• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Single Vessel Automática 52 litros Guten

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Afiliado
21/6/19
Boa tarde. Alguém conhece esse equipamento: Panela Single Vessel Automática 52 litros Guten? Sabe me dizer a eficiência e qualidade do mesmo? Grato Eduardo

scampos

Member
Afiliado
15/8/18
Eu tenho uma, gosto muito. Não sei a eficiência com precisão, mas é na faixa de 70%. É prática, usa pouco espaço, sobe a temperatura rápido. Não tenho reclamações.

damigol

Well-Known Member
Afiliado
13/9/17
Obrigado pela resposta. Alguém saberia me dizer se essa é melhor opção de custo x beneficio hoje no mercado? Sugerem mais alguma?
A eficiência é 55% sem lavagem e 68% com lavagem. Se você tiver cuidados adicionais durante a brassagem como mover constantemente a cama de grãos, consegue chegar até 75%. A eficiência é o que mais me incomoda na panela, pois para chegar em uma eficiência decente, tem que ter trabalho extra, e isso significa ter uma tina adicional de água para a lavagem ou acompanhar toda a brassagem, o que acaba prejudicando a automatização que a panela deveria proporcionar. Sobre a qualidade da mesma, eu não tenho do que reclamar. Mas já li reclamações isoladas de tubos que deveriam ser de inox descascando, bomba entupindo ou até pifando ou da tampa de vidro ter estourado em razão do calor. Tem gente que faz cerveja até o talo com ela. E alguns se incomodam com caramelização na resistência. Sobre custo x benefício, acho que ela e a Beermax são as melhores, por entregarem um produto honesto a um custo relativamente baixo.

scampos

Member
Afiliado
15/8/18
Eu consegui uma eficiência alta ligando a bomba o tempo inteiro durante a mosturação. Funcionou bem. Não tive inox descascando, bomba entupindo nem nada, pode ser sorte.

A resistência não carameliza, ela é interna à panela e não entra em contato com o líquido. O fundo fica sujo, mas limpa fácil.

Tiburcio Jobs

Member
Afiliado
6/6/18
Ontem mesmo estava mexendo no depósito que fica na casa dos meus pais e vi as panelas e o fogareiro que usava quando não tinha a Guten... É outro nível de conforto, sem dúvida. A questão da eficiência realmente deixa um pouco a desejar, mas boto um pouco a mais de malte base e relaxo. Uma ou duas revolvidas na cama de grãos não chega a me incomodar.
Só tenho elogios a essa panelinha.
O custo benefício depende muito de quanto vai pagar. Uns 2 anos atrás paguei um pouco menos de 2k, tenho um amigo meu que está comprando agora por 2,5k. Acho que nessa faixa vale muito a pena. A panelinha cumpre o que promete.

damigol

Well-Known Member
Afiliado
13/9/17
Obrigado, ainda estou avaliando. Hj, ela está na faixa de 3 mil.
Pode ir sem medo, se você tem tempo para esperar ela chegar. Se colocar na ponta da caneta, um equipamento decente com as tralhas extras necessárias não sai por menos de 2k. E essa panela te entrega um bom produto, compacto e funcional por um valor um pouco maior que isso. Coloquei alguns pontos contras antes, mas nenhum deles aconteceu comigo, no geral o nível de satisfação com a panela é bem elevado.

marceloforpresident

Well-Known Member
Afiliado
20/10/16
Obrigado pelas informações
amigo, confere essa pagina:
https://www.facebook.com/kuchensexpress/

é um cervejeiro que fabrica panelas automatizadas de inox.
ele fazia normalmente 120L pra cima, mas esse ano começou a fazer em litragem menor. 60 litros, se não me engano.

O preço bate de frente com a Guten (comprada a pronta entrega), mas tem a vantagem de ser produzida aqui (kuchen).

Eu tenho uma Guten e, realmente, as vezes o fundo da panela carameliza mosto e dependendo do caso, é BEM chatinho de limpar.

Fora isso, minhas eficiencias ficam em torno de 75%, as vezes um pouco a mais, as vezes um pouco a menos.

Mexo na cama de grãos somente quando arreio os maltes.

Adaptei um anel de silicone no tubo superior, logo abaixo do filtro superior, para que o filtro não fique comprimindo a cama de graos.

90 minutos de mash normalmente convertem tudo, mas já tive brassagens que tive que estender pra 120 minutos.

Demora um pouco mais? Sim. Mas eu não mexo na panela durante a mostura :DDDD

Paulo Campos

Member
Afiliado
14/5/18
Comprei uma recente, só fiz 2 brassagens nela.

