SMASH

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Otávio Benetti

New Member
Joined
Jun 9, 2020
Messages
2
Reaction score
0
Location
Alecrim
Olá, pessoal. Sou iniciante no mundo de cervejeiros caseiros, apenas 4 brassagens desde ano passado, mas todas com sucesso e "bebiveis" haha. Tenho uma dúvida. Quero começar a fazer receitas SMASH, pra conseguir extrair o máximo dos inúmeros tipos de malte e lúpulo da minha cerveja. Então, tem algum macete pra usar tal malte (tipo pilsen) com tal lúpulo (tipo chinook); ou posso "brincar" e usar qualquer malte base com qualquer lúpulo (principalmente de amargor)? Valeu!
 
Olá, sim, SMASH - Single Malt And Single Hop, você vai utilizar apenas 1 tipo de malte e 1 tipo de lupulo (tanto para amargor, sabor e aroma). Eu já fiz algumas por que queria conhecer bem os lupulos, fiz com Citra, Amarillo, Chinook, Cascade e Centennial até agora, todas IPA's e ficaram ótimas. Malte eu usei sempre o Pale Ale do Atelier do Malte, mas nada impediria de utilizar o Pilsen, Maris Otter ou até o Munich... As brejas ficaram bem legais e já foram todas consumidas... a última que fiz mas não foi single malt por que utilizei aveia também, mas foi single hop de Chinook, foi uma NEIPA, tá no barril agora e ficou muito legal... não vai durar muito tempo e com certeza dá para repetir a receita!
 
Olá, sim, SMASH - Single Malt And Single Hop, você vai utilizar apenas 1 tipo de malte e 1 tipo de lupulo (tanto para amargor, sabor e aroma). Eu já fiz algumas por que queria conhecer bem os lupulos, fiz com Citra, Amarillo, Chinook, Cascade e Centennial até agora, todas IPA's e ficaram ótimas. Malte eu usei sempre o Pale Ale do Atelier do Malte, mas nada impediria de utilizar o Pilsen, Maris Otter ou até o Munich... As brejas ficaram bem legais e já foram todas consumidas... a última que fiz mas não foi single malt por que utilizei aveia também, mas foi single hop de Chinook, foi uma NEIPA, tá no barril agora e ficou muito legal... não vai durar muito tempo e com certeza dá para repetir a receita!
Para levas de 10 litros, quanto me recomenda de usar de lúpulo? valeuu
 
Ah cara, depende do estilo que você pretende fazer, uma IPA eu costumo utilizar em média 6g a 8g por litro, contando amargor, sabor e aroma, divido em 4 partes, 1,5g por litro para amargor, 1,5g por litro para sabor e aroma durante a fervura e 3g a 4g por litro no dryhop, as vezes até mais, depende do que eu quero para a breja, depende da quantidade de AA do lupulo, etc...
Se for uma cream ale, só lupulo de amargor bastaria, e bem menos... se for uma Blond Ale também, Lager etc... varia do estilo... dá uma olhada no BJCP e leia sobre o estilo que pretende fazer, utilize um software para montar receita, tipo, beersmith, brewfriends, etc, você vai ajustando de acordo com o que o estilo pede e terá uma noção de quanto de lupulo jogar para cada um... ou então vai de highlander e faz um "estilo próprio".... no final sempre sairá cerveja!
 
Tbm fiz esses testes. Fiz uma série com maltes e lupulos diferentes e tbm testando leveduras e processos diferentes.


Smash Apa c/

Pale Ale Agraria - cascade / chinook / citra
Maris Otter - galaxy / ella / mandarina bavaria
Pilsen Agraria - cascade / amarillo
Pale Ale Weyermann - ella / mandarina bavaria
 
Olá, sim, SMASH - Single Malt And Single Hop, você vai utilizar apenas 1 tipo de malte e 1 tipo de lupulo (tanto para amargor, sabor e aroma). Eu já fiz algumas por que queria conhecer bem os lupulos, fiz com Citra, Amarillo, Chinook, Cascade e Centennial até agora, todas IPA's e ficaram ótimas. Malte eu usei sempre o Pale Ale do Atelier do Malte, mas nada impediria de utilizar o Pilsen, Maris Otter ou até o Munich... As brejas ficaram bem legais e já foram todas consumidas... a última que fiz mas não foi single malt por que utilizei aveia também, mas foi single hop de Chinook, foi uma NEIPA, tá no barril agora e ficou muito legal... não vai durar muito tempo e com certeza dá para repetir a receita!

Olá, blz !
Legal, tenho pensado nisso tbm, acho que não tem maneira melhor de conhecer melhor os lúpulos né.
Vc adicionou os lúpulos no mesmo momento de cada brassagem e dryhope, ou foi ajustando caso a caso tomando como referência às características de cada um ?
E aí, qual gostou mais ?
Valeu, abraços !
 
Olá, blz !
Legal, tenho pensado nisso tbm, acho que não tem maneira melhor de conhecer melhor os lúpulos né.
Vc adicionou os lúpulos no mesmo momento de cada brassagem e dryhope, ou foi ajustando caso a caso tomando como referência às características de cada um ?
E aí, qual gostou mais ?
Valeu, abraços !

Sim com certeza, fiz para conhecer as caracteristicas de cada um, principalmente o aroma e sabor deles.

Eu fiz uma receita padrão e joguei sempre aos 60", 10" e 1". As quantidades variavam, por que depende da quantidade de amargor que vai querer na breja e cada lupulo tem seu AA, então as vezes precisava mais, as vezes menos...
Ah cara, Citra é f... né... é muito bom de aroma e sabor, com certeza foi o que mais se destacou, mas o Chinook tem um aroma muito bom e o Centennial me surpreendeu... Cada um tem suas caracteristicas, por isso é dificil falar qual é melhor ou pior... só testando mesmo e vendo qual é melhor para o seu paladar.
Abraço
 
Olá, sim, SMASH - Single Malt And Single Hop, você vai utilizar apenas 1 tipo de malte e 1 tipo de lupulo (tanto para amargor, sabor e aroma). Eu já fiz algumas por que queria conhecer bem os lupulos, fiz com Citra, Amarillo, Chinook, Cascade e Centennial até agora, todas IPA's e ficaram ótimas. Malte eu usei sempre o Pale Ale do Atelier do Malte, mas nada impediria de utilizar o Pilsen, Maris Otter ou até o Munich... As brejas ficaram bem legais e já foram todas consumidas... a última que fiz mas não foi single malt por que utilizei aveia também, mas foi single hop de Chinook, foi uma NEIPA, tá no barril agora e ficou muito legal... não vai durar muito tempo e com certeza dá para repetir a receita!
Centennial é vida!!!
 
Back
Top