1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Single Vessel + Ardbir / Ajuda com ajustes

Discussão em 'DIY - Projetos "faça você mesmo"' iniciado por cucanunes, 6/1/17.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 6/3/17 #21

tpsfoz

tpsfoz

tpsfoz

Member

Afiliado:
    31/10/16
    Curtidas Recebidas:
    2
    @cucanunes
    A panela superior fica apoiada somente na tampa da inferior?
    A tampa aguenta tranquilamente o peso? ou você fez algum tipo de reforço?

2. 6/3/17 #22

cucanunes

cucanunes

cucanunes

Well-Known Member

Afiliado:
    7/7/16
    Curtidas Recebidas:
    22
  3. 6/3/17 #23

cucanunes

cucanunes

cucanunes

Well-Known Member

Afiliado:
    7/7/16
    Curtidas Recebidas:
    22
  4. 6/3/17 #24

cucanunes

cucanunes

cucanunes

Well-Known Member

Afiliado:
    7/7/16
    Curtidas Recebidas:
    22
  5. 6/3/17 #25

cucanunes

cucanunes

cucanunes

Well-Known Member

Afiliado:
    7/7/16
    Curtidas Recebidas:
    22
    A tampa aguenta tranquilamente mais de 25kg. Com 6kg de malte, mais uns 4 ou 5 de água, que é o que cabe numa panela n30, fica bem tranquilo.
    Para apoiar melhor, vira a tampa com a alça para baixo, aproveita e usa a alça como guia da mangueira para forçar o retorno do mosto na parte contrária da válvula, ou no centro da panela, homogeneizando bem a mistura.

Vou mandar mais fotos com detalhes.

tpsfoz curtiu isso.
  6. 27/2/18 #26

PauloPRO

PauloPRO

PauloPRO

Well-Known Member

Afiliado:
    17/1/18
    Curtidas Recebidas:
    30
    Bom dia amigo, estou montando um sistema single vessel semelhante ao do wassis, porém uso a panela interna toda perfurada, furos de 2,3mm a cada 4mm como o pessoal aqui do forum orientou, ainda não fiz nenhuma brassagem, mas vi no seu sistema uma alternativa pra brassagens maiores do que com o cesto submerso, como está sendo sua experiência com o seu sistema? tem mais fotos?

pergunto isso devido aos limites do meu sistema, tenho uma panela pra brassagem e fervura de 45 litros, uma panela de 30 litros que é meu cesto perfurado e uma de 20 litros para água de sparge (se necessário). tenho um fermentador de 50 litros, mas tenho ciência que com meu sistema talvez consiga levar no maximo uns 30 litros para a fermentação! tenho umas fotos do inicio da montagem.

Arquivos Anexados:

7. 27/2/18 #27

cucanunes

cucanunes

cucanunes

Well-Known Member

Afiliado:
    7/7/16
    Curtidas Recebidas:
    22

Tem ido bem, eficiência em torno de 62%, ou seja parecido com BIAB ou Single Vessel.
    Eu acabei de trocar o sistema do painel e instalei um sensor de nível tipo bóia para cortar a bomba e evitar transbordamento, vou te mandar fotos no fim de semana quando deve rolar uma brassagem com ela.
    A grande vantagem é que vc pode deixar as panelas deslocadas, nem precisa ser uma em cima da outra, o importante é ter desnível para retornar o mosto por gravidade. Sem falar que não precisar içar o cesto, e evita todos os respingos, sujeira etc... quando termino a mostura, deixo esgotar bem pra panela inferior enquanto já iniciei a fervura, fecho o registro e posso começar a limpar a panela sem fazer aquela bagunça que o cesto faz.

No teu caso, precisa ver quanto de grãos vc usa na brassagem, para calcular o tamanho da panela superior, lembrando que vai usar fundo falso nela. Se vc vai produzir 50l, deixa essa panela de 45l para usar como superior, compra uma nova para fazer fervura.