Antes das 2 brassagens simulei meus processos usando água:
- Fervura a 2000w(o necessário para até 30L) perde 2,5L
- Trub quente perde 2,5L(n viro a panela pra render mais)

1° - Kolsch, programada para render 26L + Party Guile de 5L, pela pouca litragem n precisei de lavagem, eficiência de 64%, Party Guile 43%.

2° - American Wheat, programada para render 29,5L, fiz parada proteica e agora por usar mais malte precisei fazer lavagem, eficiência 66%.

Meus processos nas 2 foi parecido:
- Aquecimento para infusão usando 3000w
- Mexida nos grãos após infusão, ligo a recirculação e fecho a panela;
- Sacarificação de 1h30 usando 2000w
- Desligo a recirculação
- Subida e fervura usando 2000w

Considerações:
- Deveria se chamar Guten 45L, ocupar mais que isso é fazer merda
- Precisa ter muito cuidado pra n molhar o PCB, que por sinal fica em abaixo da tina do mosto, imagina se um burro liga a bomba sem o tubo de recirculação? Sim eu fiz, pensa no Flash limpando a cagada...
- Ótima recirculação, os 2 ficaram bem mais translúcidos(American Wheat dentro do possível) que em minha panela comum.
- Claramente a lavagem faz muita diferença na eficiência, meu Party Guile foi só lavagem e saiu muito acima do esperado.
- No fim da American Wheat iniciou caramelização, talvez o trigo influênciou, n sei ainda, chata de limpar mas passando uma tampa de garrafa pet resolveu.
- Muitos dizem que para limpar é só jogar/recircular água a 60°C, conforme indica o manual, mentira, fica um serviço de porco do kralho, precisa no mínimo passar algo que n arranhe, eu usei um pouco de detergente neutro e depois sim fiz esse processo, isso sim limpou.

Minha próxima será uma R.I.S, nela vou tentar mexer nos grãos bem mais durante a mostura até pela quantidade.

Última edição:

Paulo Campos

Member
Afiliado
14/5/18
Arrumando o que mandei ai acima
O correto é Parti-Gyle, 4 da matina, perdoa ae neh...

marceloforpresident

Well-Known Member
Afiliado
20/10/16
Comprei uma recente, só fiz 2 brassagens nela.

Antes das 2 brassagens simulei meus processos usando água:
- Fervura a 2000w(o necessário para até 30L) perde 2,5L
- Trub quente perde 2,5L(n viro a panela pra render mais)

1° - Kolsch, programada para render 26L + Party Guile de 5L, pela pouca litragem n precisei de lavagem, eficiência de 64%, Party Guile 43%.

2° - American Wheat, programada para render 29,5L, fiz parada proteica e agora por usar mais malte precisei fazer lavagem, eficiência 66%.

Meus processos nas 2 foi parecido:
- Aquecimento para infusão usando 3000w
- Mexida nos grãos após infusão, ligo a recirculação e fecho a panela;
- Sacarificação de 1h30 usando 2000w
- Desligo a recirculação
- Subida e fervura usando 2000w

Considerações:
- Deveria se chamar Guten 45L, ocupar mais que isso é fazer merda
- Precisa ter muito cuidado pra n molhar o PCB, que por sinal fica em abaixo da tina do mosto, imagina se um burro liga a bomba sem o tubo de recirculação? Sim eu fiz, pensa no Flash limpando a cagada...
- Ótima recirculação, os 2 ficaram bem mais translúcidos(American Wheat dentro do possível) que em minha panela comum.
- Claramente a lavagem faz muita diferença na eficiência, meu Party Guile foi só lavagem e saiu muito acima do esperado.
- No fim da American Wheat iniciou caramelização, talvez o trigo influênciou, n sei ainda, chata de limpar mas passando uma tampa de garrafa pet resolveu.
- Muitos dizem que para limpar é só jogar/recircular água a 60°C, conforme indica o manual, mentira, fica um serviço de porco do kralho, precisa no mínimo passar algo que n arranhe, eu usei um pouco de detergente neutro e depois sim fiz esse processo, isso sim limpou.

Minha próxima será uma R.I.S, nela vou tentar mexer nos grãos bem mais durante a mostura até pela quantidade.
Bah, mano, tem que usar uma esponja sim pra limpar.
A questão da recirculação é mais pra limpar a bomba.

Fabricio

Active Member
Afiliado
19/6/18
Fiz minha primeira brassagem na Guten 52 anteontem. Minhas impressões:

Pontos positivos:

1- Controle de temperatura e tempos fino - Não precisa ficar tomando conta. Programa a temperatura de mash, ela apita. Tempo do mash, ela para sozinha. Mashout, vai sozinha. Fervura, por aí vai. Tô doido pra fazer uma weiss com umas rampas.

