• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Single Vessel Automática 52 litros Guten

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

marceloforpresident

Well-Known Member
Afiliado
20/10/16
Fiz minha primeira brassagem na Guten 52 anteontem. Minhas impressões:

Pontos positivos:

1- Controle de temperatura e tempos fino - Não precisa ficar tomando conta. Programa a temperatura de mash, ela apita. Tempo do mash, ela para sozinha. Mashout, vai sozinha. Fervura, por aí vai. Tô doido pra fazer uma weiss com umas rampas.

2- Limpeza - Tirando a panela em si, o resto é muito fácil de limpar. O cesto e demais partes são muito fáceis de limpar.

3- Espaço - quando acaba, cabe tudo dentro dela.

Pontos negativos:

1- Eficiência bem mais baixa que meu BIAB antigo. Ainda está atenuando, mas pela OG o BeerSmith calculou 55% (meu BIAB atingia entre 65 e 69% sempre). Não que isso seja um problemão pra quem faz 20 litros que nem eu, ou mesmo para quem faz 40 ou 45 (o talo da panela) a diferença de insumo é pequena. Mas é um pontoa ressaltar.

2- A panela em si dá trabalho pra limpar, por não poder molhar a parte externa. Por dentro é sensacional, o inox limpa muito fácil, mas a parte de cima (as bordas, onde fica a tampa) tem que ter muito cuidado pra limpar, senão escorre água.

Foi só a primeira brassagem, mas minha impressão até agora foi bem positiva. Me arrependi de não ter comprado antes.
Algumas outras dicas que podem te ajudar (complementando o thiagodifoiz)

1. Desce os maltes com a bomba ligada, nunca na vazão máxima (um pouco menos que a metade / na metade) -> nem na mostura a vazão deve ser máximo, pois corre o risco de secar o fundo da panela, caramelizar e outros xabus
2. Mexe bem na cama de grãos (depois que ela ficar imersa na agua) até que tu consiga raspar a pá no fundo falso, sem dificuldade
3. Homogeniza bem por uns 10-15 minutos
4. SE TU USA O FILTRO DE CIMA, aconselho usar um anel de silicone (mangueira 3/8) pra impedir que o filtro superior "esmague" a cama de grãos - que pode fazer com que a cama de grãos fique muito compactada - dificultando a recirculação
5. SE TU TEM REFRATOMETRO vai tirando medições da SG de 15 ou de 20 em 20 minutos, pra ti ter noção do quanto que está convertendo de amido em açucar.
6. Se começar a parar de aumentar a SG, tira o filtro superior (que não vai ser dificil pq tu tá usando aquele anel de silicone ;) ) e dá uma mexida na cama de grãos, faz isso de 15/20 em 20 min - mede SG, se não subir, mexe na cama de grãos (até conseguir raspar a pá no fundo falso), repete isso daqui uns 20 min.

Com isso eu consigo 70% de eficiencia facil facil.
Se faço lavagem (a frio) chego perto de 80% (nunca cheguei em 80, mas já bati 78% varias vezes)

fica a dica

Leandro Gregolin

Well-Known Member
Afiliado
7/8/19
Então, eu fazia BIAB, portanto não mexia, isso pra mim é novidade. Antes de comprar a panela, tinha visto muita reclamação de rendimento. Mas como todo mundo também dizia que BIAB tinha rendimento baixo, e eu sempre tive uma eficiência muito boa no BIAB, pensei: essa panela é um BIAB com recirculação, não pode ser pior que meu equipamento atual! Mas acabou que é!

Como eu disse, foi só uma brassagem, ainda tá cedo, pode ser que eu ainda precise pegar o jeito da panela. De qualquer forma, mantenho a opinião, estou bem satisfeito, é muito mais prático lavar o cesto de inox que o bag, dava um trabalhão da porra! Isso sem falar em não precisar ficar na frente do fogão.
Cara, esse é o truque... pegar o jeito da panela. Eu por exemplo comecei a mexer o mosto só na última brassagem, e realmente aumentou bem... eu tenho uma da Inversa, e segui a dica do Robinho de fazer o mash (60') sem a parte de cima do cesto de grãos, e colocá-lo apenas na hora do mash-out, e o resultado foi bem satisfatório de fato.
Minha sugestão é vc anotar tudo, tempo de tudo e qtde (para saber a perda de líquidos na fervura etc), e com isso vc vai fazer um belo ajuste fino no seu software.
O vídeo do Robinho q fez eu mudar algumas coisas no processo com a single vessel foi esse:
Abs e boa sorte.

thiagodifoiz

Well-Known Member
Afiliado
8/4/16
Eu geralmente faço uma mostura de 80/90 minutos, na primeira hora não insiro o filtro da parte superior, deixo recirculando em baixa vazão e mexe a cada 20 minutos (por uns 3min), isso vai render umas 3 mexidas com a pá cervejeira, depois de 1h insiro o filtro na parte de cima e aumento um pouco mais a vazão da bomba pra fazer a clarificação no restante da mostura.
Mas você quer dizer uma mexida após 30’, ou mexer nos primeiros 30’ de vez em quando?

