"Single Vessel" caseira.. Qual sua opinião sobre essas fotos e minhas dúvidas?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2019
Messages
900
Reaction score
474
Location
Sao Paulo
Feriadão, quarentena, desempregado... Pra mim nada mudou! Então continuemos as invenções!
Comprei um "panelaço" pra facilitar minhas brassagens... (ultimamente levas de 40L, porém com minha panela de 45 BIAB andava sofrendo mais do que o necessário, pois fiz uma leva de 25 com ela e não tive metade do trabalho gastando menos da metade do tempo, e isso me provou que o tamanho da panela vs a litragem estava me **dendo) enfim, achei um cara no ML vendendo uma de 120L baratinho e não hesitei. Minha idéia agora é usar a minha de 45L dentro dela, recortando o fundo e utilizando o fundo falso que meu pai fez pra mim... Porém, ficam as questões:
1.Olhando as fotos, você que usa esse sistema acha que dará certo, visto que o espaço livre de uma panela para a outra ficou um pouco maior que o comumente utilizado?
2. Há algum problema em deixar a panela de grãos "solta" dentro da panela maior, visto que neste meu caso a panela menor não se apoia nas bordas da panela maior? Lembrando que abaixo do fundo falso haverá parafusos com cerca de 5cm que fará com que o "cesto" fique a essa altura do fundo da panela maior;
3. Creio que deva funcionar, prestando atenção sempre para que o mosto durante a mosturação esteja acima da cama de grãos. Irei utilizar bomba para recirculação nesta etapa;
4. Há vantagens de utilizar o saco de BIAB nessa primeira experiência ou julgam desnecessário? Os furos do fundo ficaram grandes (aproximadamente 4mm) porém como nunca acompanhei uma brassagem com os grãoes direto dentro da panela com fundo falso creio que com a recirculação os grãos não passem por ali quando encharcarem e se compactarem...
5. Utilizarei a mesma panela da mostura parta fervura. Calculo que para fazer cerca de 50L envasado, colocarei os 50L totais durante a mostura e farei uma lavagem ao final com cerca de 10L, levando os 60L para fervura após suspender a panela com os grãos. Chances de dar errado?
6. Caso algo dê errado em algum ponto do processo devido aos furos do fundo serem de 4mm, e uma pequena quantidade de grãos permaneçam na panela de fervura após remover o cesto, posso ter algum problema com a cerveja ou posso simplesmente tocar a fervura e depois filtrar o mosto com uma rede para remover esses grãos antes de colocar no fermentador? Entendo que durante a recirculação as partículas menores ficarão sobre a cama de grãos, esse problema então caso ocorra será com cascas e pedaços maiores...
Agradeço a todos pelas opiniões, e desculpem o textão... Caso não tenha opinião ou experiências sobre alguma pergunta, fique à vontade para responder apenas as que tem propriedade! prefiro explicar bem e deixar as dúvidas claras, afinal este é o propósito certo? Valeu!!
 

Attachments

  • 20200410_100113.jpg
    20200410_100113.jpg
    46.5 KB · Views: 230
  • 20200410_100118.jpg
    20200410_100118.jpg
    48 KB · Views: 222
Salve amigo, eu devo ter menos experiência do que você no mundo da cerveja, mas me pareceu pouco, os 60 L iniciais para 50 L finais.
Eu por exemplo utilizo 15L pra leva de 10L.
Por exemplo, se você usar 10 Kg de malte, já vai perder uns 8 L de água.
O bom seria medir a quantia que vai evaporar também.
 
Valeu @Rodrigo Oliveira Elegda... Na verdade a ideia do Post não é essa discussão, mas você está certo. Usando 60L eu levo cerca de 43 para o fermentador, coloquei os valores mais pra exemplificar mesmo...

O comentário do colega Rodrigo é totalmente válido, levando em consideração que o dimensionamento desse equipamento não é o mais adequado. Para você conseguir manter a cama de grãos coberta durante a mostura, provavelmente terá que usar a água total, ou quase total para alcançar esse nível, pois a panela interna é muito pequena em relação a panela externa.

Você já pensou em como vai erguer essa panela de dentro? Eu uso uma do mesmo tamanho como cesto e tive que instalar uma catraca para conseguir suspender.

Em relação aos furos do fundo falso, acredito que terá que usar um bag por que 4mm é bem maior que o indicado (2,3mm) e isso pode fazer com que muito malte passe e se acumule no fundo da panela maior, assim correndo o risco de caramelização do mosto.

