Setup - Leosardinha - A cervejaria de 3,25 m2

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leosardinha

Well-Known Member
Joined
Jun 20, 2013
Messages
199
Reaction score
59
Location
Helsinki
Galera apresento-lhes o meu setup, minha cervejaria consiste de um puxadinho no quintal de 2,5m x 1,3m.

Mais um pedacinho da área de serviço roubado onde fica uma geladeira com TIC para a fermentação(que está fermentando uma APA para o concurso nacional da ACERVA)

Pra quem tem problemas de espaço pode dar algumas idéias...

Faço a brasasgem numa Braumeister de 50L e utilizo esse guindaste para puxar o tubo de malte, engenhoca boa para salvar a coluna e barata.

Meu freezer será adaptado com as torneiras em algum momento próximo onde o dinheiro permitir haha no momento está com 3 post mixes cheios de uma Golden Stout(Inspirada no brew dogs), uma english pale ale e uma belgian pale ale com maracuja.

Fiz essa pia no chão para facilitar a lavagem da braumeister e deixar o espaço mais amplo, funciona bem.

Cheers!

:mug:
 

Attachments

  • direita.jpg
    direita.jpg
    168.3 KB · Views: 2,356
  • esquerda.jpg
    esquerda.jpg
    181.6 KB · Views: 2,138
  • guindaste.jpg
    guindaste.jpg
    152 KB · Views: 2,042
  • fermentation2.jpg
    fermentation2.jpg
    151.5 KB · Views: 1,985
  • keezer2.jpg
    keezer2.jpg
    198.8 KB · Views: 1,951
Muito legal! Baita equipamento
Tu não faz lavagem né? se não, sabes a eficiencia que obtem?

Já vi que muitas pessoas fazem esse esquema de deixar o congelador da geladeira reto, é só desdobrar mesmo? Sem misterios?

Abraço
 
Leo, que "cantinho" cara. Vou copiar essa ideia do guindaste, finalmente vou ter um espaço para a minha nanocervejaria, rs, e como tenho uma Masterbier, minha coluna já sabe o que erguer esses tubos de inox.

Também estou atento a essa desdobrada do congelador na minha geladeirinha cervejeira, além dessa ideia da pia no chão.
Massa :mug:
 
Muito legal! Baita equipamento
Tu não faz lavagem né? se não, sabes a eficiencia que obtem?

Já vi que muitas pessoas fazem esse esquema de deixar o congelador da geladeira reto, é só desdobrar mesmo? Sem misterios?

Abraço

Luz, eu não ando fazendo lavagem não. Na minha última brassagem tive eficiência(Considerando a OG e o que restou na panela depois da fervura) de 78%. Na minha opinião ta bem legal, se fizesse a lavagem talvez aumentaria alguns pontos.

Quanto a geladeira é só desdobrar sim mas com cuidado pq eu tinha duas geladeiras dessas e uma eu desdobrei sem muito cuidado e acabei danificando a placa resfriadora.
 
Leo, que "cantinho" cara. Vou copiar essa ideia do guindaste, finalmente vou ter um espaço para a minha nanocervejaria, rs, e como tenho uma Masterbier, minha coluna já sabe o que erguer esses tubos de inox.

Também estou atento a essa desdobrada do congelador na minha geladeirinha cervejeira, além dessa ideia da pia no chão.
Massa :mug:

Machado, esse guindaste ficou muito bom, meu pai veleja e me deu essas peças, mas você deve conseguir achar facilmente numa loja de náutica. eu andava com dores nas costas e desde que instalei isso elas acabaram haha
 
Machado, o Flavio da MB esteve em minha casa, quando trouxe a máquina com as modificações feitas. Segundo ele, está programando ou já está na linha de produção, o guindaste para a MB. Vamos esperar.
Abçs
PEDROSA
 
Que beleza, Pedrosa, em seguida vou reatirar a Maste com tudo, agora com espaço pras brassagens. Vamos torcer que esse guindaste venha logo!
:mug:
 
Tbem tenho uma braumeister 50l, e gostaria de tirar algumas duvidas, vi que vc tem uma esperiencia muito grande com a Pantela, bem com o beersmith. Sera que vc tem como entrar em contato por Email?
 
Show de bola!!
Excelente, tudo muito organizado e funcional. Isso demonstra que com pouco espaço e um pouco de vontade, é possível fazer cerveja em casa :)
 
Leosardinha, como se chama esse equipamento esportivo que tu adaptou para içar o cesto de malte? Rapaz, andei atrás tentando explicar mas não consegui me fazer entender. Que baita sacada essa tua, hein?
 
Mais uma pergunta, como fica a questão do vapor nesse espaço pequeno?

