SHANKS e diferentes tipos de torneiras

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Filipe Quati

Well-Known Member
Joined
Mar 29, 2020
Messages
257
Reaction score
198
Location
Brasília, DF
Fala pessoal!
Minha dúvida é sobre a rosca das torneiras e a (in)compatibilidade dos shanks (prolongadores) existentes no mercado.

Estou comprando algumas Nukataps da Kegland, que tem o mesmo tipo de entrada das Intertaps e Perlicks. Ao que me parece, também é a mesma das torneiras americanas convencionais, certo?

Preciso de um shank de mais ou menos 6cm para elas (colar de madeira do keezer será de uns 4cm), e está me parecendo que os shanks que são vendidos para torneiras belgas e italianas não são compatíveis com essas acima. Alguém tem experiência com isso?

Obrigado!
 
Fala pessoal!
Minha dúvida é sobre a rosca das torneiras e a (in)compatibilidade dos shanks (prolongadores) existentes no mercado.

Estou comprando algumas Nukataps da Kegland, que tem o mesmo tipo de entrada das Intertaps e Perlicks. Ao que me parece, também é a mesma das torneiras americanas convencionais, certo?

Preciso de um shank de mais ou menos 6cm para elas (colar de madeira do keezer será de uns 4cm), e está me parecendo que os shanks que são vendidos para torneiras belgas e italianas não são compatíveis com essas acima. Alguém tem experiência com isso?

Obrigado!
Fala, Filipe! Edmilson da Acerva Candanga aqui!
Cara, não sei em relação à compatibilidade dos shanks porque minhas torneiras são belgas, mas acho que essa sobra de 2cm está muito justa. O colar do meu keezer tem 3cm e comprei shanks de 10cm. Descontando colar, porca de fixação e a rosca do dmfit só sobraram 3cm da rosca do shank.

Atente também para os anúncios. Geralmente os que são anunciados como "prolongadores" não substituem a rosca original da torneira, só se encaixam nela. Eu acho esses meio ruins para colocar no colar. Minha sugestão seria pegar a torneira e levar lá na Getel, de repente eles têm o shank que você precisa.
 
O que fiz no meu keezer foi abrir por dentro um buraco maior que caiba a rosca e por fora um menor. prefiro isso e ter um shank justo do que um shank passando 4 a 5 cm para dentro do keezer.
 
Eu tenho intertaps, já de antemão digo que são maravilhosas
comprei os shanks no HOMEBREW BRAZIL (SHANKS para torneira AMERICANA) tava saindo 75 cada (não incluso o preço do frete)
comprei de 12cm e sobrou bastante pra dentro da geladeira.
Se você vai usar dmfit talvez precise comprar de outro lugar pq essas ja vem com o espigão

pesquisei bastante e TALVEZ a de torneira italiana sirva, mas apenas TALVEZ
o ideal seria levar a torneira numa brewshop pra fazer o teste
 
Fala, Filipe! Edmilson da Acerva Candanga aqui!
Cara, não sei em relação à compatibilidade dos shanks porque minhas torneiras são belgas, mas acho que essa sobra de 2cm está muito justa. O colar do meu keezer tem 3cm e comprei shanks de 10cm. Descontando colar, porca de fixação e a rosca do dmfit só sobraram 3cm da rosca do shank.
Grande Edmilson, tranquilo parceiro?
Cara, interessante esse negócio do tamanho da rosca aí... eu achei que a de 10cm ia sobrar muito, mas talvez seja melhor ficar com ela mesmo. Obrigado pela dica!
 
Muito obrigado pela ajuda, pessoal.

Vou tentar explicar melhor minha dúvida, pois quem tem uma americana e uma italiana/belga em casa poderá conferir facilmente.

O fundo das Americanas tem um sistema de encaixe por dentro, vários dentes ao redor de uma circunferência, onde o sentido da torneira é alinhado. E por fora tem uma rosca, onde o anel que vem do shank é rosqueado, dando a fixação.
Não consegui postar as fotos aqui, mas isso é facilmente visto nas fotos do link que o Edmilson postou:
Torneira Chope Nukatap Modelo Americana Com Prolongador Inox - R$ 399 (fotos 5 e 6, principalmente).

Já o fundo das Italianas são diferentes, pois o mecanismo interno dela (o cone que faz a vedação) é alongado, sendo introduzido dentro do shank.
c.png


A Belga também é diferente, mas é a mais simples: é simplesmente uma rosca 5/8" até o final, onde encaixa-se a peça de espigão ou DMFIT:
d.jpg


Então, na minha cabeça, não é possível que todo shank seja igual!! kkkkkkk
 
Muito obrigado pela ajuda, pessoal.

