Socorro, Descanso Diacétil feito por 04 dias e o cheiro de manteiga continua ao elevar a temp. 60°c

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caiogontijo

Member
Joined
May 29, 2018
Messages
23
Reaction score
2
Pessoal fiz uma munich helles OG 1050 e FG atualmente está a 1013.

Ocorre que fiz o descanso diacetil por 04 dias na temperatura de 18°c.

Porém, hoje ao fazer teste diacetico esquentando a cerveja, a mesma apresenta o cheiro de manteiga, mas quando ela fica temp. ambiente o cheiro desaparece.

Pergunta: é normal o cheiro de manteiga aparecer no momento em que o mosto é esquentado a 60°c e depois desaparecer quando a temp. fica ambiente ?

Posso passar para o cold crash de uma vez ?

Att.
 
Informações complementares: 12 dias de fermentação a 12°.
Fermento Mangroover M76
 
Cara, não estou muito habituado com lagers. Minhas ales eu deixo na secundária por pelo menos 7 dias e o diacetil vai embora de boa... depois disso... cold crash e...barril. A não ser que seja uma high gravity ou alguma cerveja que necessite uma maturação mais prolongada, mas...via de regra... faço 7 dias.
 
Olá! Usei 03 saches. Sim, reidratei a temperatura de 24° (ambiente)
Oi, amigo. Eu vou aprender ainda a fazer lager. Essa coisa da inoculação é o que eu tinha em mente que poderia ser, mas parece que vc fez o recomendado. A galera mais experiente deve te ajudar. Acompanhando aqui pra ir antecipando os perrengues que eu vou passar...rsrsrs. Grande abraço.
 
Pode ser característico do fermento gerar mais diacetil que outros. Já ouvi falar que os MJ tem bastante variações na qualidade.
Deixe mais uns dias no descanso diacetil e veja como irá ficar.
Um bom tempo de descanso a 0 graus também poderá atenuar esse aroma. Não tenha pressa.
Se não sair o aroma e te incomodar muito, ainda há solução (Dry hop ou blend)
 
Simplesmente deixe por mais dias. Para Lagers, um diacetyl rest de 4 dias ainda é pouco, dependendo da fermentação 07 a 12 dias são suficientes, pela minha experiência.
 
Cara é normal, fiz uma lager mês passado, e estou fazendo outra agora (está na fermentação primaria) esses subprodutos só irá sumir com um lagering de uns 30 dias que irá desaparecer, essa cepa é bem diferente das ales que estamos acostumados a fazer, tender a dar um cheiro forte sulfuroso no início da fermentação.
 
aumenta a temp a 23 graus. Assim as leveduras vao consumir mais rapido o diacetil.
 
Deixa no descanso até domingo que deve melhorar...

Se você não for carbonatar forçado, faz um cold crash com gelatina e engarrafa. Depois que a carbonatação chegar no ideal, joga todas as garrafas para a geladeira e faz o lagering por pelo menos 1 mês. Vai provando 1 garrafa por semana até chegar no ponto ideal para você.

Lager precisa de paciência.
 
Pessoal,

o que está estranho é a manifestação do cheiro amanteigado na hora que é aquecido a amostra. Geralmente, tal cheiro havendo a existência do diacétil ocorre quando a temperatura aquecida da amostra abaixa para a temperatura ambiente (30 minutos).

Então minha dúvida é no sentido se é normal isso ocorrer, no sentido de que após 05 dias em descanso diacétil o aroma manteigado se manifestar na hora que é aquecida a amostra. Se for normal, isso significa que já está pronto e posso passar para a fase da legering ?


Att.
 
Last edited:
Normal.

No momento o que tem na sua cerveja não é diacetyl propriamente dito, mas um precursor dele chamado Acetolactato que estimulado por altas temperaturas é convertido em diacetil e gera o cheiro de "manteiga" que está relatando. Ou seja, para resolver isso (ou pelo menos reduzir bastante) vc precisa deixar por mais tempo em temperatura bem mais alta que a temperatura de fermentação, para dar tempo do acetolactato ser convertido em diacetil e então a levedura conseguir metaboliza-lo. Ou seja: vários colegas já falaram pra deixar mais tempo em maturação (secundária).

O grande problema do Acetolactato é que se vc retirar a breja da maturação ("quente") antes de todo acetolactato ser convertido em diacetil e poder ser reabsorvido pelas leveduras isso só vai ocorrer depois, nas garrafas, especialmente se for feito carbonatação forçada e ficar em temperatura ambiente por algum tempo, aí sua cerveja que "estava boa" antes ficará cheia de diacetil depois.
 
Normal.

No momento o que tem na sua cerveja não é diacetyl propriamente dito, mas um precursor dele chamado Acetolactato que estimulado por altas temperaturas é convertido em diacetil e gera o cheiro de "manteiga" que está relatando. Ou seja, para resolver isso (ou pelo menos reduzir bastante) vc precisa deixar por mais tempo em temperatura bem mais alta que a temperatura de fermentação, para dar tempo do acetolactato ser convertido em diacetil e então a levedura conseguir metaboliza-lo. Ou seja: vários colegas já falaram pra deixar mais tempo em maturação (secundária).

O grande problema do Acetolactato é que se vc retirar a breja da maturação ("quente") antes de todo acetolactato ser convertido em diacetil e poder ser reabsorvido pelas leveduras isso só vai ocorrer depois, nas garrafas, especialmente se for feito carbonatação forçada e ficar em temperatura ambiente por algum tempo, aí sua cerveja que "estava boa" antes ficará cheia de diacetil depois.
Muito Obrigado pela explicação!
 
Back
Top