Single Vessel Automática 52 litros Guten

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dumode

Member
Joined
Jun 21, 2019
Messages
8
Reaction score
0
Boa tarde. Alguém conhece esse equipamento: Panela Single Vessel Automática 52 litros Guten? Sabe me dizer a eficiência e qualidade do mesmo? Grato Eduardo
 
Eu tenho uma, gosto muito. Não sei a eficiência com precisão, mas é na faixa de 70%. É prática, usa pouco espaço, sobe a temperatura rápido. Não tenho reclamações.
 
Obrigado pela resposta. Alguém saberia me dizer se essa é melhor opção de custo x beneficio hoje no mercado? Sugerem mais alguma?
 
Obrigado pela resposta. Alguém saberia me dizer se essa é melhor opção de custo x beneficio hoje no mercado? Sugerem mais alguma?

A eficiência é 55% sem lavagem e 68% com lavagem. Se você tiver cuidados adicionais durante a brassagem como mover constantemente a cama de grãos, consegue chegar até 75%. A eficiência é o que mais me incomoda na panela, pois para chegar em uma eficiência decente, tem que ter trabalho extra, e isso significa ter uma tina adicional de água para a lavagem ou acompanhar toda a brassagem, o que acaba prejudicando a automatização que a panela deveria proporcionar. Sobre a qualidade da mesma, eu não tenho do que reclamar. Mas já li reclamações isoladas de tubos que deveriam ser de inox descascando, bomba entupindo ou até pifando ou da tampa de vidro ter estourado em razão do calor. Tem gente que faz cerveja até o talo com ela. E alguns se incomodam com caramelização na resistência. Sobre custo x benefício, acho que ela e a Beermax são as melhores, por entregarem um produto honesto a um custo relativamente baixo.
 
Eu consegui uma eficiência alta ligando a bomba o tempo inteiro durante a mosturação. Funcionou bem. Não tive inox descascando, bomba entupindo nem nada, pode ser sorte.

A resistência não carameliza, ela é interna à panela e não entra em contato com o líquido. O fundo fica sujo, mas limpa fácil.
 
Ontem mesmo estava mexendo no depósito que fica na casa dos meus pais e vi as panelas e o fogareiro que usava quando não tinha a Guten... É outro nível de conforto, sem dúvida. A questão da eficiência realmente deixa um pouco a desejar, mas boto um pouco a mais de malte base e relaxo. Uma ou duas revolvidas na cama de grãos não chega a me incomodar.
Só tenho elogios a essa panelinha.
O custo benefício depende muito de quanto vai pagar. Uns 2 anos atrás paguei um pouco menos de 2k, tenho um amigo meu que está comprando agora por 2,5k. Acho que nessa faixa vale muito a pena. A panelinha cumpre o que promete.
 
Obrigado, ainda estou avaliando. Hj, ela está na faixa de 3 mil.

Pode ir sem medo, se você tem tempo para esperar ela chegar. Se colocar na ponta da caneta, um equipamento decente com as tralhas extras necessárias não sai por menos de 2k. E essa panela te entrega um bom produto, compacto e funcional por um valor um pouco maior que isso. Coloquei alguns pontos contras antes, mas nenhum deles aconteceu comigo, no geral o nível de satisfação com a panela é bem elevado.
 
Obrigado pelas informações
amigo, confere essa pagina:
https://www.facebook.com/kuchensexpress/

é um cervejeiro que fabrica panelas automatizadas de inox.
ele fazia normalmente 120L pra cima, mas esse ano começou a fazer em litragem menor. 60 litros, se não me engano.

O preço bate de frente com a Guten (comprada a pronta entrega), mas tem a vantagem de ser produzida aqui (kuchen).

Eu tenho uma Guten e, realmente, as vezes o fundo da panela carameliza mosto e dependendo do caso, é BEM chatinho de limpar.

Fora isso, minhas eficiencias ficam em torno de 75%, as vezes um pouco a mais, as vezes um pouco a menos.

