Setup Fábio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

adventure

Well-Known Member
Joined
Apr 2, 2014
Messages
58
Reaction score
14
Pessoal, segue algumas fotos do meu equipamento.

- 3 tanques de inox com 172 litros cada
- Todas as conexões alimentícias TC de 1"
- Bomba inox 1/2cv
- Fermentador de 200 l

Resistências
Estão no tanque do meio. Atualmente consigo fazer 100 a 120 litros. Da para aumentar mais, mas preciso adicionar outra resistência.
No centro do tanque uso uma crepina ao invés de fundo falso ou bazooka e o malte fica em contato direto com a resistência. Não queima o malte, basta manter tudo em movimento enquanto ela estiver ligada.

Resfriador
Esse tubo na esquerda é um resfriador. Por conta do medo de não conseguir sanitizar um resfriador de placas, optei por usar um tubo de 6 metros de inox, construir uma serpentina e colocar dentro de outro tubo de 6". No topo e na parte de baixo circulo água gelada e na parte frontal tem os conectores para o mosto.

Painel elétrico
Já comprei o controlador, o relé. Só falta montar.
 

Attachments

  • IMG_20141024_093338.jpg
    IMG_20141024_093338.jpg
    147.7 KB · Views: 995
  • IMG_20141024_093347.jpg
    IMG_20141024_093347.jpg
    161.1 KB · Views: 814
  • IMG_20141024_093408.jpg
    IMG_20141024_093408.jpg
    135.6 KB · Views: 854
  • IMG_20141024_093416.jpg
    IMG_20141024_093416.jpg
    141.9 KB · Views: 761
  • IMG_20141024_093422.jpg
    IMG_20141024_093422.jpg
    163.9 KB · Views: 759
Muito legal o equipamento. Esses tanques de inox são tambores adaptados? Onde conseguiu eles?
 
Comprei na Sander Inox. Eles fazem de qualquer medida.

Minha única sugestão: como a chapa é fina, se você pretende soldar alguma conexão, é melhor você levar a conexão e eles soldarem para você. Porque eles tem bastande experiência.

Tem tanque com fundo oval, reto...

Eu achei excelente.

http://www.sanderinox.com.br

Até mais
 
Fabio, muito legal o equip!

A crepina funciona bem? não entope? Pensei em uma também pro meu equip, mas não conhecia ninguem que usava e não sabia se valeria a pena.
 
Comprei estes tanques faz uns 3 anos. Na época custou R$ 300,00 cada, sem os suportes. Hoje não sei quanto está não.
 
Como que voce faz para controlar a temperatura de fermentação desse fermentador enorme, voce usa camara fria? ele é refrigerado? ou voce fermenta em temperatura ambiente?

parabens show de bola seu set up, esses cauderões são lindos
 
Olá Sérgio. Esse é um ponto que precisa melhorar. Estou pensando em usar uma unidade condensadora de ar condicionando para baixar a temperatura durante o resfriamento e alguma coisa na mesma linha para o fermentador.

Mas até agora no fermentador não encontrei nenhuma solução "elegante". Os fermentadores de parede dupla de plástico são estranhos e de inox são proibitivos.
Talvez eu parta para um freezer horizontal e bombonas de 20 litros para fermentar... Você tem uma idéia legal?
 
da pra refrigerar esse seu fermentador do jeito que está, tem para comprar ja refrigerado mas ai o preço é bem salgado. Quando a estética ta certo não é mto bonito, porem que tem condição de comprar um fermentador de inox refrigerado que custa quase 10 mil nao é?

olha esse video que mostra certinho o esqueme de refrigerar esse seu fermentador, é só falar com um técnico em refrigeração que qualquer um consegue fazer pra vc, creio que deva ficar uns 1500 pelo que ja andei vendo por ai com um tecnico amigo meu.

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=7KcfkjKAHf0[/ame]

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=Tu2d4Ml8W2Y[/ame]
 
Parabéns pelo equipamento, achei muito simples e funcional, agora que você já tem ele montado a algum tempo o que esta achando? E o que você mudaria, se é que mudaria alguma coisa?
 
Olá Barimbora, o equipamento funciona bem mas tem algumas melhorias para fazer.

Os 3 tanques tem fundo plano e quando estou lavando o equipamento e forma muita espuma da um pouco de trabalho retirar, então faria uma experiência com fundo arredondado.

Outra mudança seria na resistência, esta resistência tem 8 mm de espessura, mudaria para uma resistência com 11 mm de espessura para o material ficar mais rígido.

E a última mudança é colocar um mexedor no tanque de brassagem. Domingo fiz uma leva com 30 kg de malte e tive que fazer um bocado de força...

O fato da resistência ficar em contato com o malte para mim não é problema, porque se o mosto estiver numa razão água/malte em torno 3,6L/Kg de malte, não ocorre queima do grão, desde que tudo esteja em movimento constante, em bom movimento.

Até mais

Fábio
 
Back
Top