Soldagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatomiani

Well-Known Member
Joined
Dec 6, 2013
Messages
180
Reaction score
61
Boa tarde a todos,

Estou vendo de comprar uma maq solda para facilitar minha vida, que ai da para fazer equipamentos bastante interessantes, atendendo necessidades específicas. Mas seria um gasto bem alto uma maq com gás, então pensei em pegar uma das pequenas, sem gás, as falsas mig, tipo essa: http://www.v8brasil.com.br/index.php/mig/142-solda-mig-150-br

Alguem ai tem experiência pra me dar opinião?

O Guenther eu sei que usa mig, mas provavelmente a dele é com gás, mas já viu algum resultado de uma dessas sem gás?

Valeu!
 
Boa tarde a todos,

Estou vendo de comprar uma maq solda para facilitar minha vida, que ai da para fazer equipamentos bastante interessantes, atendendo necessidades específicas. Mas seria um gasto bem alto uma maq com gás, então pensei em pegar uma das pequenas, sem gás, as falsas mig, tipo essa: http://www.v8brasil.com.br/index.php/mig/142-solda-mig-150-br

Alguem ai tem experiência pra me dar opinião?

O Guenther eu sei que usa mig, mas provavelmente a dele é com gás, mas já viu algum resultado de uma dessas sem gás?

Valeu!
Cara, se quiser acabamento bom, esquece.

O funcionamento de uma MIG sem gás é igual a uma solda com eletrodo revestido, ou seja, gera escória, etc.

Pra ti ter uma ideia, eu tenho uma MIG da Weldvision, com gás (argônio/CO²), e mesmo assim é muito difícil conseguir uma solda com acabamento aceitável, tanto que eu comprei uma TIG depois, e hoje em dia só uso TIG.

MIG pra ter acabamento tem que ser bem mais cara, com muitos recursos, etc. TIG já é bem mais fácil conseguir acabamento, e dizem que é mais difícil de soldar, mas eu sinceramente não achei.

Ou seja, se for fazer coisas básicas como soldar um portão de aço, fazer um brewstand de aço, até vai. Qualquer coisa que precise de uma decente, esquece. E soldar inox, nem pensar.

Abraço,
 
Poxa Vida Guenther... Soldando de TIG galo velho... Eu como engenheiro mecânico conheço os processos de Soldagem em geral... e com certeza a TIG (Tungsten Inert Gas) é o que dá melhor acabamento em superfícies se for bem soldado, claro. A tocha não é assim tão fácil de ser manuseada e segundo gente importante no assundo soldar com TIG é como ser um artista, exige certa habilidade para alguns ataques mais complexos. Dizem que um bom Soldador TIG trabalha com pelo menos 2 assistentes para transporte e instalação, evitando assim a fadiga e tremores nas mãos do soldador. E ele ganha muito mais do que você imagina.

E ai Guenther já taes trabalhando com seus 2 assistentes? Só se for pra carregar as cervejas!

Sobre a Mig, realmente não faz sentido tabalhar sem o gás pois ele é responsável (como na TIG) por gerar ambiente inerte no cordão de solda. Sabemos que as condições do cordão de solda são um prato cheio para a oxidação. Por isso utilizar um gás inerte pra evitar esse efeito. Mig é otimo pra quem quer produção, soldar com facilidade e acabamento não tão preciso. Além disso imagino que é mais barato que TIG.

Sinceramente como disse o Professor Guenther, acho que esta mig-mag sem gás é cilada Bino!
 
Cara, se quiser acabamento bom, esquece.

O funcionamento de uma MIG sem gás é igual a uma solda com eletrodo revestido, ou seja, gera escória, etc.

Pra ti ter uma ideia, eu tenho uma MIG da Weldvision, com gás (argônio/CO²), e mesmo assim é muito difícil conseguir uma solda com acabamento aceitável, tanto que eu comprei uma TIG depois, e hoje em dia só uso TIG.

MIG pra ter acabamento tem que ser bem mais cara, com muitos recursos, etc. TIG já é bem mais fácil conseguir acabamento, e dizem que é mais difícil de soldar, mas eu sinceramente não achei.

Ou seja, se for fazer coisas básicas como soldar um portão de aço, fazer um brewstand de aço, até vai. Qualquer coisa que precise de uma decente, esquece. E soldar inox, nem pensar.