Mexo na cama de grãos somente quando arreio os maltes.

Adaptei um anel de silicone no tubo superior, logo abaixo do filtro superior, para que o filtro não fique comprimindo a cama de graos.

90 minutos de mash normalmente convertem tudo, mas já tive brassagens que tive que estender pra 120 minutos.

Demora um pouco mais? Sim. Mas eu não mexo na panela durante a mostura :DDDD
 
Comprei uma recente, só fiz 2 brassagens nela.

Antes das 2 brassagens simulei meus processos usando água:
- Fervura a 2000w(o necessário para até 30L) perde 2,5L
- Trub quente perde 2,5L(n viro a panela pra render mais)

1° - Kolsch, programada para render 26L + Party Guile de 5L, pela pouca litragem n precisei de lavagem, eficiência de 64%, Party Guile 43%.

2° - American Wheat, programada para render 29,5L, fiz parada proteica e agora por usar mais malte precisei fazer lavagem, eficiência 66%.

Meus processos nas 2 foi parecido:
- Aquecimento para infusão usando 3000w
- Mexida nos grãos após infusão, ligo a recirculação e fecho a panela;
- Sacarificação de 1h30 usando 2000w
- Desligo a recirculação
- Subida e fervura usando 2000w

Considerações:
- Deveria se chamar Guten 45L, ocupar mais que isso é fazer merda
- Precisa ter muito cuidado pra n molhar o PCB, que por sinal fica em abaixo da tina do mosto, imagina se um burro liga a bomba sem o tubo de recirculação? Sim eu fiz, pensa no Flash limpando a cagada...
- Ótima recirculação, os 2 ficaram bem mais translúcidos(American Wheat dentro do possível) que em minha panela comum.
- Claramente a lavagem faz muita diferença na eficiência, meu Party Guile foi só lavagem e saiu muito acima do esperado.
- No fim da American Wheat iniciou caramelização, talvez o trigo influênciou, n sei ainda, chata de limpar mas passando uma tampa de garrafa pet resolveu.
- Muitos dizem que para limpar é só jogar/recircular água a 60°C, conforme indica o manual, mentira, fica um serviço de porco do kralho, precisa no mínimo passar algo que n arranhe, eu usei um pouco de detergente neutro e depois sim fiz esse processo, isso sim limpou.

Minha próxima será uma R.I.S, nela vou tentar mexer nos grãos bem mais durante a mostura até pela quantidade.
 
Last edited:
Comprei uma recente, só fiz 2 brassagens nela.

Antes das 2 brassagens simulei meus processos usando água:
- Fervura a 2000w(o necessário para até 30L) perde 2,5L
- Trub quente perde 2,5L(n viro a panela pra render mais)

1° - Kolsch, programada para render 26L + Party Guile de 5L, pela pouca litragem n precisei de lavagem, eficiência de 64%, Party Guile 43%.

2° - American Wheat, programada para render 29,5L, fiz parada proteica e agora por usar mais malte precisei fazer lavagem, eficiência 66%.

Meus processos nas 2 foi parecido:
- Aquecimento para infusão usando 3000w
- Mexida nos grãos após infusão, ligo a recirculação e fecho a panela;
- Sacarificação de 1h30 usando 2000w
- Desligo a recirculação
- Subida e fervura usando 2000w

Considerações:
- Deveria se chamar Guten 45L, ocupar mais que isso é fazer merda
- Precisa ter muito cuidado pra n molhar o PCB, que por sinal fica em abaixo da tina do mosto, imagina se um burro liga a bomba sem o tubo de recirculação? Sim eu fiz, pensa no Flash limpando a cagada...
- Ótima recirculação, os 2 ficaram bem mais translúcidos(American Wheat dentro do possível) que em minha panela comum.
- Claramente a lavagem faz muita diferença na eficiência, meu Party Guile foi só lavagem e saiu muito acima do esperado.
- No fim da American Wheat iniciou caramelização, talvez o trigo influênciou, n sei ainda, chata de limpar mas passando uma tampa de garrafa pet resolveu.
- Muitos dizem que para limpar é só jogar/recircular água a 60°C, conforme indica o manual, mentira, fica um serviço de porco do kralho, precisa no mínimo passar algo que n arranhe, eu usei um pouco de detergente neutro e depois sim fiz esse processo, isso sim limpou.