Leve esses ponto em consideração para a brassagem de teste, depois avalie quais pontos são possíveis de ajustes com esse setup.

Espero ter contribuído de alguma maneira.

Abraço!
 
O comentário do colega Rodrigo é totalmente válido, levando em consideração que o dimensionamento desse equipamento não é o mais adequado. Para você conseguir manter a cama de grãos coberta durante a mostura, provavelmente terá que usar a água total, ou quase total para alcançar esse nível, pois a panela interna é muito pequena em relação a panela externa.

Você já pensou em como vai erguer essa panela de dentro? Eu uso uma do mesmo tamanho como cesto e tive que instalar uma catraca para conseguir suspender.

Em relação aos furos do fundo falso, acredito que terá que usar um bag por que 4mm é bem maior que o indicado (2,3mm) e isso pode fazer com que muito malte passe e se acumule no fundo da panela maior, assim correndo o risco de caramelização do mosto.

Leve esses ponto em consideração para a brassagem de teste, depois avalie quais pontos são possíveis de ajustes com esse setup.

Espero ter contribuído de alguma maneira.

Abraço!
Obrigado pela resposta e sugestões, @Leonardo Gali! E sim, eu levei em consideração a resposta do nosso amigo @Rodrigo Oliveira Elegda, e concordo plenamente com o que ele disse. Como disse a ele, a quantidade de água foi somente como exemplo, e completo: exemplo fictício!
Para o teste, pensei em primeiro colocar a bag na panela menor e colocar os grãos totais nela ainda secos para ver o nível. Em seguida, medir na panela maior o quanto de água será necessário para cobrir eles, levando em consideração a absorção. Caso não seja suficiente, já irei abortar a ideia do fundo falso e brassar com a BIAB mesmo como sempre fiz. Testarei o nível dos grãos antes de cortar o fundo da panela..
Caso o nível de água seja aceitável, cortarei o fundo da panela e farei a brassagem com o fundo falso estando a panela menor envolta na bag, justamente para medir o quanto de grãos passarão por esse fundo falso. Caso passe muito, só precisarei fazer um novo fundo, mas acho que dará certo assim...
Já para levantar o cesto, acho que é tranquilo, pois já faço brassagens com 10 a 12 kg de nalte com a bag, a panela em si não acrescenta tanto peso assim... Mas já pensei no guincho também!
Obrigado novamente!
 
Volto para deixar o relato... Já fiz 4 brassagens com esse equipamento, com os seguintes resultados:
1) 50L finais, 60L de água inicial e 20 para lavar, 11,5Kg de malte no total com saco de voal fora da panela menor: A breja foi uma Kolsch, ficou muito boa e foi bem elogiada pela galera. Não tive maiores problemas com ela, funcionou como esperado;
2) 50L finais, 80L de água inicial sem lavagem, 15,5Kg de malte, com saco de voal por fora da panela menor: A breja foi uma Black IPA, está no final do Cold, bem boa como esperava. Nessa, tive um problema com a vazão da panela devido a quantidade de malte. Precisei controlar bem a vazão da bomba de recirculação e deu um pouco mais de trabalho do que a anterior;
3) 50L finais, 60L iniciais e 20 para lavar, 10Kg de malte sem saco de voal: A breja foi uma APA, está fermentando, até agora tudo bem conforme esperado. A vazão dessa vez foi ótima (menos malte e sem o saco de voal). Apesar dos furos do fundo falso serem grandes, passou muito pouco malte por eles e a bomba deu conta de recolher e jogar por cima da cama de grãos novamente. Em alguns momentos, mexi o mosto da panela externa para levantar os grãos que passaram pelo fundo (na maioria cascas), a melhor eficiência de todas, sem problemas de caramelização.
4) 40L finais, 60L de água inicial sem lavagem, 9,2Kg de malte com saco de voal por fora da panela menor: A breja foi uma Weiss, brassagem como esperada, está fermentando conforme esperado. boa vazão da panela (dessa vez a pequena quantidade de malte compensou o voal). Desta vez bastante malte preso no voal, talvez por ter usado malte de trigo mais fino. Foi te todas a brassagem mais rápida, levando apenas 4 horas.

Para melhorar, comprarei um saco de voal para a panela maior e passarei a utilizar no lugar do atual e farei alguns furos extras de 3mm na lateral da panela menor para tentar aumentar a vazão. Estou feliz com os resultados! Sábado farei uma IPA de 50L e depois dela uma STOUT que usará 16,5Kg de malte.... Pensando nela farei os furos extras na panela.
 
