Setup de sacada de apartamento - Solarium homebrewpub

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MatheusTrevisol

Well-Known Member
Joined
Jul 1, 2015
Messages
140
Reaction score
58
Boa tarde,

Vim mostrar pra vocês uma ideia que me surgiu e resolveu dois problemas.

Como moro em apartamento, é complicado fazer cerveja aqui, por isso fazia na casa dos meus pais, mas que é em outra cidade, 1 hora longe daqui.

Fica complicado acompanhar todo o processo desse jeito e então resolvi que tinha que mudar meu hobby mais pra perto.

O outro problema que eu tinha era a minha churrasqueira, que além de não usar (por mais que eu não troque o churrasco por nada), jogava fumaça pra dentro do meu apartamento quando os vizinhos utilizavam as deles.

Ao analisar uma possível solução pra acabar com essa fumaça, me surgiu a ideia de utilizar esse espaço pra brassar e, transformar o espaço da sacada no meu brewpub.

Compartilho na sequência algumas fotos e o link do álbum de tudo o que fiz até aqui, toda a bagunça e tudo que consegui organizar e fazer caber nesse espaço que é minúsculo.

Falta de espaço não é desculpa pra não fazer cerveja, hehehe.

Quem quiser acompanhar daqui por diante, criei também um instagram que vou atualizando conforme o projeto anda. Pesquisem lá @solariumpub (solarium é algo como sacada, em latim).

Boas cervejas.

Valeu!

vL2o8eQ.jpg

qANWLK6.jpg

gialhuF.jpg

yRhzWOv.jpg

pQTaOO7.jpg

lpQtlru.jpg

https://imgur.com/a/5ta8x
 
Muito bom, parabéns. Como você prendeu o controlador na madeira? Pergunto por que tenho um igual, e atrás há apenas 4 cavidades. Obrigado
 
Boa tarde. Realmente tem só 4 pontos para fixação. No meu caso, por azar, a fonte foi colada dentro bem em cima dos dois pontos superiores. O que pude fazer doi usar os dois pontos de baixo e perfurar a parede de trás da caixa em dois pontos mais em cima e usar arruelas para não correr o risco de quebrar o plástico.
 
Boa tarde,

Passando aqui pra colocar algumas fotos da atualização do projeto de fazer todo o processo de produção de cerveja na sacada.

Com a chegada do cesto inox, estamos prontos pra fazer alguns testes e, se tudo der certo, próximo final de semana faremos a primeira brassagem.

Quem quiser acompanhar, pode passar no instagram @solariumpub que atualizamos diariamente.

Valeu

CvJ5oRd.jpg

4cVsllZ.jpg

i0dXId5.jpg

O2uU97J.jpg

d6BHeTW.jpg

dWDpfZj.jpg

diygaHB.jpg
 
Parabéns pelo projeto, legal!Eestou pensando em algo parecido para aumentar minha produção, hoje faço BIAB 10L.

Qual a litragem do seu equipamento sabe quantos KG de malte suporta o cesto?

Uma coisa que reparei, o poço termometrico está encostando na resistência?
 
Parabéns pelo projeto, legal!Eestou pensando em algo parecido para aumentar minha produção, hoje faço BIAB 10L.

Qual a litragem do seu equipamento sabe quantos KG de malte suporta o cesto?

Uma coisa que reparei, o poço térmico está encostando na resistência?

boa noite,

A panela é de 25 litros, pretendo fazer entre 10 e 15 litros finais com esse equipamento.

Ainda não testei, mas é possível que o limite de malte no cesto fique em uns 4 quilos.

Quanto ao poço termometrico, este da foto estava provisório. Estou com dois menores nos caras que fizeram o cesto pra mim, para serem soldados. Vou ter um na saída da torneira, como na foto, e outro no cesto, quando o mosto está retornando pra panela. Depois vou testar qual me dá a temperatura mais correta.

Qualquer outra dúvida é só perguntar.

Valeu
 
Aquele exaustor no teto dá conta de tirar a umidade e impedir que ela condense no teto e paredes?

Pergunto, pois transformei minha dispensa (de uns 5 m² e pouco ventilada) em uma cervejaria, mas na hora da fervura a umidade condensou tanto que começou a escorrer pelas paredes e gostas caíram do teto.
 
Aquele exaustor no teto dá conta de tirar a umidade e impedir que ela condense no teto e paredes?

Pergunto, pois transformei minha dispensa (de uns 5 m² e pouco ventilada) em uma cervejaria, mas na hora da fervura a umidade condensou tanto que começou a escorrer pelas paredes e gostas caíram do teto.

Boa tarde.

Cara, esse exaustor é daqueles de banheiro.

Na caixa dele, fala que da conta de uns 10 a 12m².

Mas assim, aqui não tive problema nenhum de condensação, mas meu equipamento é pequeno e eu posso abrir todo o vidro da sacada, se precisar.

Se o teu equipamento é maior, e se não tem aberturas na tua cervejaria, talvez vc precise de um exaustor maior.

No mais, parabéns por fazer a tua cozinha cervejeira ai na tua dispensa. Falta de espaço não é desculpa pra não fazer cerveja, hehe.

Valeu
 
Top demais, parabéns!!!
Eu tb moro em apartamento e a melhor saída foi adquirir uma panela elétrica.ajustei a rede elétrica para alocar a panela 220 e a cervejeira 110 da área de tanque e maquina de lavar. Comprei uma bomba de aquário que joga a água do tanque gelada para o chiller do mosto e sai morna na máquina de lavar para lavagem das roupas.
 
Parabens velhinho! Muito show o setup pra apartamento. Eu fazia as brassagens com um brother na nossa antiga república aí vem o tempo, filhos.. a gente não conseguiu seguir.

Agora pretendo retomar mesmo motando agora em um apartamento e estou de olho no setup da galera.

Esse controlador aí é 110 ou 220v? E a resistência elétrica na panela fica a quantos centímetros do cesto?

Abcs
 
Muito bacana.. tem um amigo meu que quer montar num apto pequeno também, vou mostrar pra ele.

Mas você abriu mão da churrasqueira??
não sei se eu teria coragem de abrir mão de algo tão importante assim.. hehehe
 
Back
Top