Minha próxima será uma R.I.S, nela vou tentar mexer nos grãos bem mais durante a mostura até pela quantidade.
Bah, mano, tem que usar uma esponja sim pra limpar.
A questão da recirculação é mais pra limpar a bomba.
 
Fiz minha primeira brassagem na Guten 52 anteontem. Minhas impressões:

Pontos positivos:

1- Controle de temperatura e tempos fino - Não precisa ficar tomando conta. Programa a temperatura de mash, ela apita. Tempo do mash, ela para sozinha. Mashout, vai sozinha. Fervura, por aí vai. Tô doido pra fazer uma weiss com umas rampas.

2- Limpeza - Tirando a panela em si, o resto é muito fácil de limpar. O cesto e demais partes são muito fáceis de limpar.

3- Espaço - quando acaba, cabe tudo dentro dela.

Pontos negativos:

1- Eficiência bem mais baixa que meu BIAB antigo. Ainda está atenuando, mas pela OG o BeerSmith calculou 55% (meu BIAB atingia entre 65 e 69% sempre). Não que isso seja um problemão pra quem faz 20 litros que nem eu, ou mesmo para quem faz 40 ou 45 (o talo da panela) a diferença de insumo é pequena. Mas é um pontoa ressaltar.

2- A panela em si dá trabalho pra limpar, por não poder molhar a parte externa. Por dentro é sensacional, o inox limpa muito fácil, mas a parte de cima (as bordas, onde fica a tampa) tem que ter muito cuidado pra limpar, senão escorre água.


Foi só a primeira brassagem, mas minha impressão até agora foi bem positiva. Me arrependi de não ter comprado antes.
 
Eficiência você consegue resolver mexendo o mosto com a pá cervejeira, dê uma boa mexida nos primeiros 30 minutos e vai ver que melhora e muito, sobre pra 70 ou mais tranquilo.
 
Além da dica do thiagodifoiz, o importante nessas panelas single vessel é acertar a moagem, que permitirá uma vazão razoável na recirculação durante a mostura. Eu sugiro ajustar o espaçamento entre os rolos para ~1,5-1,6mm, tendo como referência o malte pilsen da Agrária, efetuando 2 passagens pelo moinho se esse for de 2 rolos.
 
Eficiência você consegue resolver mexendo o mosto com a pá cervejeira, dê uma boa mexida nos primeiros 30 minutos e vai ver que melhora e muito, sobre pra 70 ou mais tranquilo.
Mas você quer dizer uma mexida após 30’, ou mexer nos primeiros 30’ de vez em quando?
 
Mas você quer dizer uma mexida após 30’, ou mexer nos primeiros 30’ de vez em quando?
Costumo mexer a cada 20' e dá bons resultados. Isso porque a última mexida vai ser a 20' do final (brassagem de 1 hora) e dará bom tempo para clarificação. Desculpe entrar na conversa, tenho sistema de 3 panelas e não single vessel, mas estamos falando em remexer o mosto e isso vale pra qualquer sistema. Existem sistemas que ficam remexendo o mosto o tempo todo (giratório) e acho que é somente para grandes produções. Se alguém tiver para pequenas e médias produções favor dar um relato sobre sua eficiência. Abraços.....
A propósito, conheço pessoas que possuem o equipamento do Fabricio e é super show. https://www.facebook.com/kuchensexpress/
 