Retornando aqui, estou contruindo uma tribloco e provavelmente aposentarei esse projeto ou deixarei para testes... Venho tendo bons resultados, mesmo estando meio fora de dimensionamento. Já tenho os números de lag de temperatura, evaporação por hora, quantidades de malte e água, ou seja.. Me adaptei bem, tenho extraido levas de 50L com ele e todas ficando dentro do esperado e as vezes até melhor do que o esperado! Fiz alguns ajustes e uma nova furação na panela interna que rendeu um bom aumento na eficiência e praticidade das brassagens.

Obrigado a todos que opinaram!
 
Fala Edgar, não sei se ajuda, eu to montando um setup single vessel com recirculação e o cesto que to usando é esse aqui. Funciona bem pra caramba pra recirculação, tem pesinho que nao deixa caramelizar o mosto, é facil de tirar da panela

https://2brew.com.br/produto/cesto-inox-com-pes-para-panela-n45-aco-inox/
Fala Evandro, blz? Com esse cesto você não consegue a clarificação, ou consegue? Ia montar um desse na época, acabei montando um com tela apenas no fundo.
 
Falaa
Medio kkk
A recirculacao ajuda mas nao fica igual uma panela que so é furada embaixo
Justamente devido ao motivo que fez com que eu furasse a minha panela somente até a metade... Com o cesto, o líquido encontra formas mais "livres" de passar para fora, meio que "derramando" pelas laterais do cesto ao inves de atravessar toda a cama de grãos... Um cesto desse talvez fechado de chapa até a metade terá uma praticidade e eficiência nesse quesito muito melhor do que a panela furada só no fundo ou o cesto inteiro de tela...
Da forma como fiz, consegui eficiência de mostura incrível (sempre acima dos 75% segundo o beersmith) apesar de ter ficado meio feinho kkk...
Era uma panela de 45L (N40) alumínio, consigo mosturar até 18Kg de malte nela controlando a circulação, ou 14,5Kg com circulação contínua. Uso ela dentro de uma N60 de 125L.
20200721_230853.jpg20200721_230842.jpg20200721_230846.jpg
 
Justamente devido ao motivo que fez com que eu furasse a minha panela somente até a metade... Com o cesto, o líquido encontra formas mais "livres" de passar para fora, meio que "derramando" pelas laterais do cesto ao inves de atravessar toda a cama de grãos... Um cesto desse talvez fechado de chapa até a metade terá uma praticidade e eficiência nesse quesito muito melhor do que a panela furada só no fundo ou o cesto inteiro de tela...
Da forma como fiz, consegui eficiência de mostura incrível (sempre acima dos 75% segundo o beersmith) apesar de ter ficado meio feinho kkk...
Era uma panela de 45L (N40) alumínio, consigo mosturar até 18Kg de malte nela controlando a circulação, ou 14,5Kg com circulação contínua. Uso ela dentro de uma N60 de 125L.
View attachment 124133View attachment 124134View attachment 124135
Qual diâmetro dos furos? Vc furou de dentro pra fora ou de fora pra dentro?
 
Qual diâmetro dos furos? Vc furou de dentro pra fora ou de fora pra dentro?
Olá, usei uma broca de 4mm no fundo, e 3mm nas laterais. Os furos foram feitos de fora para dentro, depois passei uma escova de aço por fora e por dentro para remover as rebarbas maiores, e uma luva mais fina depois para dar acabamento. Na curva do fundo não removi todas as rebarbas, mas foi por preguiça mesmo... Kkk
 
Justamente devido ao motivo que fez com que eu furasse a minha panela somente até a metade... Com o cesto, o líquido encontra formas mais "livres" de passar para fora, meio que "derramando" pelas laterais do cesto ao inves de atravessar toda a cama de grãos... Um cesto desse talvez fechado de chapa até a metade terá uma praticidade e eficiência nesse quesito muito melhor do que a panela furada só no fundo ou o cesto inteiro de tela...
Da forma como fiz, consegui eficiência de mostura incrível (sempre acima dos 75% segundo o beersmith) apesar de ter ficado meio feinho kkk...
Era uma panela de 45L (N40) alumínio, consigo mosturar até 18Kg de malte nela controlando a circulação, ou 14,5Kg com circulação contínua. Uso ela dentro de uma N60 de 125L.
View attachment 124133View attachment 124134View attachment 124135
Cara, não achei feio não. Eu só furei o fundo. Devido à minha panela que furei pra cesto ter um diâmetro bem menor que a outra, eu vou usar a sua ideia de pezinhos com os parafusos. Obrigado por compartilhar!
 