2- Limpeza - Tirando a panela em si, o resto é muito fácil de limpar. O cesto e demais partes são muito fáceis de limpar.

3- Espaço - quando acaba, cabe tudo dentro dela.

Pontos negativos:

1- Eficiência bem mais baixa que meu BIAB antigo. Ainda está atenuando, mas pela OG o BeerSmith calculou 55% (meu BIAB atingia entre 65 e 69% sempre). Não que isso seja um problemão pra quem faz 20 litros que nem eu, ou mesmo para quem faz 40 ou 45 (o talo da panela) a diferença de insumo é pequena. Mas é um pontoa ressaltar.

2- A panela em si dá trabalho pra limpar, por não poder molhar a parte externa. Por dentro é sensacional, o inox limpa muito fácil, mas a parte de cima (as bordas, onde fica a tampa) tem que ter muito cuidado pra limpar, senão escorre água.

Foi só a primeira brassagem, mas minha impressão até agora foi bem positiva. Me arrependi de não ter comprado antes.

thiagodifoiz

Well-Known Member
Afiliado
8/4/16
Eficiência você consegue resolver mexendo o mosto com a pá cervejeira, dê uma boa mexida nos primeiros 30 minutos e vai ver que melhora e muito, sobre pra 70 ou mais tranquilo.

rogerpn

Member
Afiliado
11/1/18
Além da dica do thiagodifoiz, o importante nessas panelas single vessel é acertar a moagem, que permitirá uma vazão razoável na recirculação durante a mostura. Eu sugiro ajustar o espaçamento entre os rolos para ~1,5-1,6mm, tendo como referência o malte pilsen da Agrária, efetuando 2 passagens pelo moinho se esse for de 2 rolos.

Fabricio

Active Member
Afiliado
19/6/18
Eficiência você consegue resolver mexendo o mosto com a pá cervejeira, dê uma boa mexida nos primeiros 30 minutos e vai ver que melhora e muito, sobre pra 70 ou mais tranquilo.
Mas você quer dizer uma mexida após 30’, ou mexer nos primeiros 30’ de vez em quando?

jfmoretti

Well-Known Member
Afiliado
3/10/16
Mas você quer dizer uma mexida após 30’, ou mexer nos primeiros 30’ de vez em quando?
Costumo mexer a cada 20' e dá bons resultados. Isso porque a última mexida vai ser a 20' do final (brassagem de 1 hora) e dará bom tempo para clarificação. Desculpe entrar na conversa, tenho sistema de 3 panelas e não single vessel, mas estamos falando em remexer o mosto e isso vale pra qualquer sistema. Existem sistemas que ficam remexendo o mosto o tempo todo (giratório) e acho que é somente para grandes produções. Se alguém tiver para pequenas e médias produções favor dar um relato sobre sua eficiência. Abraços.....
A propósito, conheço pessoas que possuem o equipamento do Fabricio e é super show. https://www.facebook.com/kuchensexpress/

Última edição:

Fabricio

Active Member
Afiliado
19/6/18
Costumo mexer a cada 20' e dá bons resultados. Isso porque a última mexida vai ser a 20' do final (brassagem de 1 hora) e dará bom tempo para clarificação. Desculpe entrar na conversa, tenho sistema de 3 panelas e não single vessel, mas estamos falando em remexer o mosto e isso vale pra qualquer sistema. Existem sistemas que ficam remexendo o mosto o tempo todo (giratório) e acho que é somente para grandes produções. Se alguém tiver para pequenas e médias produções favor dar um relato sobre sua eficiência. Abraços.....
A propósito, conheço pessoas que possuem o equipamento do Fabricio e é super show. https://www.facebook.com/kuchensexpress/
Então, eu fazia BIAB, portanto não mexia, isso pra mim é novidade. Antes de comprar a panela, tinha visto muita reclamação de rendimento. Mas como todo mundo também dizia que BIAB tinha rendimento baixo, e eu sempre tive uma eficiência muito boa no BIAB, pensei: essa panela é um BIAB com recirculação, não pode ser pior que meu equipamento atual! Mas acabou que é!

Como eu disse, foi só uma brassagem, ainda tá cedo, pode ser que eu ainda precise pegar o jeito da panela. De qualquer forma, mantenho a opinião, estou bem satisfeito, é muito mais prático lavar o cesto de inox que o bag, dava um trabalhão da porra! Isso sem falar em não precisar ficar na frente do fogão.

2
Group Builder