Last edited:
Costumo mexer a cada 20' e dá bons resultados. Isso porque a última mexida vai ser a 20' do final (brassagem de 1 hora) e dará bom tempo para clarificação. Desculpe entrar na conversa, tenho sistema de 3 panelas e não single vessel, mas estamos falando em remexer o mosto e isso vale pra qualquer sistema. Existem sistemas que ficam remexendo o mosto o tempo todo (giratório) e acho que é somente para grandes produções. Se alguém tiver para pequenas e médias produções favor dar um relato sobre sua eficiência. Abraços.....
A propósito, conheço pessoas que possuem o equipamento do Fabricio e é super show. https://www.facebook.com/kuchensexpress/

Então, eu fazia BIAB, portanto não mexia, isso pra mim é novidade. Antes de comprar a panela, tinha visto muita reclamação de rendimento. Mas como todo mundo também dizia que BIAB tinha rendimento baixo, e eu sempre tive uma eficiência muito boa no BIAB, pensei: essa panela é um BIAB com recirculação, não pode ser pior que meu equipamento atual! Mas acabou que é!

Como eu disse, foi só uma brassagem, ainda tá cedo, pode ser que eu ainda precise pegar o jeito da panela. De qualquer forma, mantenho a opinião, estou bem satisfeito, é muito mais prático lavar o cesto de inox que o bag, dava um trabalhão da porra! Isso sem falar em não precisar ficar na frente do fogão.
 
Fiz minha primeira brassagem na Guten 52 anteontem. Minhas impressões:

Pontos positivos:

1- Controle de temperatura e tempos fino - Não precisa ficar tomando conta. Programa a temperatura de mash, ela apita. Tempo do mash, ela para sozinha. Mashout, vai sozinha. Fervura, por aí vai. Tô doido pra fazer uma weiss com umas rampas.

2- Limpeza - Tirando a panela em si, o resto é muito fácil de limpar. O cesto e demais partes são muito fáceis de limpar.

3- Espaço - quando acaba, cabe tudo dentro dela.

Pontos negativos:

1- Eficiência bem mais baixa que meu BIAB antigo. Ainda está atenuando, mas pela OG o BeerSmith calculou 55% (meu BIAB atingia entre 65 e 69% sempre). Não que isso seja um problemão pra quem faz 20 litros que nem eu, ou mesmo para quem faz 40 ou 45 (o talo da panela) a diferença de insumo é pequena. Mas é um pontoa ressaltar.

2- A panela em si dá trabalho pra limpar, por não poder molhar a parte externa. Por dentro é sensacional, o inox limpa muito fácil, mas a parte de cima (as bordas, onde fica a tampa) tem que ter muito cuidado pra limpar, senão escorre água.


Foi só a primeira brassagem, mas minha impressão até agora foi bem positiva. Me arrependi de não ter comprado antes.
Algumas outras dicas que podem te ajudar (complementando o thiagodifoiz)

1. Desce os maltes com a bomba ligada, nunca na vazão máxima (um pouco menos que a metade / na metade) -> nem na mostura a vazão deve ser máximo, pois corre o risco de secar o fundo da panela, caramelizar e outros xabus
2. Mexe bem na cama de grãos (depois que ela ficar imersa na agua) até que tu consiga raspar a pá no fundo falso, sem dificuldade
3. Homogeniza bem por uns 10-15 minutos
4. SE TU USA O FILTRO DE CIMA, aconselho usar um anel de silicone (mangueira 3/8) pra impedir que o filtro superior "esmague" a cama de grãos - que pode fazer com que a cama de grãos fique muito compactada - dificultando a recirculação
5. SE TU TEM REFRATOMETRO vai tirando medições da SG de 15 ou de 20 em 20 minutos, pra ti ter noção do quanto que está convertendo de amido em açucar.
6. Se começar a parar de aumentar a SG, tira o filtro superior (que não vai ser dificil pq tu tá usando aquele anel de silicone ;) ) e dá uma mexida na cama de grãos, faz isso de 15/20 em 20 min - mede SG, se não subir, mexe na cama de grãos (até conseguir raspar a pá no fundo falso), repete isso daqui uns 20 min.

