Software para Gestão de Pequenas Cervejarias

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gabriel Sarapó

New Member
Joined
Sep 16, 2021
Messages
2
Reaction score
0
Location
Novo Airão
Boa dia,

Sou um lurker a bom tempo, mas só agora que fiz um registro de conta.

Gostaria de saber das experiências de vocês com software de gestão de cervejarias. Eu vejo alguns programas gringos de assinatura mensal que são bons, mas a experiência em inglês e pagamento em libras/euro/dólar não é o ideal para a cervejaria onde atuo.

Atualmente nós usamos múltiplas tabelas no google docs (estoque de insumos, produção, gestão de barris, financeiro, etc.) ; 3 ou 4 grupos no whatsapp (vendas, produção, atendimento aos clientes, etc) e muito muito muito papel avulso. Tudo isso gera muitos conflitos, erros de comunicação, vendas perdidas, barris esquecidos, chopeiras sujas, além de que a "micro-gestão" cai em uma pessoa só que tem que mediar tudo isso e ainda produzir a cerveja.

Dito isso, procuro um software que em português (pode ser em inglês se for bem boa sua experiência) onde eu possa fazer todas as etapas de gestão em um só lugar. Por exemplo, uma receita produzida e o estoque já é atualizado automaticamente, uma venda já é ligada a um barril e já o financeiro tbm é atualizado. Eu já vi uns gringos que são excelentes, mas quero ouvir experiências, prós e contras de cada um.

Muito obrigado,

Gabriel
 
SAP? rs
Brincadeiras à parte, este nível de integração "wall-to-wall" (ou seja, o encadeamento entre funções da produção ao order-to-cash) é típico de ERPs, mas é razoavelmente complexo e caro de se manter um, mesmo os voltados para pequenas empresas e na nuvem.

Não tendo ideia da sua dimensão , ou seja, se a empresa possui porte pra esse tipo de complexidade, talvez seja uma boa ideia um desenvolvimento Custom com alguma plataforma low-code tipo Microsoft Power Platform, custa muito pouco.
 
Persevalli,

Obrigado por sua resposta. Eu não sabia dessa funcionalidade do MPP. Era algo nesse sentido que estava querendo. Fazendo uma busca por "ERPs cervejarias" (um termo que eu desconhecia) acabei achando vários links interessantes de empresas que oferecem soluções stand-alone e também na nuvem. Mas o que eu gostaria mesmo era que alguém pudesse me contar experiências com esses softwares. E como aqui é ainda um fórum voltado para paneleiros, pode ser que eu também esteja procurando no lugar errado, também aceito indicações de outros lugares para estudar o assunto.

Tendo dito isso, a cervejaria é pequena (3 pessoas produzem/embarrilam/etc e outras 3 cuidam da parte de vendas/entregas) com alguma sobreposição e justamente por isso que estou procurando algo que deixe esse fluxo de informações mais direto e menos trabalhoso. Esse MPP parece ser bacana, mas como alguém que não é programador, gostaria de algo absolutamente no-code. :p

Conforme eu vou achando mais informações, eu vou colocando por aqui.
 
Legal, Gabriel, obrigado pelo retorno.

Talvez te ajude na pesquisa não restringir a softwares para a indústria/comércio cervejeiro. Em outras palavras, um ERP para pequenos negócios que atende um processo industrial genérico atenderá uma cervejaria. É uma cadeia genérica e sequencial e ter uma cervejaria configurada e parametrizada lá dentro seria como qualquer indústria:

1) planejar vendas e produção
2) comprar e armazenar insumos
3) programar produção
4) produzir e consumir insumos (baixa estoque matéria prima e mateiral de embalagem, gera estoque produto acabado);
5) vender , faturar
6) entregar
7) pagar e receber
8) gerenciar ativos (barril, choppeira, etc)

Isso é a base, depois disso temos gestão de qualidade, custos, manutenção, fluxo de caixa, etc... Mas acho que isso não encaixa no tamanho de vocês.

