Star San

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Machado1

Well-Known Member
Joined
Aug 23, 2013
Messages
374
Reaction score
90
Pessoal, sou um novato no preparo de cerveja artesanal (devo ferver meus primeiros grãos ainda hoje) e adquiri o sanitizante Star San em forma líquida, que vem com as informações em inglês,muito técnicas e com medidas/escalas bem diferentes das que usamos aqui no BR. Alguém usa esse sanitizante e saberia me indicar de forma prática como usá-lo? Ao menos quantos ml por litro de água? Agradeço qualquer ajuda :mug:
 
Olá Machado,

Também vou fazer a minha primeira brassagem amanhã, domingo. Tenho a mesma dúvida que vc. Segundo o fabricante, devemos usar 30ml (1 oz) em 20 litros de agua (5 gallons), ou seja, 1,5 ml por litro.

Mas se alguém puder nos ajudar confirmando ou não esta diluição, seria ótimo !!

Boa sorte na sua primeira brassagem !!!

valeu
José Carlos
 
Obrigado pelas informações, então realmente é pouquíssimo por litro, valeu o investimento o recipiente vai render paca , rs. No fim das contas não consegui fazer a minha cerveja ontem mas de hoje não passa.

Vou preparar um pouco de sanitizante no borrifador e outro tanto para algum outro recipiente para deixar os objetos menores de molho, como tampas, rolhas de silicone, etc. Novamente, obrigado pelas respostas, o fórum é muito prestativo, já li vários tópicos que me ajudaram e informaram.
:mug:
 
Também uso o Starsan junto com uma seringa de insulina, para controlar a solução (1,5ml por litro) mas não sei se ele é realmente completo, se pode ser usado em todos os processos. No geral uso em todas as etapas, e ainda no envase encho uma garrafa com ele, e fico passando de garrafa para garrafa para sanitizar todas... Única coisa que eu não gosto nele é que faz muito espuma em tudo, por mais que seja uma espuma sanitizada, não curto muito ficar misturando ela com a cerveja.
 
Aonde vocês conseguiram comprar starsan? Não foi aqui no BR né? Eu queria muito usar StarSan ao invés de PAC200 mas não tenho ninguém pra trazer pra mim de fora...
 
Aonde vocês conseguiram comprar starsan? Não foi aqui no BR né? Eu queria muito usar StarSan ao invés de PAC200 mas não tenho ninguém pra trazer pra mim de fora...

Renato a informação que eu tinha é que seria impossível produzir um similar legalmente do StarSan no Brasil, não conseguiríamos o registro na Anvisa para a liberação do produto por conter fósfato que acelera a produção de algas nos rios e por não conter nenhum ativo conhecido como sanitizante.

Pelo que sei StarSan é uma mistura de Ácido Sulfônico + Ácido Fosfórico

abs
 
Que pena Thiago, eu queria usar o StarSan pelo fato de ser seguro não enxaguar.

Hoje eu uso Iodophor pra fazer a cerveja mas como eu vou começar a embarrilhar queria algo menos danoso do que o Iodo em caso de sobra.

Eu nunca usei PAC mas ouvi falar que ele também não precisa ser enxaguado, ou seja, não teria problema se ficasse alguma sobra em contato com a cerveja. Sabe se isso procede? Posso usar o PAC como se usa o StarSan lá?
 
Aonde vocês conseguiram comprar starsan? Não foi aqui no BR né? Eu queria muito usar StarSan ao invés de PAC200 mas não tenho ninguém pra trazer pra mim de fora...

Renato, eu achei no Mercado Livre e pra minha sorte retirei em mãos em Porto Alegre, cidade onde morava na época. Acabei de fazer uma busca e vi que agora tem outro fornecedor em SP.
:mug:
 
Que pena Thiago, eu queria usar o StarSan pelo fato de ser seguro não enxaguar.

Hoje eu uso Iodophor pra fazer a cerveja mas como eu vou começar a embarrilhar queria algo menos danoso do que o Iodo em caso de sobra.

Eu nunca usei PAC mas ouvi falar que ele também não precisa ser enxaguado, ou seja, não teria problema se ficasse alguma sobra em contato com a cerveja. Sabe se isso procede? Posso usar o PAC como se usa o StarSan lá?

Cara, eu trabalho em uma empresa que dentro do grupo, possui outra que produz um sanitizante a base de Biguanida, que no caso seria mais seguro, sem odor, sem enxágue, odor etc... Ainda não temos plataforma de venda ao consumidor, talvez em breve terá. Desconheço concorrentes que vendam o mesmo tipo de produto para sanitização industrial.

abs
 
eu fui na loja física comprar maltes e fermentos, eles tem muita coisa que ainda não está no site, manda um e-mail ou liga lá . Eu vi o starsan la na loja...

Star San tem lá sim, sempre pego lá! É Genérico mas tem se utilizado de boa aqui. Ele rende muito bem... R$42,00 se não me engano
 
Como assim genérico Ricardo? Já estão fazendo algo parecido com o Star San no Brasil?
 
Caro Edu...a Moreerbier é f.....comprei umas coisas faz uns 10 dias e já chegaram...acho que como não é chines, a alfandega libera rapdinho..rsrsrs...
 