Com isso eu consigo 70% de eficiencia facil facil.
Se faço lavagem (a frio) chego perto de 80% (nunca cheguei em 80, mas já bati 78% varias vezes)

fica a dica
 
Então, eu fazia BIAB, portanto não mexia, isso pra mim é novidade. Antes de comprar a panela, tinha visto muita reclamação de rendimento. Mas como todo mundo também dizia que BIAB tinha rendimento baixo, e eu sempre tive uma eficiência muito boa no BIAB, pensei: essa panela é um BIAB com recirculação, não pode ser pior que meu equipamento atual! Mas acabou que é!

Como eu disse, foi só uma brassagem, ainda tá cedo, pode ser que eu ainda precise pegar o jeito da panela. De qualquer forma, mantenho a opinião, estou bem satisfeito, é muito mais prático lavar o cesto de inox que o bag, dava um trabalhão da porra! Isso sem falar em não precisar ficar na frente do fogão.

Cara, esse é o truque... pegar o jeito da panela. Eu por exemplo comecei a mexer o mosto só na última brassagem, e realmente aumentou bem... eu tenho uma da Inversa, e segui a dica do Robinho de fazer o mash (60') sem a parte de cima do cesto de grãos, e colocá-lo apenas na hora do mash-out, e o resultado foi bem satisfatório de fato.
Minha sugestão é vc anotar tudo, tempo de tudo e qtde (para saber a perda de líquidos na fervura etc), e com isso vc vai fazer um belo ajuste fino no seu software.
O vídeo do Robinho q fez eu mudar algumas coisas no processo com a single vessel foi esse:

Abs e boa sorte.
 
Eu geralmente faço uma mostura de 80/90 minutos, na primeira hora não insiro o filtro da parte superior, deixo recirculando em baixa vazão e mexe a cada 20 minutos (por uns 3min), isso vai render umas 3 mexidas com a pá cervejeira, depois de 1h insiro o filtro na parte de cima e aumento um pouco mais a vazão da bomba pra fazer a clarificação no restante da mostura.
Mas você quer dizer uma mexida após 30’, ou mexer nos primeiros 30’ de vez em quando?
 
Também tenho uma tipo single vessel , e as primeiras brassagens percebi a queda da eficiencia, comparando com as panelas quando usamos colher e "brassamos". Consegui melhorar sensivelmente a eficiência, com o uso de uma Enzima Termamyl (Enzima Alfa-amilase termoresistente). Vou ver se melhora mais colocando a ezima e mexer o mosto durante a brassagem.
 
E ai Rapazes, estou pra comprar uma Guten e minha unica duvida diz reapeito à bomba. Gostaria de utilizar meu chiller de placas e gostaria de saber se a bomba dá conta do recado. Também gostaria de saber se posso utilizar soda pra limpar bomba+ tubulacao+chiller.
 
E ai Rapazes, estou pra comprar uma Guten e minha unica duvida diz reapeito à bomba. Gostaria de utilizar meu chiller de placas e gostaria de saber se a bomba dá conta do recado. Também gostaria de saber se posso utilizar soda pra limpar bomba+ tubulacao+chiller.
Da tranquilo. Pode usar sim
 
E ai Rapazes, estou pra comprar uma Guten e minha unica duvida diz reapeito à bomba. Gostaria de utilizar meu chiller de placas e gostaria de saber se a bomba dá conta do recado. Também gostaria de saber se posso utilizar soda pra limpar bomba+ tubulacao+chiller.

A bomba que vem nela não suporta alta tempertatura. Após a fervura, não vai poder ligar.
 
A bomba que vem nela não suporta alta tempertatura. Após a fervura, não vai poder ligar.
Trasfega não é na fervura. A bomba aguenta 98°. Após whirlpool e o tempo de descanso pra decantar e fazer o cone já está bem abaixo disso. Pode usar tranquilo, garanto.
 
