Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Sidra / Cider / Hard Cider

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Ricardo Bressan

New Member
Afiliado
24/8/19
Mensagens
2
Localização
Atibaia/SP
Sidra é mais simples que cerveja., mas tem que fazer uso de alguns aditivos para facilitar o processo. Metabissulfito de potássio para sanitizar o mosto e enzima pectinica (pectinase) para clarificar (além de gelatina).
Eu faço utilizando uma extratora de suco (https://www.pontofrio.com.br/Eletroportateis/centrifuga-alimentos/centrifuga-britania-1000-c-jarra-p-suco-livro-de-receitas-e-escova-p-limpeza-800w-411046.html). Vale apena o investimento para quem quer fazer sidra com frequancia. 10 kg de maça rendem cerca de 6 L de suco.
sanitizo o suco com metalbissulfito de potássio, coloco pectinase e no dia seguinte, inoculo a levedura (já fiz até com fermento de pão e foi OK o resultado). Dá para usar fermento de cerveja também, além claro, dos fermentos para sidra e vinho. Fermentação a cerca de 20 C. Em um mês tá pronta para beber. Dá apara fazer carbonatação forçada ou priming. Não adiciono açúcar nem água, 100 % suco de maçã e o teor alcoólico fica entre 5 e 6 %. Se quiser mais doce, adicione açúcar, mais metabissulfito de potássio e sorbato de potássio para evitar refermentação. Claro que nesse caso, a sidra já deve ter sida carbonatada com priming ou será feito carbonatação forçada, uma vez que o sorbato e o metabissulfito irão inibir a atividade da levedura. Outra opção é usar adoçante sucralose no lugar do açúcar. Estevia deixa um gosto residual. Claro que tem outras variações do processo. Para mim, desta forma tem dado bons resultados.
Entendi que a sucralose é pra dar um dulçor final, é isso? Se for, qual a quantidade por litro?
 

FelixLegado

New Member
Afiliado
10/8/20
Mensagens
2
Localização
Rio de Janeiro
[CLARIFICANTE] Ainda sobre a gelatina, se no Brasil aonde vocês compraram gelatina pra usar, se a qualidade é boa, e qual a quantidade é normalmente usada.
 

Hajimestre

Member
Afiliado
29/8/17
Mensagens
18
[CLARIFICANTE] Ainda sobre a gelatina, se no Brasil aonde vocês compraram gelatina pra usar, se a qualidade é boa, e qual a quantidade é normalmente usada.
Fera, gelatina não é tão funcional pra clarificar sidra devido a pectina, o ideal seria pectinase, mas no BR é difícil de achar. Quanto a gelatina, compro em SP numa região chamada zona cerealista que vende quase de tudo a granel, aí fica bem barato. Caso não tenha algo do tipo na sua cidade, no mercado vende os sachets e pode ir na fé que dá certo. Média de 6g diluídos em 100mL de água para 20L (de breja),
 

Passanante

New Member
Afiliado
9/12/19
Mensagens
1
Localização
Sp
Cervejeiros e Sidreiros, boa tarde, tenho uma lama de T-58 sobrando na geladeira e pensei em fermentar a sidra com essa lama. O que acham ? Daria certo fermentando a uns 18 graus. A condimentacao que esse fermento traz, será que combina com a Sidra ?
 

marcohistorico

Active Member
Afiliado
1/11/16
Mensagens
38
Olá pessoal!
Para clarificar a sidra uso biofine e bentonita em conjunto.
E só abro as garrafas depois de uns 5 meses. Ela transforma a acidez em ácido cítrico, que é mais macio.
No meu caso sempre fiz com maçãs, não com suco pronto
 

Latest posts

Topo