Itamar Moreira Rose

New Member
Afiliado
7/11/18
Também tenho uma tipo single vessel , e as primeiras brassagens percebi a queda da eficiencia, comparando com as panelas quando usamos colher e "brassamos". Consegui melhorar sensivelmente a eficiência, com o uso de uma Enzima Termamyl (Enzima Alfa-amilase termoresistente). Vou ver se melhora mais colocando a ezima e mexer o mosto durante a brassagem.

FlaviomBianchi

Well-Known Member
Afiliado
11/6/13
E ai Rapazes, estou pra comprar uma Guten e minha unica duvida diz reapeito à bomba. Gostaria de utilizar meu chiller de placas e gostaria de saber se a bomba dá conta do recado. Também gostaria de saber se posso utilizar soda pra limpar bomba+ tubulacao+chiller.

johnsonbio

Active Member
Afiliado
10/6/18
E ai Rapazes, estou pra comprar uma Guten e minha unica duvida diz reapeito à bomba. Gostaria de utilizar meu chiller de placas e gostaria de saber se a bomba dá conta do recado. Também gostaria de saber se posso utilizar soda pra limpar bomba+ tubulacao+chiller.
Da tranquilo. Pode usar sim

Fabricio

Active Member
Afiliado
19/6/18
A bomba que vem nela não suporta alta tempertatura. Após a fervura, não vai poder ligar.

johnsonbio

Active Member
Afiliado
10/6/18
A bomba que vem nela não suporta alta tempertatura. Após a fervura, não vai poder ligar.
Trasfega não é na fervura. A bomba aguenta 98°. Após whirlpool e o tempo de descanso pra decantar e fazer o cone já está bem abaixo disso. Pode usar tranquilo, garanto.

FlaviomBianchi

Well-Known Member
Afiliado
11/6/13
Trasfega não é na fervura. A bomba aguenta 98°. Após whirlpool e o tempo de descanso pra decantar e fazer o cone já está bem abaixo disso. Pode usar tranquilo, garanto.
O curioso é que em alguns anuncios da guten entregam um braço parafazer whirpool utilizando a bomba. Achei que temperatura nao fosse problema.
A informação de 98C voce conseguiu de catálogo?

johnsonbio

Active Member
Afiliado
10/6/18
O curioso é que em alguns anuncios da guten entregam um braço parafazer whirpool utilizando a bomba. Achei que temperatura nao fosse problema.
A informação de 98C voce conseguiu de catálogo?
Whirlpool não é fervura amigo. A fervura já acabou e o mosto esfria pra menos de 98. Na verdade ela vem informando que pode usar até 100°. Está na própria bomba. Quando termina o whirlpool já está lá pra 90°. Uma coisa é usar pra transferir o mosto outra coisa é usar a bomba na fervura, com ela funcionando.

Attachments

FlaviomBianchi

Well-Known Member
Afiliado
11/6/13
Whirlpool não é fervura amigo. A fervura já acabou e o mosto esfria pra menos de 98. Na verdade ela vem informando que pode usar até 100°. Está na própria bomba. Quando termina o whirlpool já está lá pra 90°. Uma coisa é usar pra transferir o mosto outra coisa é usar a bomba na fervura, com ela funcionando.
Whirpool não é trafega amigo, provavelmente pra fazer o whirpool usando a bomba vai estar muito proximo dos 98C. Mas se a bomba informa 100C enrao está seguro

johnsonbio

Active Member
Afiliado
10/6/18
Whirpool não é trafega amigo, provavelmente pra fazer o whirpool usando a bomba vai estar muito proximo dos 98C. Mas se a bomba informa 100C enrao está seguro
Estou respondendo duas perguntas.
Uma, perguntaram se podia fazer transfega. SIM, pode.
Duas, perguntaram sobre a temperatura da bomba por ter acessório de whirlpool a venda no mercado. SIM, conforme resposta anterior.

Entendeu?? Sei muito bem que whirlpool não é transfega.

regisdessoy

Member
Afiliado
3/10/18
Tenho uma tbm, fazem 6 meses agora, e só tenho elogios também, consigo sem esforço tirar 70% de eficiência usando o exato processo explicado acima, medindo a SG diversas vezes, e mexendo constantemente a cama de grãos, faço lavagem e tal...
A bomba aguenta 100ºC tranquilamente, usei algumas vezes já durante a fervura, pra "circular" mosto por dentro do Hop Spider, uso a bomba da panela pra trasfega direto pro fermentador, a torneira q vem nela pra mim é 100% desnecessária.
Ela é um pouquinho complicada pra pegar o jeito de gravar as receitas e tal, mas depois que vc entende o processo, fica super fácil, uso além do anel no tubo central, para segurar o filtro superior, uma mangueira de silicone no tubo "de cima" da panela, pra fazer o mosto circular dentro da panela, não só correr em cima como é de fábrica, tive melhores resultados na clarificação durante a mostura.
A panela é fácil de lavar, e NUNCA pode se deixar secar mosto dentro dela, TEM QUE LIMPAR a bomba, senão trava, aí é só desmontando a bomba pra limpar.

