem cor, na correria, evitando acidentes, ou seja, para mim é inclusive mais seguro.

Sobre preço, aí nem se fala. Eu faço baldes de solução e aquela garrafinha não acaba nunca…

Quando passei a borrifar (borrifador “comum” mesmo) em vez de jogar uma quantidade de solução nas garrafas, e usar aquele escorredor que deixa as garrafas na vertical, o problema com a espuma diminuiu demais!

Mas, realmente, mantendo-se a técnica e as boas práticas, o importante é cada qual fazer as escolhas que nos deixem mais à vontade durante a produção.

Boas cervas!

AnaMariaLadra

Well-Known Member
Afiliado
8/7/21
Eu to pra fazer uma cerveja esse final de semana, vou fazer uma blonde pra minha mãe que veio me visitar.
Vou sanitizar exclusivamente com o iodo, sem usar nada de alcool e tentar perder o medo

a ideia do topico era mesmo saber se alguem tinha usado pra fazer uma boa preza do produto e também se tinham alguma dica do que comprar de fora (que ta valendo a pena)

Vmoronari

Active Member
Afiliado
17/4/21
Eu to pra fazer uma cerveja esse final de semana, vou fazer uma blonde pra minha mãe que veio me visitar.
Vou sanitizar exclusivamente com o iodo, sem usar nada de alcool e tentar perder o medo

a ideia do topico era mesmo saber se alguem tinha usado pra fazer uma boa preza do produto e também se tinham alguma dica do que comprar de fora (que ta valendo a pena)
Meus pais tbm estão indo pro EUA… Tbm to de olho nos equipamentos… Ta difícil viu, nem postmix/growler ta valendo a pena...
O que mais curti o preço são umas single vessel que achei no amazon… ( estou usando de base de pesquisa o amazon).
O preço das coisas de lá estão quase o preço das daqui e ainda tem o "frete", postmix por exemplo, usado aqui acha mais barato… Uma pena...

Se alguém souber de algo que vale a pena, tenho interesse...

AnaMariaLadra

Well-Known Member
Afiliado
8/7/21
Se alguém souber de algo que vale a pena, tenho interesse...
eu coloquei ali mais pra cima um carbonator BALL LOCK da kegland que é low profile e ja vem com engate rápido
sai por uns 5 dol cada um, eu acho que compensa.. as coisas da kegland geralmente sao de qualidade
só não achei na morebeer.com vou ver se eles tem outros representantes nos estados unidos.
aqui perto da minha casa tem um representante da kegland (brewhead shop) mas não consultei se tem esse modelo la.. se tiver tbm não vale a pena

Última edição:

Vmoronari

Active Member
Afiliado
17/4/21
eu coloquei ali mais pra cima um carbonator da kegland que é low profile e ja vem com engate rápido

sai por uns 5 dol cada um, eu acho que compensa.. as coisas da kegland geralmente sao de qualidade
só não achei na morebeer.com vou ver se eles tem outros representantes nos estados unidos.
aqui perto da minha casa tem um representante da kegland (brewhead shop) mas não consultei se tem esse modelo la.. se tiver tbm não vale a pena
esse low profile é legal… No ali express comprei esses dias carbonatadores da kegland, tão saindo por 20 e poucos reais.... Estão o preço dos piores aqui no Brasil… Acho que ta valendo a pena...
Vou começar a olhar no ebay… As vezes acha algo bom… Tipo torneira etc...

Buck

Active Member
Afiliado
14/3/17
Bom dia minha gente.

Um amigo vai pros EUA e eu pensei em comprar um starsan pra ele trazer

EU ESTOU CIENTE QUE PODE FICAR PRESO NA POLICIA FEDERAL, A QUESTÃO AQUI É OUTRA.

Vocês acham que vale a pena investir nesse sanitizante? Alguém já usou?
Eu estou interessada apenas pelo fato de que TODOS OS CANAIS que eu assisto que não são brasileiros usam esse sanitizante.

Atualmente eu uso IODO e ALCOOL 70

Por sinal, oq vocês acham que tá valendo a pena comprar de fora? Se alguém me dissuadir do starsan eu queria trazer alguma coisa que fosse valer a pena.
Não pode ser nada muito grande tipo um postmix
Eu não buscaria sanitizante pois temos bons sanitizantes aqui, até um que dizem ser igual a Starsan (KillGerms) mas acho que poucos conhecem. Pensava que Starsan era o top, mas pesquisando sobre sanitizantes encontrei pontos negativos que me levaram a desistir dele. E deve ter algum motivo para as cervejarias usarem acido peracético. Agora uso iodo seguido de enxague, que é o correto apesar de muitos dizerem que não.
Então, se não for para trazer um equipamento, PM, torneira, bomba, minikeg com torneira, eu optaria por cepas leveduras da whitelabs ou wyeast que não tem aqui. Mas levedura seria bom para quem faz banco de levedura.

Buck

Active Member
Afiliado
14/3/17
Tem um tempo que não viajo mas, antes da pandemia, quando eu trazia, nunca tive problemas. Não dá pra trazer na mão, tem que despachar pelo tamanho. Vale a pena trazer o de 32oz (equivalente a 1L). Trouxe 2L em janeiro de 2020 e não terminei nem o primeiro ainda. Tenho um Kill Germs também tá quase no fim: nunca tive problemas com ele mas só acho que ele espuma menos e por causa disso acaba rendendo menos.
Pra vc ter uma uma ideia: com o Starsan, pra sanitizar um Postmix de 10L, são 3L de agua e 4,5 ml de Starsan. Sacudindo dá espuma até a boca. Com o Killgerms faço com 5L de agua e 7,5ml do Kill.
li em algum lugar que seria o mesmo produto. Killgerm eu tenho, é bom, mas só uso pq o iodo mancha os plásticos, e ainda assim dou uma boa passada de alcool 70

AnaMariaLadra

Well-Known Member
Afiliado
8/7/21
eu optaria por cepas leveduras da whitelabs ou wyeast
Eu até pensei nas leveduras mas a pessoa que vai fazer o corre pra mim não é cervejeira.. então a chance de dar ruim por descuido na hora de armazenar é bem grande, ai eu fico pensativa. Se fosse um cervejeiro eu com certeza pegaria.