1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Single Vessel Automática 52 litros Guten

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por Eduardo Modenese Filho, 21/6/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

  1. 9/10/19 #21

    marceloforpresident

    marceloforpresident

    marceloforpresident

    Well-Known Member

    Afiliado:
    20/10/16
    Mensagens:
    51
    Curtidas Recebidas:
    9
    Algumas outras dicas que podem te ajudar (complementando o thiagodifoiz)

    1. Desce os maltes com a bomba ligada, nunca na vazão máxima (um pouco menos que a metade / na metade) -> nem na mostura a vazão deve ser máximo, pois corre o risco de secar o fundo da panela, caramelizar e outros xabus
    2. Mexe bem na cama de grãos (depois que ela ficar imersa na agua) até que tu consiga raspar a pá no fundo falso, sem dificuldade
    3. Homogeniza bem por uns 10-15 minutos
    4. SE TU USA O FILTRO DE CIMA, aconselho usar um anel de silicone (mangueira 3/8) pra impedir que o filtro superior "esmague" a cama de grãos - que pode fazer com que a cama de grãos fique muito compactada - dificultando a recirculação
    5. SE TU TEM REFRATOMETRO vai tirando medições da SG de 15 ou de 20 em 20 minutos, pra ti ter noção do quanto que está convertendo de amido em açucar.
    6. Se começar a parar de aumentar a SG, tira o filtro superior (que não vai ser dificil pq tu tá usando aquele anel de silicone ;) ) e dá uma mexida na cama de grãos, faz isso de 15/20 em 20 min - mede SG, se não subir, mexe na cama de grãos (até conseguir raspar a pá no fundo falso), repete isso daqui uns 20 min.

    Com isso eu consigo 70% de eficiencia facil facil.
    Se faço lavagem (a frio) chego perto de 80% (nunca cheguei em 80, mas já bati 78% varias vezes)

    fica a dica
     
  2. 9/10/19 #22

    Leandro Gregolin

    Leandro Gregolin

    Leandro Gregolin

    Active Member

    Afiliado:
    8/8/19
    Mensagens:
    26
    Curtidas Recebidas:
    4
    Localização:
    São Paulo
    Cara, esse é o truque... pegar o jeito da panela. Eu por exemplo comecei a mexer o mosto só na última brassagem, e realmente aumentou bem... eu tenho uma da Inversa, e segui a dica do Robinho de fazer o mash (60') sem a parte de cima do cesto de grãos, e colocá-lo apenas na hora do mash-out, e o resultado foi bem satisfatório de fato.
    Minha sugestão é vc anotar tudo, tempo de tudo e qtde (para saber a perda de líquidos na fervura etc), e com isso vc vai fazer um belo ajuste fino no seu software.
    O vídeo do Robinho q fez eu mudar algumas coisas no processo com a single vessel foi esse:

    Abs e boa sorte.
     
  3. 9/10/19 #23

    thiagodifoiz

    thiagodifoiz

    thiagodifoiz

    Well-Known Member

    Afiliado:
    8/4/16
    Mensagens:
    219
    Curtidas Recebidas:
    48
    Eu geralmente faço uma mostura de 80/90 minutos, na primeira hora não insiro o filtro da parte superior, deixo recirculando em baixa vazão e mexe a cada 20 minutos (por uns 3min), isso vai render umas 3 mexidas com a pá cervejeira, depois de 1h insiro o filtro na parte de cima e aumento um pouco mais a vazão da bomba pra fazer a clarificação no restante da mostura.
     
  4. 10/10/19 #24

    Itamar Moreira Rose

    Itamar Moreira Rose

    Itamar Moreira Rose

    New Member

    Afiliado:
    7/11/18
    Mensagens:
    3
    Curtidas Recebidas:
    0
    Localização:
    Curitiba
    Também tenho uma tipo single vessel , e as primeiras brassagens percebi a queda da eficiencia, comparando com as panelas quando usamos colher e "brassamos". Consegui melhorar sensivelmente a eficiência, com o uso de uma Enzima Termamyl (Enzima Alfa-amilase termoresistente). Vou ver se melhora mais colocando a ezima e mexer o mosto durante a brassagem.
     

Compartilhe esta Página