Vou tentar explicar melhor minha dúvida, pois quem tem uma americana e uma italiana/belga em casa poderá conferir facilmente.

O fundo das Americanas tem um sistema de encaixe por dentro, vários dentes ao redor de uma circunferência, onde o sentido da torneira é alinhado. E por fora tem uma rosca, onde o anel que vem do shank é rosqueado, dando a fixação.
Não consegui postar as fotos aqui, mas isso é facilmente visto nas fotos do link que o Edmilson postou:
Torneira Chope Nukatap Modelo Americana Com Prolongador Inox - R$ 399 (fotos 5 e 6, principalmente).

Já o fundo das Italianas são diferentes, pois o mecanismo interno dela (o cone que faz a vedação) é alongado, sendo introduzido dentro do shank.
View attachment 127762

A Belga também é diferente, mas é a mais simples: é simplesmente uma rosca 5/8" até o final, onde encaixa-se a peça de espigão ou DMFIT:
View attachment 127763

Então, na minha cabeça, não é possível que todo shank seja igual!! kkkkkkk
na verdade a belga a parte da rosca também solta, e fica exposto também o cone. Mas uma nao funciona na outra. Os shanks só funcionam se forem especificos para aquele modelo. Sendo que por exemplo a belga, existem varias torneiras de fabricantes diferentes. Eu tenho uma belga ORIGINAL, fabricada pela BBV. Essa, o shank, vc só acha na propria BBV, que eu nem sei se existe mais. Ja as belgas feitas na china, acredito que são o mesmo shank. Então a resposta é: O shank de um modelo nao serve no outro.
 
Acho que eu posso ajudar aqui.
Eu comprei umas Intertaps recentemente (excelentes por sinal). Tb tenho belga e italiana.
Sim, o encaixe das Intertaps é igual ao das americanas.
Todo todo o sistema de controle de fluxo dela, inclusive essa peça que parece um pequeno torpedo, fica DENTRO da torneira, diferentemente do que acontece com as italianas e belgas.
Logo, vc pode comprar um prolongador padrão (9/10 cm), conectar a torneira nele e usá-lo no seu Keezer.
Quem quiser usar torneiras belgas ou italianas num keezer precisa se atentar pra comprar a torneira já com a rosca maior. Até daria pra comprar uma torneira padrão e fazer um esquema com prolongadores, mas não ficaria bacana visualmente.
 
Obrigado pelas respostas, amigos.

Mas a resposta do @Luiz Antonio Barbosa mostra exatamente o motivo da minha confusão:

Veja que O PRÓPRIO ANÚNCIO do shank para torneira americana tem uma foto (a penúltima) com uma torneira ITALIANA!
Porra, chinês! kkkkkkkkkkkkkkk
Nos comentários tem um cara falando que não serviu para a italiana, o que bate com a experiência do Luiz.
 
Last edited:
As bitolas são a mesma, mas cada torneira tem seu padrão de shank, americana não funciona na italiana, belga também é diferente.
 
Alguém sabe onde encontro torneiras perlick por menos de um rim?

Comprei as minhas nos EUA mandei para uma caixa postal que tenho no Paraguay, comprei o modelo mais top, tem a função creme, na época custou 50 dólares cada, hoje está mais caro, foi nesse site: Perlick Corporation 690SS Draft Beer Faucet

Nesse site já comprei torneira deles tb, na primeira compra pra quem cadastra a news deles, ganha 20 dólares de desconto

https://www.beveragefactory.com/dra...inless-steel-flow-control-creamer-faucet.html
 
Aproveitando, estou louco pra comprar umas nukatap, mas aí lançaram essa com controle de fluxo, que fica mais caro ainda.
O problema na verdade é o frete, né.
Pergunto, a sem controle de fluxo, funciona legal? Consigo deixar na pressão normal da cerveja e fazer o serviço ou preciso reduzir a pressão pra fazer o serviço?
 
Fala Rodrigo!

Todos os sistemas, independentemente da torneira, devem ter uma linha balanceada para restringir o fluxo na saída da torneira. Aí vc vai mexendo de acordo com as variáveis diâmetro da linha, comprimento e altura entre barril e torneira. Tem bastante material a respeito aqui no fórum, e várias calculadoras online, como essa.

