• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Single vessel caseiro em aluminio N60/N45 e outras coisas

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Mensagens
610
Localização
Sao Paulo
Este tópico para descrever o meu sistema que está à venda:

Trata-se de um projeto que eu mesmo criei, ele pode não ser dos mais bonitos de se ver, mas garanto que faz ótimas brejas com um desempenho muito bom!

A panela externa é de alumínio, N60 de 125L. Possui um furo em cima (que tinha um cotovelo onde entrava a mangueira para recirculação) e um furo em baixo onde tem uma válvula 3/4 que acompanha o conjunto.
A panela interna "cesto" É DE ALUMÍNIO, N45 e foi perfurada até a metade de sua altura com a intenção de reduzir a vazão por cima da cama de grãos, melhorando assim a eficiência. E deu muito certo, pois o mosto fica acima dos furos, forçando com que passe por todo o malte e não escorra por cima da cama de grãos, como acontece nos cestos prontos que a galera vende. O fundo dessa foi completamente recortado, e no lugar dele foi parafusado um fundo falso feito em inox por mim mesmo, todo perfurado. Essa panela era antes usada para BIAB, portanto possuia os furos da válvula. nesse foi soldada uma chapinha de alúminio (que está horrível mas funciona bem para o propósito que a colocou ali kkkk).

Uso esse equipamento a cerca de 15 meses. Nesse tempo, tenho feito entre 300-450L por mês, sempre em levas de 50 a 60L. A eficiência fica acima de 70% sempre, e a receita que faço que leva mais malte usa 16,5Kg, que acredito ser o máximo de capacidade do cesto. No momento de suspender, levanto em duas pessoas e deixo apoiado sobre duas barras acima da panela externa para escorrer, momento em que faço a lavagem, normalmente com até 15L de água quente.

Resumindo é um ótimo equipamento "roots", que tem me dado muita alegria e feito ótimas brejas, além de ter me sustentado nessa pandemia toda!

O kit está em SP, cidade líder no CEP 08280-001 e deve ser retirado pessoalmente. Vindo aqui, você pode conferir tudo o que escrevi e decidir se de fato vai (e vai) quere levar. Estou nas minhas últimas brassagens com ele, se quiser vir acompanhar o funcionamento, tenho programadas já para dia 19 e 20/04/21. Após essa data, é provável que já esteja usando o tribloco que estou finalizando a configuração.

Por 900,00 você leva:
- A panela N60 com registro
- A panela N45 furada com fundo em inox
- Bomba de recirculação
- Saco BIAB (Que uso pra melhorar a clarificação e filtragem)
- Termômetro de mercúrio
- Arrolhador
- Base feita em Pallet

Daí você se pergunta: "Nooossa, 900 pila por duas panelas véia de alumínio é muita coisa"... Mas não se engane, é mais barato do que os kits prontos que vendem para 20 litros que tem um monte de coisa sói pra encher linguiça que você não usa depois de um tempo.. O que você vai precisar além disso pra fazer breja? Eu te digo aqui:

- Fermentador de 50L ( Se quiser te passo um dos meus por 150,00)
- Mangueiras
- Densímetro
- Caga fogo
- Garrafas
- insumos, é claro

e é só isso! Não vendo os itens menores separados, eles acompanham o kit.
 

Attachments

Topo