Cara, filtra bem porém se a bomba não tiver uma boa vazão fica um pouco de malte no fundo da panela. Bem pouco, não chega a atrapalhar ou caramelizar, mas daí eu uso um saco de voal antes de passar para o fermentador e não passa nada pra ele. Gostei do resultado, faço cerca de 100L por semana e não tenho problemas... Outra coisa, ainda com essa panela furada, uso um saco de voal dentro dela, dessa forma fica top!
 
essa é a minha de 45 litros com cesto caseiro de 30l
Fiz furos de 3mm com 5mm de espaço entre eles
Funciona bem mas a eficiência é 60%, acho que preciso revirar mais o malte a cada x minutos
Uso a bomba ligada no fluxo total
Vi um video do Jamal ele mostra uma panela automatizada que desliga a bomba a cada 5 minutos para evitar o caminho preferencial na cama de grãos, achei boa a ideia.

Só fiz duas brassagens ainda com ela to adaptando e melhorando o processo
 

Attachments

  • IMG_20200725_213723077.jpg
    IMG_20200725_213723077.jpg
    84.9 KB · Views: 67
  • IMG_20200920_094045080.jpg
    IMG_20200920_094045080.jpg
    90.8 KB · Views: 67
essa é a minha de 45 litros com cesto caseiro de 30l
Fiz furos de 3mm com 5mm de espaço entre eles
Funciona bem mas a eficiência é 60%, acho que preciso revirar mais o malte a cada x minutos
Uso a bomba ligada no fluxo total
Vi um video do Jamal ele mostra uma panela automatizada que desliga a bomba a cada 5 minutos para evitar o caminho preferencial na cama de grãos, achei boa a ideia.

Só fiz duas brassagens ainda com ela to adaptando e melhorando o processo
Muito bom! Também uso bomba ligada durante toda a mostura, só desligo pra fervura. O BS calcula minhas eficiências de mostura entre 65% e 75% sempre. Quanto a desligar a bomba a cada 5 minutos, não sei não se é interessante. Talvez se usar um sparge melhore essa eficiência, aqui deixo a mangueira solta na cama de grãos, faz tipo um redemoinho, não vejo caminhos preferenciais deste modo...
 
Muito bom! Também uso bomba ligada durante toda a mostura, só desligo pra fervura. O BS calcula minhas eficiências de mostura entre 65% e 75% sempre. Quanto a desligar a bomba a cada 5 minutos, não sei não se é interessante. Talvez se usar um sparge melhore essa eficiência, aqui deixo a mangueira solta na cama de grãos, faz tipo um redemoinho, não vejo caminhos preferenciais deste modo...
Eu faço Sparge com ralinho de PIA na ponta da mangueira, igual a esse da foto, vou deixar o redemoinho como vc na próxima, creio que até aumenta um pouco o fluxo;
 

Attachments

  • Image 22.png
    Image 22.png
    20 KB · Views: 2
Cara, filtra bem porém se a bomba não tiver uma boa vazão fica um pouco de malte no fundo da panela. Bem pouco, não chega a atrapalhar ou caramelizar, mas daí eu uso um saco de voal antes de passar para o fermentador e não passa nada pra ele. Gostei do resultado, faço cerca de 100L por semana e não tenho problemas... Outra coisa, ainda com essa panela furada, uso um saco de voal dentro dela, dessa forma fica top!
Pois eu notei q a minha tbm deixava passar farelinhos, mas agora estou usando o voal dentro da panela menor e tá show, não tenho ótima clarificação do mosto no Mash out, mas quando termino e mando pro fermentador ele tá bem clarinho, sempre consigo um bom cone no Whirlpool... E depois da fermentação jogo uma gelatina e a cerveja sai limpinha e brilhosa!
 

Attachments

  • P_20201002_183755.jpg
    P_20201002_183755.jpg
    40.3 KB · Views: 10
Pois eu notei q a minha tbm deixava passar farelinhos, mas agora estou usando o voal dentro da panela menor e tá show, não tenho ótima clarificação do mosto no Mash out, mas quando termino e mando pro fermentador ele tá bem clarinho, sempre consigo um bom cone no Whirlpool... E depois da fermentação jogo uma gelatina e a cerveja sai limpinha e brilhosa!
No caso da eficiência, minhas brejas são de og baixa sempre menos de 1.055, e tenho eficiência de 70 a 75%...
 
Back
Top