O controle de fluxo é um ajuste fino, que MUITA gente acha dispensável. Eu vejo como conforto e facilidade, já que faço cervejas de todos os estilos e carbonatações.
Nos EUA, o normal é ver Perlicks sem controle de fluxo.
 
Pergunto, a sem controle de fluxo, funciona legal?
Antes de montar meu kegerator eu usava uma torneira picnic e sempre usei 1 bar de pressão pra extrair então tive que aprender a lidar com essa situação de não ter controle de fluxo de primeira.
Eu uso um tubo atoxico de bebedouro na medida de 1/4. Comprei esse pq o metro era R$4,50 e o metro da mangueira dmfit no lugar aqui perto de casa era R$22 kkkkkkk
enfim.. eu tenho 2 metros dessa mangueirinha que faz com que o serviço fique bem ok a um bar
se quiser dar uma olhada, ta AQUI UM VIDEO
 
To de olho nessas nukatap com controle de fluxo, mas só vou comprar quando for montar meu kegerator pra aproveitar o frete, o preço de uma só na loja oficial do Aliexpress sai caro demais. Pensei nas perlick porque são as mais top, mas pelo valor do dólar não dá pra ter muito luxo.
Como eu comprei uma chopeira completa no Ali com torneira americana pretendo comprar aquele shank de controle de fluxo igual das torneiras belgas pra tirar a breja mais legalzinho.
 
Aproveitando, estou louco pra comprar umas nukatap, mas aí lançaram essa com controle de fluxo, que fica mais caro ainda.
O problema na verdade é o frete, né.
Pergunto, a sem controle de fluxo, funciona legal? Consigo deixar na pressão normal da cerveja e fazer o serviço ou preciso reduzir a pressão pra fazer o serviço?
Xará, eu tenho 2 na caixa em SP, te dou inclusive a mola de retorno caso deseje usar. Faço mais em conta que na China pq comprei a mais e não precisei usar tantas. Chama no PV que resolvemos isso fácil. Abs
 
Xará, eu tenho 2 na caixa em SP, te dou inclusive a mola de retorno caso deseje usar. Faço mais em conta que na China pq comprei a mais e não precisei usar tantas. Chama no PV que resolvemos isso fácil. Abs
Putz, acabei comprando no fim de semana mesmo, fui olhar agora e o fornecedor já enviou, não consigo cancelar. Valeu mesmo.
 
Buenas, eu encarei a Intertap mais simples - 9.5US $ |Torneira de cerveja kegland alta qualidade pc intertap tap só punho de torneira livre incluído|Produção de cerveja| - AliExpress - levando fé técnica de carbonatação e sistema de extração com mangueiras bem finas. Tenho uma mangueira de silicone com 3mm internos que, em conjunto com adaptador dmfit, resolveu muito bem, mesmo sem controle de fluxo. Mas na dúvida encomendei também um controlador de fluxo - 13.99US $ 40% de desconto|Válvula de controle de fluxo de torneira padrão eua, torneira de fermentação caseira, fluxo/válvula de controle de espuma adaptador com g5/8 haste de redução de espuma|null| - AliExpress - que se não fosse usado com a Intertap, usaria numa Perlick que tenho. Gostei muito da peça e quando der encaro outra.
 
Buenas, eu encarei a Intertap mais simples - 9.5US $ |Torneira de cerveja kegland alta qualidade pc intertap tap só punho de torneira livre incluído|Produção de cerveja| - AliExpress - levando fé técnica de carbonatação e sistema de extração com mangueiras bem finas. Tenho uma mangueira de silicone com 3mm internos que, em conjunto com adaptador dmfit, resolveu muito bem, mesmo sem controle de fluxo. Mas na dúvida encomendei também um controlador de fluxo - 13.99US $ 40% de desconto|Válvula de controle de fluxo de torneira padrão eua, torneira de fermentação caseira, fluxo/válvula de controle de espuma adaptador com g5/8 haste de redução de espuma|null| - AliExpress - que se não fosse usado com a Intertap, usaria numa Perlick que tenho. Gostei muito da peça e quando der encaro outra.
O grande pulo do gato que muitos ainda não pegaram foi bem esse, o diâmetro da linha. Aí até mesmo uma picnic de 20 reais faz um serviço perfeito. 3mm internos ou até pouca coisa abaixo são as melhores medidas. Uso hj 4mm mas vou diminuir mais um pouquinho
 
Back
Top