Lembre de adequar a instalação elétrica, pq essa resistência será de 6Kw no mínimo.
    Quase 30A em 220v.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

8. 27/2/18 #28

cucanunes

cucanunes

cucanunes

Well-Known Member

Afiliado:
    7/7/16
    Curtidas Recebidas:
    22
    Paiakan curtiu isso.
  9. 27/2/18 #29

PauloPRO

PauloPRO

PauloPRO

Well-Known Member

Afiliado:
    17/1/18
    Curtidas Recebidas:
    30
    então, como estou com esse cesto ja perfurado estava pensando em apenas adaptá-lo no topo da panela de brassagem / fervura, como ja trabalhei com caldeiraria e hoje trabalho com elétrica e automação seria tranquilo. fiquei bem curioso porque daria pra mim alternar os métodos sem mexer nos meus equipamentos, e como ainda não fiz nenhuma leva estou na expectativa de minimizar ao máximo os erros, então ajudas como essa sua faz uma diferença enorme, fico aguardando novas fotos então, obrigado!!!:tank:

10. 28/2/18 #30

cucanunes

cucanunes

cucanunes

Well-Known Member

Afiliado:
    7/7/16
    Curtidas Recebidas:
    22

O fluxo do mosto vai passar muito rápido pela cama, existem literaturas que falam melhor sobre isso, na minha opinião, vc pode até colocar uma bomba que dê conta, mas a rapidez do fluxo pela cama prejudicará a extração.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

PauloPRO curtiu isso.
  11. 1/3/18 #31

PauloPRO

PauloPRO

PauloPRO

Well-Known Member

Afiliado:
    17/1/18
    Curtidas Recebidas:
    30
    estava mesmo pensando nisso, até com base nos vídeos do Wassis. vou iniciar assim e ir avaliando o equipamento e necessidades de alterações, muito obrigado!

12. 26/11/19 #32

Elcio Maia Ramos

Elcio Maia Ramos

Elcio Maia Ramos

Member

Afiliado:
    21/11/19
    Curtidas Recebidas:
    3

13. 26/11/19 #33

Elcio Maia Ramos

Elcio Maia Ramos

Elcio Maia Ramos

Member

Afiliado:
    21/11/19
    Curtidas Recebidas:
    3
    Bom dia Paulo, comprei exatamente as mesmas panelas que vc, idênticas nos tamanhos e modelo, me dê uma ajudinha rsrs, como ficou sua montagem? Ficou boa? Criei outro tópico pedindo ajuda, lá especifico tudo oq comprei, muito grato amigão https//www.homebrewtalk.com.br/threads/montagem-de-equipamentos.414855/#post-5179566.

14. 28/11/19 #34

PauloPRO

PauloPRO

PauloPRO

Well-Known Member

Afiliado:
    17/1/18
    Curtidas Recebidas:
    30
    opa
    então, na epoca eu furei o cesto, hj nem a pau faria isso de novo
    agora to mudando pra um sistema de duas panelas , mas meu sistema ficou assim
    https://photos.app.goo.gl/tKWHi5sbBk3X5epS8

mudei porque nao me agradaram algumas coisas na SV, como erguer o cesto, e tbm queria um volume maior, hoje uso duas panelas e nao faço lavagem, uso sistema Kettle RIMS, logo logo posto aqui

https://photos.app.goo.gl/tdAPceSJ5MLW8qr37
    https://photos.app.goo.gl/Y2CpXzs1iGth3eJT7

Robinho curtiu isso.
  15. 29/11/19 #35

pwiens

pwiens

pwiens

Well-Known Member

Afiliado:
    22/3/18
    Curtidas Recebidas:
    31
    Top seu sistema. Gosto de ver essas coisas porque vejo que nunca vou conseguir fazer algo nem perto, desanimo e continuo no BIAB mesmo!
    Quanto voce calcula aque gastou no sistema inteiro? Consegue levar até quantos litros pro fermentador?

1 pessoa curtiu isso.
  16. 9/12/19 #36

PauloPRO

PauloPRO

PauloPRO

Well-Known Member

Afiliado:
    17/1/18
    Curtidas Recebidas:
    30
    desanima não, da pra fazer sim, mas p ideal é estudar bem pra nao gastar a toa, eu nem tento calcular o quanto gastei na verdade kkkk
    tem muita coisa bacana na internet, o pinterest é muito bom, coloca la brewing e veja kkk

eu acho que no sistema novo dependendo da coragem uns 80 litros no maximo, mas por enquanto vou ficar nos 50, trabalha bem tranquilo

Rascunho Salvo Rascunho deletado

Compartilhe esta Página