Trasfega não é na fervura. A bomba aguenta 98°. Após whirlpool e o tempo de descanso pra decantar e fazer o cone já está bem abaixo disso. Pode usar tranquilo, garanto.
O curioso é que em alguns anuncios da guten entregam um braço parafazer whirpool utilizando a bomba. Achei que temperatura nao fosse problema.
A informação de 98C voce conseguiu de catálogo?
 
O curioso é que em alguns anuncios da guten entregam um braço parafazer whirpool utilizando a bomba. Achei que temperatura nao fosse problema.
A informação de 98C voce conseguiu de catálogo?
Whirlpool não é fervura amigo. A fervura já acabou e o mosto esfria pra menos de 98. Na verdade ela vem informando que pode usar até 100°. Está na própria bomba. Quando termina o whirlpool já está lá pra 90°. Uma coisa é usar pra transferir o mosto outra coisa é usar a bomba na fervura, com ela funcionando.
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    48.2 KB · Views: 104
Whirlpool não é fervura amigo. A fervura já acabou e o mosto esfria pra menos de 98. Na verdade ela vem informando que pode usar até 100°. Está na própria bomba. Quando termina o whirlpool já está lá pra 90°. Uma coisa é usar pra transferir o mosto outra coisa é usar a bomba na fervura, com ela funcionando.
Whirpool não é trafega amigo, provavelmente pra fazer o whirpool usando a bomba vai estar muito proximo dos 98C. Mas se a bomba informa 100C enrao está seguro
 
Whirpool não é trafega amigo, provavelmente pra fazer o whirpool usando a bomba vai estar muito proximo dos 98C. Mas se a bomba informa 100C enrao está seguro
Estou respondendo duas perguntas.
Uma, perguntaram se podia fazer transfega. SIM, pode.
Duas, perguntaram sobre a temperatura da bomba por ter acessório de whirlpool a venda no mercado. SIM, conforme resposta anterior.

Entendeu?? Sei muito bem que whirlpool não é transfega.
 
Tenho uma tbm, fazem 6 meses agora, e só tenho elogios também, consigo sem esforço tirar 70% de eficiência usando o exato processo explicado acima, medindo a SG diversas vezes, e mexendo constantemente a cama de grãos, faço lavagem e tal...
A bomba aguenta 100ºC tranquilamente, usei algumas vezes já durante a fervura, pra "circular" mosto por dentro do Hop Spider, uso a bomba da panela pra trasfega direto pro fermentador, a torneira q vem nela pra mim é 100% desnecessária.
Ela é um pouquinho complicada pra pegar o jeito de gravar as receitas e tal, mas depois que vc entende o processo, fica super fácil, uso além do anel no tubo central, para segurar o filtro superior, uma mangueira de silicone no tubo "de cima" da panela, pra fazer o mosto circular dentro da panela, não só correr em cima como é de fábrica, tive melhores resultados na clarificação durante a mostura.
A panela é fácil de lavar, e NUNCA pode se deixar secar mosto dentro dela, TEM QUE LIMPAR a bomba, senão trava, aí é só desmontando a bomba pra limpar.
 
Trasfega não é na fervura. A bomba aguenta 98°. Após whirlpool e o tempo de descanso pra decantar e fazer o cone já está bem abaixo disso. Pode usar tranquilo, garanto.

Trasfega não é na fervura, mas é imediatamente após. Se o colega vai passar no chiller de placas, após acabar a fervura, a não ser que ele esteja nos andes, o mosto tá a 100oC. E vai ficar assim até o final, principalmente ser for passe único pelo chiller, o que muita gente consegue fazer se a água do local for fria.

Essa foto aí sua, a minha guten não veio com essa bomba, a que veio nela aguenta não lembro exatamente o valor, mas é na casa dos 80 graus. O próprio manual da Guten manda explicitamente desligar durante a fervura. Se a sua veio com essa bomba, que bom que melhoraram o projeto.
 