Abraço,

Guenter outra pergunta, já pensou em soldar com MIG e depois passar a tocha da TIG de leve no cordão pra dar uma melhorada no acabamento?
Senão me engano já vi algum artigo onde o camarada queria automatizar o recobrimento de tubos com mig e acabamento com tig na mesma maquina.
 
Grato por me livrarem da cilada hahahaha
Ideia realmente é para uso casual, nada que fique muuuito bonito, mas que pelo menos de conta de fazer o aco inoxidável...
Já que falaram da TIG, será que uma dessas vale a pena? http://www.v8brasil.com.br/index.php/solda-tig

Ela é pouca coisa mais cara que aquela mig que eu tinha dito anteriormente, sem contar com o valor do cilindro de Ar.

Você indica alguma marca/modelo Guenther?

Obrigado!
 
Guenter outra pergunta, já pensou em soldar com MIG e depois passar a tocha da TIG de leve no cordão pra dar uma melhorada no acabamento?
Senão me engano já vi algum artigo onde o camarada queria automatizar o recobrimento de tubos com mig e acabamento com tig na mesma maquina.
Cara, sim, tem muita gente que faz isso, mas não é uma prática, é simplesmente um recurso que pode ser usado para corrigir um acabamento.

O que eu quero dizer é que ninguém faz isso de propósito, ou seja, soldar com MIG e depois fazer acabamento com TIG..... nesse caso, solda com TIG direto.

Abraço,
 
Poxa Vida Guenther... Soldando de TIG galo velho... Eu como engenheiro mecânico conheço os processos de Soldagem em geral... e com certeza a TIG (Tungsten Inert Gas) é o que dá melhor acabamento em superfícies se for bem soldado, claro. A tocha não é assim tão fácil de ser manuseada e segundo gente importante no assundo soldar com TIG é como ser um artista, exige certa habilidade para alguns ataques mais complexos. Dizem que um bom Soldador TIG trabalha com pelo menos 2 assistentes para transporte e instalação, evitando assim a fadiga e tremores nas mãos do soldador. E ele ganha muito mais do que você imagina.

E ai Guenther já taes trabalhando com seus 2 assistentes? Só se for pra carregar as cervejas!

Sobre a Mig, realmente não faz sentido tabalhar sem o gás pois ele é responsável (como na TIG) por gerar ambiente inerte no cordão de solda. Sabemos que as condições do cordão de solda são um prato cheio para a oxidação. Por isso utilizar um gás inerte pra evitar esse efeito. Mig é otimo pra quem quer produção, soldar com facilidade e acabamento não tão preciso. Além disso imagino que é mais barato que TIG.

Sinceramente como disse o Professor Guenther, acho que esta mig-mag sem gás é cilada Bino!
Hehehe... 2 assistentes nada.... :)

Soldar com TIG é realmente uma maravilha.. você faz o que quer, é um processo muito controlado, sem faísca, sem escória, sem barulho... é como derreter manteiga com um ferro de solda.
 
Grato por me livrarem da cilada hahahaha
Ideia realmente é para uso casual, nada que fique muuuito bonito, mas que pelo menos de conta de fazer o aco inoxidável...
Já que falaram da TIG, será que uma dessas vale a pena? http://www.v8brasil.com.br/index.php/solda-tig

Ela é pouca coisa mais cara que aquela mig que eu tinha dito anteriormente, sem contar com o valor do cilindro de Ar.

Você indica alguma marca/modelo Guenther?

Obrigado!
Cara, sinceramente, não tenho marca ou modelo pra recomendar. Quando fui procurar a minha, eu não me preocupei com isso..... o que eu me preocupei eram os recursos, como pós gás, modo pulsativo, rampa de descida de amperagem, abertura de arco com alta frequência, etc, e eu recomendo muito comprar um aparelho com esses recursos.

Paguei uns R$ 1500,00 e comprei pelo Mercado Livre, loja Aguiatech se não me engano.

Abraço,
 
Beleza Guenther, darei uma olhada por lá e estudada melhor no que de fato é a soldagem.

Obrigado!
 
Legal Guenther, obrigado.

Segui uma dica sua, anterior, e falei com o pessoal da AguiaTech. Eles importam as máquinas mas, no momento, estão com os estoques zerados.
Vou procurar por outra com os recursos que citou. Depois me viro prá aprender a usá-los !

Forte abraço

Sebastião Ungaro
 
Alguém já usou solda prata?
É um tipo de solda por aquecimento isenta de chumbo, o pessoal do EUA usam bastante nos barris.
 