Já trabalhei com cervejarias pequenas (ex 20 tanques de 20 hl cada) e elas utilizavam Sapiens (hoje pertencente à Senior Sistemas, originalmente feito pela Mainhardt), pode ser uma alternativa de baixo custo.

Já a OMIE oferece uma opção que você pode usar por 7 dias sem custo e sem info de pagamento. Talvez seja legal pra você ver se é esse mesmo o tipo de coisa que procura ou se quer algo mais simples.
https://www.omie.com.br/
 
Boa dia,

Sou um lurker a bom tempo, mas só agora que fiz um registro de conta.

Gostaria de saber das experiências de vocês com software de gestão de cervejarias. Eu vejo alguns programas gringos de assinatura mensal que são bons, mas a experiência em inglês e pagamento em libras/euro/dólar não é o ideal para a cervejaria onde atuo.

Atualmente nós usamos múltiplas tabelas no google docs (estoque de insumos, produção, gestão de barris, financeiro, etc.) ; 3 ou 4 grupos no whatsapp (vendas, produção, atendimento aos clientes, etc) e muito muito muito papel avulso. Tudo isso gera muitos conflitos, erros de comunicação, vendas perdidas, barris esquecidos, chopeiras sujas, além de que a "micro-gestão" cai em uma pessoa só que tem que mediar tudo isso e ainda produzir a cerveja.

Dito isso, procuro um software que em português (pode ser em inglês se for bem boa sua experiência) onde eu possa fazer todas as etapas de gestão em um só lugar. Por exemplo, uma receita produzida e o estoque já é atualizado automaticamente, uma venda já é ligada a um barril e já o financeiro tbm é atualizado. Eu já vi uns gringos que são excelentes, mas quero ouvir experiências, prós e contras de cada um.

Muito obrigado,

Gabriel
Bom dia Gabriel.

Já pensou em fazer parceria com alguém, ou uma soft house, para tentar desenvolver esse produto? O foco seria micro e pequenas cervejarias, bem objetivo. Você já tem os fluxos dos processos e procedimentos. Agora achar alguém, ou uma empresa, para modelar, arquitetar, codificar e lançar em algo que pode até ser na nuvem.
 
Olha, depois de ver esse tópico dei uma vasculhada e achei uma boa opção. Sou formado em TI e trabalhei muito tempo na área, sempre em contato com ERPs e afins. Achei uma solução barata, com teste grátis de 30 dias (o que é importante para fazer os cadastros e acertar o fluxo), dei uma fuçada nele e achei bem interessante, ele tem módulos de controle de estoque, indústria (para transformar matéria prima em produto final), informações fiscais, várias integrações com outras plataformas e até frente de caixa. dá uma olhada lá, é bem interessante.
https://www.bling.com.br/
 
Vamos lá.

O que você precisa é de um ERP, como já disseram aqui. Pode ser que você encontre algum software específico para cervejarias, mas com certeza o custo do mesmo será bem maior.
Uma cervejaria é uma empresa, assim como qualquer outra. Na verdade uma cervejaria é uma indústria, mesmo que seja de pequeno porte, então partindo desse princípio, você precisa pesquisar um software que faça a gestão sua produção, e que permita controlar todas as outras áreas da sua empresa, como financeiro, compras, estoque e vendas e etc.
Antes de tudo, é importante você entender que nenhum software vai fazer isto pra você de forma automática, a diferença é que em um software você terá uma organização melhor dos dados, ou seja, você conseguira fazer uma gestão melhor e de forma centralizada, sem ter que se perder em planilhas que só você entende, e também terá uma ferramenta desenvolvida para tal finalidade, visto que planilhas não são feitas para controlar uma empresa, mas auxiliam em diversas tarefas, e você não deixará de utiliza-las.

Bom digo tudo isto pois sou programador, trabalho em uma empresa desenvolvendo um ERP (não estou aqui pra vender meu peixe hahaha), mas digo isto para que você tenha uma ideia mais concreta sobre o que você realmente precisa.

Como o pessoal citou acima, existem diversos softwares que fazem isto, alguns na nuvem e outros não, mas o mais importante, é que ele te atenda, e te entregue o melhor resultado com o menor esforço.
 
Back
Top