1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Sistema de resfriamento de mosto sem despedício de água?

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por Emanuel Fritsch, 4/10/18.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 4/10/18 #1

Emanuel Fritsch

Emanuel Fritsch

Emanuel Fritsch

New Member

Afiliado:
    25/6/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Olá

Gostaria de ideias para evitar o desperdício de água no resfriamento do mosto além de tornar mais eficiente.

Atualmente fabricamos 40 litros e utilizamos o chiller de placas para resfriamento, com água da torneira.

Estamos expandindo nossa produção para 100 litros e gostaria de evitar o desperdício da água. Além de melhorar a eficiência, como moro no sul, o verão é muito quente e água da torneira também acaba sendo mais quente.

O que eu tenho de ideia: Utilizar uma bombona de água e gelo, com um motor de recirculação fazer a água recircular pelo chiller e voltar para a bombona. Vale a pena fazer?

2. 9/10/18 #2

chadriel

chadriel

chadriel

Active Member

Afiliado:
    10/2/16
    Curtidas Recebidas:
    5
    A princípio, não. Os litros de água sairão muito quente, e isso derreterá esse gelo rapidinho. Talvez se passar uns 5-10 min de agua em temp. ambiente, e depois o gelo, dê uma ajudada, mas aí já é teste...

3. 10/10/18 #3

Emanuel Fritsch

Emanuel Fritsch

Emanuel Fritsch

New Member

Afiliado:
    25/6/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Acredito que seja viavel, pois os primeiros litros podem ser utilizados para a limpeza dos equipamentos.
    Alguma outra forma para fazer o resfriamento?

4. 7/11/18 #4

rodz

rodz

rodz

New Member

Afiliado:
    7/11/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Fala Emanuel. Em primeiro lugar, se já não tiver feito isso, verifique se consegue reduzir a vazão de água, abrindo menos o registro da torneira, somente até o mínimo para que o resfriamento ocorra. Pra isso, verifique como se comporta a temperatura do mosto na saída do chiller conforme varia a vazão da água. No meu caso, percebi que em vez de abrir o registro totalmente, se abrir em cerca de 1/3 apenas, consigo um resfriamento igual usando metade da água (pois a água sai mais quente, ou seja, absorve mais calor em menos volume).

Em segundo lugar, se tiver como armazenar essa água até a próxima brassagem, você pode trabalhar com desperdício zero. Eu uso um reservatório pra essa água de resfriamento. Um pouco vai pra limpeza, e o restante uso na próxima brassagem passando antes por um filtro.

5. 7/11/18 #5

rod0302

rod0302

rod0302

Member

Afiliado:
    14/9/16
    Curtidas Recebidas:
    1
    Eu uso água da piscina, que geralmente está a uns 25 graus, pra resfriar até chegar a uns 30 graus. Devolvo a água quente para a piscina. Depois disso passo a recircular usando uma bomba e uma panela com água e gelo. Gasto 2 pacotes de gelo de 10 quilos para chegar a 18 graus. Meu lote é de 80 litros. Valeu!

6. 7/11/18 #6

Henrik

Henrik

Henrik

Well-Known Member

Afiliado:
    8/6/15
    Curtidas Recebidas:
    22
    Eu uso exatamente esse sistema (mas com um lote bem menor, de apenas 10 litros).

Faço duas etapas: na primeira só encho a pia de água e passo no chiller usando uma bombinha de aquário. Nessa etapa meço a temperatura dá água na sucção da bomba (limitada a 60°C).

Quando atinge essa temperatura troco a água e e coloco uns 3 blocos de gelo (cada um com 1,5 l, feito em potes de sorvete). Normalmente atinjo os 17-18°C no mosto antes de o gelo derreter todo.

Acredito que isso me custe uns 20 l de água. Poderia otimizar até mais (recolhendo de novo para fazer mais gelo, ou mesmo guardando em um balde para uma próxima brassagem). Só não é viável por que faço poucas levas por ano (raramente mais do que quatro).

7. 8/11/18 #7

Jubelezo

Jubelezo

Jubelezo

Member

Afiliado:
    2/3/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Utilizo a água para lavar equipamento, lavar a cervejaria e o restante a gente divide para jogar na maquina para lavar roupas.

Compartilhe esta Página