Neste video mostra o uso da solda prata. A partir dos 11 minutos.
Achei que está é uma maneira fácil e barata para solda inox.
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=OpMFQFi6Hh4[/ame]
 
Alguém já usou solda prata?
É um tipo de solda por aquecimento isenta de chumbo, o pessoal do EUA usam bastante nos barris.

Nem toda liga de aço inox pega solda prata. Não me lembro exatamente qual liga pode ser soldada e qual não pode. Mas é importante ter isso em mente para fazer um teste antes de preparar tudo e na hora a solda não pegar.
 
Aqui no Brasil não tem para compra, somente Ebay, o mais parecido que achei é a Solda Mágica, vou fazer teste com está.
 
Se estão falando mesmo da solda Stay Brite aqui no Brasil vende em alguns sites de aeromodelismo e hobbies afins. Mais caro, mais não tem a demora de +/- 4 meses nem a chatice de entrar na fila dos Correios pra pagar imposto.
 
Addendum:
Esta solda é como solda de estanho, alias é solda de estanho, portanto é uma solda para serviços leves, nada comparado às soldas mig ou tig.
 
Se pesquisar no homebrewtalk.com tem um somente sobre este tipo de soldagem, como é para conexões acho que a ideia é válida
 
Se pesquisar no homebrewtalk.com tem um somente sobre este tipo de soldagem, como é para conexões acho que a ideia é válida

Se for coisa pouca e não levar esforço vale à pena sim.
Do contrário é TIG como o Gunther falou.
Com TIG vc faz praticamente qlqr tipo de solda desde algo mais bruto até os mais delicados, como soldar duas laminas de giliete.
 
Victor concordo com você, mas vou testar este tipo de solda fixando um niple no barril. Depois posto o resultado
 
Veja que no video o camarada faz uma fixação mecanica e a solda é apenas um vedante.
Se vc fizer o mesmo, vai funcionar.
Um barril é coisa pequena, melhor seria colocar na mala do carro e levar num lugar onde tenha MIG/TIG, provavelmente ficará mais barato e firme.
 
Feito! Niple soldado com solda prata, depois uma lixada e polimento para ficar bem acabado.
 

Attachments

  • 20140522_192114.jpg
    20140522_192114.jpg
    23.8 KB · Views: 249
  • 20140522_192212.jpg
    20140522_192212.jpg
    28.5 KB · Views: 228
  • 20140522_195117.jpg
    20140522_195117.jpg
    28 KB · Views: 231
  • 20140522_195013.jpg
    20140522_195013.jpg
    28.6 KB · Views: 233
Cara, sinceramente, não tenho marca ou modelo pra recomendar. Quando fui procurar a minha, eu não me preocupei com isso..... o que eu me preocupei eram os recursos, como pós gás, modo pulsativo, rampa de descida de amperagem, abertura de arco com alta frequência, etc, e eu recomendo muito comprar um aparelho com esses recursos.

Paguei uns R$ 1500,00 e comprei pelo Mercado Livre, loja Aguiatech se não me engano.

Abraço,

Pessoal estou encontrando máquinas de solda TIG com recursos, como pós gás, modo pulsativo, rampa de descida de amperagem, abertura de arco com alta frequência por 1.700,00.

E com relação aos recursos de rampa de subida de amperagem e pré-fluxo de gás, também são importantes? Vi que as com esses recursos estão na faixa de 3.200,00. Vale a pena o dobro do investimento?

Abraço obrigado!!!
 
Pessoal estou encontrando máquinas de solda TIG com recursos, como pós gás, modo pulsativo, rampa de descida de amperagem, abertura de arco com alta frequência por 1.700,00.

E com relação aos recursos de rampa de subida de amperagem e pré-fluxo de gás, também são importantes? Vi que as com esses recursos estão na faixa de 3.200,00. Vale a pena o dobro do investimento?

Abraço obrigado!!!
Modo pulsativo e pós-gás, na minha opinião, são ótimos. Rampa de descida também é muito bom pq evita buracos na hora de finalizar a solda. Outra coisa muito boa é opção de acoplar pedal pois aí vc controla a amperagem com o pé.

De qualquer forma, minha melhor dica: se você ainda não entende o que essas coisas significam.......... estude até entender. Só compre uma máquina quando souber pra que serve cada um dos recursos.

Abraço,
 
Back
Top