O problema é o frete deles... Na chicompany o frete custa 1/5 do frete da morebeer
 
Eduatletico, bom dia.
Qual foi o frete pago na Chicompany e na Morebeer, por favor?
 
Bom dia! Pago não pq eu ainda não comprei... Rsrsrs. Mas na morebeer é 50 dólares e na chicompany é 20 dólares...
 
Edu mais umas perguntinhas:
E chega bem aqui no BR? Demora muito? Vc já foi tachado alguma vez pela receita? Acho que compras abaixo de 50 US$ não é tachado, correto?
 
Na verdade esse negócio de ser taxado ou não é na sorte... Já comprei várias coisas de fora... Algumas fui taxado... Outras não. Mas chega tranquilo sim
 
Eduatletico, quando é taxado, vc tem que ir no correio para pagar o imposto? Como é feito o pagamento?
 
Exatamente... Vem um comunicado pro endereço de destino dizendo q vc tem q ir até a agência X e pagar a quantia de N reais pra retirar a mercadoria.. É bem tranquilo
 
Pessoal, apesar da embalagem com StarSan, que tenho a um ano, ter sido muito bem guardado, sempre na geladeira, na última vez que diluí a quantidade necessária do produto no galão de 5 litros, a água ficou muito opaca. Será que o StarSan perdeu a validade, capacidade de sanitizar ????
 
Pessoal , alguém já reparou que o star san vendido fracionado na malt store é de cor bem mais clara do que as imagens do mesmo produto vendido na morebeer ? Será que o vendido na Malt Store é original mesmo ? Seria muita sacanagem e queimação de filme se eles vendessem algo que não é. Alguem ai que já foi na loja física pode responder essa questão ? Basta dar uma olhada na cor do liquido de star san vendido na gringa e comparar.

Abs
 
Somente fracionamos para ajudar a termos uma base maior de consumidores uma vez que o produto é muito concentrado. Agora comparar foto que esta na internet de vendas em um MONITOR e comprar com o produto que esta no FRASCO, seja em qualquer produto no mundo, um método muito pouco confiável para avaliar . . . Quem acredita em mim pode comprar a vontade que sempre vai receber o que esta no frasco original.
 
Somente fracionamos para ajudar a termos uma base maior de consumidores uma vez que o produto é muito concentrado. Agora comparar foto que esta na internet de vendas em um MONITOR e comprar com o produto que esta no FRASCO, seja em qualquer produto no mundo, um método muito pouco confiável para avaliar . . . Quem acredita em mim pode comprar a vontade que sempre vai receber o que esta no frasco original.

Obrigado Favero , mas somente foi uma dúvida que tive ao usar o star san que comprei da maltshop. Curti demais o produto pela praticidade e pelo curto tempo de ação, e com certeza comprarei mais vezes.
 
Cara, na Malt Store eu não sei se vende, nunca comprei de lá....
mas na malteshop é tranquilo, já fiz algumas levas e nada de contaminação... e isso que eu não sou maluco por limpeza... limpo normal, depois taco starsan sem dó nem piedade!!!

pra comprar, vai no malteshop.com.br e pega o fone de lá!!!
 
Comprei meu StarSan (e muitas outras coisas) na MalteShop, loja de total confiança.
:mug:
 
Olá amigos, em viagem recente aos EUA comprei Star San de 16 oz. Paguei U$ 12,99. Também comprei um Vinator para usar em conjunto.

Chegando ao Brasil e pegando minhas malas no aeroporto tive a tristeza de constatar que umas das malas havia sido aberta nos EUA, antes do embarque, e o Star San retirado. Colocaram uma nota avisando que se tratava de produto perigoso que não poderia ser transportado em avião de carreira.

Perdi meu Star San.
 
Olá amigos, em viagem recente aos EUA comprei Star San de 16 oz. Paguei U$ 12,99. Também comprei um Vinator para usar em conjunto.

Chegando ao Brasil e pegando minhas malas no aeroporto tive a tristeza de constatar que umas das malas havia sido aberta nos EUA, antes do embarque, e o Star San retirado. Colocaram uma nota avisando que se tratava de produto perigoso que não poderia ser transportado em avião de carreira.

Perdi meu Star San.

Cara, agora você me deixou triste. Minha esposa está vindo dos EUA com 16oz. de Star San e mais 1kg de Nelson e Simcoe =(. Tomara que dê tudo certo.
 
Cara, agora você me deixou triste. Minha esposa está vindo dos EUA com 16oz. de Star San e mais 1kg de Nelson e Simcoe =(. Tomara que dê tudo certo.

Se der, coloca os lúpulos separados.
Vai que eles abrem pra tirar o starsan e resolvem levar os lúpulos tb?


Já entrei com 2 kg de lúpulo separados em 5 malas e nunca tive problema!!!
(A familia é grande! rsrsrs):ban:
 
Dito e feito, tiraram o Star San e deixaram um bilhete na mala….notícia boa é que Simcoe e Nelson vieram!!!!
 
qual o perigo que ele apresenta? Como fazem uma coisa dessas tchê?!
 
E ai pessoal,

Alguém saberia me dizer qual a validade do Star San, após ser diluído em água?


Derek
 
Back
Top