Alguém usa o já viu usar o acessório para whirpool que se pode adquirir para está panela guten?
 
Alguém usa o já viu usar o acessório para whirpool que se pode adquirir para está panela guten?
Sim tem pra comprar no ML. Interessante é que engenhosamente utilizo pra levas maiores o proprio tubo de retorno como whirpool arm. utilizo o joelho de silicone sobressalente que veio na minha guten (inversa) e coloco na saída do reciclo tangenciando o interior da panela... otimo resultado. proxima brassagem vou lembrar de bater uma foto.
 
Sim tem pra comprar no ML. Interessante é que engenhosamente utilizo pra levas maiores o proprio tubo de retorno como whirpool arm. utilizo o joelho de silicone sobressalente que veio na minha guten (inversa) e coloco na saída do reciclo tangenciando o interior da panela... otimo resultado. proxima brassagem vou lembrar de bater uma foto.

Cara, genial isso de fato.
Vou tentar essa na próxima, já que tenho uma inversa tbm. Vc chega a travar o cotovelo com algo para ele não escapar?
Abs.
 
E a bomba pode rodar com líquido a 100 graus Celsius? Li em algum lugar que não era bom pra bomba. Eu tb tenho uma panela dessas. Abs.
 
Sim tem pra comprar no ML. Interessante é que engenhosamente utilizo pra levas maiores o proprio tubo de retorno como whirpool arm. utilizo o joelho de silicone sobressalente que veio na minha guten (inversa) e coloco na saída do reciclo tangenciando o interior da panela... otimo resultado. proxima brassagem vou lembrar de bater uma foto.

Boa tarde, interessante e discussão aqui, tenho essa panela a uns 2 meses, entrei em contato com o vendedor, a minha é inversa, e foi garantido que a minha pode usar a bomba até durante a fervura, sobre eficiência resolvi na moagem dos grãos, ajustei o moedor de rolo para 1,3mm e a eficiência já deu um salto, além disso faço algumas das dicas do Robinho, minha eficiência hoje é de 72%... Sobre whirpool não consegui fazer, estava pensando em comprar o acessório, mais esse dica acima é espetacular, vou testar na próxima brassagem, eu uso hop spider e bazuca, será que atrapalha a fazer o wirpool?
 
Tenho uma tbm, fazem 6 meses agora, e só tenho elogios também, consigo sem esforço tirar 70% de eficiência usando o exato processo explicado acima, medindo a SG diversas vezes, e mexendo constantemente a cama de grãos, faço lavagem e tal...
A bomba aguenta 100ºC tranquilamente, usei algumas vezes já durante a fervura, pra "circular" mosto por dentro do Hop Spider, uso a bomba da panela pra trasfega direto pro fermentador, a torneira q vem nela pra mim é 100% desnecessária.
Ela é um pouquinho complicada pra pegar o jeito de gravar as receitas e tal, mas depois que vc entende o processo, fica super fácil, uso além do anel no tubo central, para segurar o filtro superior, uma mangueira de silicone no tubo "de cima" da panela, pra fazer o mosto circular dentro da panela, não só correr em cima como é de fábrica, tive melhores resultados na clarificação durante a mostura.
A panela é fácil de lavar, e NUNCA pode se deixar secar mosto dentro dela, TEM QUE LIMPAR a bomba, senão trava, aí é só desmontando a bomba pra limpar.

Fala Regis, beleza? Rapaz, essa erá uma dúvida minha, eu uso a torneira, só que no meu esquema preciso fazer a trasfega para um fermentador cônico, só que a torneira fica mais baixa do que a parte superior do fermentador, se eu utilizar a bomba tenho certeza que me ajudaria bastante, chegando no final tenho que levantar a penela, o que da uma mão de obra danda..rsrsrs Porém o tubo de sucção da bomba fica meio que onde o TRUB se aloja na panela, ao usar a bomba não esta levando muito trub para o fermentador?
 
Back
Top