Solução para fermentação no fermentador conico 300 litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brenomatioli

Member
Joined
Dec 23, 2015
Messages
20
Reaction score
0
Alguem pode me dar alguma solução para fermentar e maturar 3 fermentadores conico de 300 litros cada um com uma cerveja diferente?

As dimensões dele são :

Altura total: 1.563mm
Diâmetro total: 627mm
Peso: 15,93kg

http://www.indupropil.com.br/produtos/0,36980_fermentador-conico-pp-bege-300-litros-com-pe-bege

Eu necessito de alguma forma para fermentar e maturar 3 fermentadores desse porte com orçamento até 10 mil ou bem proximo desse valor.

Ja pensei em uma camera fria porem eu teria o problema de fazer sempre a mesma cerveja tendo em vista que os 3 teriam de ficar na mesma temperatura por exemplo eu não poderia fazer uma ALE e uma LAGER ao mesmo tempo e no ainda no final da fermentação eu gosto de elevar a temperatura ate 26 graus e os 3 na mesma camera fria não seria possivel fazer isso.

Pensei tambem em mandar fazer uma geladeira sob medida para cada um porem orcei em varios lugares e as geladeiras sob medida para fermentadores desse porte estão em torno de 8 mil - 10 mil cada

Até agora a melhor solução que pensei seria diminuir um pouco a litragem e produzir 600 litros por mês comprando fermentador de 100 litros e colocando cada um em uma geladeira mas isso gastaria muita energia e muito trabalho sem contar que as cervejas não ficariam uniformes
 
Vi em algum lugar onde a pessoa fez uma câmara fria e a diviu em 3 ou 4 partes, onde a primeira e a mais fria, onde faz maturação e as demais com um duto individual as ligando a primeira com um exaustor ligado a um controlador de temperatura.
Quando a te peratura sobe o exaustor é acionado puxando o ar frio da primeira Câmara, quando atinge a temperatura ele desliga fazendo o controle individual de cada parte

André Wenderosck
 
Acho que podemos auxiliar:
Ice_Bank.PNG
 

Attachments

  • Ice_Bank.PNG
    Ice_Bank.PNG
    880.7 KB · Views: 103
Já pensou em utilizar um banco de glicol? Só não tenho noção de preços.
 
O fermentador que ele usa e de PP, não possui parede dupla. Não dá pra usar glicol

André Wenderosck
 
Pessoal,

Água gelada = Glicol = Propileno Glicol = é apenas um aditivo que colocamos na água para que ela não congela abaixo dos 0C. Não é necessário usar mais do que 5%. Pode ser usado metanol (Álcool de posto de gasolina) também funciona muito bem.

Com relação a camisa essa é UMA possibilidade. A OUTRA possibilidade é para QUALQUER contenedor (Fermentador plastico ou inox, ou bombona, ou até balde...), ou seja: Basta introduzir uma serpentina em contato com a cerveja ( inox é melhor ) e por ela circular a água gelada (com o tal Glicol ou Álcool se a temp. <0C ou sem nenhum aditivo se a água temp. >0C).

Fornecemos qualquer das soluções. OBs: O preço do Banco de água Gelada + Fermentadores fica por metade do preço de fermentadores de inox auto-refrigerados para o mesmo volume.

Estamos a disposição.

http://www.indupropil.com.br/produtos/0,102363_kit-refrigeracao-basico-tampa-fermentador-bege-120-150-l
 
Complementado:


O MAPA aprova sim esta solução com fermentadores de polipropileno e serpentinas imersas.


Quanto ao aspecto de higienização/sanitização é tão simples e fácil quanto qualquer outro dispositivo cervejeiro.

Essa solução nos USA já tem décadas:

https://conical-fermenter.com/CF15TW-COIL.html

https://www.ssbrewtech.com/products/ftss-temperature-control-for-half-barrel-chronical

http://www.instructables.com/id/Dr-Fermentor-V9-Cooling-and-Heating-Fermentation-b/

https://www.google.com.br/search?q=fermenter+cold+coil&rlz=1C1CHZL_pt-BRBR765BR765&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjfiq73pb7XAhUHIJAKHZomBhQQsAQIMA
 
Nosso sistema tem um controlador que controla as temperaturas de cada fermentador e suas respectivas válvulas de tal forma que é possível programar cada fermentador com uma diferente campanha temperatura x dias estabelecendo patamares e rampas: Primária, diacetil rest, cold crash, lagering, controle de rampas com 1C/dia ou qualquer valor que você desejar. Guarda infinitos perfis padrão de fermentação, armazena os dados reais de cada fermentação, mostra gráficos e publica tudo na nuvem, assim você pode consultar o status de suas fermentações remotamente.
 
Esqueci,

Envia alarmes, caso ocorra algum problema, como por exemplo falta de energia elétrica, ou ainda que determinado produto já está pronto para seguir para o brite tank, ou eventualmente ser ensado e carbonatado. Via email ou sms.
 
@brenomatioli,

você já comprou os fermentadores (não consegui chegar a essa conclusão nos posts)?

Caso não tenha comprado, sugiro que adquira os modelos de parede dupla para simplificar o sistema de controle com um banco de líquido para resfriamento. Bastaria utilizar um controlador que liberaria a saída sob demanda, parecido com a ligação na instalação elétrica.
 
Back
Top