Sobre mostura e configurações no beerSmith.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

DBOSSAN

Well-Known Member
Joined
Jun 5, 2016
Messages
156
Reaction score
34
No site, o Guenter da a dica na mostura de não se fazer rampas.
Ele coloca que quando se eleva a temperatura a 72° e se faz a infusão do malte e deixa-se 1:30hrs com o fogo apagado , já é o suficiente para que a sacarificação aconteça completamente e a temperatura ao fim será de 63 +ou-, tendo passado por alfa e beta amilase.

Aí vai a pergunta :

Alguém sabe como configuro este processo no Beersmith????????


Aproveito para agradecer sobre a dica do vídeo da Acerva Pantaneira que a turma me passou aqui no site também . Me ajudou muito.
 
No site, o Guenter da a dica na mostura de não se fazer rampas.
Ele coloca que quando se eleva a temperatura a 72° e se faz a infusão do malte e deixa-se 1:30hrs com o fogo apagado , já é o suficiente para que a sacarificação aconteça completamente e a temperatura ao fim será de 63 +ou-, tendo passado por alfa e beta amilase.

Aí vai a pergunta :

Alguém sabe como configuro este processo no Beersmith????????


Aproveito para agradecer sobre a dica do vídeo da Acerva Pantaneira que a turma me passou aqui no site também . Me ajudou muito.

Dae, cara, beleza?

Esse método de acertar a temperatura inicial, colocar o malte e deixar sacarificar sem corrigir a temperatura se chama "infusão simples" ou, em inglês "single infusion".

Você encontra essa opção na tela de montagem da receita no campo "mash profile" (perfil de mostura).

O método que usa correção de temperatura é o "temperature mash".

Abraço!
 
Obrigado.

Mas temos uma parte na configuração da mostura onde existe a possibilidade das etapas. Lá isto não é possível né, digo, lançar a infusão simples por lá ?



Dae, cara, beleza?

Esse método de acertar a temperatura inicial, colocar o malte e deixar sacarificar sem corrigir a temperatura se chama "infusão simples" ou, em inglês "single infusion".

Você encontra essa opção na tela de montagem da receita no campo "mash profile" (perfil de mostura).

O método que usa correção de temperatura é o "temperature mash".

Abraço!
 
Obrigado.

Mas temos uma parte na configuração da mostura onde existe a possibilidade das etapas. Lá isto não é possível né, digo, lançar a infusão simples por lá ?


Você diz lá onde se configura as rampas?
Nunca fiz por lá, mas acho que dá na mesma.
Escolher um "profile" de mostura faz com que venham essas "rampas" pré-definidas.
Então você pode customizar um profile já existente, lançando uma única rampa (que na verdade é um patamar, e não uma rampa) ou pegar um profile que já traga isso pronto.
 
O que eu fiz foi tentar chegar perto. Acho que o Beersmith não faz o que eu desejo.
Não sei se existe de outra maneira mas foi a que eu achei mais coerente.

Fiz a infusão e nesta que a temperatura após a inserção chegasse a 68º.
depois comecei a fazer rampas pra baixo tipo a cada 18 minutos caindo 1º, de maneira que:

1)Infusão
2)Temperatura com 5 etapas
68º-67º►18 min
67º-66º►18 min
66º-65º►18 min
65º-64º►18 min
64º-63º►18 min
3) Mash out até 76ºC (coloquei na configuração de mostura mas não faço)

Não sei se daria o mesmo por 90 minutos a 65ºC na fase de temperatura. Não sei se o programa entenderia da mesma forma em seus cálculos, até porque não tenho conhecimento mais avançado sobre o programa, mas foi a forma que eu entendi ser melhor, até aprender um pouco mais.:confused:





Você diz lá onde se configura as rampas?
Nunca fiz por lá, mas acho que dá na mesma.
Escolher um "profile" de mostura faz com que venham essas "rampas" pré-definidas.
Então você pode customizar um profile já existente, lançando uma única rampa (que na verdade é um patamar, e não uma rampa) ou pegar um profile que já traga isso pronto.
 