Eu uso a área de serviço e é um problemão, tenho que cuidar pra condenação do teto não pingar na panela ;)
 
Leosardinha, como se chama esse equipamento esportivo que tu adaptou para içar o cesto de malte? Rapaz, andei atrás tentando explicar mas não consegui me fazer entender. Que baita sacada essa tua, hein?

Puts machado nao lembro o nome, meu pai que comprou pra mim pq ele gosta de navegar.

mas procura em loja maritma que vc acha fácil!
 
Mais uma pergunta, como fica a questão do vapor nesse espaço pequeno?

Eu uso a área de serviço e é um problemão, tenho que cuidar pra condenação do teto não pingar na panela ;)

Valert, eu deixo a porta do quartinho aberto e não tenho problemas.

O meu telhado é inclinado tb, entao acaba não pingando em cima da panela...
 
Leosardinha, como se chama esse equipamento esportivo que tu adaptou para içar o cesto de malte? Rapaz, andei atrás tentando explicar mas não consegui me fazer entender. Que baita sacada essa tua, hein?

Olá Machado,

Se for a peça que estou pensando ela se chama Polia, ou vulgarmente "roldana".

Dá uma olhada no AliExpress pesquisando por "pulley" que têm várias opções, desde aquelas simples com uma única polia até aquelas que têm duas ou mais e permitem redução.

Apenas um exemplo que aguenta 35kg http://pt.aliexpress.com/item/Silve...heel-Swivel-Pulley-Block-15mm/1934080599.html

Abraços,
 
Masiero, não é simplesmente uma polia, ela tem como se fosse uns dentes na saída então você pode travar a descida.

vou tentar achar o nome e coloco aqui depois
 
show de bola, principalmente pela braumeister é meu sonho de consumo, mas em breve voce ira perder o titulo de menor cervejaria ahuahuahaua

a minha terá 1,5 x 1,80 total 2,7 m2 e olha que ainda terei um fogareiro de 2 bocas, duas panelas e uma geladeira nesse espaço AHUHAUAHU, mas foi o único lugar que encontrei em casa, dividir a lavenderia no meio, ai o espaço pra fazer cerveja será esse que passei, vou encostar a geladeira do lado da maquina de lavar a o fogao do lado da geladeira. ali será o meu cantinho

logo posto fotos.

parabens pelo seu set up show de bola
 
Mais uma pergunta, como fica a questão do vapor nesse espaço pequeno?

Eu uso a área de serviço e é um problemão, tenho que cuidar pra condenação do teto não pingar na panela ;)

Bom... apesar do tópico ser antigo, deixo aqui minha experiência com um quartinho de aproximadamente 4m2 em que eu tive o mesmo problema que o seu Valter. Primeiro resolvi reativar um ventiladorzinho de teto que tinha instalado nele... não resolveu muito. O teto não pingava mais, mas em compensação as paredes ainda ficavam úmidas. Roubei o ventilador comum da minha mãe e direcionei um pouco acima da panela de fervura e de modo que esse ar quente saísse do quartinho. Se eu quiser, dá pra ligar o ventilador do teto também, mas nem precisa, apesar de melhorar um pouco com relação à temperatura do ambiente.
 
Que show, cantinho interessante demais. Parabens ! Só uma pergunta, a geladeira é um frigobar ? Eu nao posso investir em uma geladeira, um frigobar quebra o galho? rs
 
Desculpe desenterrar o tópico, mas esse moitão diminui o esforço para levantar o cesto de grãos, como se fosse um conjunto de roldanas móveis?

Valeu!
Fala, cervejeiro, acabei não adquirindo o moitão. Fico te devendo. Boas cevas.
 
Viu, o moitão ou roldana se for um só não vai diminuir em nada o peso, porém o tipo de esforço é totalmente diferente. Levantar o cesto te coloca o peso nos ombros/trapézio e nas costas, ao passo que com uma roldana voce joga o seu peso para baixar a corda, então é 1000% melhor.
 
Opa, essa peça é também conhecida como moitão ou cadernal.
Mas se não for muito pesado dá pra fazer com duas roldanas ou polias simples (divide o esforço por 2).
Se o moitão ou cadernal tiver polia dupla, divide o esforço por 4.
Se for polia tripla, divide o esforço por 8 (se o que eu lembro das minhas aulas de física do ensino médio estiver correto, kkk)
i_0ab260d6d4034b45_html_7023bde0.png

i_0ab260d6d4034b45_html_b20735cf.png
 
A propósito, gostei da idéia da pia no chão, ótimo pra lavar a bagulhada.
O quartinho que eu uso tem 1,90 por 2,40, ligeiramente maior, mas não tem a parte aberta que o teu espaço tem (apartamento).
E também não tem ponto de água dentro, só na lavanderia, e aí mangueira e panela pra lá e pra cá é um saco.
Vou ver se puxo uma torneira lá pra dentro.
Obrigado por compartilhar as fotos!!!
 
Back
Top