Single vessel: recirculação por "chuveiro" vs transbordamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Luminos

Well-Known Member
Joined
Apr 1, 2020
Messages
121
Reaction score
48
Location
Mairiporã
Caros amigos, bom dia!
Abri este tópico para saber a opinião de vocês sobre um sistema single vessel de recirculação por "chuveiro" (como a Grainfather que "pega" o mosto por baixo e devolve sobre os grãos) versus recirculação por transbordamento (como a Braumeister, que "empurra" o mosto de baixo para cima passando pelos grãos).
Quais os prós e contras de um e outro sistema?
 
Amigo, só posso falar a que eu uso (recirculação de cima para baixo): é exatamente do jeito que eu acho que deve ser: simples, sem firula, e cumpre seu papel muito bem. É só tomar cuidado com a velocidade da circulação, para que a parte de baixo não seque e queime a resistência ou caramelize o mosto - e isso é feito no olho mesmo, acompanhando o nível de água acima dos grãos.

Nunca usei equipamento com o inverso (de baixo para cima), então não posso comparar. Mas, do que já vi na internet, não entendi os benefícios que teria por essa "complicação" a mais. Sou da turma do quanto mais simples melhor kkkkkk
 
é exatamente do jeito que eu acho que deve ser: simples, sem firula, e cumpre seu papel muito bem. É só tomar cuidado com a velocidade da circulação, para que a parte de baixo não seque e queime a resistência ou caramelize o mosto
vc controla a vazão da recirculação pela válvula da panela (entrada da bomba) ou tem uma valvula na saída da bomba?
 
Quais os prós e contras de um e outro sistema?
Ao meu ver, o sistema de transbordamento minimiza problemas de oxidação, porém essa diferença é ínfima. Ja o chuveirinho é de fácil manutenção mas depende de um ajuste mais manual do fluxo.
A questão é q que no fim do dia, da na mesma. Existem N coisas que importam muito mais no processo de brassagem do que o tipo de recirculação. EU iria no sistema mais barato.
 
Eu iria no mais simples também. É bom investir em um chuveiro com regulagem de altura pra evitar que fique fazendo aquele Splash. Tem uns que são invertidos, evitando qualquer tipo de Splash, mas são mais caros.
E sim, o fluxo tem que ser controlado após a bomba, antes pode gerar cavitação o que tem o mesmo efeito do Splash.
 
vc controla a vazão da recirculação pela válvula da panela (entrada da bomba) ou tem uma valvula na saída da bomba?
Bombas devem funcionar inundadadas, isto é, registro da panela completamente aberto e vc regula a vazão na saída. Se vc não tem na, saída instale um.
 
Tenho uma StarkBauenSB40 por transbordamento (alguns dizem que é o verdadeiro método single-vessel).
Não tenho do que reclamar, 80% garantido de eficiência.

o maior trabalho é na limpeza da panela depois.
 
O que me deixou "incucado" foi que num dia em que estava brassando na minha Braumeister de 200l uma pessoa disse que: "o fato de o mosto ficar 'caindo' gera oxidação!"
Eu nunca notei oxidação nas minhas cervejas por conta disso, mas também não soube explicar para esse meu amigo o por quê...
Será que é uma quantidade desconsiderável? Não sei. Se alguém souber com mais profundidade a química da coisa, não deixe de postar!
 
Pela minha experiencia, por mais que falem que não, ficar mexendo a cama de grãos aumenta a eficiencia. Acredito que por baixo, o fluxo eleva e solta os grãos tendo um efeito parecido com estar mexendo, além de evitar caminhos preferenciais e certificar que o mosto está fluindo por toda a cama. Então, ainda mais considerando que o amigo acima tem 80% de eficiencia, sendo que nunca vi dono de single vessel dizer que tem mais que 75%, acho que essa é uma diferença marcante.
 
O que me deixou "incucado" foi que num dia em que estava brassando na minha Braumeister de 200l uma pessoa disse que: "o fato de o mosto ficar 'caindo' gera oxidação!"
Eu nunca notei oxidação nas minhas cervejas por conta disso, mas também não soube explicar para esse meu amigo o por quê...
Será que é uma quantidade desconsiderável? Não sei. Se alguém souber com mais profundidade a química da coisa, não deixe de postar!
Boa tarde.
A respeito da oxidação à quente, que dizem ser causada por splash na cama de grãos pela recirculação do mosto, assisti a um vídeo do Daniel Dinslaken, que ele discorre a respeito do tema e indica que não há oxidação à quente propriamente, pois na fervura se eliminaria toda a oxidação, mas que compostos que facilitariam a oxidação na parte fria, seriam formados previamente à quente.
É meio difícil de entender, mas pesquisei bastante após ter problemas com oxidação e passei a não fazer mais splash.... não uso single vessel, mas tribloco... no entanto meu sistema realizava splash na recirculação.
Após o ocorrido, alterei meu sistema e uso apenas uma mangueira de silicone solta na cama de grãos.... percebi aumento em eficiência e não tive mais problemas de oxidação.
Espero ter ajudado.
Abraços
 
Back
Top