Fabricio

Active Member
Afiliado
19/6/18
Trasfega não é na fervura, mas é imediatamente após. Se o colega vai passar no chiller de placas, após acabar a fervura, a não ser que ele esteja nos andes, o mosto tá a 100oC. E vai ficar assim até o final, principalmente ser for passe único pelo chiller, o que muita gente consegue fazer se a água do local for fria.

Essa foto aí sua, a minha guten não veio com essa bomba, a que veio nela aguenta não lembro exatamente o valor, mas é na casa dos 80 graus. O próprio manual da Guten manda explicitamente desligar durante a fervura. Se a sua veio com essa bomba, que bom que melhoraram o projeto.

Canta

New Member
Afiliado
19/11/15
Alguém usa o já viu usar o acessório para whirpool que se pode adquirir para está panela guten?

FlaviomBianchi

Well-Known Member
Afiliado
11/6/13
Alguém usa o já viu usar o acessório para whirpool que se pode adquirir para está panela guten?
Sim tem pra comprar no ML. Interessante é que engenhosamente utilizo pra levas maiores o proprio tubo de retorno como whirpool arm. utilizo o joelho de silicone sobressalente que veio na minha guten (inversa) e coloco na saída do reciclo tangenciando o interior da panela... otimo resultado. proxima brassagem vou lembrar de bater uma foto.

Leandro Gregolin

Well-Known Member
Afiliado
7/8/19
Sim tem pra comprar no ML. Interessante é que engenhosamente utilizo pra levas maiores o proprio tubo de retorno como whirpool arm. utilizo o joelho de silicone sobressalente que veio na minha guten (inversa) e coloco na saída do reciclo tangenciando o interior da panela... otimo resultado. proxima brassagem vou lembrar de bater uma foto.
Cara, genial isso de fato.
Vou tentar essa na próxima, já que tenho uma inversa tbm. Vc chega a travar o cotovelo com algo para ele não escapar?
Abs.

LeonardoLisboa

Active Member
Afiliado
6/8/18
E a bomba pode rodar com líquido a 100 graus Celsius? Li em algum lugar que não era bom pra bomba. Eu tb tenho uma panela dessas. Abs.

Afiliado
17/12/19
Boa tarde, interessante e discussão aqui, tenho essa panela a uns 2 meses, entrei em contato com o vendedor, a minha é inversa, e foi garantido que a minha pode usar a bomba até durante a fervura, sobre eficiência resolvi na moagem dos grãos, ajustei o moedor de rolo para 1,3mm e a eficiência já deu um salto, além disso faço algumas das dicas do Robinho, minha eficiência hoje é de 72%... Sobre whirpool não consegui fazer, estava pensando em comprar o acessório, mais esse dica acima é espetacular, vou testar na próxima brassagem, eu uso hop spider e bazuca, será que atrapalha a fazer o wirpool?

Afiliado
17/12/19
Tenho uma tbm, fazem 6 meses agora, e só tenho elogios também, consigo sem esforço tirar 70% de eficiência usando o exato processo explicado acima, medindo a SG diversas vezes, e mexendo constantemente a cama de grãos, faço lavagem e tal...
A bomba aguenta 100ºC tranquilamente, usei algumas vezes já durante a fervura, pra "circular" mosto por dentro do Hop Spider, uso a bomba da panela pra trasfega direto pro fermentador, a torneira q vem nela pra mim é 100% desnecessária.
Ela é um pouquinho complicada pra pegar o jeito de gravar as receitas e tal, mas depois que vc entende o processo, fica super fácil, uso além do anel no tubo central, para segurar o filtro superior, uma mangueira de silicone no tubo "de cima" da panela, pra fazer o mosto circular dentro da panela, não só correr em cima como é de fábrica, tive melhores resultados na clarificação durante a mostura.
A panela é fácil de lavar, e NUNCA pode se deixar secar mosto dentro dela, TEM QUE LIMPAR a bomba, senão trava, aí é só desmontando a bomba pra limpar.
Fala Regis, beleza? Rapaz, essa erá uma dúvida minha, eu uso a torneira, só que no meu esquema preciso fazer a trasfega para um fermentador cônico, só que a torneira fica mais baixa do que a parte superior do fermentador, se eu utilizar a bomba tenho certeza que me ajudaria bastante, chegando no final tenho que levantar a penela, o que da uma mão de obra danda..rsrsrs Porém o tubo de sucção da bomba fica meio que onde o TRUB se aloja na panela, ao usar a bomba não esta levando muito trub para o fermentador?

2
Group Builder