Special Bitter com T-58

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcelodezena

Well-Known Member
Joined
Feb 2, 2016
Messages
46
Reaction score
7
Bom dia pessoal
Resolvi dar um fim em um monte de insumos que tinha em casa e fiz uma receita de Special Bitter, porém o único fermento que tinha era o T-58 da Ferments.
Gostaria entender qual tipo de característica esse fermento pode dar na cerveja final.
Agradeço as opniões. Devo engarrafar daqui uns dias e aí posto meus comentários.


Ingredientes Mostura
3,00 kg Pale Malt (6 Row) US (6,0 EBC) Grão 1 72,3 %
0,40 kg Caramunich Malt (110,3 EBC) Grão 2 9,6 %
0,30 kg Oats, Flaked (2,0 EBC) Grão 3 7,2 %
0,25 kg Wheat Malt, Dark (17,7 EBC) Grão 4 6,0 %

Primeira Adição Lúpulo (FWH)
10,00 g East Kent Goldings (EKG) [5,00 %] - First Wort 60,0 min Lúpulo 5 6,6 IBUs
10,00 g Tettnang [3,70 %] - First Wort 60,0 min Lúpulo 6 4,9 IBUs

Ingredientes Fervura
0,20 kg Sugar, Table (Sucrose) (2,0 EBC) Açúcar 7 4,8 %
10,00 g East Kent Goldings (EKG) [5,00 %] - Fervura 30,0 min Lúpulo 8 4,6 IBUs
10,00 g Tettnang [3,70 %] - Fervura 30,0 min Lúpulo 9 3,4 IBUs
20,00 g East Kent Goldings (EKG) [5,00 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 10 4,3 IBUs
20,00 g Tettnang [3,70 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 11 3,2 IBUs
20,00 g Bobek (Styrian Golding B) [5,25 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 12 0,0 IBUs

Ingredientes da Fermentação
1,0 pkg SafBrew Specialty Ale (DCL/Fermentis #T-58) [23,66 ml] Levedura 13 -
 
Ora, vai simplesmente ter as características do T-58, um fermento belga, condimentado, frutado, leve picante, e por aí segue. Special Bitter é um estilo inglês... Vc consegue amenizar ou incrementar o condimentado/picante do fermento de acordo com sua temperatura de fermentação (e inoculação). Já fermentei ceva com T-58 a 17~18ºC, ficaram condimentadas/picantes porém bem mais neutras que fermentações acima de 20ºC.

Vale a experiência, o T-58 é um fermento q eu aprecio bastante, provavelmente vai sair uma breja bem bebível, mas fora do estilo inglês.
 
Eu uso o T-58 regularmente e o Junior resumiu bem a história dele.

Fermenta na faixa mais baixa de temperatura e ele vai encaixar bem nesse estilo.

Faço Belgian Pale Ale com ele e preso pelo amargor mais herbal do lúpulo em conjunto com o condimentado, sem embananar a cerveja.
 
Obrigado pelas dicas.
Era justamente essas informações que gostaria. Nunca usei esse fermento e tinha ele na geladeira e resolvi usar nessa bitter.
Como havia comentado, essa bitter foi um estilo que tentei enquadrar os insumos que estavam sobrando em casa.
Eu inoculei a 17 graus e mantive por 7 dias nessa temperatura, subindo para 19. Agora baixei para 8 graus e vai ficar uma semana para depois engarrafar.
Estou bem curioso para saber como vai ficar e esse tom condimentado e picante acho que pode combinar bem com o que pretendo, sem me preocupar tanto com o estila.
Espero que fique bem "bebível" porque vamos servir num aniversário de um amigo.rs

Vou postar como ficou depois.

Abração
 
Deveria ter feito fermentação secundária, subindo essa temperatura até uns 23~25ºC gradualmente, basicamente para o consumo do diacetil. Minha fermentações Ales costumam durar 12~14 dias, na maioria dos casos.

Acredito que uma maturação de 7 dias a 8ºC é pouco... Eu deixaria uma bitter a pelo menos 4ºC (melhor é 1~2ºC) por 14 dias, ou mais... O t-58 flocula menos que o S-04 e Nottingham, comuns para este estilo, logo terá uma breja mais turva se houver leveduras em suspensão...

Como chegou neste tempo e temperatura de maturação?
 
Eu uso o T-58 regularmente e o Junior resumiu bem a história dele.

Fermenta na faixa mais baixa de temperatura e ele vai encaixar bem nesse estilo.

Faço Belgian Pale Ale com ele e preso pelo amargor mais herbal do lúpulo em conjunto com o condimentado, sem embananar a cerveja.

Vai sair uma belgian blonde ale e não uma Special Bitter.
Nunca q vai se encaixar bem em estilo inglês usando T-58..... levedura vai dar caracteristicas nada a ver com estilo inglês.
Levedura Belga é totalmente diferente de levedura inglesa.......independente da temperatura q vc vai fermentar.
 
NOxREMORSE tem certa razão, não vai sair bitter com T-58, simples assim. T-58 é um fermento belga. Mas discordo quanto a sair uma Belgian Blonde, aí já e outra ladainha, receita totalmente diferente, entre outras coisas...

A faixa de temperatura de fermentação mais baixa para T-58 foi citado por mim apenas a título de informação mesmo, já que é notória a diferença de uma t-58 fermentado a 22ºC e outro a 17ºC.
 
Amigo, não sei se vc já fez a cerveja, mas se não, guarda os lupulos ingleses pra quando tiver um S-04 nas mãos, pra ai sim fazer uma Bitter. Com o restante vc consegue fazer uma bela cerveja belga. A titulo de curiosidade, segue aqui a minha Belgian Pale Ale, que ficou bem boa:

16B – BELGIAN PALE ALE
MALTES E CEREAIS
2kg de malte Pilsen
2kg Maris Otter
500g de malte de Centeio
LÚPULOS
50g Lúpulo Northern Brewer
FERMENTOS
1pct Fermento S33
PARAMETROS
Pré-fervura: 1028 – 1039
OG: 1035 – 1049
FG: 1009 - 1013
COR: 8 EBC
AMARGOR: 32 – 35 IBU
ALCOOL: 3,4% – 4,8%
 
Vai sair uma belgian blonde ale e não uma Special Bitter.
Nunca q vai se encaixar bem em estilo inglês usando T-58..... levedura vai dar caracteristicas nada a ver com estilo inglês.
Levedura Belga é totalmente diferente de levedura inglesa.......independente da temperatura q vc vai fermentar.
Não precisa ser caxias pra fazer cerveja. Eu sigo os estilos também e poderia ter dito a ele que estaria totalmente fora e etc.

Mas apenas opinei quanto as possibilidades que ele teria com o T-58, se é a única opção que ele tem no momento.



Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Não precisa ser caxias pra fazer cerveja. Eu sigo os estilos também e poderia ter dito a ele que estaria totalmente fora e etc.

Mas apenas opinei quanto as possibilidades que ele teria com o T-58, se é a única opção que ele tem no momento.



Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
T-58 nem é opção pra estilo inglês.
 

Latest posts

Back
Top