O que eu fiz foi tentar chegar perto. Acho que o Beersmith não faz o que eu desejo.
Não sei se existe de outra maneira mas foi a que eu achei mais coerente.

Fiz a infusão e nesta que a temperatura após a inserção chegasse a 68º.
depois comecei a fazer rampas pra baixo tipo a cada 18 minutos caindo 1º, de maneira que:

1)Infusão
2)Temperatura com 5 etapas
68º-67º►18 min
67º-66º►18 min
66º-65º►18 min
65º-64º►18 min
64º-63º►18 min
3) Mash out até 76ºC (coloquei na configuração de mostura mas não faço)

Não sei se daria o mesmo por 90 minutos a 65ºC na fase de temperatura. Não sei se o programa entenderia da mesma forma em seus cálculos, até porque não tenho conhecimento mais avançado sobre o programa, mas foi a forma que eu entendi ser melhor, até aprender um pouco mais.:confused:

Qual o sentido dessas rampas?
Seria simular a queda gradual da temperatura durante a mostura?
 
Exatamente
Vou dar uma opinião, que não responde sua dúvida....... mas vou dar igual. :D

Cara, minha visão...... isso é completamente desnecessário. Se vc quer configurar, ok, mas é um trabalho com resultado que realmente não te ajuda em nada.

O que mais importa é vc anotar a temperatura que usou em cada brassagem pra ter efeito comparativo depois. O importante é vc saber que, numa leva, mosturou a, digamos, 68 graus..... e que depois de pronta ela ficou com o corpo que vc queria ou não AO PROVAR a cerveja, independentemente de FG.... é nisso que vc precisa se focar.

Resumindo, existe uma porrad de coisas mais importantes pra se preocupar. :)

Abração,
 
Vou dar uma opinião, que não responde sua dúvida....... mas vou dar igual. :D

Cara, minha visão...... isso é completamente desnecessário. Se vc quer configurar, ok, mas é um trabalho com resultado que realmente não te ajuda em nada.

O que mais importa é vc anotar a temperatura que usou em cada brassagem pra ter efeito comparativo depois. O importante é vc saber que, numa leva, mosturou a, digamos, 68 graus..... e que depois de pronta ela ficou com o corpo que vc queria ou não AO PROVAR a cerveja, independentemente de FG.... é nisso que vc precisa se focar.

Resumindo, existe uma porrad de coisas mais importantes pra se preocupar. :)

Abração,

Ainda falando sobre mostura e configurações do BeerSmith.

Eu envasei ontem uma Chocolate Porter que fiz em método BIAB e com temperatura de 68º na mostura, mas ela não ficou tão encorpada e com o doce residual que eu gostaria, ao contrario, ficou seca e leve.

Na sacarificação por ser BIAB, a relação quantidade de de água/ Kg malte ficou em 6/1 aproximadamente conforme beersmith . Guenter, com sua experiencia, você sabe se esta relação pode ter prejudicado a ação enzimática já que o correto seria entre 2,5 e 3l água /Kl malte conforme sugere algumas literaturas?

Obrigado,

Abraços.
 
Ainda falando sobre mostura e configurações do BeerSmith.

Eu envasei ontem uma Chocolate Porter que fiz em método BIAB e com temperatura de 68º na mostura, mas ela não ficou tão encorpada e com o doce residual que eu gostaria, ao contrario, ficou seca e leve.

Na sacarificação por ser BIAB, a relação quantidade de de água/ Kg malte ficou em 6/1 aproximadamente conforme beersmith . Guenter, com sua experiencia, você sabe se esta relação pode ter prejudicado a ação enzimática já que o correto seria entre 2,5 e 3l água /Kl malte conforme sugere algumas literaturas?

Obrigado,

Abraços.
Sim, com uma quantidade tão grande de água assim, a tendência a secar a cerveja é significante.

Por isso que, como disse no outro tópico, fazer BIAB não tem nada ver com ser obrigado a usar toda a água desde o começo.... esse foi um mito criado no Brasil.

Abraço,
 
Back
Top