Sistema HERMS 30L(OPINIOES)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cuc-a

New Member
Joined
Feb 17, 2016
Messages
1
Reaction score
0
Ola cervejeiros, estou "projetando" um sistema HERMS para brassar 30L porem gostaria da opinião de vocês quanto ao layout e se vocês acham que vai ou não funcionar hehehe

O sistema em si é bem simples, será utilizado 3 plataformas e a base, aonde na Plataforma superior encontra-se a HTL(Panela para aquecer a água de lavagem), na segunda plataforma o HERMS, na terceira seria MTL(Panela de Mostura) e na base o BK(Panela de fervura).

Como vocês podem perceber pelas imagens minha idéia é trabalhar com a ajuda da gravidade para fazer a transferência da água do HTL para o resto do Sistema, ou seja, abrimos a válvula do HTL que ira passar pelo HERMS até chegar na MTL, após a água estiver toda na MTL e na temperatura correta adicionamos os grãos, fechamos a válvula da HTL e a reabastecemos com mais água para a lavagem futura dos grãos, em paralelo inicia-se a recirculação do mosto por meio da bomba de recirculação.

Após fazer a conversão total do amido em açucares, desconectamos a mangueira que esta conectada ao T acoplado a HTL e a conectamos na BK, apos transferir todo o mosto para a BK inicia-se a fervura por meio de um fogareiro de alta pressão.

FIM!.....

Até aqui PAREEEECEE que na teoria tudo vai funcionar..

Minha duvida é quanto ao Whirlpool, devo conectar uma bomba a mais pra fazer uma recirculação entre a BK e um chiller de inox submerso em uma caixa térmica cheia de gelo para que ele ao mesmo tempo que resfria o mosto faça o Whirlpool?

Aos que já possuem sistemas similares, se perde muito mosto dentro das serpentinas e chiller?

Como vocês podem observar é um sistema bem simples que a principio contara apenas com a desconexão de uma mangueira, quero fazer assim pela praticidade e por questão de custo!

Aguardo a opinião dos amigos!!

Cheers!:mug:
 

Attachments

  • Sem título-4.jpg
    Sem título-4.jpg
    149.5 KB · Views: 342
o meu sistema hermes de 32 litros que estou fazendo é bem mais simples já tenho a panela de 32l com a serpentina dentro que estou fazendo as conexões com engates rapido tudo em aço inox a minha ideia é ao fazer a lavagem de graos na outra panela é bombear esta agua fazendo o mesmo percurso onde o mosto estava circulando pelo chiller para ir para a panela de mostura que lá tera um chuveirinho que caira esta agua sobre a cama de graos ao mesmo tempo que faço já a limpeza interna do chiller faço a lavagem dos graos por isso optei por engates rapidos tudo de 1/2 quando ficar pronto posto aqui
 
Olá, você poderia sugerir algum material de estudo para entender melhor o sistema Herms? onde buscar informação sobre?
abraço
 
Back
Top